- Descrição e características da praga
- Variedades
- Raiz
- Alado
- Sexual
- Razões para a ocorrência
- Material de plantio
- Instrumento infectado
- Vento
- Água
- Migração
- Por via aérea
- Subterrâneo
- Que mal isso pode causar?
- Como se livrar de
- Dissulfeto de carbono
- Produtos químicos
- Fastak
- Fozalon
- Actélico
- Kinmix
- "Fagulha"
- Aktara
- Tanrek
- Remédios populares
- Solução de sabão
- Folhas de tomate
- Cinzas
- Solução de alho
- Celandine
- Alcatrão e sabão em pó
- Vinagre
- Amônia
- Bicarbonato de sódio
- Medidas agrotécnicas
- Proteção natural
- Medidas preventivas
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Dicas de jardineiros experientes
Pulgões brancos são uma praga insidiosa que causa danos irreparáveis aos vinhedos. Eles atacam não apenas as partes aéreas da planta, mas também as subterrâneas, levando à morte. Pulgões brancos em uvas e como combatê-los quando aparecem na planta são uma dúvida comum entre os jardineiros. O tratamento pode ser feito com produtos químicos e métodos tradicionais.
Descrição e características da praga
O pulgão branco, ou filoxera, como é conhecido cientificamente, é uma praga microscópica que pode causar a morte de vinhedos. Foi descoberto pela primeira vez na Rússia em 1879, mas descobriu-se que era importado dos Estados Unidos. Atualmente, é mais comum nos Krais de Stavropol e Krasnodar, bem como na região de Rostov.
Existem mais de quatro mil espécies de pulgões, mais de um quarto das quais são encontradas em regiões russas. Cada pulgão habita principalmente uma única cultura, mas se sua população aumentar significativamente, pode se espalhar para outras culturas. As formigas facilitam essa disseminação alimentando-se da melada do pulgão.
Pulgões brancos parasitam as videiras. Inicialmente, infestam o sistema radicular e, quando os sintomas graves da doença se desenvolvem, migram para as folhas. A reprodução ocorre 10 dias após a postura dos ovos pela fêmea.
Um pulgão branco individual não mede mais de 1 milímetro, mas sua população é notável devido aos seus grandes enxames. Jardineiros o notam pelo aparecimento de crescimentos — galhas contendo ovos. Seu corpo é nitidamente ovoide, ligeiramente alongado e possui três apêndices.
É necessário combater os pulgões brancos imediatamente após notar seu aparecimento. Caso contrário, ele migra rapidamente para as folhas e frutos. Como resultado, as folhas caem e os frutos param de crescer. Se nenhuma ação for tomada, a videira simplesmente morrerá.
Variedades
As videiras são atacadas por três tipos de pulgões: subterrâneos, alados e sexuais. As espécies são diferenciadas por suas características externas, incluindo tamanho, habitat e tempo de vida de um indivíduo adulto.
Raiz
Os pulgões-das-raízes atacam a columela e as raízes das plantas. São os mais insidiosos, pois são invisíveis. Todos os pulgões são fêmeas e apresentam uma coloração esverdeada, amarelada ou acastanhada sobre uma superfície branca. Suas costas apresentam um padrão simétrico de pontos, três pares de pernas e uma pequena probóscide na cabeça.

Uma única fêmea de pulgão pode depositar até 800 ovos, e cada um deles se desenvolverá em um novo pulgão. É importante remover os pulgões completamente, mas de forma a preservar o sistema radicular da planta, responsável pela alimentação.
Alado
Os pulgões alados podem ser identificados por sua tonalidade alaranjada. Uma característica distintiva são suas asas vestigiais. Inicialmente, esta espécie vive no subsolo, mas ao atingir a maturidade, emerge e começa a muda. O comprimento máximo do corpo desta espécie é de 1 milímetro. Usando suas asas, os pulgões podem migrar, mas apenas por distâncias mínimas. Eles depositam ovos na base das folhas.
Sexual
Os pulgões são classificados por gênero: existem fêmeas e machos. Os ovos são depositados em fendas de arbustos durante o inverno.

Razões para a ocorrência
Existem vários motivos pelos quais os pulgões brancos aparecem nas uvas, e a invasão pode ser causada por um deles ou por todos eles combinados.
Material de plantio
Material de plantio infectado é a causa mais comum de pulgões brancos em uvas. Para evitar isso, compre apenas de fornecedores confiáveis.
Instrumento infectado
Fatores humanos também desempenham um papel. As infestações de pulgões em plantas começam como resultado do uso repetido de treliças, estacas e ferramentas de jardinagem.
Vento
A forma alada do pulgão pode voar independentemente por até 7 quilômetros em ventos de pelo menos 30 quilômetros por hora. No entanto, outras formas também são transportadas.

Água
Pulgões se movem por ralos, rachaduras e fendas subterrâneas. Mas, mais frequentemente, o erro humano desempenha um papel: regar com líquido contaminado.
Migração
Todas as formas de pulgões são propensas à migração. Os pulgões das raízes buscam nutrientes, movendo-se através de rachaduras e fendas no solo. Os pulgões das folhas, embora tenham uma velocidade mínima — até 3 centímetros por minuto —, podem viajar até 3 quilômetros. Os pulgões alados são únicos, pois podem migrar 30 quilômetros sem alimento.
Por via aérea
As correntes de ar transportam pulgões não apenas para dentro dos vinhedos. O vento também faz com que o parasita se disperse por grandes distâncias.
Subterrâneo
Organismos transmitidos pelas raízes são propensos a esse tipo de disseminação. A velocidade de movimento é mínima, mas é um fator.

Que mal isso pode causar?
A infestação de pulgões começa em maio e termina em novembro, quando os adultos depositam ovos para armazenamento no inverno. Danos causados durante todo o período:
- queda de folhas;
- queda de inflorescências;
- morrendo de brotos;
- doenças do mato devido à imunidade enfraquecida;
- falta de formação de frutos.
O pulgão branco é uma doença grave das plantas. Se não for tratado, o vinhedo morrerá.
Como se livrar de
São utilizados diversos produtos químicos, vendidos em lojas especializadas. Certifique-se de ler as instruções, pois o não cumprimento delas pode resultar na morte da planta e na colheita resultante, que pode ser tóxica.
Dissulfeto de carbono
O dissulfeto de carbono é um produto popular que mata os locais de oviposição e os pulgões adultos, especialmente os pulgões das raízes. Sua desvantagem é que ele danifica as raízes da videira.
Produtos químicos
Entre os medicamentos eficazes, você pode escolher a seu critério.
Fastak
O Fastak atua no trato gastrointestinal do parasita. Pertence ao grupo dos piretróides. Apresenta alta compatibilidade com outros remédios químicos e populares, é inofensivo aos polinizadores e não é eliminado pela chuva ou irrigação. Aplique Fastak nas raízes da planta.

Fozalon
O Fozolon tem um odor característico de alho e vem em pó. É um produto químico forte, por isso só é usado no controle de pragas quando outros tratamentos falham. É usado em temperaturas de até 15 graus Celsius.
Não é lavado pela água ou chuva e tem uma longa vida útil.
Actélico
Um organofosforado com eficácia comprovada. O pó é diluído em água. Sua desvantagem é que é tóxico para pulgões e também pode causar efeitos adversos em pássaros e outros animais. É inofensivo para humanos.
Kinmix
Kinmix é usado durante a estação de crescimento. Ele atua tanto em larvas quanto em pulgões, mas não mata os ovos.

"Fagulha"
"Iskra" é um produto nacional com eficácia comprovada. Deve ser pulverizado durante a estação de crescimento. Controla tanto larvas quanto adultos.
Aktara
Pulverizar com Aktara significa proteção confiável das culturas. Aplique rigorosamente de acordo com as instruções, pois o produto é bastante potente.
Tanrek
Para combater o pulgão branco, borrife Tanrek nas raízes da planta. Se a infestação começar nas folhas, passe para as partes superiores da planta.
Remédios populares
Os remédios populares só são eficazes nos estágios iniciais de uma infestação de pulgão branco. É improvável que sejam eficazes se a planta já tiver sofrido consequências negativas e a colheita tiver começado a se deteriorar.

Solução de sabão
A decocção do sabão é feita usando a seguinte tecnologia:
- 500 ml de água;
- 2 colheres de chá de solução de sabão.
Misture os ingredientes e adicione um pouco de óleo de girassol. Despeje a mistura sob as raízes e borrife no tronco e nas folhas com um borrifador.
Folhas de tomate
As folhas dos tomates são coletadas. Meio quilo é despejado em 10 litros de água quente e deixado em infusão por exatamente 24 horas. Toda a superfície das plantas é tratada com a solução. Este método caseiro é totalmente seguro para humanos, animais e pássaros.
Cinzas
As cinzas são diluídas em água morna até atingir uma consistência espessa. São despejadas sob as raízes e também pulverizadas nas folhas e no tronco.

Solução de alho
Esmague 5 dentes de alho e misture com 2 litros de água. Despeje a solução resultante sobre as raízes, mas não sobre as folhas.
Celandine
Misture 500 gramas de celidônia (ou celidônia moída) com 5 litros de água. Deixe em infusão por 12 horas e, em seguida, aplique as folhas e o caule.
Alcatrão e sabão em pó
Rale 2 colheres de sopa de sabão (pode-se usar sabão em pó de boa qualidade ou sabão de alcatrão) e dilua em 1 litro de água morna até dissolver completamente. Despeje a mistura sob as raízes.
Vinagre
Misture 3 colheres de sopa de vinagre com 50 ml de água. Aplique a mistura no tronco e nas folhas da planta usando um borrifador.
Amônia
50 ml de amônia para cada 2 litros de água. Metade é despejada sob as raízes e a outra metade é aplicada na parte aérea das plantas.

Bicarbonato de sódio
Dilua 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 litros de água e borrife o tronco e as folhas.
Medidas agrotécnicas
O controle e a prevenção de pulgões nas plantas devem ser realizados de acordo com um calendário de cultivo. Somente assim você poderá proteger a planta e evitar que a praga se espalhe e destrua a plantação. De acordo com o calendário:
- De 1 a 15 de abril, durante o período de dormência dos brotos, a parte aérea é tratada a partir do estágio de inverno do parasita;
- De 25 a 30 de abril, quando os brotos estão abertos, são usados métodos contra os tipos alados e frondosos;
- a partir da primeira quinzena de maio, quando os brotos se estendem, os órgãos acima do solo são tratados;
- na segunda quinzena de maio, quando o crescimento ativo começou, os eventos são proibidos;
- até o início de junho, durante a fase de brotação, é necessário o tratamento com o agente mais eficaz;
- no final de junho, durante a fase de floração, também são usados agentes fortes;
- Em junho, nenhum tratamento é realizado - aparecimento de ovários;
- a partir do início de agosto, quando os ovários estão crescendo, uma preparação química eficaz é selecionada;
- A partir do final de agosto, durante a colheita, nenhum tratamento é realizado.
É importante que não sejam realizadas intervenções durante o período de colheita, pois as uvas podem ficar venenosas.
Proteção natural
Para obter proteção natural, culturas como canela, pimenta, alho, absinto, tomate, tabaco e mostarda são plantadas perto das uvas.

Medidas preventivas
Medidas preventivas são realizadas durante cada estação de crescimento.
Na primavera
Se a postura dos ovos tiver ocorrido, os parasitas podem ser mortos com inseticidas no estágio inicial de crescimento. Partes da planta infectadas são removidas e queimadas longe do vinhedo. Pulverize de 2 a 3 vezes.
No verão
Se a infestação ocorrer em julho, as plantas devem ser tratadas com produtos químicos, especialmente os ativos. A pulverização deve ser feita em dias alternados.

No outono
As partes infectadas e danificadas da planta são removidas e queimadas. O solo ao redor da planta é solto. As raízes acima do solo são essenciais, pois podem abrigar pulgões brancos durante o inverno.
Dicas de jardineiros experientes
Para garantir o controle bem-sucedido dos pulgões, você não precisa:
- trabalhe apenas com a parte aérea da planta e deixe a parte subterrânea sem supervisão;
- usar produtos químicos tóxicos durante a formação dos ovários;
- use apenas remédios populares.
Por precaução, os jardineiros costumam recorrer apenas a métodos caseiros. Estes nem sempre são eficazes. Portanto, é melhor escolher um pesticida químico seguro e de alta qualidade do que correr o risco de perder sua colheita.











