Qual a melhor forma de alimentar as ameixas no verão e o calendário de fertilização

A fertilização de ameixeiras raramente é feita no verão, pois os jardineiros acreditam que é melhor fertilizar a planta na primavera, quando ela começa a florescer. No entanto, muito depende das necessidades da árvore, sua idade e a qualidade do solo. Acredita-se que árvores frutíferas sem fertilizante não produzem uma boa colheita e são propensas a doenças. Para obter uma boa colheita, você precisará escolher o fertilizante certo e o momento certo para sua aplicação, levando em consideração as necessidades da árvore.

Por que fertilizar ameixas?

A ameixeira é uma cultura comum em jardins; as pessoas costumam plantar as árvores em seus jardins na esperança de colher seus frutos abundantes e deliciosos. No entanto, se você não fertilizar a ameixeira, é improvável que isso aconteça. Sem fertilizante, a planta:

  1. Ganhando altura lentamente.
  2. Dá frutos piores.
  3. Frequentemente afetada por fungos e outras doenças.


Outro problema é que as ameixeiras desenvolvem seu sistema radicular lentamente e não necessitam de fertilizantes nitrogenados durante o primeiro ano de vida. Estes podem prejudicar a árvore e levar à sua morte.

Se um jardineiro espera uma boa colheita, ele precisará alimentar a árvore durante toda a estação, começando no momento em que a planta é plantada.

Sinais de deficiência de macro ou microelementos

Acredita-se que a deficiência de nutrientes afeta a condição das fruteiras; ela pode ser “diagnosticada” examinando os brotos e as folhas da ameixeira.

Sinais gerais de deficiência de nutrientes nas plantas:

  • as folhas ficam amarelas e caem;
  • os brotos morrem;
  • a qualidade e a quantidade dos frutos diminuem.

fertilizando uma muda

Muitos jardineiros, sem a experiência necessária, confundem esses "sintomas" com sinais de doença e começam a tratar as ameixeiras com diversas soluções. Na realidade, basta fertilizar as árvores.

Vamos tentar descobrir o que falta na ameixa:

Deficiência de nitrogênio Os brotos se desenvolvem mal, as folhas da árvore ficam pequenas, amarelam e caem rapidamente. Os frutos ficam menores, seu sabor muda e surge uma acidez incomum para a variedade.
Fósforo A queda das folhas ocorre precocemente, e elas secam nos galhos. Os frutos se desenvolvem lentamente e não são grandes.
Potássio Preste atenção aos brotos finos e à taxa de crescimento da árvore. Se não houver crescimento e os galhos jovens forem muito finos, é hora de fertilizar a ameixeira.
Cálcio Quando uma planta carece desse elemento, suas folhas se enrolam e o sistema radicular se desenvolve lentamente.
Magnésio As folhas mudam de cor, ficam sulcadas e caem. As nervuras permanecem verdes por um tempo. A folhagem começa a cair das partes mais baixas das árvores.

Observação: jardineiros experientes sabem que as ameixas têm dificuldade em suportar a falta de nutrientes.

Que tipo de fertilizante a árvore gosta?

A ameixa não é muito exigente com fertilizantes, mas muito depende da região onde a árvore cresce, bem como da qualidade do solo.

ameixeira

Minerais

Aplique na primavera ou no início do verão. Essas soluções não são recomendadas para árvores jovens no primeiro ano de vida. O fertilizante pode ser aplicado no segundo ano.

Orgânico

Muitas vezes a cultura é alimentada com plantas lenhosas cinzasVocê também pode usar húmus, esterco ou composto. A matéria orgânica geralmente é adicionada antes do plantio ou durante o amadurecimento dos frutos. Muitos jardineiros aplicam matéria orgânica durante a estação de crescimento para garantir uma boa colheita no final do verão.

Preparações complexas

Podem ser usados ​​durante todo o ciclo de crescimento. Fertilizantes complexos são considerados universais, permitindo sua aplicação na primavera, verão e outono, como parte da preparação da planta para o inverno.

Observação: é recomendável cobrir o solo ao redor da árvore após a aplicação do fertilizante, pois isso ajudará a aumentar a eficácia do tratamento.

preparações para alimentação

O que é melhor para variedades de frutos amarelos e vermelhos?

Os fertilizantes não são classificados pela cor da ameixa. No entanto, jardineiros experientes acreditam que as variedades amarelas "preferem" fertilizantes minerais. As ameixas vermelhas, por outro lado, são melhor alimentadas com fertilizantes complexos.

Mas não há diferença significativa; se todos os procedimentos forem realizados prontamente e as características da variedade da árvore forem levadas em consideração, o resultado será idêntico.

Métodos de aplicação de fertilizantes

As árvores podem ser alimentadas de diversas maneiras. Na maioria das vezes, os nutrientes são diluídos em água antes da rega. O fertilizante também pode ser adicionado ao buraco da raiz antes do plantio da muda.

fertilização

Foliar

Isso envolve a nebulização. Uma solução nutritiva é pulverizada sobre as folhas e brotos jovens. Isso garante que a ameixeira receba os nutrientes necessários. Além disso, esses nutrientes não são entregues ao sistema radicular, mas sim às folhas e galhos, eliminando a possibilidade de deficiências nutricionais nos brotos jovens.

Raiz

Nutrientes na forma de soluções são aplicados diretamente nas raízes para que a planta receba todos os elementos necessários.

Este tipo de fertilização é considerado universal, pois a árvore recebe todos os elementos necessários do solo, absorvendo-os através do seu sistema radicular. Isso não significa apenas regar com soluções nutritivas. Fertilizantes são frequentemente adicionados à cova de plantio, e procedimentos semelhantes também são realizados ao cavar o jardim.

O que considerar ao aplicar fertilizantes

As ameixeiras têm um calendário de fertilização, o que significa que precisarão ser fertilizadas várias vezes por estação.

frutas de ameixa

Ao plantar mudas

Uma mistura especializada composta pelos seguintes componentes é adicionada ao buraco de plantio:

  1. Cascas de ovos em pó.
  2. Uma mistura de solo, turfa e húmus.
  3. Componentes minerais também são adicionados ao solo: superfosfato, sulfato de potássio.

Fertilizando árvores jovens

É realizado em 2 etapas:

  • Se a árvore já tiver um ano, você pode usar fertilizantes de nitrogênio, eles são aplicados sob as raízes, principalmente na primavera ou no início do verão;
  • A coroa jovem é pulverizada com uma solução especial composta de água e ureia.

Para preparar uma solução nutritiva para pulverização, adicione 20 gramas de ureia a 5 litros de água. No final do verão, as árvores são alimentadas com complexos minerais.

Fertilizando uma árvore madura

Você pode fertilizar a planta na primavera, antes do início da estação de crescimento. Para isso, dissolva 30 gramas de ureia em 10 litros de água. O sulfato de potássio potencializará as propriedades da solução. Aplique até 20 litros deste fertilizante pré-preparado por planta.

fertilização de árvores

O que alimentar para estimular a frutificação

Em julho, quando se inicia o processo de amadurecimento dos frutos, são realizados os seguintes procedimentos:

  1. Em um balde de água, dissolva 30 gramas de ureia e 40 gramas de nitroammofoska.
  2. Até 30 litros de solução nutritiva podem ser adicionados sob uma árvore.

Fertilização durante o período de floração e amadurecimento das ameixas

Fertilizar ameixeiras durante a estação de crescimento é essencial, assim como todas as plantas frutíferas do jardim. A primeira fertilização de verão envolve a adição de ureia ao solo, feita após a soltura ou escavação do solo.

Em agosto, você pode fertilizar a árvore com cinzas diluídas em um pouco de água. Faça sulcos no solo para evitar a drenagem e despeje a solução sob o sistema radicular.

Na primavera, excrementos de pássaros ou esterco ajudam a estimular o crescimento da folhagem verde. Podem ser usados ​​com segurança se a árvore tiver mais de um ano. A matéria orgânica contém muito nitrogênio.

Em junho, as ameixeiras com frutos precisam de fósforo, pois este elemento facilita a absorção de açúcar. No entanto, se a ameixeira for plantada em solo arenoso, o uso de fertilizantes fosfatados não é recomendado.

flor de ameixa

Como fertilizar após a colheita

No outono, não é recomendado o uso de matéria orgânica, por isso o esterco costuma ser abandonado em favor de outros fertilizantes. É melhor escolher:

  • superfosfato e sulfato de potássio;
  • as substâncias são dissolvidas em um balde de água;
  • As ameixas são regadas com uma mistura de nutrientes na quantidade de 20 litros, sob cada árvore.

Erros básicos

Se você é um jardineiro inexperiente, pode cometer vários erros ao cultivar ameixeiras. Os problemas surgem quando:

  1. As proporções não são mantidas. Jardineiros costumam aplicar fertilizantes com os olhos. Esse comportamento faz com que a planta receba nutrientes em excesso ou em falta.
  2. Aplicação tardia. Se você não seguir o cronograma e aplicar os tratamentos tardiamente, a ameixeira não terá tempo de se preparar para o inverno. Os nutrientes não serão absorvidos e a árvore não resistirá ao frio.
  3. Monotonia. Os jardineiros costumam aplicar fertilizante apenas nas raízes, esquecendo que os galhos também precisam de nutrição adicional.

Acredita-se que, independentemente da cor ou variedade da fruta, as ameixeiras são árvores fáceis de cultivar e que darão frutos mesmo sem os devidos cuidados. No entanto, negligenciar a alimentação da árvore e a fertilização durante a primavera, o verão e o outono pode reduzir a produtividade e afetar o sabor e o tamanho da fruta.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata