- Descrição e características da praga
- Variedades
- Semelhante a uma vírgula
- Californiano
- Escama falsa de acácia
- Cochonilha-da-ameixa
- Vida útil
- Medidas preventivas
- Quarentena
- Limpeza mecânica
- Inimigos naturais
- Removendo árvores desnecessárias
- Como lutar
- Métodos tradicionais
- Sabão em pó
- Sabão verde
- Carbonato de sódio
- Infusão de cebola
- Pimenta fresca picada
- Cinzas de madeira
- Tratamento com óleo hortícola
- Métodos químicos de controle
- Medicação
- Regras de aplicação
- Medidas de precaução
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
- Resultado
As cochonilhas em ameixeiras aparecem como pequenos insetos muito difíceis de detectar. Os jardineiros geralmente as detectam na fase intermediária da infestação. Medidas imediatas são necessárias para eliminar a praga, caso contrário, a planta pode morrer.
Descrição e características da praga
O inseto é pequeno e de cor marrom-clara. Ataca brotos de árvores. Adere firmemente à casca e aparece como pequenos caroços. Alimenta-se de seiva e pode causar a morte completa da planta rapidamente. As fêmeas não têm asas, enquanto os machos são menores e móveis. As larvas ficam sob a casca e podem hibernar durante o inverno.
Variedades
Existem diferentes tipos de cochonilhas, que diferem em suas características externas.
Semelhante a uma vírgula
Um pequeno inseto com corpo claro. Sua carapaça é curva, semelhante a uma vírgula. Ele se fixa ao tronco e forma pequenas protuberâncias. Move-se lentamente pelo papo, sugando a seiva. Após a postura dos ovos, a fêmea morre; uma única ninhada pode produzir até 100 larvas. As larvas hibernam na protuberância do broto e ressurgem como adultas na estação seguinte.

Californiano
São pequenas pragas que atacam ameixeiras. Elas se parecem com pequenas manchas. Geralmente são detectadas tardiamente. É necessário o uso de produtos químicos para sua remoção.
Escama falsa de acácia
Ocorre em todas as fruteiras. É pequeno, medindo até 6 mm. Ao se fixar em um broto, forma uma casca protetora na qual deposita seus ovos. O inseto é marrom.
As larvas se espalham rapidamente para partes saudáveis da árvore, o que pode levar à sua morte em poucos anos.

Cochonilha-da-ameixa
A praga tem formato hemisférico. Sua casca marrom adere ao tronco e ataca os brotos jovens. Ela tolera baixas temperaturas e, se não for tratada, hiberna na casca da árvore.
Vida útil
A maioria das pragas de insetos são fêmeas. Após a fertilização, a fêmea põe ovos e morre. Os ovos permanecem na casca da fêmea durante todo o inverno. Na primavera, os ovos eclodem e se transformam em larvas, que amadurecem e rastejam pela árvore. Um mês após a eclosão, as larvas se desenvolvem em fêmeas adultas.

Medidas preventivas
Para prevenir a infecção, é necessário tomar certas medidas preventivas.
Quarentena
Somente mudas saudáveis são utilizadas; espécimes infectados devem ser removidos.
Limpeza mecânica
Aos primeiros sinais de infestação, o broto afetado é podado. A limpeza mecânica com objetos cortantes também pode ser utilizada. A casca contendo a praga é removida. Este procedimento é trabalhoso, mas não requer o uso de produtos químicos.
Importante: A limpeza mecânica não é recomendada para mudas jovens.
Inimigos naturais
Para pequenas infestações, inimigos naturais podem ser usados. Joaninhas, que se alimentam da praga, são um bom exemplo.

Removendo árvores desnecessárias
A praga costuma aparecer em árvores velhas que praticamente não produzem frutos. Essas árvores devem ser removidas e substituídas por mudas jovens e saudáveis.
Como lutar
O método de controle de pragas é determinado pelo jardineiro dependendo do grau de infestação.
Métodos tradicionais
Remédios populares permitem a remoção de pequenas quantidades de pragas. A vantagem desses métodos é que eles não causam danos.
Sabão em pó
Você pode se livrar da praga usando sabão em pó. Para isso, dissolva uma barra de sabão em 5 litros de água e borrife na árvore. A solução de sabão forma uma película que mata o inseto.

Sabão verde
Para tratar a madeira, rale 50 gramas de sabão e dissolva em 10 litros de água. Aplique a solução resultante na madeira. Repita o procedimento após 10 dias.
Carbonato de sódio
O carbonato de sódio destrói a casca da praga e mata não apenas o inseto adulto, mas também seus ovos. Dissolva 10 gramas do pó em um balde de água. Borrife a mistura resultante na árvore.
Infusão de cebola
Para preparar a infusão, despeje 2 litros de água sobre um quilo de cascas. Deixe descansar por vários dias. Em seguida, coe e dilua com 5 litros de água. A infusão resultante é usada para pulverizar a planta.
Pimenta fresca picada
Pimentas são usadas. Pique 100 gramas de pimenta, adicione um litro de água e deixe ferver. Deixe esfriar, dilua em 5 litros de água e borrife na árvore.

Cinzas de madeira
Adicione um quilo de cinzas a um balde de água e aplique a mistura. O mesmo resultado pode ser obtido com cinzas em pó secas.
Tratamento com óleo hortícola
O óleo de nim ajuda a se livrar da praga. Borrifado na planta, o óleo forma uma película que impede a passagem de ar, matando o inseto.
Métodos químicos de controle
O uso de produtos químicos permite eliminar cochonilhas de ameixas em pouco tempo.
Medicação
Dentre o grande número de medicamentos, é preciso destacar as substâncias de uso frequente.
Novaktion
Um produto de amplo espectro desenvolvido para controlar insetos mastigadores e sugadores. Os resultados são visíveis imediatamente após a aplicação. Está disponível em emulsão aquosa, que pode ser usada para preparar uma solução de trabalho.

Sumição
O produto é usado para controlar insetos nocivos. Ao entrar em contato com a casca da cochonilha, ele se decompõe e infecta o inseto.
Di-68
Utilizado para preparar soluções contra pragas sugadoras. São necessários vários tratamentos para obter resultados.
"Novo B-58"
Uma formulação aprimorada do produto que atua rapidamente sobre as pragas. Quando a solução entra em contato com a casca, bloqueia sua capacidade de movimentação, resultando na morte da praga.
Karbofos-500
Um medicamento de contato e intestinal que destrói tecidos moles quando ingerido. Deve ser aplicado várias vezes, pois não tem efeito sobre os ovos.

Rogor-S
Elimina pragas desde a primeira aplicação. Após a pulverização, a proteção dura vários meses. Consegue penetrar na casca e remover larvas de cochonilhas.
Clorpirifós
Este produto é usado para controlar todos os tipos de insetos. Ao entrar em contato com o inseto, ele paralisa a praga. Pode ser usado duas vezes por temporada.
Pirinex
Agente de contato usado para eliminar cochonilhas. São necessárias várias pulverizações para obter resultados visíveis. Não prejudica as plantações.
Eurodime
Uma vez aplicado na árvore, a substância penetra rapidamente na casca e tem um efeito negativo sobre as pragas. O produto é resistente à água e pode ser usado independentemente das condições climáticas.

Mais de 30 anos
A substância tem efeito rápido sobre a praga. Pode ser usada em todos os estágios da infestação. Uma solução de trabalho deve ser preparada antes do uso.
Importante: Siga as instruções cuidadosamente, caso contrário podem ocorrer queimaduras nos brotos e folhas.
Profilactina
A substância é usada no início da temporada para prevenir pragas. As ameixas são tratadas antes do surgimento dos brotos.
Regras de aplicação
Para obter resultados, é necessário seguir as instruções de uso dos preparados químicos:
- O produto químico é misturado com água de acordo com as instruções.
- A solução resultante é despejada em um borrifador.
- A planta é pulverizada em várias etapas. O primeiro tratamento é realizado quando são detectados sinais de infestação de insetos. Um segundo tratamento é realizado 10 dias depois.
Após o processamento, as frutas não são recomendadas para consumo por 5 dias.

Medidas de precaução
Ao tratar ameixas contra cochonilhas, as seguintes precauções de segurança devem ser observadas:
- realizar tratamento com roupas de proteção;
- são utilizados óculos de proteção e respirador;
- Após o tratamento, é necessário lavar o corpo com sabão;
- Não utilize o medicamento na presença de crianças e animais de estimação;
- Durante o período de maturação completa, não é recomendado o uso de preparações químicas.
Seguir métodos de segurança ajuda a prevenir danos à saúde humana.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Ao combater cochonilhas, é importante considerar os conselhos de jardineiros que já enfrentaram esse problema:
- Se a árvore estiver mais de 50% infectada, salvar a planta será problemático; recomenda-se podar as áreas danificadas.
- Para infestações frequentes, o mesmo produto deve ser usado por no máximo 2 anos. Após esse período, a praga pode desenvolver tolerância.
- Ao remover cochonilhas, é importante regar e fertilizar bem a árvore. Isso aumentará sua imunidade e acelerará a ação dos tratamentos.

Ao plantar mudas, é importante comprar material de plantio de fontes confiáveis. Isso reduzirá o risco de infecção.
Resultado
Controlar a cochonilha-da-ameixa é simples com tratamento oportuno. No entanto, em casos avançados, os inseticidas são ineficazes. Nesse caso, a planta deve ser removida. O inseto pode migrar para plantas saudáveis, portanto, se uma árvore estiver infestada, inspecione cuidadosamente o restante do jardim.











