- História da criação de Kabardinka
- O que é característico da cultura?
- Parâmetros externos
- Produtividade e crescimento anual
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Imunidade a doenças
- Prós e contras das ameixas
- Quando a colheita começa a dar frutos?
- Variedades floridas e polinizadoras
- Tempo de maturação e colheita
- Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de frutos silvestres
- Plantando Kabardinka em terreno aberto
- Prazos
- Preparando o buraco e as mudas
- O que plantar ao lado
- Tecnologia de plantio de ameixas
- Como cuidar da variedade
- Regularidade da rega
- O que e quando alimentar
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Modelagem e poda da copa
- Tratamentos preventivos
- Preparando a árvore para o inverno
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre ameixas
A variedade de ameixa Kabardinka é conhecida por sua alta produtividade. É cultivada principalmente no sul, pois é sensível à seca e à geada. Os frutos têm excelente sabor e são adequados para processamento e consumo in natura. Esta variedade é cultivada na Rússia há mais de 50 anos e pode ser encontrada em pomares comerciais e terrenos particulares.
História da criação de Kabardinka
A variedade foi desenvolvida no Instituto do Cáucaso do Norte. Foi obtida por polinização acidental da ameixa de Anna Shpet. A Kabardinskaya Rannyaya foi incluída no registro estadual em 1959, cinco anos após seu desenvolvimento. A árvore é destinada ao cultivo no Cáucaso do Norte e tem um período de maturação precoce.
O que é característico da cultura?
O caráter de uma cultura descreve sua resistência à geada e à seca, a aparência da planta, seu rendimento e crescimento, e sua imunidade a doenças e pragas.
Parâmetros externos
A ameixa Kabardinka atinge uma altura de até 6 m, formando uma copa densa e piramidal. Os galhos são densos e o tronco é coberto por uma casca marrom. As folhas são grandes, verdes e alongadas. O diâmetro da ramificação é de 3 m. Os frutos são roxos, com uma fina camada cerosa, e a polpa é amarela. O peso médio da ameixa é de 50 g.
Produtividade e crescimento anual
Desde o início da frutificação, a ameixeira produz em média 100 kg de frutos. Esse número parece alto. Os biólogos consideram esse rendimento médio, dado o tamanho enorme da árvore.

As ameixeiras crescem rapidamente, ganhando de 70 a 100 cm de altura em um ano. No quarto ou quinto ano, elas formam uma árvore alta e maciça que começa a dar frutos.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
A Kabardinka não tolera bem a seca. Devido à falta de umidade, os frutos perdem o sabor e ficam menores. Para evitar isso, é importante monitorar cuidadosamente a rega e evitar que o solo seque.
As ameixeiras têm resistência média à geada. Elas toleram temperaturas não inferiores a -10 °C. Temperaturas mais baixas prejudicam a frutificação e o desenvolvimento das plantas.
Importante! Esta variedade é adequada para cultivo nas regiões do sul. Nas regiões norte e central, a Kabardinka morre por não sobreviver ao inverno.

Imunidade a doenças
A árvore possui uma resistência bastante forte a doenças. Não é suscetível às seguintes doenças e pragas:
- moniliose;
- mancha vermelha;
- talo de fruta.
A planta pode ser suscetível a outras doenças, que também prejudicam o desenvolvimento da ameixeira. Essas doenças são causadas por cuidados inadequados, alta umidade e não cumprimento das diretrizes de cultivo. Entre as doenças que podem ocorrer estão:
- oídio;
- podridão da fruta;
- ferrugem.

As pragas mais comuns da ameixa são:
- pulgão;
- flautista;
- lagartas.
Importante! Para evitar danos, é necessário realizar a manutenção preventiva e o tratamento da árvore em tempo hábil.
Prós e contras das ameixas
A variedade Kabardinka tem suas vantagens e desvantagens. Entre suas qualidades positivas estão:
- autopolinização;
- alto rendimento;
- transportabilidade;
- amadurecimento precoce de ameixas;
- uso universal da colheita.

Esta variedade é caracterizada por uma série de desvantagens:
- baixa resistência ao inverno;
- intolerância à seca;
- alterações no sabor das ameixas durante condições climáticas desfavoráveis;
- queda espontânea de frutos maduros;
- poda anual.
Quando a colheita começa a dar frutos?
A frutificação começa no terceiro ano após o plantio, aos 4-5 anos de idade. Nem todas as flores se desenvolvem em ovários. Os primeiros ovários de ameixeira aparecem na árvore no início do verão.
Variedades floridas e polinizadoras
A variedade precoce Kabardinka começa a florescer em meados de abril. Esta ameixa é completamente autofértil, uma raridade entre as frutas de caroço de jardim. Não requer polinizadores por perto. Nem todas as flores produzem frutos.

A árvore produz flores grandes, brancas e redondas de diâmetro. A corola contém de 5 a 7 pétalas, e o centro, que contém os estames, é amarelo. O período de floração é curto, pois esta é uma variedade precoce. Os ovários começam a se formar em 7 a 10 dias.
Importante! Ter árvores com períodos de floração semelhantes por perto aumenta a produtividade.
Tempo de maturação e colheita
As ameixas Kabardinka são cultivadas com mais frequência no sul. Lá, amadurecem em meados de julho. Após o amadurecimento, a ameixa começa a perder seus frutos. Isso reduz significativamente sua vida útil. Por isso, os jardineiros criaram diversos dispositivos para protegê-las de impactos. Os seguintes modelos são utilizados:
- Uma rede é colocada sobre a copa da árvore e amarrada ao tronco. A rede deve ter furos grandes e respiráveis; isso também serve como proteção contra pássaros.
- Uma camada espessa de material macio é colocada sob a árvore. Este método amortece o impacto de uma queda.
- Uma rede é instalada sob a copa da ameixeira, a 50 cm do solo. Se a planta estiver mal posicionada, não haverá como prender a rede a ela.

Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de frutos silvestres
A nota máxima de sabor dos provadores é 5. A ameixa Kabardinka tem uma nota 4,8, o que é alto para esta variedade. A polpa é suculenta, doce e amarela. Possui um sabor agridoce. Esta variedade é versátil. É cultivada no sul para fins comerciais e em jardins particulares. Os frutos são usados para preparar:
- compotas;
- ameixas secas;
- enlatamento;
- geléia;
- geléia;
- sucos;
- vinho caseiro.

Plantando Kabardinka em terreno aberto
Para um bom desenvolvimento e crescimento da ameixeira, é necessário plantar uma muda jovem, observando as normas técnicas.
Prazos
Para variedades precoces de ameixa, recomenda-se plantá-las no início da primavera. Elas ficarão mais fortes durante o verão e sobreviverão facilmente ao inverno. Se plantadas no outono, há risco de danos causados pela geada. No entanto, isso não é impossível. Se devidamente protegidas durante o inverno, as mudas sobreviverão às geadas e estarão fortes para a nova estação.
Importante! Se você comprar uma muda no outono, o plantio pode ser adiado para a primavera. Para isso, cubra a muda com terra e deixe-a em uma estufa.

Preparando o buraco e as mudas
Antes de plantar, prepare a cova e a muda. Se plantar na primavera, prepare o local no outono. Se plantar no outono, prepare o local duas semanas antes do transplante. Para isso, siga os seguintes passos:
- Escolha um local bem iluminado, sem correntes de ar e sombra de árvores vizinhas.
- Cave um buraco com cerca de 1 m de profundidade e diâmetro.
- O solo escavado é misturado com húmus, fosforita, sal de potássio e fertilizante de nitrogênio.
- Metade da mistura é usada para preencher o buraco novamente.
- Deixe até a primavera ou por 2 semanas.
A muda é deixada de molho em água por 24 horas antes do plantio. Suas raízes não devem ficar sem umidade, pois isso pode causar a morte da árvore jovem.

O que plantar ao lado
É melhor não plantar nada com menos de 3 metros de diâmetro perto da árvore Kabardinka. Isso facilitará a coleta de frutos caídos e evitará sombreamento nos galhos. Os seguintes itens devem ser plantados nas proximidades:
- outras variedades de ameixa;
- cerejas;
- macieiras;
- pera;
- cerejas;
- arbustos.
Tecnologia de plantio de ameixas
A muda é transferida para o campo aberto seguindo uma tecnologia específica:
- Eles cravam uma estaca de madeira em um buraco de 1,5 m de altura.
- Despeje 3 baldes de água e espere até que ela seja completamente absorvida.
- Coloque a muda no buraco.
- Alise as raízes.
- Polvilhe com terra, compactando cada camada.
- Forme um círculo no tronco da árvore com 8–10 cm de profundidade.
- Cubra a área do tronco com palha, grama cortada ou serragem.
- A ameixeira é amarrada a uma estaca para evitar que os galhos se quebrem com ventos fortes.

Como cuidar da variedade
Para obter uma colheita abundante e abundante, é importante seguir os cuidados adequados. Isso inclui regar, fertilizar, cuidar da área do tronco, modelar a copa e realizar podas sanitárias.
Regularidade da rega
Esta variedade não tolera bem a seca. A falta de umidade afeta negativamente o amadurecimento e a qualidade das ameixas. O solo ao redor do tronco deve ser umedecido a uma profundidade de 40 cm. Regue conforme o solo seca. Há também três regas obrigatórias por estação:
- antes que os brotos comecem a se formar;
- durante o período de frutificação e floração;
- após a colheita para o inverno.

Entre as regas obrigatórias, monitore o solo para verificar se está seco. Aplique de 6 a 8 baldes de água por árvore após o início da frutificação. Se a ameixeira for jovem, use de 4 a 6 baldes de água.
Importante! Aumente a rega durante o tempo seco e reduza-a durante chuvas frequentes.
O que e quando alimentar
Durante os primeiros 2 a 3 anos, as ameixeiras se beneficiam dos fertilizantes aplicados no plantio. Depois, na primavera, são utilizados fertilizantes minerais contendo nitrogênio, fósforo e potássio. Ureia e sulfato de cobre também são adicionados. A cada 2 anos, matéria orgânica é adicionada à área ao redor do tronco:
- esterco muito maduro;
- composto;
- esterco de galinha;
- cinzas de madeira.

Fertilizantes sem cloro são usados para ameixas, pois o cloro retarda o desenvolvimento e o crescimento da planta.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
O cuidado adequado da área do tronco garante uma colheita abundante de ameixas. Recomenda-se a cobertura morta com palha, serragem, grama cortada e musgo. Isso ajuda a reter umidade e nutrientes nas raízes da árvore.
Ervas daninhas e brotos de raízes também são removidos à medida que crescem. Ao mesmo tempo, o solo é solto para aumentar a circulação de ar.
Modelagem e poda da copa
A formação da copa começa no primeiro ano após o plantio. A ramificação em camadas é um tipo popular de Kabardinka. Vários fatores devem ser considerados na poda:
- No primeiro ano, 3 ramos esqueléticos e um ramo central são selecionados e encurtados em 1/3.
- No ano seguinte, selecione cinco brotos esqueléticos e corte-os em 1/4. O broto central permanece 15 a 20 cm mais longo. Isso forma a primeira camada.
- No 3º e 4º anos, mais 2 níveis são formados.
- Quanto mais baixo o nível, mais largo ele é.

Após a formação da coroa, seu formato é monitorado anualmente, e galhos quebrados, danificados e doentes são removidos.
Tratamentos preventivos
Para prevenir doenças e pragas, pulverize com agentes antifúngicos e inseticidas. Na primavera, borrife o tronco com sulfato de cobre. Trate as folhas com calda bordalesa. Qualquer inseticida próprio para árvores de jardim também pode ser usado. Repita este procedimento de 2 a 3 vezes por estação.
Importante! O primeiro tratamento deve ser feito antes da brotação e os últimos 20 dias antes da colheita.
Preparando a árvore para o inverno
Mudas jovens toleram menos a geada do que árvores maduras. Para evitar danos causados pelo inverno, use:
- rega de inverno;
- cobertura morta do círculo do tronco da árvore;
- pintando o tronco com cal, até o primeiro galho;
- cobrindo uma árvore jovem com material respirável.

Métodos de reprodução
Existem vários métodos de propagação de ameixeiras. Estes incluem:
- Caroço. A drupa é separada do fruto. Ela é deixada de molho em água por dois dias, seca, a semente é extraída e plantada.
- Rebentos de raiz. Mudas jovens são cuidadosamente removidas da árvore-mãe e transplantadas para um novo local.
- Enxertia. Um rebento é formado na árvore-mãe usando o método de brotamento.
- Estacas. Ramos com 0,5 mm de diâmetro e 15 a 20 cm de comprimento são imersos em água por 24 horas. Em seguida, são transplantados para o solo e cobertos com um material transparente e espesso, criando um efeito estufa. Após o enraizamento, são transplantados para um local permanente.

Avaliações de jardineiros sobre ameixas
Dmitry 56 anos, Krasnodar
Cultivamos a variedade de ameixa Kabardinka há oito anos. Temos três árvores em nosso terreno. Ela tem se desenvolvido muito bem em nossa região. A frutificação começa cedo, no início de junho. Colhemos em julho. As ameixas são grandes e deliciosas. Processamos parte da colheita em ameixas e compotas.
Egor, 35 anos, Astrakhan
Há uma ameixeira Kabardinka na propriedade. Não sei a idade exata, pois comprei a propriedade com um pomar já existente. Não gosto muito da variedade. É uma árvore muito grande, ocupa muito espaço e os frutos caem facilmente e não se conservam bem. Vou me livrar dela.
Inna, 43 anos, Sóchi
A variedade de ameixa Kabardinka cresce em nosso terreno há 10 anos. Eu não diria que é minha variedade favorita. A árvore produz muitos frutos. É melhor processá-los imediatamente, pois eles caem no chão e não duram muito. Há o suficiente para comer e compartilhar com os vizinhos. Processamos a maioria dos frutos em compotas. ameixas e geleia.











