- O que determina a data de início da frutificação?
- Escolhendo um local
- Datas de plantio
- Aparar
- Cobertura superior
- Características regionais
- Doenças e pragas
- Como acelerar
- Recipientes de plástico
- Muda de três anos
- Por quantos anos você pode colher?
- Revisão de variedades precoces
- Veles
- Longo
- Isabel
- Kishmish
- Muscat de verão
- Nobre
- Agostinho
- Alioshenka
- Arcádia
- Dicas e recomendações para o cultivo
Ao plantar uvas, todo jardineiro se pergunta quanto tempo levará para que elas dêem frutos. Cultivar uvas até a frutificação não é difícil; leva de 2 a 4 anos, desde que a variedade seja de maturação precoce. Somente o plantio adequado de mudas de alta qualidade e os cuidados adequados garantirão a frutificação precoce.
O que determina a data de início da frutificação?
Vinhedos bem plantados e cuidados permitirão que você desfrute dos primeiros frutos já no segundo ou terceiro ano após o plantio. No entanto, às vezes, os jardineiros não conseguem colher frutos nem no quinto ou sexto ano, pois a frutificação depende de muitos fatores que não foram levados em consideração no plantio das videiras.
Existem vários fatores que influenciam a taxa de formação de bagas.
Escolhendo um local
A planta é muito exigente em termos de local de cultivo, por isso, ao escolher um local, você deve dar preferência a áreas bem iluminadas pelo sol e protegidas de correntes de ar.
Dica! A solução ideal é plantar uvas no lado sul ou sudoeste, perto das paredes dos edifícios.
A planta crescerá mal e prosperará em terras baixas e frias e no sopé de encostas. Os níveis de água subterrânea não devem ultrapassar 2,5 metros acima da superfície. Não é recomendado plantar vinhedos perto de árvores frutíferas, pois isso causará competição pela sobrevivência, o que impactará negativamente a produtividade.

Datas de plantio
A primeira regra para um crescimento bem-sucedido, frutificação rápida e altos rendimentos anuais é o plantio na hora certa. A temperatura e as condições climáticas determinam a rapidez com que as mudas criarão raízes e se desenvolverão.
O plantio deve ser feito na primavera, quando o solo atinge 15 graus Celsius. Durante o verão, as raízes se adaptam, permitindo que a planta sobreviva ao inverno sem problemas.
A época de plantio depende do clima da região. Nas regiões do sul, o plantio é recomendado em fevereiro, enquanto nas latitudes do norte, em abril ou maio.
Aparar
Uma importante técnica agronômica para a obtenção de uma planta saudável é a poda, cujo objetivo, durante o período de acúmulo de massa vegetativa do arbusto, é criar um esqueleto forte e brotos anuais bem desenvolvidos, bem como dar forma de acordo com as condições ambientais de cultivo.
Importante! Podar uvas muito curtas pode retardar sua frutificação, enquanto ignorar esse procedimento atrasará a frutificação, pois a planta desperdiçará muita energia em brotos fracos e desnecessários.
Cobertura superior
O amadurecimento da videira depende da quantidade de nutrientes fornecidos ao longo da estação de crescimento. A fertilização com fertilizantes orgânicos e minerais acelerará significativamente a colheita. Aplique matéria orgânica, fósforo e potássio a cada três anos. Aplique composto na primavera e enriqueça o solo com esterco no outono.
A planta também pode fornecer pistas sobre suas necessidades nutricionais. Se o crescimento da uva desacelerar e a folhagem ficar menor e cair prematuramente, isso indica deficiência de nitrogênio. A deficiência de fósforo causa escurecimento e murchamento das folhas, enquanto a perda de sabor e o amarelecimento das folhas são considerados sinais de deficiência de potássio.
Características regionais
Ao cultivar uvas, é importante escolher a variedade certa, levando em consideração o clima em que serão cultivadas. Para isso, é preciso entender o período de maturação para garantir que a variedade escolhida tenha calor suficiente para amadurecer completamente. A resistência à geada e a doenças fúngicas também devem ser consideradas.

É melhor dar preferência a mudas cultivadas em condições naturais e climáticas próximas daquelas em que serão cultivadas posteriormente.
Doenças e pragas
As pragas da videira incluem ácaros e filoxera. Esses insetos podem destruir uma videira em pouco tempo. Doenças da videira inibem seu desenvolvimento e frutificação, podendo até causar a morte.
Procedimentos preventivos são considerados medidas eficazes na resolução de problemas:
- A remoção regular de ervas daninhas e o afrouxamento do solo evitarão que larvas de pragas se instalem nele.
- Tratamento de primavera de arbustos antes da brotação contra doenças e parasitas usando inseticidas de uso geral.
- Escavação profunda do solo ao redor das uvas no outono, após a colheita e a queda das folhas. Este procedimento promove a aeração do sistema radicular, retém a umidade e destrói as larvas que hibernam.
- Quando doenças e pragas aparecem, é necessário um tratamento oportuno e adequado, ou seja, a remoção das partes infectadas da planta, coleta e posterior queima das folhas caídas dos arbustos infectados.
A adoção de medidas preventivas não só ajudará a manter a saúde da videira, mas também reduzirá o período de espera pelos frutos.

Como acelerar
Existem métodos que lhe permitirão obter uma colheita de uvas já no segundo ano.
Recipientes de plástico
Uma maneira de acelerar a frutificação da videira é enraizar as mudas em recipientes plásticos entre janeiro e fevereiro. Em maio, mudas fortes, com crescimento de um metro de comprimento, terão se formado. Resta apenas endurecê-las e plantá-las em seu local definitivo. Uma vez adaptadas, as mudas devem ser cuidadosamente pinçadas assim que os primeiros brotos laterais se formarem. Este material de plantio fornece cachos de teste já no segundo ano e começa a frutificar em massa no terceiro ano.
Muda de três anos
Ao comprar mudas de três anos, você também pode tentar frutificar no primeiro ano. Elas toleram o transplante com dificuldade, mas, apesar disso, descartam os cachos que plantaram no viveiro.
Dica! À medida que a planta cresce, corte os cachos em excesso para evitar enfraquecê-la.

Por quantos anos você pode colher?
Jardineiros se interessam pela questão de quanto tempo as uvas dão frutos. A vida útil máxima é de 25 anos, a mínima é de 10. Ao cultivar uvas em vinhedos, onde brotam numerosos brotos fortes a cada ano, você pode desfrutar de uma colheita por 50 anos.
Revisão de variedades precoces
Ao plantar um vinhedo, concentre-se em variedades conhecidas por sua frutificação precoce. As seguintes variedades apresentam essas características.
Veles
O arbusto é vigoroso, com videiras bem maduras. Cada broto produz de 2 a 4 inflorescências. Os cachos com mais de 3 kg apresentam ramificações distintas e um belo formato cônico. Cada fruto pesa de 4 a 5 g. Os delicados frutos rosados têm polpa densa e suculenta, com sabor de moscatel. Um único arbusto pode render de 4 a 6 kg de bagas.
A variedade é de alto rendimento, frutífera, resistente à geada e será um bom complemento decorativo para o terreno.
Longo
Uma variedade versátil que amadurece no final de setembro. Os arbustos são vigorosos. O cacho de 200 g tem formato cônico e estrutura densa. Os frutos, com até 3 g de peso, são ovais e de cor amarelo-esverdeada. A polpa é suculenta e de sabor agradável.

O ponto fraco da variedade é sua instabilidade à geada e infecções fúngicas, razão pela qual ela requer uma série de medidas de proteção contra doenças e frio.
Isabel
Os arbustos são medianamente vigorosos, produzindo cachos cilíndricos de tamanho médio, pesando de 2 a 2,5 kg. As uvas pesam 3 g cada, são redondas, de cor preto-púrpura, com uma flor densa, cinza-azulada. A casca é firme e forte. A polpa é verde-clara, doce e ácida, com um sabor que lembra morangos. A colheita ocorre no início de outubro. A primeira frutificação ocorre no terceiro ano após o plantio.
Esta variedade é apreciada por seu sabor, baixo teor calórico, alto rendimento e facilidade de cultivo. Uma variedade versátil, pode ser usada fresca, para produzir vinhos de alta qualidade e como matéria-prima para diversas conservas caseiras.
Kishmish
O arbusto produz brotos vigorosos, com as videiras atingindo dois terços de seu comprimento total. A uva produz cachos grandes, que podem pesar até 1 kg. As bagas pequenas e rosadas têm um revestimento ceroso característico e casca fina. As características distintivas desta variedade incluem o sabor adocicado e a ausência de sementes.

Alto rendimento e resistência a doenças tornam a variedade atraente para cultivo.
Muscat de verão
Os arbustos de uva podem atingir 3 m de altura. A planta é adornada com cachos cilíndricos e soltos de uvas, pesando até 8 g, de cor âmbar com um toque branco. A polpa é suculenta e doce.
A variedade é popular devido à sua produtividade — até 40 kg de frutas podem ser colhidas de um arbusto —, ao amadurecimento precoce e à resistência a doenças e pragas.
Nobre
Os arbustos de uva são vigorosos, com cachos em forma de cone, de densidade média e moderadamente soltos, pesando até 700 g. Os bagos pesam até 16 g, são de cor verde-amarelada e têm uma casca densa, imperceptível ao consumo. A polpa é carnuda, suculenta e tem um agradável sabor de moscatel.
A frutificação é observada no 3º ano após o plantio.
Agostinho
Uma videira vigorosa que produz cachos cônicos que pesam até 600 g. Os bagos são alongados, ovais, de cor âmbar e desenvolvem um tom avermelhado nas laterais quando totalmente maduros. Cada bago pesa 7 g. A polpa é densa e carnuda, com um sabor doce harmonioso, sem aroma pronunciado.

A Augustine não requer nenhuma condição climática especial e produz frutos lindos e confiáveis mesmo nas áreas mais desfavoráveis.
Alioshenka
A videira é caracterizada por um crescimento vigoroso. Os cachos são elegantes e de estrutura solta. O peso dos cachos varia de 0,8 a 2,7 kg.
Os frutos são ovais, de cor âmbar e têm uma cobertura cerosa branca clara. Cada fruto pesa de 4 a 5 g. A polpa é crocante, suculenta e de sabor agradável.
A colheita começa no final de julho. Um único arbusto rende aproximadamente 25 kg de frutos de alta qualidade.
Arcádia
Esta planta de médio porte produz cachos grandes e cilíndricos, pesando até 700 g. Os frutos, de até 15 g, são grandes e ovoides. A polpa é suculenta, carnuda, de cor âmbar e tem sabor neutro, com um sutil aroma de moscatel.
Vantagens da variedade: produtividade, resistência ao inverno, transportabilidade.

Dicas e recomendações para o cultivo
Colher uvas no segundo ou terceiro ano após o plantio é uma meta totalmente alcançável, mesmo para jardineiros inexperientes. Antes de plantar, é importante se familiarizar com as seguintes recomendações de cultivo:
- O local de pouso deve ser iluminado e protegido do lado norte.
- Escolha um local com solo leve, respirável e úmido.
- Providencie drenagem, que pode ser feita usando pequenas pedras ou tijolos quebrados.
- Ao plantar, mantenha uma distância entre as plantas de pelo menos 1,5-2 m.
- Cultive uvas em treliças, que são suportes confiáveis com arame esticado.
- Forneça os cuidados adequados: rega regular, afofa o solo, fertiliza, poda e preparação para o inverno.
Se todas as práticas agrícolas forem seguidas corretamente, as uvas começarão a dar frutos no 2º ou 3º ano após o plantio.











