Tipos de sistemas de irrigação automática para estufas e como fazê-los você mesmo

Instalar um sistema de irrigação automática em sua estufa reduzirá significativamente o tempo gasto cuidando de suas plantações. Um sistema de irrigação automática oferece inúmeras vantagens em relação à rega manual. Existem várias maneiras diferentes de umedecer canteiros em uma estufa; o principal é escolher a mais adequada.

Vantagens e desvantagens do sistema

Vantagens de instalar irrigação automática em uma estufa de policarbonato:

  • Economizando tempo e custos com água.
  • Aumento da produtividade devido à irrigação otimizada.
  • A umidade evapora do solo mais lentamente.
  • Mesmo ao instalar sistemas de irrigação complexos, não é necessário um planejamento cuidadoso da irrigação dos canteiros de jardim.
  • Não aparecem áreas alagadas.
  • A água é distribuída uniformemente pela área.

Desvantagens da irrigação automática de canteiros:

  • A rega não é adequada para árvores e arbustos.
  • Alto custo dos sistemas de irrigação.

Além disso, surge a questão de quanto vale a pena economizar água e tempo para irrigação independente, dado o custo do sistema de irrigação.

Tipos de irrigação automática

Existem vários tipos de sistemas de irrigação automática. A principal diferença entre cada um é o tipo de fornecimento de água e o padrão de pulverização. Antes de escolher um, vale a pena explorar todos os diferentes tipos.

regando mudas

Irrigação por gotejamento

Da fonte de água, o líquido é conduzido por meio de canos até fitas especiais. Fitas e gotejadores levam a água ao solo e a cada planta da região. As gotas neste tipo são muito pequenas.

Entre as vantagens da irrigação por gotejamento está a economia de líquido.

Também previne o desenvolvimento de ervas daninhas e umedece o solo uniformemente. As desvantagens incluem a complexidade da instalação e o custo do sistema. Além disso, é necessário monitoramento constante para manter as fitas limpas.

Aspersão

Um sistema automatizado de irrigação por aspersão utiliza água de uma fonte para pulverizar aspersores que simulam gotas de chuva. Esses aspersores são instalados no nível do solo ou sob o teto da estufa.

rega automática

As vantagens da irrigação por aspersão incluem a capacidade de irrigar grandes áreas de solo de uma só vez. As desvantagens incluem o risco de regar o solo em excesso. A água também espirra nas folhas das plantas, o que pode causar queimaduras solares e morte das plantações em dias ensolarados.

Irrigação subterrânea

A irrigação subterrânea é considerada um dos sistemas mais complexos de instalar. A irrigação subterrânea é semelhante à irrigação por gotejamento em seu design, mas as tubulações de água são instaladas no subsolo.

Este tipo de irrigação do solo é considerado o mais eficaz. Além disso, durante a irrigação, o solo fica saturado de oxigênio. As desvantagens incluem a natureza trabalhosa da instalação do sistema e a necessidade de cavar uma vala entre os canteiros.

regando mudas

Rega automática em estufa com garrafas

Para regar sua estufa, você pode criar seu próprio sistema de irrigação automático usando garrafas plásticas recicladas. Este tipo de irrigação é semelhante ao anterior, mas simplificado. A água flui para as raízes das plantas através de furos nas garrafas. As garrafas são enterradas no solo.

A rega automática com garrafas é a opção mais acessível. Também é fácil de instalar. A única desvantagem é que este sistema não é totalmente automático. As garrafas precisarão ser reabastecidas regularmente.

Rega automática em estufa com garrafas

Irrigação automática de ar de uma estufa

Neste caso, o sistema de irrigação automática não está localizado na superfície do solo ou abaixo dele, mas na parte superior da estufa. Este método de irrigação dos canteiros pode ser por gotejamento ou chuva. Os canos que fornecem água para os aspersores são instalados acima, sob o teto da estufa. A vantagem deste método é que ele simula gotas de chuva. Este tipo de irrigação evita que o solo fique encharcado.

Entre as desvantagens apontadas está a dificuldade de instalação de tubulações sob o teto da estufa.

Com abastecimento de água por meio de encanamento

Este método é adequado para grandes áreas. A irrigação encanada é usada em áreas com arbustos e árvores, onde o redirecionamento do fluxo de água não é necessário. Esses sistemas de irrigação automática são instalados para longo prazo.

Com abastecimento de água por meio de encanamento

Os melhores sistemas de irrigação para estufas

A irrigação automática é bastante cara. O custo depende da complexidade. Existem vários tipos de sistemas de irrigação para estufas.

Sistema "AquaDusya"

O sistema de irrigação AquaDusya é um sistema de gotejamento. É adequado para estufas pequenas. A água é bombeada por meio de uma bomba que pode ser instalada diretamente em um reservatório de água instalado dentro da estufa. O AquaDusya funciona com pilhas AA. O ciclo de irrigação dura uma hora. Montar o sistema você mesmo é fácil. É exatamente para isso que ele foi projetado.

Sistema "AquaDusya"

Sistema Beetle

O sistema "Zhuk" tem um design muito simples e também foi projetado para automontagem e instalação. A mangueira possui vários ramais para gotejadores, permitindo uma irrigação rápida e eficaz dos canteiros. A única desvantagem é que o sistema não possui temporizador. Um deve ser adquirido separadamente. O sistema é conectado a uma fonte de água ou instalado em um reservatório. A vantagem do sistema "Zhuk" é seu relativo preço e facilidade de instalação.

Sistema automático CLIP-36

O sistema KLIP-36 fornece água intermitentemente ao longo do dia. O sistema irriga o solo por 1 a 2 minutos, seguido por uma pausa mais longa. O KLIP-36 é conectado a uma tubulação ou reservatório de água.

Este sistema não requer baterias e pode ser usado para irrigar canteiros de jardim com fertilizante e líquido. Os canos que transportam o líquido não entopem durante a operação. Além disso, é possível usar de um a quatro canos.

Sistema automático CLIP-36

Irrigação por gotejamento faça você mesmo em uma estufa

Se você não quer gastar uma fortuna, mas ainda precisa instalar um sistema de irrigação automática em sua estufa, pode construir um você mesmo. Isso não requer nenhum equipamento especial. Materiais para irrigação automática são fáceis de encontrar.

Cálculo do volume de água e duração da irrigação

Primeiro, você precisa calcular o volume de água e a duração da irrigação dos canteiros da estufa. Meça o comprimento dos canteiros e registre o valor resultante. Isso será usado para calcular o volume de água. Em seguida, desenhe a localização de cada tubulação, bem como os reservatórios de água. O volume de água depende do comprimento do sistema. Se for muito longo, é aconselhável dividir o sistema de gotejamento em vários reservatórios ou conectá-lo a uma fonte de água permanente.

tomateiro automático

Projeto de sistema de irrigação automática para estufa

Ao construir seu próprio sistema de irrigação, a água é fornecida por meio de bicos. A maneira mais simples de configurar a irrigação automática em uma estufa é usar uma mangueira a partir de um barril perfurado. A irrigação por gotejamento é aplicada nas raízes.

Materiais necessários: tanque de água, bombas e filtros para irrigação automática

Para instalar irrigação automática em uma estufa você precisará de:

  • barris de água;
  • Tubos de PVC;
  • bomba (vem completa com filtros);
  • conta-gotas;
  • interruptores (serão usados ​​para regular a pressão da água);
  • estopa (usada para selar);
  • acoplamentos de plástico;
  • adaptadores;
  • serão necessários tampões na extremidade do cano de água;
  • camisetas.

regando tomates

Você também precisará de um temporizador e uma bateria.

Temporizadores e controladores para rega automática

Temporizadores automáticos de irrigação são necessários para definir os horários de irrigação. Eles permitem que você especifique os horários de início e término da irrigação.

Nós organizamos ventilação automática

É aconselhável instalar ventilação automática na estufa:

  • Coloque água em um recipiente de vidro e feche-o.
  • Em seguida, faça um furo na tampa e insira um tubo de latão.
  • Devem sobrar 2-4 mm até o fundo e então o furo estará selado.
  • Faça um furo na tampa de polietileno e insira um tubo flexível nele.
  • Feche bem o frasco com uma tampa.

Agora você pode colocar a estrutura na estufa. Quando a temperatura sobe, essa estrutura abre a janela da estufa. Quando cai, ela se fecha.

Sistema automático CLIP-36

Distância entre bicos de gotejamento

Ao instalar um sistema de irrigação automático, o fluxo de água deve ser ajustado. Uma pressão de água fraca não fornecerá umidade suficiente para todos os canteiros, enquanto uma pressão forte levará ao excesso de água. O espaçamento entre os gotejadores depende da variedade da cultura.

Gotejadores do tipo aranha são usados ​​para plantas perenes. Caracterizam-se por uma grande distância entre eles. Este tipo é usado apenas em estufas. Para culturas com raízes subterrâneas, são utilizados gotejadores com espaçamento de 20 cm. Para melões, são necessários gotejadores com espaçamento de 1 m.

Sistema automático CLIP-36

O processo de montagem e instalação de um sistema de irrigação automática

Processo de montagem:

  • O barril é colocado a uma distância de 1-1,5 m do chão e coberto com uma tampa.
  • Um furo é feito perto do fundo e uma mangueira é inserida nele.
  • Para obter juntas completas, os tubos são cortados em um ângulo de 90 graus.
  • Pequenos furos são feitos em tubos de plástico.
  • A mangueira principal é instalada com uma braçadeira. Um tampão é instalado no orifício de drenagem.
  • Os sprinklers são instalados nas linhas marcadas no cano.
  • Ao conectar torneiras, plugues e dispensadores, você precisará de reboque para garantir que a estrutura seja hermética.

Antes de instalar o último tampão, é recomendável lavar todo o sistema para remover quaisquer aparas de plástico que permaneçam no interior após a perfuração dos furos.

Iniciando e testando a instalação

Antes de iniciar o sistema de irrigação automática, certifique-se de que a água esteja chegando a cada dispensador. Preste atenção especial ao último dispensador. Após a instalação, ajuste os horários de início e término no temporizador. Assim que os horários definidos forem atingidos, o sistema de irrigação automática será ligado.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata