- Por que as ameixas caem?
- Geadas de primavera
- Deficiência ou excesso de nutrientes
- Rega irregular
- Polinização insuficiente
- Pragas e doenças
- Mosca-serra da ameixa
- Pernas grossas
- Traça-da-ameixa
- Doenças fúngicas
- Doenças bacterianas das árvores
- Infecções virais
- Doenças não transmissíveis
- Vamos analisar mais detalhadamente as causas e as formas de eliminá-las.
- A ameixeira perdeu suas flores
- O ovário da ameixa está caindo
- Gotas de frutas verdes
- As ameixas ficam amarelas e caem
- As frutas ficam azuis e caem
- Medidas preventivas
Árvores frutíferas precisam de muita umidade; se não receberem o suficiente, os frutos cairão. O clima úmido e chuvoso favorece o crescimento de fungos, que podem causar doenças que ressecam as folhas, apodrecem os frutos e danificam a polpa. Para preservar a colheita e evitar que ela pereça, é importante entender por que as ameixas caem antes de amadurecerem. Mas mesmo uma árvore saudável não polinizará se o clima estiver ruim durante a floração e os insetos se esconderem em vez de voar.
Por que as ameixas caem?
Frutos verdes e ovários caem por vários motivos. Esse fenômeno pode ocorrer em maio, junho e pouco antes do amadurecimento dos frutos.
Geadas de primavera
Muitas vezes, mesmo nas regiões do sul, durante a floração das árvores, a temperatura do ar cai abaixo de 0 °C, o que resulta na morte do pistilo. Ele fica preto devido à geada, mas quando isso se torna perceptível, as flores caem sem formar um ovário.
Deficiência ou excesso de nutrientes
As ameixas perdem frutos verdes quando a árvore carece de micronutrientes. A deficiência de nitrogênio causa crescimento deficiente; fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados no círculo do tronco no início da primavera e quando os frutos se formam.
A deficiência de potássio durante o amadurecimento das flores de ameixeira degrada significativamente o sabor da fruta, impedindo seu amadurecimento e causando sua queda. Os frutos caem e a formação de ovários é deficiente se a árvore não tiver:
- zinco;
- selênio;
- fósforo.

Embora as ameixeiras precisem de nutrientes, elas não devem ser superalimentadas com matéria orgânica. Adicionar grandes quantidades de esterco ou esterco de galinha, que são ricos em nitrogênio, ajudará a árvore a desenvolver raízes, folhas e brotos.
O excesso dessa substância aliado à deficiência de fósforo leva a um desequilíbrio, que pode resultar na falta de frutas.
Rega irregular
As raízes das frutas de caroço estão localizadas perto da superfície, crescendo para fora em vez de para baixo. Se as árvores não forem regadas adequadamente durante um verão seco, os frutos imaturos começarão a cair duas semanas após a formação dos ovários. Durante esse mesmo período, os botões florais são formados, os quais produzirão frutos no ano seguinte. Se as árvores não tiverem umidade suficiente, não produzirão frutos suculentos.
Para evitar que as ameixas caiam antes de amadurecer, o jardim é irrigado:
- na primavera, antes que a seiva comece a fluir;
- quando as flores aparecem;
- 2 semanas após o término deste período;
- antes de despejar a fruta.

O solo deve estar úmido a uma profundidade de pelo menos meio metro. Uma planta adulta precisa de cerca de 20 baldes de água, enquanto uma muda precisa de 10 litros. A última rega deve ser feita um mês antes do início da geada.
Polinização insuficiente
As ameixeiras costumam florescer em climas frios ou com chuva. Durante esses períodos, as abelhas, que gostam de calor, não voam, não coletam néctar nem polinizam as árvores. A queda das flores sem frutificação ocorre quando apenas uma variedade de ameixeira cresce no jardim, com as estações de crescimento e frutificação ocorrendo ao mesmo tempo.
Pragas e doenças
Sem o tratamento adequado do jardim, as árvores ficam infectadas com vírus, atraem bactérias, sofrem com infecções fúngicas e se tornam um ímã para parasitas, o que afeta negativamente a frutificação.

Mosca-serra da ameixa
Moscas amarelas ou pretas causam danos significativos às plantações. As larvas do inseto hibernam no solo, cavando tocas a uma profundidade de até 20 cm. Na primavera, transformam-se em pupas e voam para as ameixeiras em flor, onde depositam de 5 a 7 ovos nos brotos. As larvas da mosca-serra consomem os ovários.
Pernas grossas
O inseto, com asas membranosas cobertas por veias negras, emerge na primavera para chocar seus filhotes. Uma única fêmea põe várias dúzias de ovos. As larvas do ácaro-aranha consomem a semente macia, e o ovário cai no chão.
Traça-da-ameixa
As lagartas desta mariposa discreta, que se reproduz no final do verão, escondem-se nas fendas da casca durante o inverno. Os filhotes, nascidos dos ovos que a mariposa deposita nas ameixas, devoram a polpa, fazendo com que a fruta caia prematuramente.

Doenças fúngicas
Às vezes, manchas ovais acastanhadas com bordas brilhantes podem ser vistas nas folhas das árvores. Essas manchas secam gradualmente, transformando-se em buracos. O Clasterosporium afeta os frutos. As ameixeiras desenvolvem crescimentos que secretam goma. A doença é tratada pulverizando as árvores com preparações à base de cobre.
No meio do verão, às vezes se formam manchas marrons perto das nervuras das folhas, que crescem e ocupam toda a lâmina foliar.
A infecção por ferrugem faz com que as ameixas enfraqueçam.Nos primeiros dez dias de junho, os fungos causadores da coccomicose tornam-se ativos. Microrganismos patogênicos depositam esporos na parte inferior das folhas, destruindo os brotos.
Se as frutas forem afetadas:
- As ameixas ficam manchadas.
- Eles param de crescer.
- Eles secam e caem.

Durante a floração, as árvores são afetadas pelo mofo cinzento. Os esporos do fungo se espalham por toda a planta, causando rachaduras nos galhos, o escurecimento dos brotos e o apodrecimento dos frutos na árvore.
Doenças bacterianas das árvores
Na primavera, às vezes, aparecem inúmeras manchas nas folhas de frutas com caroço, que eventualmente secam por dentro. Nas ameixas, aparecem manchas pretas cercadas por uma borda esbranquiçada, indicando mancha bacteriana.Durante a necrose, os galhos ficam cobertos de úlceras, a seiva endurece e a goma sobe à superfície. A madeira fica marrom e a ameixeira morre.
Infecções virais
As árvores são infectadas pela mancha-mosaico, que se manifesta como listras brilhantes nas folhas. As ameixeiras afetadas pela doença incluem:
- Eles perdem imunidade.
- Eles não toleram bem a seca.
- Eles congelam no inverno frio.

Os vírus provocam o desenvolvimento do nanismo, quando o crescimento dos brotos diminui e as árvores morrem.
A queda prematura dos frutos ocorre quando a ameixeira é infectada com varíola, e as folhas ficam cobertas de manchas transparentes.
Doenças não transmissíveis
Se as árvores forem negligenciadas, podadas incorretamente ou submersas em água, gotas de goma aparecerão nos troncos. Fungos e bactérias podem penetrar nessas feridas, portanto, essas doenças devem ser tratadas. Se as ameixeiras forem cultivadas em solos ácidos ou salinos, as folhas secarão e os frutos cairão antes de amadurecer.
Vamos analisar mais detalhadamente as causas e as formas de eliminá-las.
Doenças, pragas e o não cumprimento das práticas agrícolas levam à interrupção do desenvolvimento das árvores frutíferas e à redução ou perda de produtividade.

A ameixeira perdeu suas flores
Em latitudes médias, o clima da primavera é instável, com períodos de calor seguidos por fortes ondas de frio. Mesmo geadas leves fazem com que as flores fiquem pretas e, como os estames e pistilos congelam, o problema é percebido quando a ameixeira cai, mas nada pode ser feito; não há previsão de colheita no verão.
O ovário da ameixa está caindo
A maioria das variedades de frutas de caroço requer uma árvore autofértil por perto. Se não houver uma árvore por perto, os frutos desenvolverão ovários fracos após a polinização, que cairão rapidamente. Para evitar a queda dos frutos antes do amadurecimento em julho, quando estão cheios, alimente as plantas com fertilizantes ricos em potássio e aplique nitrogênio no tronco da árvore na primavera.

Gotas de frutas verdes
Às vezes, a floração é bem-sucedida, com uma frutificação forte, mas as ameixas caem no chão antes de amadurecerem completamente. Se as raízes da planta não tiverem umidade, o que ocorre durante o tempo seco e a falta de irrigação oportuna, a árvore não terá força para sustentar os frutos. Após uma rega generosa, as ameixas param de cair.
Se o nível do lençol freático estiver próximo à superfície, chuvas prolongadas podem causar apodrecimento das raízes e a queda de ameixas verdes. As árvores frutíferas devem ser plantadas em um local afastado de áreas baixas.
Pragas, como besouros-da-ameixa e moscas-serra, põem ovos. As larvas eclodem e se alimentam da polpa e dos caroços dos frutos verdes, fazendo com que as ameixas verdes sequem e caiam no chão. Para prevenir pragas, apare galhos mortos e danificados no início da primavera, queime os frutos e folhas secas no outono e pulverize as árvores com Actellic, Fitoverm e Inta-Vir após a floração. Um segundo tratamento é realizado em agosto.

As ameixas ficam amarelas e caem
Em julho, os frutos começam a se encher de suco, mudam de cor e logo chega a hora da colheita. Sem irrigação durante o tempo quente e seco, a árvore fica sem umidade, e as ameixas verdes ficam amarelas e caem. Às vezes, apenas fertilizar a planta é suficiente; os frutos secam e caem devido à deficiência de fósforo, zinco e outros micronutrientes.
Uma árvore afetada por: deixa cair ameixas amarelas.
- coccomicose;
- ferrugem;
- ponto furado;
- podridão de frutas.
Queda de frutos devido a danos causados por larvas de insetos. A decisão sobre como tratar a planta deve ser tomada após determinar a causa.

As frutas ficam azuis e caem
Após a floração das árvores frutíferas com caroço e a queda das pétalas, os insetos começam a voar. Quando o ar atinge 16 °C, as fêmeas da mariposa-pé-de-ameixa põem ovos. As pragas eclodem pela segunda vez no início de julho. As ameixeiras com caroços danificados ficam azuis e os frutos parecem estar amadurecendo rapidamente, mas caem no chão. As pragas podem ser controladas pulverizando as árvores após a floração e duas semanas depois com Confidor, Calypso e Bi-58.
Medidas preventivas
Para garantir uma colheita abundante de ameixas, você precisa seguir práticas agrícolas adequadas, podar os brotos corretamente, aplicar fertilizante prontamente e regar generosamente em tempo seco.Para prevenir doenças e pragas, é necessário remover galhos secos e danificados, varrer e queimar folhas no outono e remover frutas podres.
Antes da brotação, são necessárias medidas preventivas contra coccomicose, ferrugem e outras doenças. Após a floração, as árvores devem ser tratadas com inseticidas para evitar a reprodução de insetos.











