- Finalidade e benefícios do uso do suporte
- Tipos de estruturas de suporte
- Com a letra "G"
- Com um plano (plano único)
- Em duas tiras (dois planos)
- Em forma de T
- Em forma de V
- Arco
- Semi-arco
- Pérgola
- Selecionando um material para o suporte
- Árvore
- Metal
- Betão armado
- Cimento de amianto
- Tubos de perfil
- Líquido
- Arame
- Calculando e construindo você mesmo uma estrutura
- Formando e crescendo um arbusto em uma treliça
- Em forma de leque
- Manga
- Métodos para amarrar videiras a uma treliça
- Seco
- Verde
As treliças para o cultivo de uvas não só embelezam a paisagem, como também desempenham uma variedade de funções úteis. Este método de cultivo de uvas tornou-se moda recentemente entre os jardineiros.
Finalidade e benefícios do uso do suporte
Para facilitar o cultivo de vinhedos no campo, as treliças são construídas como sebes. Elas desempenham uma variedade de funções úteis e oferecem inúmeras vantagens. Esses suportes oferecem os seguintes benefícios:
- facilitar o processo de colheita;
- se encaixa bem no projeto paisagístico da dacha;
- criar boa ventilação na coroa da uva;
- promover a penetração da luz solar direta em todas as áreas do vinhedo;
- economiza espaço no site.
A estrutura é projetada para o cultivo de uvas ou outras trepadeiras. Ela serve como suporte para as plantas. Após a formação dos brotos, eles ficam pendurados nos furos da treliça, facilitando o monitoramento da condição dos cachos, a determinação do seu grau de maturação e a colheita.
Importante! O uso de treliças pode causar aglomeração de folhagens. Recomenda-se podas regulares para evitar isso.
Tipos de estruturas de suporte
Vários tipos de design foram desenvolvidos: em forma de L, unilateral, bilateral, arqueado, em forma de pérgola e semiarqueado. Cada jardineiro faz sua própria escolha, levando em consideração a localização do vinhedo, a quantidade de espaço disponível e as características específicas da variedade de uva.

Com a letra "G"
A estrutura com formato prático permite que um banco de verão seja colocado sob o vinhedo, proporcionando sombra constante. Construir uma estrutura dessas não leva muito tempo. Qualquer jardineiro pode fazer um.
Para uma treliça, certifique-se de que ela tenha pelo menos 2 m de altura. Os postes de suporte são instalados a uma distância de 120 cm um do outro.
Uma corda grossa é esticada e presa, e as uvas crescem ao longo dela. As plantas devem estar espaçadas a pelo menos 60-70 cm umas das outras. Os furos na estrutura são de tamanho médio para garantir boa permeabilidade ao ar.
Com um plano (plano único)
Treliças de fileira única são fáceis de fazer. Geralmente, são instaladas como cercas ao redor de uma propriedade. Isso permite que a estrutura desempenhe duas funções simultaneamente. Este tipo de treliça é o mais fácil de fazer.

Em duas tiras (dois planos)
As treliças de faixa dupla oferecem maior variedade do que as de faixa única. Elas estão disponíveis em diversos designs e são fabricadas em diversas configurações. Essas treliças podem acomodar mais videiras do que as de faixa única.
Em forma de T
Os suportes são instalados em posições opostas. Três ou quatro fixadores perpendiculares são fixados em cada poste resistente. O fixador inferior deve estar a pelo menos 60 cm do solo. Hastes finas de metal e cordas resistentes são fixadas às vigas. A distância entre os níveis é de aproximadamente 50 cm. As videiras são plantadas à mesma distância.

Se feito corretamente, as plantas crescerão de forma uniforme e uniforme. Recomenda-se usar a mesma variedade em uma única treliça. Isso garantirá que as videiras fiquem distribuídas em duas fileiras, sem se tocarem.
Isso proporcionará melhor luz solar e permeabilidade ao ar.
Para plantar um vinhedo, selecione áreas com boa iluminação constante e proteção contra correntes de ar.
Em forma de V
Este tipo de estrutura está disponível em qualquer loja especializada. Estruturas sob medida também estão disponíveis. Elas têm mais de 2 metros de altura, com largura que se adapta às necessidades do cliente. As estruturas de suporte têm o formato de um "estilingue". Um único poste parte da parte inferior, divide-se em dois no meio e é inclinado em um ângulo de 45°. As vigas de suporte são instaladas uma em frente à outra, a uma distância de 2 metros.

Longos postes de metal são fixados nas extremidades do garfo em forma de V. O comprimento depende da área destinada às uvas. A partir deles, mais dois postes, mais curtos que o mais alto, são colocados no nível inferior.
Uma planta é plantada por estrutura. Ela cobrirá completamente a treliça em uma estação. Duas plantas também podem ser cultivadas, mas as videiras ficarão entrelaçadas.
Arco
Adequado para o cultivo de variedades arqueadas. Qualquer arco pode ser construído: redondo, quadrado ou com formato incomum. Aberturas amplas são feitas em toda a superfície para permitir o crescimento das videiras.

O arco pode ser instalado em qualquer área bem iluminada, protegida de correntes de ar. Esta opção se adapta perfeitamente a qualquer projeto paisagístico, adicionando um toque decorativo com seus galhos exuberantes e criando uma aparência exuberante. Ao mesmo tempo, o vinhedo recebe bastante luz solar e ventilação.
Semi-arco
Eles imaginam um arco cortado ao meio, com uma das metades parecendo um dossel voltado para o norte. Meio-arcos são bem difíceis de fazer, então não só levam muito tempo, como também exigem financiamento.
São instalados em locais ensolarados, longe de correntes de ar fortes. Os semiarcos permitem que sejam usados como toldos, bancos ou balanços de verão.
Este arranjo de uvas melhora a aeração e as protege do sombreamento da tarde. As estruturas também são decoradas com diversos padrões artísticos. As plantas são plantadas de 2 a 3 por treliça.
Importante! Evite plantar muitas uvas em uma única treliça, pois isso criará aglomeração e favorecerá a infecção.
Pérgola
Pérgolas são instaladas em casas de veraneio e jardins para apoiar o crescimento de vinhedos. Qualquer material pode ser usado para sua construção: madeira, metal e outros.
Pode servir como cobertura para um gazebo, um balanço de verão ou como decoração para uma cobertura de varanda.
Criar designs artísticos é uma tarefa demorada e cara. Na maioria das vezes, eles são feitos sob encomenda de fornecedores confiáveis. Designs caseiros nem sempre dão certo, mas você sempre pode tentar.
Selecionando um material para o suporte
Vários materiais são usados para treliças: madeira, metal, concreto armado, tubos perfilados, tela, arame e fibrocimento. Todos esses materiais são necessários para construir um suporte "faça você mesmo" e podem ser adquiridos em qualquer loja de materiais de construção.

Árvore
De todas as espécies de árvores, as mais adequadas para as treliças de uva são:
- cinzas;
- castanha;
- carvalho;
- acácia.
Toda a seção do poste que precisa ser enterrada no solo é imersa em uma solução hidrorrepelente por três dias. Uma solução de sulfato de cobre a 3-5% é adequada. Antes da imersão, a madeira é revestida com querosene ou resina.
Importante! Se não for tratada, a madeira amolecerá devido à umidade do solo, e o poste irá desmoronar gradualmente.

Metal
Suportes metálicos estão disponíveis em qualquer comprimento e altura, mas são finos. Esta opção é barata. É usada para treliças de plano único e estruturas em forma de L, T e V.
É melhor usar tubos finos para suportes intermediários e tubos mais grossos e duráveis para os laterais, pois eles desempenham a função principal de suporte e suportam toda a carga.
É melhor deixar o metal livre de ferrugem antes de instalar a estrutura. Depois de concluída, a treliça pode ser pintada em qualquer cor que combine com o design.
Betão armado
Pilares de concreto são os mais duráveis. Eles fornecem suporte. O concreto armado também é resistente à corrosão, apodrecimento, desintegração ou fratura. É importante observar que o material é bastante pesado; se instalado incorretamente, a estrutura pode desabar, juntamente com as videiras.

Cimento de amianto
Este material é usado para fixar faixas de suporte ou postes no solo. É misturado com água de acordo com as instruções e despejado em um buraco pré-perfurado.
Para os suportes, são cavados buracos com 2 metros de distância e 60 cm de profundidade. Metade dos buracos é preenchida com brita fina e a outra metade com cimento-amianto.
Este material garante a resistência e a fixação segura da estrutura. O segredo é preparar a mistura corretamente para garantir uma fixação adequada.
Tubos de perfil
São usadas como vigas intermediárias localizadas entre os postes principais. Ajudam a criar vários níveis e camadas, além de organizar os pés de uva em diferentes planos, dependendo do tipo de treliça.
Tubos finos não são adequados para faixas de suporte laterais.

Líquido
A rede é esticada entre os postes principais. Ela deve ter aberturas amplas para garantir que as videiras não fiquem obstruídas. Se a rede for muito grossa, a infecção se desenvolverá no vinhedo, impedindo o crescimento adequado dos galhos e causando superlotação.
Arame
O arame é preso a postes de madeira. Para garantir maior estabilidade, um furo é feito na madeira. O arame é passado pelo furo e amarrado com um nó. Parafusos podem ser usados para fixação.
O fio é comprado em grandes quantidades de uma só vez, pois é esticado em várias camadas para melhor suporte.

Calculando e construindo você mesmo uma estrutura
Para fazer uma treliça você mesmo, primeiro faça um projeto. Escolha um local e meça o espaço disponível — essa será a largura. Em seguida, calcule a altura — que não deve ser menor que o comprimento da videira. Como os jardineiros costumam plantar uvas depois de instalar a treliça, eles geralmente plantam mudas jovens. Eu uso uma altura padrão de 180-220 cm.
A maneira mais fácil de criar um suporte de plano único é executar algumas etapas:
- Selecione o material para as vigas de suporte: madeira, concreto armado, metal.
- Eles são cortados no comprimento necessário.
- Prepare o fio com antecedência.
- Cave 2 buracos no local a uma distância de 2-3 m um do outro.
- Eles começam a puxar o fio em 2-3 fileiras, puxando-o firmemente.
- O fio é puxado de baixo para cima, a primeira camada fica pendurada acima do solo em pelo menos 50 cm, e entre as fileiras de 30 a 40 cm.
- Entre treliças adjacentes, é feita uma distância de pelo menos 3-4 m.

Formando e crescendo um arbusto em uma treliça
Ao cultivar uvas em treliça, são necessárias técnicas especiais de poda. Há muitas opções de poda. As mais populares são a poda em leque e a poda em manga. Estas são as mais comuns entre os jardineiros.
Em forma de leque
Outro nome para esse tipo de formação de copa é formação de copa multibraços sem padrão. De três a quatro braços são plantados para uma única treliça. Após o transplante, espere até que surjam dois ou três brotos verdadeiros e, em seguida, pode-os no outono. Após a formação de quatro brotos no terceiro ano, todos os galhos são podados na primavera. É melhor podar pelo menos 50 cm de cada galho.

O preparo do arbusto continua por duas temporadas, seguido pela poda sanitária no final da temporada. Todos os galhos mortos, quebrados e doentes são removidos.
Importante! A ramificação adequada previne o crescimento de fungos e bactérias.
Manga
Se você cultivar uvas em uma treliça, obterá uma planta pequena e compacta, com cerca de 2 por 2 metros de diâmetro. O princípio é criar vários ramos a partir da treliça, que são então espalhados em uma treliça.
A modelagem é feita ao longo de 2 a 3 temporadas consecutivas. Todos os galhos são cortados na base da manga até que restem cerca de 6 brotos naturais.
Métodos para amarrar videiras a uma treliça
Ao cultivar uvas em treliça, é necessário amarrar novos brotos ao suporte a cada estação para evitar danos às videiras causados pelo vento ou pela chuva forte.

Seco
No início da primavera, antes que os brotos comecem a inchar, começa a amarração dos brotos. Antes de iniciar esse processo, faça uma poda sanitária e, em seguida, amarre todos os brotos à treliça. Tecido de algodão é o melhor material para isso. O nome "seco" deriva da ausência de folhagem, ao contrário das treliças "verdes".
Verde
O tutoramento começa simultaneamente com a pinçada dos brotos da primavera. Uma vez concluído, cada novo galho é amarrado à treliça. Isso é feito com cuidado, sem muita força. Amarre cada seção individualmente, não em grupos.











