- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Propriedades
- Conteúdo calórico
- Benefícios e malefícios
- Acidez
- Características do arbusto
- Videira
- Monte
- Produtividade
- Qualidades de sabor
- Resistência ao inverno e à seca
- Resistência a doenças
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Seleção e preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Cobertura morta
- Liga
- Prevenção de doenças
- Clorose
- Oídio
- Podridão
- Antracnose
- Proteção de pássaros
- Métodos de proteção contra pragas
- Besouro pulga da uva
- Mosquito
- Fronha
- Vespas
- Preparando-se para o inverno
- Poda e modelagem
- Apoiar
- Métodos de reprodução
- Camadas
- Estacas
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Colheita e armazenamento
- Obtendo vinho
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
A vigorosa variedade de uva Alfa é cultivada em jardins russos há quase 100 anos. Desenvolvida por criadores americanos através do cruzamento de Labrusca e Riparia, é usada em paisagismo como planta ornamental. É fácil de cultivar e tolerante à geada. Mesmo um jardineiro iniciante pode cultivar esta variedade de uva se seguir as técnicas de cultivo adequadas e cuidar das videiras adequadamente.
Descrição e Características
A uva Alpha produz arbustos vigorosos e frondosos, com videiras que chegam a 9 metros de comprimento. Principais características da variedade:
- Período de maturação tardia - 150 dias até a maturidade total.
- A cor dos frutos maduros é azul-violeta com uma cobertura cerosa branca.
- Rendimento: 10 quilos de frutos por planta.
- Forte imunidade, resistência ao inverno (até -45 COM).
- Usado como polinizador e agente de ecologização.
- A polpa é ácida, viscosa, com teor de açúcar não superior a 16%.
- As folhas são grandes, os cachos são pequenos, de formato cilíndrico.
Especialistas classificam a variedade Alpha como uma uva técnica, adequada para processamento em produtos vitivinícolas. Seu sabor e cor são semelhantes aos da Variedade de uva Isabella.
Histórico de seleção
Uma variedade norte-americana, portanto, adaptada a geadas e climas rigorosos. Em nosso país, é especialmente popular entre os jardineiros do Krai de Primorsky. Foi criada a partir do cruzamento de duas variedades: Labrusca e Riparia, com uma uva silvestre. A Alpha é cultivada comercialmente.
Propriedades
Diferentes variedades de uva variam em equilíbrio de sabor, teor de açúcar e sólidos e teor calórico. Comer uvas tem um efeito tônico positivo em todo o corpo. O ácido ascórbico ajuda a fortalecer o sistema imunológico e o potássio fortalece os vasos sanguíneos e o coração.

Conteúdo calórico
Os frutos maduros Alpha contêm aproximadamente 16% de açúcares, com um teor calórico de 65 quilocalorias por 100 gramas de produto.
Benefícios e malefícios
Comer uvas escuras tem um efeito positivo na função hematopoiética do corpo, reduzindo a pressão arterial, fortalecendo os vasos sanguíneos e o coração e aumentando os níveis de hemoglobina. As frutas ajudam a restaurar a secreção de ácido gástrico, permitem que o corpo absorva vitamina C em quantidades adequadas e são usadas para prevenir resfriados.
Acidez
As uvas Alpha são uma variedade de uva vinífera. Elas se distinguem por sua acidez marcante e aroma rico. Essas qualidades as tornam populares entre os produtores de vinho, e a fruta produz um delicioso vinho caseiro.
Características do arbusto
Alpha forma uma videira vigorosa e extensa, com folhas grandes. Seu sistema radicular é bem desenvolvido e capaz de suportar invernos gelados sem abrigo.

Videira
É uma trepadeira capaz de atingir 9 metros de comprimento. A Alpha é propensa a crescimento excessivo e requer poda e modelagem. O tronco é robusto e resistente à geada.
Monte
Os cachos são pequenos, de formato cônico-cilíndrico. As uvas ficam menores com o tempo. Um único cacho de frutas maduras pode pesar até 250 gramas, com peso médio de 150 gramas.
Produtividade
A uva Alpha é uma variedade de maturação tardia, com os frutos atingindo a maturidade plena no início de outubro. Uma única videira madura pode render até 10 quilos de frutos. A variedade é adequada para cultivo comercial.
Qualidades de sabor
O sabor da uva Alpha é um gosto adquirido. Possui uma acidez marcante, mas a fruta é muito aromática. Os frutos têm textura viscosa, são suculentos, com sementes e casca firme. O teor de açúcar é de 16%.
Resistência ao inverno e à seca
Essas qualidades são as vantagens da variedade. A Alpha pode suportar invernos com temperaturas de até -45°C. Com o solo congelando até -12 C. O arbusto resiste bem à seca prolongada e não requer rega adicional.

Resistência a doenças
A variedade é resistente à maioria dos tipos de doenças fúngicas. A imunidade natural da planta pode ser enfraquecida por condições de cultivo desfavoráveis:
- espessamento da videira;
- um longo período de chuva em um verão frio;
- escolha incorreta do local de pouso.
Alpha é uma variedade de uva despretensiosa, pouco propensa a doenças e requer tratamentos químicos mínimos durante seu cultivo.
Como plantar corretamente
Para cultivar essa variedade com sucesso, você precisa escolher o local certo para o plantio, preparar o solo, selecionar mudas viáveis e saudáveis e organizar o cuidado sistemático com as plantas.
Recomendações para escolha de prazos
A uva Alpha é uma variedade resistente à geada e às oscilações de temperatura. As mudas criam raízes rapidamente e raramente adoecem. A época ideal para o plantio é na primavera, podendo ser plantadas entre março e junho, dependendo do clima da região. O plantio de outono, de setembro a outubro, também é praticado.
Seleção e preparação do local
O principal requisito para o local de plantio é a proteção contra ventos. Água parada nas raízes é inaceitável para as uvas; se o nível do lençol freático ultrapassar 1,5 metro, recomenda-se drenagem. O local ideal é um local voltado para sudoeste.

Como selecionar e preparar material de plantio
Recomenda-se comprar mudas de uva com sistema radicular fechado em lojas especializadas. Antes de comprar, inspecione o material de plantio; não deve haver sinais de doenças fúngicas, brotos inchados ou folhas abertas.
Observação: a variedade de uva Alpha geralmente é cultivada por meio de estacas; a planta demonstra excelente sobrevivência e rápida fusão com o rebento.
Diagrama de plantio
As uvas são cultivadas de diversas maneiras, com ou sem suporte, dependendo da finalidade da planta. Em qualquer caso, é necessária uma distância de 1,5 metro entre as videiras, com um espaçamento de 2 metros entre as fileiras.
O buraco de plantio deve ter 1 metro de profundidade, e é aconselhável despejar areia misturada com cinzas no fundo; o solo principal deve ser fertilizado.
Observação: quanto mais profundo for o buraco de plantio das uvas, mais poderoso será o sistema radicular da planta.
É aconselhável preparar a cova para o plantio de primavera no outono, e para o plantio de outono na primavera; o solo deve assentar.
Instruções de cuidado
O complexo de medidas para o cuidado da videira inclui a organização da irrigação das plantações de uva, prevenção de doenças, aplicação de fertilizantes se necessário, cobertura morta, amarração e poda do arbusto.
Rega
Fornecer à planta a umidade necessária é importante no primeiro ano após o plantio. O sistema radicular da planta e as futuras videiras estão se desenvolvendo. As videiras devem ser regadas nas raízes com água morna à noite ou no início da manhã. Videiras maduras requerem até 30 litros de água por rega.

É importante fornecer à planta a umidade necessária na primavera, imediatamente após a remoção da cobertura. Após a rega, a zona radicular é solta e coberta com cobertura morta.
Cobertura superior
A fertilização é uma etapa importante no cuidado com as plantas. De abril a junho, as uvas precisam ser regadas generosamente, de preferência com um fertilizante mineral líquido especializado. Os fertilizantes comumente usados incluem uma infusão de excrementos de pássaros ou esterco de vaca, ou uma mistura de húmus, cinzas de madeira e areia.
Cobertura morta
Para manter os níveis ideais de umidade, é importante aplicar cobertura morta na zona radicular. Cortes de grama, aparas de grama, aparas de madeira e palha são boas opções. A cobertura morta é realizada após a rega e a soltura do solo.
Liga
Desde o momento do plantio, a planta precisa de suporte. As uvas são amarradas a estacas, muros e outras superfícies. A uva Alpha produz uma videira vigorosa e extensa que requer estaqueamento e suporte adicional. Esta variedade de uva é usada para criar cercas vivas, caramanchões e cercas.
Prevenção de doenças
A variedade Alpha é geneticamente resistente à maioria dos tipos de doenças fúngicas e virais, mas surtos de infecção podem ocorrer se não forem devidamente cuidados, por isso medidas preventivas contra doenças da uva são recomendadas.
Clorose
Ocorre quando a fotossíntese nas folhas da planta é interrompida. As lâminas foliares começam a cair abruptamente e ficam amarelas. O crescimento da videira diminui significativamente, novos brotos não se formam e flores e botões morrem. Se nenhuma medida for tomada para salvar a videira, ela morrerá no início do outono.
Se houver sinais de clorose, medidas imediatas devem ser tomadas para salvar a videira. Antes de mais nada, é importante revisar a composição do solo e melhorar a drenagem. O excesso de matéria orgânica, como esterco fresco, também pode causar essa doença grave em solos alcalinos. O excesso de calcário deve ser removido do solo.
Os jardineiros tratam a clorose com sulfato ferroso e fertilizam as plantas com manganês e zinco.

Oídio
Outro nome para esta doença é oídio. Os surtos ocorrem com mais frequência na primavera. As folhas das videiras não se abrem e uma camada acinzentada aparece nos caules e lâminas foliares. As inflorescências formadas assumem a aparência de galhos cobertos de pó. O fungo pode se espalhar rapidamente para outras plantas, potencialmente destruindo toda a videira.
Para combater a doença, as plantas são pulverizadas preventivamente com produtos químicos como Horus, Skor e Azofos. No outono, antes da dormência de inverno, as videiras são tratadas com sulfato de cobre.
Podridão
Podridão branca e podridão cinzenta são as principais doenças fúngicas que afetam as videiras. Elas reduzem significativamente a qualidade da colheita. Os frutos maduros secam, estouram e adquirem sabor e aroma desagradáveis. Esses frutos são inadequados para armazenamento e transporte. O principal gatilho para essa doença é um verão frio com poucos dias de sol e chuvas excessivas.
Para o diagnóstico precoce da doença, pulverize as plantas com calda bordalesa. Se a infecção for grave, use Switch, sulfato de cobre ou Ronilan.

Antracnose
Manchas marrons e difusas aparecem nas folhas, que se espalham para os caules e frutos. Começa a podridão dos frutos. Produtos químicos contendo cobre são usados para combater a infecção. Gaupsin é um tratamento biológico.
Proteção de pássaros
A produção de uvas costuma cair devido a infestações de pragas aviárias. Nesse caso, cata-ventos ou espantalhos farfalhantes são colocados perto das uvas. Os pássaros serão desencorajados de se aproximarem das frutas deliciosas e suculentas.
Métodos de proteção contra pragas
As uvas são suscetíveis ao ataque de pragas de insetos que querem se alimentar da folhagem suculenta das plantas ou de frutas maduras.
Besouro pulga da uva
Um pequeno inseto que se alimenta da folhagem da videira. A partir do início da primavera, a praga começa a devorar as folhas saborosas. O adulto então deposita ovos na parte inferior das folhas, que eclodem em larvas vorazes. As uvas afetadas devem ser pulverizadas com "Karbofos".

Mosquito
A praga é comum no sul. Ela deposita ovos na parte inferior das folhas, cobrindo os brotos com uma camada fofa. As larvas consomem brotos, flores, folhas e até caules das plantas. As perdas de colheita podem chegar a 50%. Um método popular de controle do mosquito-da-uva é o uso de vespas parasitas, que consomem as larvas. Em casos de infestação grave, são utilizados inseticidas.
Fronha
Um inseto parasita que se alimenta da seiva das plantas. As uvas começam a apresentar um crescimento significativamente atrofiado, perdem folhagem e podem morrer. Agentes de controle como Karbofos e Isatrin são utilizados. Besouros Cryptolaemus também são comumente introduzidos nas uvas.
Vespas
Bagas doces atraem vespas, que se alimentam da polpa doce. A qualidade comercial das uvas diminui, a fruta estraga rapidamente e não pode ser transportada por longas distâncias. Os cachos precisam ser protegidos. Os jardineiros costumam usar métodos de proteção individual, como envolver os cachos em gaze ou rede, ou usar fumaça líquida. Repelentes de vespas, como "Sochva", também podem ser usados.
Preparando-se para o inverno
Para garantir que as videiras sobrevivam ao inverno com facilidade, a planta precisa ser preparada. As videiras são podadas, moldadas e cobertas com material adicional para o inverno.
Poda e modelagem
Pode o arbusto a uma distância de 8 a 10 brotos. A alfa é propensa a crescimento excessivo, por isso é necessário remover todos os brotos laterais e os brotos extras com uma tesoura de poda.

Apoiar
O suporte é importante para esta variedade de uva.A videira pode atingir 9 metros de comprimento. Normalmente, cercas, estacas, muros, redes e galpões são usados como suporte. A alfa não consegue crescer sem suporte.
Métodos de reprodução
A uva Alpha é fácil de propagar em ambientes internos. Estacas são o melhor método, mas jardineiros também usam a alporquia.
Camadas
No início de junho, os ramos inferiores da videira são apoiados no solo e cobertos com terra. O excesso de folhas deve ser removido da alporquia. O ponto de contato com o solo deve ser firme. A alporquia deve ser regada generosamente. No final de agosto, o broto terá enraizado e poderá ser separado da planta adulta e transplantado para seu local permanente.
Estacas
No início do verão, as mudas são retiradas de plantas maduras com tesouras de poda. O broto jovem deve ter aproximadamente 15 a 20 centímetros de comprimento e 3 a 4 brotos saudáveis e inchados. A muda é imersa em água por vários dias e, em seguida, plantada em um recipiente individual, coberto com filme plástico ou um recipiente de vidro. Em agosto, a muda terá enraizado e poderá ser plantada em seu local permanente. As mudas de uva também podem ser retiradas no outono; o broto criará raízes durante o inverno e estará pronto para o replantio na primavera.

Vantagens e desvantagens da variedade
Principais vantagens da variedade:
- Resistência à geada e capacidade de tolerar mudanças climáticas.
- Imunidade a doenças fúngicas.
- Pouco exigente em solo e fertilização.
- Fácil de propagar em casa.
- Pode ser usado como agente de esverdeamento.
As desvantagens da uva Alpha incluem:
- Sabor médio de frutas.
- Os aglomerados são pequenos em tamanho.
- Tendência a ficar denso, sendo necessária poda.
No geral, esta variedade é adequada tanto para jardineiros experientes quanto para iniciantes. É importante escolher o local certo para o plantio e organizar os cuidados adequados.
Colheita e armazenamento
A uva Alpha amadurece no final de setembro. Os cachos são colhidos manualmente. As uvas têm longa vida útil, por isso é importante calibrar o material colhido, removendo quaisquer frutos doentes ou muito maduros.

As uvas são melhor armazenadas em caixas de frutas em áreas bem ventiladas. Ao colher as uvas, tome cuidado para não danificar a camada cerosa das bagas; ela serve como uma camada protetora para a fruta madura.
Obtendo vinho
A uva Alpha é usada para produzir vinho, semelhante à variedade Isabella. O vinho resultante tem um sabor rico, semelhante ao da uva, com uma leve acidez. A Alpha raramente é consumida, portanto, a vinificação é a melhor maneira de aproveitar os frutos maduros.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Para garantir que uma videira forte e saudável produza uma colheita duradoura, você deve acreditar no sucesso do cultivo de uvas em qualquer região e também aderir a todas as sutilezas e nuances do plantio e cuidado com a planta.
A variedade de uva Alpha complementa a paisagem de pequenos jardins e também é adequada para cultivo industrial.
Apesar da alta resistência à geada da variedade, jardineiros experientes recomendam cobrir as videiras durante o inverno em regiões com pouca neve. As uvas cobertas despertam mais rapidamente na primavera e crescem mais rápido.











