Descrição e propagação da variedade de uva Isabella, plantio e cuidados

Os produtores estão constantemente cultivando novas variedades de uva, que variam em sabor, cor dos frutos e tempo de maturação. Apesar disso, a uva Isabella, descoberta no século XIX, continua extremamente popular entre os jardineiros. É apreciada por seu aroma único de moscatel e pela facilidade de cuidado. Abaixo, você encontrará informações sobre o plantio e os cuidados com a uva Isabella, sua propagação e dicas de especialistas sobre o cultivo desta variedade.

Características da variedade

A uva Isabella é uma variedade de uva de mesa. Ela tem uma ampla gama de usos: seus frutos são usados ​​para fazer vinho, suco, conservas e também são consumidos frescos.

Histórico de reprodução

A antiga variedade de uva Isabella foi descoberta na América do Norte em 1816. Foi descoberta pelo criador William Prince no jardim da família Gibbs. A uva recebeu o nome de Isabella, a dona da casa.

A variedade foi formada naturalmente pela polinização cruzada da uva local Vitis Labrusca e da variedade europeia Vitis Vinifera.

Ela se espalhou imediatamente para muitos países ao redor do mundo. No século XX, a uva Isabella era amplamente utilizada na União Soviética: era cultivada em casas de veraneio e usada para decorar gazebos e arcos. Embora os cultivadores tenham desenvolvido inúmeras variedades desde então, ela continua a ser cultivada em diversos climas.

Descrição

A videira forma videiras longas e de crescimento rápido. Aos três ou quatro anos de idade, a variedade produz brotos de até quatro metros de comprimento. As folhas são grandes e trilobadas. São verde-prateadas e fortemente pubescentes na face inferior, enquanto lisas e verde-escuras na face superior.

Uvas Isabella

De dois a cinco cachos de frutos grandes se formam em um broto. Os cachos pesam de 200 a 250 gramas, mas alguns podem chegar a 1,5 quilo. Eles têm o formato de um cone invertido. Os frutos são redondos e de cor azul-escura, quase roxa. A casca é espessa e coberta por uma flor azulada.

Período de maturação

Esta variedade de maturação tardia tem uma estação de crescimento de 5 a 6 meses. As uvas amadurecem em outubro. O aroma de moscatel que se espalha pelo jardim anuncia a hora da colheita. A primeira colheita ocorre de 3 a 4 anos após o plantio.

Valor nutricional

As frutas têm um sabor agridoce. A casca se separa facilmente da polpa, que contém um pequeno número de sementes. O teor de açúcar da fruta atinge de 16% a 18%, e o teor calórico por 100 gramas é de 65 kcal. Elas contêm um grande número de nutrientes essenciais para o corpo humano.

vinho caseiroInformações adicionais: Em alguns países europeus, a produção e importação do vinho de uva Isabella é proibida devido ao seu alto teor de mentol.

Pousar

Para plantar a uva Isabella, escolha um local ensolarado. Ela pode ser plantada a pelo menos 1 metro da parede de um prédio. Evite árvores altas perto da uva.

Preparação do solo

As uvas preferem crescer em solo fértil e levemente ácido. O lençol freático no local do plantio não deve estar a menos de 1,5 metro da superfície do solo; o excesso de umidade danificará o sistema radicular.

Se o solo for argiloso, adicione areia para soltá-lo e adicione drenagem no fundo da cova de plantio. Cal é adicionado ao solo ácido.

Local para plantio de uvas A área é limpa e uma vala de 80 centímetros de diâmetro e profundidade é cavada previamente. O solo dessa vala é misturado com esterco e composto apodrecidos, e fertilizantes de potássio e fósforo são adicionados.

plantando uvas

Seleção e processamento de mudas

Plante arbustos com um ano de idade e sistema radicular bem desenvolvido. As videiras devem ter de 3 a 5 brotos saudáveis. Se as videiras secarem durante o transporte, coloque a muda em um balde com água durante a noite. Para desinfetar as raízes, você pode adicionar permanganato de potássio à solução. Uma hora antes do plantio, mergulhe as mudas em uma pasta de argila.

Como plantar

As uvas Isabella produzem videiras fortes, por isso são plantadas com 1,5 metro de distância entre si. O espaçamento entre fileiras é de 2 a 2,5 metros. O plantio é feito da seguinte forma:

  • cavar um buraco medindo 80×80×80 centímetros;
  • a drenagem é feita em uma camada de 10 cm;
  • em seguida, é espalhado um substrato de 20 centímetros de espessura de terra, esterco podre e composto;
  • terra de jardim é despejada em cima formando um monte, uma muda é colocada no centro e as raízes são espalhadas para os lados;
  • uma estaca de suporte é instalada próxima;
  • O buraco é preenchido até o topo com terra levemente compactada e 30-40 litros de água são despejados sob o arbusto.

plantio e cuidado

O círculo do tronco da árvore é coberto com turfa ou húmus.

Atenção! Nas regiões do sul, as uvas geralmente são plantadas no outono, enquanto nas regiões do norte, na primavera. Isso é necessário para garantir que as mudas tenham tempo de enraizar bem antes do início da geada.

Cultivo e cuidado

As uvas exigem cuidados constantes: rega, fertilização, cobertura morta, modelagem da copa, proteção contra doenças e pragas.

Rega

Se o tempo estiver seco, as uvas Isabella devem ser regadas generosamente várias vezes ao longo da estação. Se chover no verão, a rega adicional só prejudicará a planta. Regar durante o período de maturação das uvas é especialmente prejudicial: os bagos estouram, reduzindo significativamente sua qualidade.

regando uvas

Cobertura superior

Ao plantar uvas em solo fertilizado, a fertilização começa após dois anos. Sem os devidos cuidados e nutrientes, as plantas ficam vulneráveis ​​a doenças e pragas, e a qualidade e a quantidade dos frutos diminuem. As videiras precisam ser fertilizadas várias vezes ao ano.

Em meados da primavera, uma suspensão composta por 1 colher de sopa de nitrato de amônio, 2 colheres de sopa de superfosfato e 1 colher de chá de sulfato de potássio, dissolvidas em um balde de água, é adicionada ao círculo do tronco. Esta solução é suficiente para regar um pé de uva.

A segunda fertilização das uvas é feita duas semanas antes da floração, com uma solução de potássio e fósforo. O nitrogênio é evitado neste período, pois promove o crescimento da massa verde e só é necessário no início da primavera. A terceira fertilização é feita após a frutificação, usando a mesma solução.

fertilizando uvas

Cobertura morta

A área do tronco da árvore é polvilhada com esterco podre, aparas de madeira, húmus e capim seco. A cobertura morta serve para os seguintes propósitos:

  • ajuda a reter umidade no solo;
  • serve como fertilizante adicional;
  • suprime o crescimento de ervas daninhas;
  • protege o sistema radicular das uvas Isabella do congelamento.

O material de cobertura pode ser homogêneo ou combinado.

Formação

Se um jardineiro deseja uma colheita abundante e de alta qualidade, ele deve conduzir suas videiras ao longo da primavera e do outono. Esse processo começa no primeiro ano após o plantio.

formação de uvas

Esquemas

Dependendo da região onde as uvas Isabella são cultivadas, do tipo de solo e da taxa de formação de ramos, os seguintes esquemas de formação de culturas são usados:

  • manga;
  • em forma de leque;
  • cordão;
  • padrão;
  • por tipo de tigela.

Aparar

O procedimento começa no outono, bem antes do início da geada. Galhos secos, doentes e danificados devem ser podados. Devem permanecer aproximadamente 12 brotos por metro de videira. Se os galhos sofrerem queimaduras de frio no inverno, eles serão podados novamente na primavera.

poda de uvas

Liga

As videiras jovens são amarradas no ano em que são plantadas, caso contrário, correm o risco de quebrar com o vento. À medida que crescem, as videiras são esticadas ao longo de uma treliça. Os ramos, amarrados dessa forma, receberão ar e luz solar suficientes.

Beliscando enteados

Os brotos laterais são ramos adicionais que se formam nas axilas das folhas. Quando há muitos deles, eles começam a engrossar os cachos e os privam de nutrientes. Portanto, durante a primavera e o outono, os brotos laterais em excesso são removidos da videira com tesouras de poda, tesouras de poda ou pinçando-os manualmente.

beliscando uvas

Cunhagem

Este procedimento envolve a remoção do ápice do broto com 6 a 8 entrenós. É realizado em videiras bem desenvolvidas, em intervalos de 3 a 4 dias, de meados ao final de julho. Promove nutrição mais completa dos brotos, acúmulo de nutrientes, ventilação e exposição solar.

Cobertura

A pinça ou poda promove a formação rápida de coroas nas uvas Isabella. Para isso, retire as pontas quando três folhas tiverem surgido no broto. Outra opção é retirar os ramos mais fortes acima do décimo entrenó antes da floração.

beliscando uvas

Fragmento

Durante a poda de primavera, são removidos os brotos que crescem no solo e os brotos aquáticos que se formam nos galhos. Isso é monitorado durante toda a estação, pois eles podem crescer novamente várias vezes. Além disso, cachos de uvas pequenas são removidos, bem como cachos que se formaram em excesso no arbusto.

Doenças e pragas

As uvas Isabella têm boa imunidade, mas ainda assim, como qualquer plantio, podem ser infectadas por certas doenças e pragas.

doenças da uva

Prevenção

Para prevenir doenças fúngicas, borrife as videiras nuas com uma solução de sulfato ferroso a 3% na primavera. Em seguida, quando a 5ª ou 6ª folha abrir, aplique produtos que contenham cobre e enxofre. Isso protegerá as uvas do oídio, míldio, antracnose e ácaros. No outono, borrife as videiras com Nitrofen para controlar patógenos e pragas que hibernam.

Tratamento

Se as uvas forem afetadas por doenças, vários fungicidas são usados. Inseticidas são usados ​​para ataques de insetos nocivos. Se doenças e pragas atacarem durante o amadurecimento dos cachos, as plantas podem ser pulverizadas com remédios tradicionais.

tratamento fungicida

Como propagar por estacas em casa

Para propagar a variedade Isabella, corte estacas de 50 a 70 centímetros de comprimento e no máximo 1 centímetro de espessura no outono. Cada estaca deve ter de 3 a 4 brotos vivos.

As mudas são desinfetadas por 30 minutos em uma solução de sulfato de cobre a 5% e amarradas em feixes de 8 a 10. Em seguida, são enterradas em areia úmida no porão.

Na primavera, verifique a viabilidade das mudas cortando-as a alguns centímetros do topo. Mudas saudáveis ​​devem apresentar um corte verde. Se o corte estiver amarelo ou marrom, descarte o material de plantio. Em seguida, plante as uvas em garrafas plásticas de 2 litros da seguinte maneira:

  • corte os gargalos das garrafas e faça furos de drenagem no fundo;
  • a drenagem é colocada no fundo dos recipientes, depois uma pequena camada de substrato;
  • coloque o corte em um leve ângulo, adicione um pouco de terra e água;
  • em seguida, é colocada serragem cozida no vapor ou substrato de coco;
  • A parte superior do recipiente é coberta com filme plástico ou copos para criar condições de estufa.

propagação por estacas

Coloque os recipientes com as mudas em uma área bem iluminada e regue-as conforme necessário, através da bandeja. Quando os brotos aparecerem, remova o filme plástico. Antes de transplantar as mudas para o solo, deixe-as endurecer por 10 dias. Cada muda deve ter de 3 a 4 raízes bem desenvolvidas e um comprimento de crescimento de 8 a 10 centímetros.

Importante! Para propagação, selecione estacas saudáveis ​​e sem sinais de doenças.

Conselhos dos profissionais

Viticultores experientes oferecem os seguintes conselhos sobre o cultivo de uvas Isabella:

  1. Para prevenir doenças, remova os restos de plantas do círculo do tronco da árvore.
  2. Realizar pulverização preventiva de arbustos com diversas preparações.
  3. Mudas jovens devem ser amontoadas e cobertas com ramos de abeto durante o inverno.
  4. Fertilize o solo sob os arbustos pelo menos três vezes por estação. Evite nitrogênio no verão, pois ele promove apenas o crescimento da folhagem, não dos cachos de frutos.
  5. A formação da copa da videira Isabella começa no primeiro ano após o plantio. Este procedimento promove um crescimento saudável e uma colheita de alta qualidade.
  6. Não pode todos os brotos no outono, caso contrário, o inverno gelado deixará você sem colheita no ano que vem.
  7. Plante uvas longe de plantas altas.

Após estudar informações sobre o plantio, os cuidados e a propagação da uva Isabella, um jardineiro pode facilmente cultivar esta variedade em seu próprio jardim. Ela tem uma variedade de usos de mesa e industriais: consumo fresco, vinho, suco e vinagre. As uvas contêm um grande número de substâncias benéficas essenciais para uma vida saudável.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata