- A importância da água para uma vinha
- Ao plantar mudas
- Características da rega por tempo
- Durante o período de floração
- Durante o amadurecimento das bagas
- Após a colheita
- Métodos
- Superfície
- Sistema de drenagem (subterrâneo)
- Método de gotejamento
- Com que frequência você deve regar em terreno aberto?
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Sinais de deficiência e excesso de umidade
- Dicas úteis
Como regar as uvas no verão — durante a floração e o amadurecimento dos frutos? A planta precisa de bastante rega durante a brotação e à medida que os frutos crescem e amadurecem. Durante a floração e um mês antes da colheita, o vinhedo não deve ser regado. As técnicas e os métodos de irrigação são selecionados com base nas condições climáticas e do solo. Durante todo o período de crescimento, o solo é umedecido com água morna.
A importância da água para uma vinha
As uvas precisam de água para seu crescimento e desenvolvimento normais. A planta absorve nutrientes do solo apenas na forma líquida. A água fornece nutrientes e participa da fotossíntese. Em climas quentes, a umidade evapora, removendo o calor das folhas.
Se não houver água suficiente, a temperatura interna da planta pode aumentar, causando superaquecimento. Nos verões quentes, a água é necessária não apenas para nutrição, mas também para resfriar as uvas.
No entanto, o excesso de água é indesejável para vinhedos. A rega deve ser feita apenas quando necessário. Cada variedade de uva requer um cronograma de rega específico. Algumas uvas adoram umidade, enquanto outras não toleram excesso de água. A irrigação é influenciada pelo clima local, pela época de cultivo e pelo tipo de solo.
Por exemplo, solo arenoso drena mais rapidamente, enquanto solo argiloso, ao contrário, retém umidade. Em regiões quentes e áridas, os vinhedos precisam ser irrigados com mais frequência do que aqueles cultivados em climas frios e úmidos. Durante a floração, a planta requer mais umidade do que durante o amadurecimento das uvas. O excesso de água nas uvas maduras pode causar rachaduras.
Variedades de uva que gostam de ambiente úmido:
- Isabel;
- Lídia;
- Saperavi;
- Neretinsky.

Ao plantar mudas
As uvas são plantadas na primavera ou no outono. Durante o plantio, as mudas são regadas generosamente com água da chuva aquecida pelo sol. Um regador pode ser usado para regar. Despeje de 10 a 20 litros de água (1 a 2 baldes) em cada buraco.
Se a videira foi plantada na primavera, ela deve ser regada semanalmente durante o primeiro ano. Um balde de água deve ser despejado sob o arbusto. Durante chuvas prolongadas, a muda jovem deve ser protegida do excesso de água. Você pode cavar valas para drenar o excesso de umidade do arbusto ou cobrir a planta com plástico.
Ao plantar no outono, regue a muda durante as duas primeiras semanas (um balde por semana). Em seguida, pare de regar. As chuvas de outono devem ser suficientes para nutrir a planta. Se o tempo estiver muito seco, você pode regar as uvas semanalmente até novembro. Antes do início da geada, faça uma rega para repor a umidade e proteja a muda cobrindo-a com uma camada espessa de terra.
Características da rega por tempo
As necessidades de umidade da videira variam de acordo com a estação de crescimento e a época do ano. Um vinhedo que sobreviveu a um inverno seco precisa de um reforço de umidade. Despeje de 8 a 10 baldes de água morna sob cada videira no início da primavera.
Se o inverno estiver com neve, depois que a neve derreter não será necessário regar o vinhedo.

Durante o período de floração
Se as chuvas de primavera forem pouco frequentes, o vinhedo precisará de rega adicional antes da floração. A umidade insuficiente fará com que as flores caiam, o que, por sua vez, afetará a produtividade. Despeje de 2 a 3 baldes de água sob cada videira uma vez por semana. A quantidade de água necessária depende da variedade da uva e das condições do solo. A rega deve ser interrompida durante a floração para evitar a queda das flores.
Durante o amadurecimento das bagas
Em junho, após o término da floração, o vinhedo é regado apenas durante os períodos de seca. De três a quatro baldes de água são despejados sob cada videira uma vez por semana. Quando os frutos começam a amadurecer, ou seja, mudam de cor para a cor típica da variedade, a rega deve ser reduzida. Durante esse período, as videiras são regadas uma vez a cada duas semanas. Se as videiras forem regadas com muita frequência, os frutos ficarão encharcados ou rachados. Se não houver umidade suficiente, os frutos ficarão pequenos e azedos. Em agosto, o vinhedo geralmente não é regado.
Após a colheita
Mesmo após a colheita, o vinhedo precisa ser regado pelo menos a cada duas semanas. A irrigação artificial é usada se o outono for seco e quente. Durante o tempo chuvoso, as plantas não precisam ser regadas.

Duas semanas antes do início da geada, o vinhedo é regado generosamente. Essa irrigação, que repõe a umidade, ajuda a planta a sobreviver ao inverno sem morrer. São necessários de 10 a 12 baldes de água por metro quadrado.
Métodos
Existem várias maneiras de regar uvas. O principal objetivo de qualquer uma delas é fornecer umidade às raízes. A escolha do método depende do clima da região e do tipo de solo. Em climas quentes, com alta evaporação, é aconselhável usar irrigação subterrânea. Se esse método for muito caro, você pode aplicar cobertura morta no solo. A cobertura morta ajuda a reduzir a perda de umidade pela metade.
Superfície
Este é o método mais simples e acessível de regar. No entanto, é melhor regar as uvas em sulcos, buracos e sulcos cavados ao redor da videira. Estes podem ser permanentes ou temporários. Após a rega, os sulcos temporários são cobertos com terra. Simplesmente despejar água por cima umedecerá o solo apenas até uma profundidade de 30 a 50 centímetros e, em climas quentes, a umidade evaporará rapidamente.
Ao regar acima do solo, evite que a umidade entre em contato com as folhas. O contato da água com a planta cria condições ideais para o crescimento de fungos. Durante o período de amadurecimento, a umidade em contato com os frutos pode causar rachaduras.
A irrigação de superfície tem várias desvantagens. Primeiro, requer muita água para umedecer o solo. Segundo, o solo úmido ao redor do tronco da árvore cria condições ideais para infecções fúngicas. Além disso, esse tipo de irrigação faz com que o solo se torne salino com o tempo.

Sistema de drenagem (subterrâneo)
A irrigação superficial resfria o solo, e as uvas preferem solos quentes. É melhor direcionar a água para as camadas mais profundas do solo. A irrigação subterrânea reduz o consumo de água pela metade. Existem dois métodos de irrigação subterrânea: vertical e horizontal.
No método vertical, são cavados buracos verticais no solo a 0,5 metro do arbusto com uma pá ou à mão. Tubos são inseridos nos buracos. Para irrigação subterrânea, são utilizados tubos porosos ou perfurados com 6 centímetros de diâmetro e 50 centímetros de comprimento. Uma camada de brita é colocada no fundo do buraco e nas laterais dos tubos para evitar entupimentos. A água é fornecida a esses tubos por meio de uma mangueira ou regador.
No método horizontal, um tubo perfurado é instalado horizontalmente a uma profundidade de 0,5 metro. A água é fornecida por mangueiras. Os tubos devem estar localizados a 50 centímetros do arbusto.
Eles são envoltos em malha fina ou revestidos com pedras para evitar que a terra entre nos buracos. No entanto, canos horizontais frequentemente ficam entupidos, e verificar suas condições regularmente não é fácil. Mesmo uma rega bem organizada pode fazer com que o arbusto não receba uma gota de água.

O método subterrâneo é recomendado para solos argilosos e argilosos, onde a água penetra mal nas raízes e evapora rapidamente da superfície. Este método tem várias vantagens: reduz o consumo de água, reduz o risco de doenças fúngicas e permite que as raízes cresçam mais profundamente, aumentando a resistência da planta à geada.
Método de gotejamento
A irrigação por gotejamento é usada em solos arenosos e franco-arenosos, onde a água infiltra rapidamente até as raízes. Este método requer a instalação de uma mangueira perfurada em cada planta. A água é então fornecida por gravidade a partir de um tanque localizado a uma determinada altura para cada planta. Este método requer tempo para instalação e recursos adicionais para mangueiras, torneiras, tanques de coleta de água e uma bomba.
Com que frequência você deve regar em terreno aberto?
Para cultivar uvas, são necessários 600 litros de água durante todo o período de cultivo, o equivalente a 60 baldes por planta. Na região central do planeta, a planta recebe quase toda a umidade necessária da precipitação. Nas latitudes meridionais, o clima é mais árido. A planta recebe metade dessa quantidade da precipitação. Durante as secas, as uvas precisam de irrigação artificial.
Na primavera
A umidade acumulada durante as chuvas de outono e o derretimento da neve do inverno dura apenas até a floração. O crescimento das folhas e brotos na primavera requer 20% da água acumulada. Durante a floração, as uvas consomem apenas 5% da umidade.
Se houver água suficiente no solo, o arbusto podado “chora”. Neste caso, as uvas são regadas o mais tarde possível, por volta do início do crescimento dos frutos, quando estão do tamanho de ervilhas. Se o outono e o inverno foram secos e não há fluxo de água dos cortes da videira podada, a planta precisa ser regada antes da floração. Despeje de 3 a 4 baldes de água sob a videira toda semana.
No verão
No início do verão, despeje de 3 a 4 baldes de água sob cada arbusto uma vez por semana. Durante o período de maturação, recomenda-se regar as uvas com pouca frequência, mas em profundidade. A rega deve ser feita apenas em clima seco e quente. Se você despejar um balde de água sob um arbusto, a umidade evaporará rapidamente. A rega deve ser pouco frequente, mas em profundidade. Em julho, regue cada planta duas vezes por mês com 6 a 8 baldes de água.
É importante lembrar que os frutos amolecem um mês antes de amadurecer. Muitas variedades podem rachar devido ao excesso de umidade à medida que amadurecem. Em agosto, pare de regar o vinhedo. Se o tempo estiver chuvoso no final do verão, crie canais de drenagem, cubra o solo com filme plástico ou cubra a videira com lona plástica.
No outono
Durante o outono, regue a planta com moderação, pois as chuvas são comuns nessa época. Durante os períodos de seca, despeje de 3 a 4 baldes de água sob o arbusto a cada duas semanas. A rega final é feita antes que a geada se instale e o vinhedo esteja coberto. Despeje de 10 a 12 baldes de água sob o arbusto. É necessário um suprimento abundante de umidade para proteger o solo do congelamento no inverno. O vinhedo deve entrar no inverno com o solo úmido. Se o outono for chuvoso, não é necessário repor a umidade antes da geada.

Sinais de deficiência e excesso de umidade
Sintomas de deficiência de água:
- ressecamento das bordas das folhas;
- o aparecimento de manchas amarelas nas lâminas das folhas;
- mudança na cor das folhas (amarelecimento);
- endireitamento das coroas dos brotos;
- as folhas inferiores caem, depois as superiores;
- secagem de pontas de brotos;
- Os frutos ficam menores, alguns enrugam e secam.
O que acontece quando há excesso de umidade:
- crescimento vigoroso de brotos;
- formação de um grande número de enteados;
- amadurecimento lento dos frutos;
- sabor aguado de frutas vermelhas;
- Em baixas temperaturas as raízes apodrecem.

Dicas úteis
Notas de viticultores experientes:
- No total, o vinhedo é regado no máximo 10 vezes durante a temporada.
- A planta jovem precisa de rega semanal.
- Um arbusto adulto é regado uma vez a cada 2 semanas.
- A rega das plantas pode ser combinada com a fertilização.
- Para reduzir a perda de umidade do solo, ele precisa ser coberto com cobertura morta.
- A frequência da rega artificial depende da quantidade de precipitação.
- Em tempo chuvoso, a planta não é regada.
- Em caso de seca prolongada, o vinhedo é regado generosamente toda semana.
- Não use água da torneira ou água muito fria para regar.
- As uvas não são regadas durante o período de floração e um mês antes dos frutos amadurecerem.











