Descrição da variedade de uva Nizina, plantio e cuidados em campo aberto

A uva é uma fruta que adora sol e calor, tradicionalmente cultivada exclusivamente em regiões de clima continental ameno. No entanto, graças a cientistas e cultivadores amadores, surgiram variedades de uva menos exigentes em termos de clima e condições climáticas. A variedade de uva Nizina provou ser adequada em climas temperados, o que lhe rendeu grande popularidade entre jardineiros e agricultores.

Histórico de seleção

O surgimento da variedade de uva híbrida Nizina pode ser considerado um evento revolucionário na seleção russa.

A nova variedade de frutas vermelhas foi desenvolvida pelo criador amador Viktor Nikolaevich Kraynov, um conhecido viticultor russo, que cruzou a variedade Talisman e a uva Tomaisky usando polinização.

Em 1998, o criador colheu a primeira safra híbrida, que mais tarde foi chamada de Nizina. Após extensos testes, em 2015, a nova variedade híbrida foi adicionada ao registro estadual de fruteiras, com recomendação para cultivo em qualquer zona climática do país.

Descrição e Características

A uva Nizina é reconhecida como uma variedade de uva de mesa, uma frutífera versátil com frutos de amadurecimento precoce. Essa frutífera se caracteriza por alta produtividade, frutos grandes e baixa manutenção.

frutos da planície

  1. As videiras são altas, com galhos extensos. Durante a estação de crescimento, uma videira produz até 25 brotos frutíferos, produzindo cachos que pesam de 700 g a 1,5 kg, com bagas grandes.
  2. As lâminas foliares são típicas de frutíferas, de cor verde e bordas serrilhadas.
  3. Durante a floração, surgem cachos de pequenas flores de ambos os sexos. No entanto, para aumentar a frutificação das uvas Nizina, recomenda-se plantar polinizadores com períodos de floração semelhantes.
  4. Os cachos são densos, cilíndricos ou cônicos, com mais de 30 bagas amadurecendo em cada um, pesando de 10 a 12 g e de cor roxa escura.
  5. Os frutos são suculentos, com polpa carnuda e doce e casca densa e fina. Quando maduros, os frutos desenvolvem um sabor residual de cereja.
  6. Os níveis de açúcar variam de 16 a 18%, ácidos até 9 g/l.

Dica! Quanto mais tempo as uvas permanecerem nas videiras, mais doces os frutos ficarão.

Características da variedade

Ao desenvolver a cultura híbrida de frutas vermelhas Nizina, características como resistência a baixas temperaturas, seca, infecções fúngicas e pragas foram levadas em consideração.

cachos de uvas

Resistência à geada

A resistência da fruta às geadas do inverno permite que ela seja cultivada até mesmo nas regiões do norte.

Os arbustos de frutas vermelhas toleram facilmente geadas de até -23 graus e abrigo confiável no inverno de até -33-35 graus.

Resistência à seca

A variedade reage negativamente tanto a secas prolongadas quanto a solos com alto teor de umidade.

Portanto, recomenda-se regar os arbustos frutíferos no máximo uma vez a cada 30 dias e, em caso de tempo chuvoso, o trabalho de irrigação deve ser abandonado completamente.

Produtividade e frutificação

As uvas Nizina começam a dar frutos no terceiro ou quarto ano de crescimento e desenvolvimento no solo. O momento da colheita depende das condições climáticas da região de cultivo. Em latitudes quentes e meridionais, a colheita começa entre 10 e 15 de agosto. Em climas temperados, as uvas amadurecem na última semana de setembro.

Do início do período de floração até que os frutos estejam completamente maduros, leva de 125 a 130 dias.

Variedade de terras baixas

Um único arbusto rende até 20 kg de frutos. Na produção industrial, a produtividade máxima chega a 17 toneladas por hectare.

Importante! Em climas temperados, é essencial monitorar a carga nos brotos frutíferos. Videiras sobrecarregadas demoram mais para amadurecer, o que é inaceitável dadas as condições climáticas e pode levar à perda da colheita.

Aplicações de bagas

Esta variedade de fruta de mesa é recomendada para consumo fresco e processado. As frutas contêm minerais, vitaminas, aminoácidos e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento e proteção do corpo.

Sucos, néctares, geleias, conservas e marmeladas são feitos de uvas. Elas também são usadas em assados, sobremesas, molhos e laticínios.

Muitas donas de casa experientes congelam, conservam e secam frutas, além de fazer vinho e licores caseiros.

Resistência a doenças

Com os devidos cuidados, a uva híbrida Nizina raramente é afetada por doenças fúngicas, virais e pragas.

uvas híbridas

O problema enfrentado pelos viticultores que cultivam essa variedade de fruta é sua baixa resistência ao oídio.

Variedades de polinizadores

Para aumentar a frutificação, jardineiros profissionais recomendam plantar outras variedades de frutas perto da Nizina.

Mascote

A variedade de uva de mesa Talisman é considerada de maturação precoce, amadurecendo em 122 a 130 dias de sol. Os arbustos são altos, com galhos extensos e cachos grandes que pesam até 1 kg. Os frutos são grandes, suculentos e doces, com uma tonalidade esbranquiçada esverdeada.

Esta variedade é relativamente resistente à geada, sobrevivendo facilmente a temperaturas de inverno de até -23 °C (-23 °F) e raramente é afetada por fungos, vírus ou pragas. A planta não é autopolinizadora.

Laura

A variedade foi desenvolvida e criada por criadores ucranianos. Períodos de maturação das uvas Laura 110 a 115 dias. Cachos grandes, em formato de cone, pesando até 2,5 kg. Os frutos são alongados, de cor branco-esverdeada, com polpa firme e suculenta e sabor adocicado. Vizinhos com períodos de floração semelhantes são necessários para a frutificação.

Descrição da variedade de uva Nizina, plantio e cuidados em campo aberto

Vitória

Uma variedade de uva de mesa com um período de maturação de 115 a 120 dias. Arbustos compactos com cachos grandes que pesam até 700 g e bagas que variam de 6 a 8 g, de cor vermelho-framboesa. Os frutos são doces e suculentos, com polpa firme e aroma de moscatel. Um arbusto adulto pode suportar até 30 botões frutíferos.

A variedade é resistente a baixas temperaturas e infecções fúngicas.

As culturas frutíferas precisam de polinizadores.

Bashkir cedo

A variedade é indicada para cultivo em climas frios e por isso apresenta maior resistência a baixas temperaturas.

Os cachos são pequenos, mas contêm frutos grandes, suculentos e doces, de tonalidade roxa escura.

A variedade não é capaz de autopolinização e requer vizinhos certos.

Gunna

Uma variedade de uva de maturação precoce, com um período de maturação técnica de 90 a 100 dias. Os cachos são pequenos, cilíndricos e produzem bagas de um rosa intenso com um delicado aroma de Isabella.

Uvas Gunna

A variedade é excelente tanto para consumo fresco quanto para produção de vinhos caseiros.

Madalena Angevina

As uvas de mesa Madeleine Angevin se distinguem pelo seu período de maturação precoce e pelas variedades varietais.

A cultura da fruta tolera bem baixas temperaturas, o que permite que o arbusto de frutas vermelhas seja cultivado em diferentes zonas climáticas.

Pukhlyakovsky

Uma frutífera com floração precoce e maturação tardia. Os arbustos são altos, com galhos e brotos fortes, produzindo grandes inflorescências e bagas em forma de cachos.

O amadurecimento dos frutos ocorre 150-155 dias após o início da floração.

Os frutos são suculentos, doces e de cor âmbar. Produzem até 17 toneladas de frutos maduros por hectare.

Chaush

A variedade de uva Chaush é resistente à seca e ao calor e é recomendada para cultivo nas regiões do sul.

A variedade é de alto rendimento; com os devidos cuidados e polinizadores, até 20 toneladas de frutos maduros podem ser obtidos em 1 hectare de terra.

Uvas Chaush

As uvas são grandes, de cor verde-amarelada, com polpa suculenta e densa e sabor agridoce.

Baixa resistência a mudanças de temperatura e geadas, frequentemente suscetível a infecções fúngicas e pragas.

Preto da Moldávia

Uma variedade de frutas de mesa que amadurece em até 137 dias de sol. Os frutos são grandes, de cor roxa e têm um agradável sabor agridoce.

Até 15 toneladas de frutas maduras são colhidas em um hectare.

A variedade é resistente à geada e a doenças, além de tolerar bem secas de curta duração. Não é adequada para vinificação; recomenda-se o consumo fresco.

Vantagens e desvantagens da variedade

Antes de plantar Nizina em seu jardim, você precisa identificar claramente todas as vantagens e desvantagens da variedade.

Vantagens:

  1. Altas taxas de rendimento.
  2. Resistência a baixas temperaturas e geadas recorrentes, o que simplifica o cultivo de fruteiras em regiões com diferentes condições climáticas.
  3. Frutificação anual e estável.
  4. Frutos grandes com excelente sabor.
  5. Raramente afetado por fungos e vírus.
  6. Duração do armazenamento e possibilidade de transporte de longa distância de frutos maduros.

Importante! Uma característica distintiva desta variedade é a maturação completa da videira frutífera.

Imperfeições:

  1. A seca prolongada e as altas temperaturas aumentam o risco de desenvolvimento de doenças.
  2. O arbusto produz um grande número de brotos frutíferos, o que aumenta a carga sobre a videira e atrasa o amadurecimento dos frutos. É necessário um manejo constante dos brotos.
  3. Plantas que se espalham precisam de uma grande área para crescer e se desenvolver, o que as torna difíceis de cultivar em áreas e jardins pequenos.

Caso contrário, a variedade de uva Nizina é despretensiosa, tanto em termos de cuidado quanto no processo de plantio de mudas.

Como plantar corretamente

Para obter uma colheita de alta qualidade, é necessário escolher o local certo e respeitar as datas de plantio das mudas de uva.

Recomendações para escolha de prazos

Recomenda-se plantar a variedade de uva Nizina na primavera, antes do início da estação de crescimento. Isso dará às mudas tempo suficiente para se adaptarem ao novo local e criarem raízes.

No outono, o plantio é realizado na primeira quinzena de setembro para que as mudas tenham tempo de criar raízes e se preparar para o inverno antes da primeira geada.

Seleção e preparação do local

Qualquer variedade de uva gosta de áreas ensolaradas e elevadas, e a variedade Nizina não é exceção.

Iluminação

Para plantar frutas, escolha áreas bem iluminadas e voltadas para o sul. Mesmo uma leve sombra prejudica o amadurecimento e o sabor da fruta.

cachos de uvas

Proteção contra correntes de ar

Os pés de uva não toleram ventos fortes, rajadas de vento e correntes de ar, mas ao mesmo tempo as plantações devem ser ventiladas.

Em jardins e hortas, construções ou cercas podem servir de proteção contra correntes de ar.

Água subterrânea

A proximidade com lençóis freáticos é prejudicial às videiras. Os rizomas das plantas apodrecem e morrem rapidamente.

O nível máximo permitido de água subterrânea não é inferior a 2,5 m do nível do solo.

Requisitos do solo

Preparar o solo para o plantio de mudas e covas de plantio requer atenção especial.

A variedade de uva Nizina prefere solos soltos e férteis, com baixo teor de acidez e umidade.

Arranjo mútuo de plantas

Os arbustos de uva híbridos estão se espalhando, então as plantas precisam de muito espaço para crescer e se desenvolver.

variedade híbrida

A distância entre os plantios deve ser de 2,5 a 3 m, e entre as fileiras de 3 a 4 m. O comprimento de uma fileira não deve exceder 30 a 40 m.

Como cozinhar

4-6 semanas antes do plantio, prepare o solo.

  1. Matéria orgânica e fertilizantes minerais são adicionados ao solo preto.
  2. A área é completamente escavada até uma profundidade de 80 cm, detritos, ervas daninhas e raízes são removidos e o solo é solto.
  3. Solo arenoso é misturado com húmus ou esterco, e uma pequena quantidade de argila é adicionada.
  4. Para solos argilosos pesados, adicione composto e um pouco de areia de rio.
  5. A drenagem é colocada nos buracos de plantio e a mistura de solo fértil preparada é despejada por cima.

A área é regada e estacas de suporte para as mudas são colocadas nos buracos.

Como selecionar e preparar material de plantio

Mudas varietais de uvas híbridas são adquiridas em centros ou viveiros especializados.

  1. Plantas de 2 a 3 anos toleram melhor o transplante.
  2. A muda é cuidadosamente examinada em busca de danos e doenças.
  3. O tronco da planta é reto, de cor uniforme e deve ter folhas ou brotos verdes.
  4. As raízes estão bem desenvolvidas e hidratadas, sem danos ou sinais de podridão.

Uvas para plantar

Antes do plantio em campo aberto, as mudas são colocadas em um recipiente com água morna e deixadas por 10 a 15 horas.

Dica! Para prevenir doenças e pragas, trate os rizomas com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Diagrama de plantio

Antes do plantio, as raízes das mudas de uva são aparadas, deixando apenas os galhos mais longos e saudáveis.

  1. As plantas são colocadas no centro do buraco.
  2. As raízes são distribuídas uniformemente no buraco de plantio e cobertas com uma mistura fértil.
  3. O solo é compactado e a muda é amarrada a um suporte.
  4. A planta plantada é regada generosamente.
  5. O círculo do tronco da árvore é coberto com húmus ou grama seca.

Importante! Deixar espaços entre as raízes e o solo durante o plantio favorece o desenvolvimento de infecções fúngicas e virais e a disseminação de pragas.

Instruções de cuidado

Cuidar de um vinhedo não é complicado e inclui rega, fertilização, poda e tratamento preventivo dos arbustos.

Arranjo de uvas

Modo de rega

A irrigação é realizada levando em consideração as características climáticas da área onde a fruticultura é cultivada.

O cronograma básico de rega é de 3 a 4 semanas. Até 30 litros de água são despejados sob cada arbusto.

Durante os períodos de chuva, a rega é interrompida; durante os períodos de seca, ela é aumentada.

Cobertura superior

Os pés de uva gastam muita energia e nutrientes para amadurecer os frutos, por isso as plantas precisam de nutrição adicional.

  1. No início da estação de crescimento, os pés de uva são fertilizados com matéria orgânica.
  2. Durante as fases de floração e frutificação, a safra de frutas vermelhas carece de fósforo e potássio.
  3. Durante o período de amadurecimento das frutas, os arbustos também são alimentados com fertilizantes de potássio.

A fertilização final é feita no final do outono. Húmus e cinzas de madeira são adicionados ao solo.

Poda e modelagem

Para aumentar a produtividade e garantir o crescimento adequado, os pés de uva passam por podas formativas e sanitárias anuais.

Descrição da variedade de uva Nizina, plantio e cuidados em campo aberto

Primeira temporada

Durante o primeiro ano de crescimento, a planta desenvolve raízes e massa verde. Todos os brotos jovens são removidos, restando 2 a 3 brotos.

Segundo

No segundo ano de crescimento, as videiras desenvolvem seus principais ramos e brotos esqueléticos. Para isso, de dois a quatro brotos são deixados na videira, e o restante é podado.

Terceiro

No início da primavera, os galhos principais são encurtados, os galhos formados são amarrados a estruturas de suporte e a videira em crescimento é presa verticalmente a uma treliça.

Todo outono é realizada uma poda sanitária, removendo galhos e brotos quebrados, secos, danificados e velhos.

Proteção contra pássaros e insetos

Cachos de uvas bonitas e saborosas costumam atrair pássaros e insetos que podem danificar a colheita.

Poda e modelagem

Para espantar os pássaros, as pessoas montam espantalhos, amarram objetos brilhantes neles ou cobrem frutas com uma tela fina.

Para evitar pragas, as plantações de frutas são pulverizadas com inseticidas no início da primavera.

Preparando-se para o inverno

Antes da dormência de inverno, a cultura da fruta é regada generosamente, fertilizada, o círculo do tronco é solto e coberto com uma espessa camada de húmus.

Em regiões com invernos rigorosos, as videiras são removidas de seus suportes e dobradas até o chão. Elas são cobertas com plástico e galhos de abeto quando a neve cai, criando um grande monte de neve.

Pulverização preventiva

Para evitar a perda da colheita de frutas e de videiras fortes e saudáveis, são realizados tratamentos preventivos dos arbustos com preparações químicas e biológicas duas vezes por ano.

Processamento de uva

Métodos de reprodução

Para aumentar o número de pés de uva e rejuvenescer as plantas, são utilizados métodos de propagação vegetativa.

Estacas

Na primavera, corte um broto forte de um arbusto saudável e maduro e divida-o em partes iguais. Cada estaca deve ter brotos ou folhas.

A muda é plantada em um recipiente com uma mistura fértil e, no início do outono, a muda enraizada é transferida para um terreno aberto.

Enxerto

Uma muda jovem é enxertada em uma videira velha. Para isso, é feita uma incisão na casca do porta-enxerto da planta madura, e a muda é fixada com fita adesiva especial.

Camadas

A propagação por alporquia é uma maneira rápida e fácil de obter novas mudas. No início do verão, selecione um broto forte e mais baixo de um arbusto saudável e dobre-o em direção à superfície do solo. Cubra a camada com terra, deixando a parte superior do galho acima da superfície. No outono, desenterre o broto e separe-o do arbusto-mãe, juntamente com as raízes formadas. A muda é então transplantada para um buraco separado.

Camadas de uva

Doenças e pragas

Condições climáticas desfavoráveis ​​e violação das regras de cuidado muitas vezes levam a infecções fúngicas e virais nos vinhedos.

Oídio

O oídio representa uma ameaça à saúde das fruteiras e à sua colheita. A doença se manifesta como uma camada acinzentada em brotos, folhas, ovários e frutos.

O processo de apodrecimento da fruta é acompanhado por um cheiro podre.

Para tratamento e prevenção, são utilizados preparados à base de enxofre ou fungicidas.

Mofo

O míldio ataca as folhas, os ovários e os frutos das uvas. Aparece como manchas amarelas e marrons. As inflorescências secam e os frutos ficam pequenos.

Para combater fungos, são utilizados preparados à base de fungicidas e cobre.

Antracnose

A infecção fúngica aparece como manchas marrons nas folhas, que eventualmente se transformam em buracos.

Antracnose da uva

As plantas são tratadas com calda bordalesa ou fungicidas.

Bacteriose

A doença ataca as videiras por meio de solo contaminado, danos às plantas e pragas. A podridão bacteriana se manifesta como manchas escuras em frutos, folhas e brotos.

Para o tratamento são utilizados meios químicos e biológicos de proteção.

Podridão cinzenta

A doença se manifesta como uma camada cinzenta e felpuda em frutos, folhagens, brotos e ovários. Para tratamento e prevenção, as plantas são pulverizadas com agentes biológicos ou fungicidas.

Colheita e armazenamento

O momento da colheita depende das condições climáticas e climáticas da região de cultivo.

Nas latitudes meridionais, a colheita das uvas Nizina começa em meados de agosto. Em regiões de climas moderados e frios, a maturação ocorre em meados de setembro.

Graças à casca grossa, as uvas têm longa vida útil e suportam facilmente o transporte por longas distâncias sem perder sua aparência comercial. Cachos de uvas maduros podem ser armazenados na geladeira por até 3 meses.

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

As principais recomendações para jardineiros e horticultores giram em torno dos cuidados oportunos e do plantio adequado das mudas. Um aspecto fundamental do cultivo da variedade de uva Nizina é regular a carga sobre os brotos frutíferos. A árvore frutífera produz muitos brotos, o que atrasa o amadurecimento e reduz o tamanho dos frutos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata