Como lidar com pulgões na salsa: tratamentos e prevenção eficazes

A infestação mais comum e perigosa é a de pulgões na salsa. Plantas jovens com boa vegetação começam a adoecer e murchar. Isso é perigoso porque os pulgões se espalham rapidamente. Sem o controle adequado, eles se espalham por todo o jardim.

Existem muitas maneiras de combater essa pequena praga. Elas incluem remédios populares e venenos especializados, disponíveis em lojas de jardinagem.

Habitat de pulgões

Pulgões nidificam nas folhas, caules e até mesmo no sistema radicular da planta. Um broto infestado por pulgões começa a enfraquecer e murchar. Os insetos sugam a seiva dos caules, drenando sua energia vital.

Os pulgões se espalham muito rapidamente. Uma fêmea saudável pode produzir até 50 gerações em uma única estação. Sem medidas de controle oportunas, isso pode ter consequências negativas para todo o jardim. Pulgões podem se instalar no endro, rosas, pepinos, flores, arbustos, árvores e assim por diante.

As formigas espalham a praga, transportando os pulgões para os brotos jovens. Os pulgões costumam se instalar em folhas jovens e recém-emergidas, pois contêm mais seiva.

No estágio inicial, a infestação é pequena e pode ser eliminada rapidamente. O mais importante é identificar as pragas precocemente e evitar que se espalhem.

pulgões no caule

Métodos de controle

Qual é a melhor maneira de controlar pulgões? Existem muitos métodos. Geralmente, eles envolvem pulverização com produtos naturais. Produtos químicos suaves também são adequados, incluindo sabão em pó, sabonete líquido para bebês e detergente de louça.

Métodos de influência sobre a praga:

  • borrifar com sabão ou outro detergente seguro;
  • tratamento com produtos preparados a partir de outras plantas que os pulgões temem;
  • tratamento com fumaça de cigarro ou tintura de tabaco;
  • atraindo pássaros e insetos que se alimentam de pulgões;
  • plantar plantas perto do canteiro cujo cheiro repele pulgões.

Evite usar produtos químicos fortes, pois as folhas de salsa os absorvem, tornando-as impróprias para consumo. Muitas dicas de controle de pulgões recomendam o uso de querosene. No entanto, isso é estritamente proibido para a salsa. Após o tratamento, a salsa estará imprópria para consumo.

A prevenção como principal método de controle

Medidas preventivas desempenham um papel significativo no controle de pequenas pragas. Pequenos comedouros para pássaros podem ser colocados no jardim como medida preventiva. Pardais e chapins que visitam o jardim passarão muito tempo lá, combatendo simultaneamente os pulgões.

Plantas que repelem pulgões podem ser colocadas perto do canteiro de salsa. Por exemplo, considere plantar:

  • cama de cebola;
  • alho;
  • hortelã;
  • vários arbustos de camomila medicinal;
  • lavanda.

Também é importante examinar cuidadosamente as plantas que crescem perto do canteiro de salsa. Elas podem atrair pulgões, incluindo petúnias, rosas, pepinos e viburnos.

arbustos de hortelã

Como tratar pulgões na salsa

Somente preparações e produtos seguros são adequados para o tratamento. Estes podem incluir diversas plantas medicinais e produtos alimentícios.

Remédios populares para controle de pragas da salsa:

  • Dente-de-leão. Despeje água fervente sobre várias plantas e deixe em infusão. Assim que o líquido esfriar à temperatura ambiente, coe e borrife as plantas. Borrife em todo o canteiro, não apenas nas plantas afetadas.

dentes-de-leão

  • Cascas de cebola. Para preparar este remédio, você precisará de uma tigela com cascas de cebola e água. Deixe os ingredientes de molho em um recipiente de um litro e deixe descansar por uma semana. Após o tempo indicado, você estará pronto para iniciar o tratamento.

Casca de cebola

  • Da mesma forma, você pode preparar uma infusão com folhas de batata ou tomate.

topos de batata

  • Coloque várias vagens de pimenta em um frasco de 1 litro e despeje água fervente sobre elas. Deixe em infusão por 5 horas. Em seguida, coe a mistura e dilua em 10 litros de água. Use luvas de borracha ao preparar e manusear a mistura. Repita o procedimento após 10 dias.

pimenta

  • Sabão em pó. Dissolva uma barra pequena em um litro de água. Para ajudar o sabão a dissolver mais rápido, você pode ralar a barra primeiro. Borrife a planta usando um borrifador ou uma ferramenta especial de jardinagem.

Sabão em pó

  • Celandine. Mergulhe um punhado de talos em água e deixe em infusão por dois dias. Coe o líquido e use para borrifar.

Celandine

  • Raspas de frutas cítricas. Retire cuidadosamente a camada externa de cor vibrante da casca da laranja ou do limão. Despeje um litro de água fervente sobre a casca e deixe em infusão por três dias. Coe a solução e aplique nas plantas afetadas.

Raspas de frutas cítricas

  • Pelargonium (gerânio). Se pulgões estiverem infestando suas plantas no peitoril da janela, coloque um gerânio por perto. O aroma da flor repele pulgões.

gerânio

  • Tabaco. Se você não tiver tabaco seco comum, pode extraí-lo de cigarros. Abra três cigarros e despeje o conteúdo em um recipiente, cubra com água e deixe em infusão por 24 horas. Aplique em plantas doentes. Pode ser usado como medida preventiva.

Adicione algumas lascas de sabão em pó ou uma pequena quantidade de sabão líquido a qualquer uma das infusões acima imediatamente antes do uso. Isso permitirá que a infusão adira melhor às folhas da planta.

tabaco

Livrar-se de insetos em verduras cortadas

Se forem encontrados pulgões na vegetação após o corte, é necessário tratá-la. Encha um recipiente com água e dissolva uma colher de sopa de sal de cozinha. Coloque as plantas na água salgada e deixe de molho por 20 minutos. Em seguida, retire a vegetação e lave em água corrente.

Este procedimento pode ser repetido várias vezes até que os pulgões desapareçam completamente. Depois disso, as folhas podem ser usadas para cozinhar sem a preocupação de alguém encontrar um pequeno inseto em seu prato.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata