- Descrição e Características
- Aparência
- Composto
- Propriedades benéficas
- História de origem
- Regiões em crescimento
- Análise e características das melhores variedades
- Saturno
- Nikitsky
- Vladimir
- Colunar
- Belmondo
- OVNI-3
- Boné Doce
- Como plantar corretamente
- Seleção e preparação do local
- Requisitos do solo
- Como escolher e preparar uma muda corretamente
- Diagrama de plantio
- Prazos recomendados
- Plantio de primavera
- Outono
- Instruções de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Aparar
- Sanitário
- Formativo
- Pulverização preventiva
- Cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Folha enrolada
- Coccomicose
- Mancha oca
- Pulgão
- Gorgulhos
- Mariposa oriental
- Traça da fruta
- Peculiaridades do cultivo a partir de sementes
- Colheita e armazenamento
- Usos das frutas
- Comida fresca
- Na culinária
- Secagem
- Congelamento
- Conservação
- Em cosmetologia
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
O verão finalmente traz a tão esperada temporada de frutas. Os pêssegos estão entre os mais populares. Mas as variedades mais doces são consideradas os pêssegos figo. Ao contrário de seus equivalentes comuns, essas variedades não são tão suculentas e macias, mas têm um sabor muito mais doce.
Descrição e Características
Muitas pessoas acreditam que o pêssego-figo é um híbrido de pêssego e figo. Mas isso não é verdade. É exatamente o mesmo pêssego que a nectarina, apenas uma variedade diferente. Desenvolveu-se naturalmente, sem intervenção humana.
Aparência
O figo-pêssego assemelha-se a um figo seco, sendo igualmente achatado na parte superior e inferior. Ao contrário das variedades comuns, os frutos desta variedade são menores. A polpa é mais firme, menos suculenta, mas muito mais doce. A casca é amarelo-rosada e felpuda. O caroço é pequeno.
As árvores são altas, atingindo até 5 m de altura. A copa é bastante extensa, com poucos brotos a cada ano. A folhagem é lanceolada, com o folíolo superior verde-escuro e o inferior acinzentado. As inflorescências lembram roseiras-bravas, só que menores. As pétalas são rosa-claro.

Composto
Os pêssegos contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais úteis.
Composição química do fruto:
- Vitaminas do complexo B.
- Vitaminas A, C, PP, E.
- Iodo.
- Enxofre.
- Cloro.
- Magnésio.
- Sódio.
- Fósforo.
- Cobre.
- Ferro.
- Níquel.
- Flúor.
- Zinco.
Graças a essa composição, as frutas são muito benéficas para o corpo humano.

Propriedades benéficas
Propriedades úteis do figo pêssego:
- Tem um efeito positivo no funcionamento do trato gastrointestinal.
- Aumenta a imunidade.
- Tem um efeito benéfico no sistema nervoso.
- Repõe a deficiência de vitaminas.
- Promove a normalização do metabolismo.
- Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.
- Tem um efeito positivo na aparência do cabelo e da pele.
As propriedades benéficas da fruta se devem ao fato de que a polpa contém muitas substâncias valiosas.

História de origem
As primeiras figueiras-pessegueiras foram descobertas em 1820. Esta variedade pertence ao grupo dos pêssegos do norte da China. No século XVI, as árvores foram trazidas para a Europa. E no final do século XVI, as plantas foram levadas para as regiões do sul da Rússia.
Regiões em crescimento
O pêssego-figo é comum no oeste da China e em algumas regiões das repúblicas asiáticas. Esta variedade cresce principalmente nas regiões do sul. Na Rússia, isso inclui a Crimeia e a região de Krasnodar. Embora as árvores sejam bastante resistentes à geada, elas raramente são encontradas em latitudes do norte.
Análise e características das melhores variedades
Antes de plantar um pêssego, você precisa decidir a variedade. Existem muitos híbridos de figo e pêssego com características diferentes.

Saturno
A árvore é de médio porte, atingindo de 3 a 4 metros de altura. A copa é ampla. Os frutos nascem isolados na árvore; os frutos maduros pesam entre 65 e 95 gramas. A casca é amarelo-avermelhada, com um belo tom avermelhado. A polpa é alaranjada, fibrosa e doce.
Nikitsky
Variedade de frutos grandes, o fruto pesa de 115 a 125 g quando totalmente maduro. A casca é amarela com um tom escarlate, sem pubescência. A sutura lateral é bem visível. A polpa é doce, fibrosa e com veios avermelhados. Trata-se de uma variedade precoce com alto rendimento.
Vladimir
Árvore de médio porte, com até 4 m de altura. O peso máximo do fruto é de 140 g. A casca é bege com um tom escarlate claro. A polpa é doce.

Colunar
O peso dos frutos varia de 150 a 210 g. A polpa é macia, dificultando o transporte. Uma característica distintiva das variedades colunares é a sua forma de árvore — um caule longo e sem galhos.
Belmondo
Os frutos são grandes, pesando até 145 g. A colheita amadurece em agosto. A polpa é firme, porém suculenta e doce.
OVNI-3
A árvore é de porte médio, atingindo uma altura de 2 a 2,5 m. A polpa é estriada com nervuras rosadas. A resistência à geada é baixa.
Boné Doce
Os pêssegos amadurecem uniformemente na árvore. O peso médio do fruto é de 140 a 165 g. A casca é cor de vinho e a polpa é doce e azeda.

Como plantar corretamente
A tecnologia para plantar uma figueira e um pessegueiro não é muito diferente do plantio de qualquer outra árvore frutífera.
Seleção e preparação do local
O pessegueiro-figo prefere crescer em locais abertos e ensolarados. O segredo é garantir que a árvore receba sol pleno durante a maior parte do dia.
É preferível que a árvore também esteja protegida dos ventos frios.
O solo para o plantio de mudas de pessegueiro é preparado no outono. O solo é revolvido e todas as ervas daninhas são removidas. Em seguida, o solo é misturado com esterco bem curtido ou fertilizante mineral complexo.

Requisitos do solo
Ao escolher o local de plantio, evite áreas baixas e pantanosas. Evite também locais onde a água se acumula na primavera. Solo preto ou argiloso é o preferido. Solo arenoso não é adequado para o plantio. Solo fértil e bem drenado é o melhor.
Como escolher e preparar uma muda corretamente
Ao comprar uma muda, para determinar se ela está saudável, retire um pequeno pedaço da casca e verifique a cor da madeira por baixo. Se estiver verde, a muda está saudável.

Antes do plantio, você pode desinfetar o sistema radicular em uma solução fraca de permanganato de potássio. Antes do plantio, mergulhe o rizoma em uma solução de argila líquida e plante a árvore imediatamente.
Diagrama de plantio
Se vários pessegueiros forem cultivados na mesma área, deixe pelo menos 5 metros de distância entre as mudas. Evite colocar árvores altas próximas que ofereçam sombra. Além disso, evite plantar mudas em áreas anteriormente ocupadas por morangos, melões ou solanáceas. Recomenda-se esperar pelo menos 4 anos antes do plantio.
Prazos recomendados
Os pêssegos podem ser plantados duas vezes por ano: na primavera ou no outono.

Plantio de primavera
A primavera é a época preferida para o plantio de mudas de pessegueiro. Essa época é escolhida porque os pessegueiros são uma cultura típica do sul, e as mudas só conseguem se estabelecer durante o verão. Na primavera, as árvores são plantadas assim que o solo atinge uma profundidade de 15 cm e o clima esquenta.
Outono
No outono, os pessegueiros só podem ser plantados nas regiões do sul. Nas regiões central e norte, o plantio no outono pode fazer com que a árvore não sobreviva ao inverno e congele.
Instruções de cuidado
Para obter uma boa colheita, você não deve se esquecer de cuidar dos pessegueiros.

Rega
Os pessegueiros são irrigados por meio de sulcos. As árvores jovens precisam de um sulco, enquanto as adultas precisam de pelo menos três. Os sulcos devem ter pelo menos 10 cm de profundidade e 30 cm de largura. Se as chuvas da primavera forem insuficientes, será necessária rega adicional. A irrigação começa 10 dias antes da floração. A rega é interrompida duas semanas antes da data prevista para a colheita.
Cobertura superior
A fertilização começa na primavera. Durante esse período, fertilizantes contendo nitrogênio e nitrato de amônio são adicionados ao solo.
Durante o período de frutificação, potássio e fósforo são adicionados ao solo. A fertilização é interrompida com a aproximação do outono. Fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo a cada três anos.

Aparar
Ao cultivar pessegueiros, não se deve esquecer da poda.
Sanitário
Os pessegueiros passam por poda sanitária no outono. Durante a poda, galhos secos, quebrados e danificados são removidos. As áreas cortadas são tratadas com piche de jardim.
Formativo
O desenvolvimento do pessegueiro começa aos dois anos de idade. No primeiro ano, dois ou três dos galhos mais fortes são deixados. No ano seguinte, vários dos galhos mais saudáveis também são deixados em cada um desses galhos. No quinto ano, a copa estará totalmente formada. Um condutor central não é identificado; a copa tem o formato de um arbusto.

Pulverização preventiva
O tratamento de primavera ajuda a matar pragas que hibernam na casca e no solo. A árvore é pulverizada antes do surgimento dos brotos. Calda bordalesa ou sulfato de cobre são usados para isso.
Cobertura morta
A cobertura morta evita que pragas passem o inverno no solo. Além disso, a camada de cobertura impede o crescimento de ervas daninhas e mantém o solo úmido. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 15 cm de espessura. Palha, serragem e turfa são boas opções.
Preparando-se para o inverno
Preparando o figo pêssego para o inverno Isso é necessário se o pessegueiro crescer em climas frios. O solo ao redor do tronco é coberto com uma camada de ramos de abeto. A parte inferior do tronco é envolvida em estopa.

Doenças e pragas
Ao cultivar um pessegueiro, muitas vezes você tem que lidar com pragas e doenças.
Oídio
Os brotos afetados são podados na primavera e a área ao redor do tronco é escavada. As árvores são pulverizadas com Topaz, Skor e Topsin M. No outono, as folhas são arrancadas e o solo é revolvido.
Podridão cinzenta
Os galhos danificados são queimados, seguidos de poda rejuvenescedora. Durante a floração, as plantas são pulverizadas com calda bordalesa e, durante a formação dos frutos, com oxicloreto de cobre. São realizados quatro tratamentos, com intervalo de 20 dias.

Folha enrolada
Os brotos doentes são podados e destruídos. Durante a floração, as árvores são pulverizadas com uma mistura de sulfato de cobre e cal três vezes em intervalos de duas semanas.
Coccomicose
Para prevenir a coccomicose, trate as árvores com fungicidas. Calda bordalesa ou Abiga Peak também são adequados. Durante a formação dos brotos, pulverize com Horus.
Mancha oca
Os ramos doentes são podados, as áreas cortadas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre e, em seguida, revestidas com tinta a óleo. Durante o inchaço dos botões, a planta é tratada com oxicloreto de cobre. Repita a pulverização antes e depois da floração.

Pulgão
Decocções de camomila ou absinto, ou uma solução de sabão em pó e cinzas, são eficazes contra pulgões. Pulverizar com calda bordalesa, Actofit e Thiophos é eficaz.
Gorgulhos
Produtos como Fufanon, Mospilan, Alator e Kemifos são adequados para controlar gorgulhos. Alternativamente, uma infusão de camomila ou folhas de tomate pode ser útil.
Mariposa oriental
Para o tratamento, utilize produtos como Karbofos, Trichlor, Rovikurt e Karbofos. Os tratamentos são realizados no início da primavera, duas semanas após a floração e 30 dias antes da colheita.

Traça da fruta
As árvores são tratadas com Nitrafen antes da brotação. Durante a brotação, podem ser tratadas com Zolon ou Karbofos. No verão, Typhos ou Metathion são eficazes.
Peculiaridades do cultivo a partir de sementes
Uma árvore cultivada a partir de uma semente retém todas as características da planta-mãe. Cultivar um pêssego a partir de uma semente é difícil, mas possível.
Como cultivar um pêssego:
- A casca da semente é aberta, o caroço é colocado em gaze úmida e deixado até inchar.
- A semente é plantada no solo em casa e coberta com filme plástico.
- Depois de algum tempo ela deve brotar.
- Quando isso acontece, o filme é removido.
- O pessegueiro primeiro desenvolve um sistema radicular e depois a árvore cresce.
Em 2 a 3 meses, a muda atingirá 0,5 m de altura. A árvore deve ser plantada em campo aberto na primavera, um ano após o plantio da semente.

Colheita e armazenamento
O tempo de colheita varia de acordo com a variedade. Os frutos devem ser colhidos assim que ficarem rosados e a polpa estiver macia ao toque.
Se você planeja armazenar a colheita por um longo período, é melhor colher as frutas enquanto elas ainda estão verdes para que amadureçam durante o armazenamento.
Armazene a fruta colhida em local fresco, longe da luz solar direta. É melhor refrigerá-la.
Usos das frutas
O pêssego tem uma ampla gama de usos. É usado não apenas na culinária, mas também em cosméticos. Seu alto teor nutricional o torna tão apreciado.

Comida fresca
Os pêssegos figo são consumidos principalmente frescos por seu sabor adocicado. Ao contrário da maioria das variedades, eles têm um teor de açúcar mais alto. Na culinária e em conservas, as variedades comuns são mais comumente utilizadas.
Na culinária
Embora o figo-pêssego seja usado principalmente para fins alimentícios, também é adequado para fins culinários. Por exemplo, a fruta rende deliciosas compotas, geleias e assados. Também pode ser enlatado fresco.
Secagem
Uma maneira de preparar figos pêssegos para o inverno — seque-os. Os pêssegos são lavados e colocados sobre jornal ou toalha para secar. Em seguida, são cortados em fatias. Há duas maneiras de secá-los: naturalmente, ao sol ou no forno.

O primeiro método envolve colocar os pêssegos ao sol e mexê-los regularmente para garantir que sequem uniformemente.
Se um forno for usado para secagem, ele deve ser pré-aquecido a 70 graus.
As fatias são então espalhadas em uma assadeira e secas em forno aberto a 60 graus Celsius (140 graus Fahrenheit). A mistura é mexida periodicamente. A secagem leva aproximadamente 6 a 8 horas.
Congelamento
Outra opção é congelar os pêssegos. Você também pode cortá-los em fatias e colocá-los em recipientes ou sacos. Em seguida, coloque-os no congelador.
Conservação
Para preparar as conservas você vai precisar de:
- 2 kg de pêssegos em forma de figo.
- 350 g de açúcar granulado.
- 30 g de ácido cítrico.
- Água filtrada.
Processo de cozimento:
- Os pêssegos são cortados transversalmente e as duas metades são torcidas. Este método separa rapidamente a polpa do caroço.
- Coloque água no fogo e adicione açúcar e ácido cítrico.
- Ferva a calda por 20 minutos.
- A mistura é transferida para potes pré-esterilizados, preenchidos com xarope e selados.
- Quando os potes esfriarem, eles podem ser colocados no porão.

Em cosmetologia
A polpa e os caroços do pêssego são frequentemente usados em cosméticos. Por exemplo, a polpa pode ser usada para fazer uma máscara facial hidratante. Os caroços podem ser usados para fazer um esfoliante. Para isso, quebre o caroço para extrair a semente. Triture alguns caroços no liquidificador e misture com creme azedo. Use como um esfoliante comum.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Dicas para cultivar uma árvore:
- O principal perigo para o híbrido é o mofo cinzento, por isso é necessário tomar medidas preventivas contra essa doença com antecedência.
- Os pêssegos figo se distinguem pela boa resistência à geada e podem ser cultivados mesmo em regiões com clima moderadamente frio.
- Ao escolher o local de plantio, considere onde a árvore receberá mais sol. Para garantir uma colheita antecipada, a planta deve ficar exposta ao sol durante a maior parte do dia.
- Para evitar que a árvore fique doente e garantir uma boa colheita, é essencial aplicar fertilizantes minerais e orgânicos várias vezes ao longo da estação.
Se você seguir todas as recomendações para o cultivo de um pessegueiro, não deverá ter problemas com ele nem com o rendimento.











