O tomate é um vegetal saudável, apreciado por adultos e crianças. Pode ser cultivado ao ar livre e, ao construir uma estufa, você pode aumentar significativamente sua produção de tomate. Considerando as condições climáticas adversas em diversas regiões do nosso país, isso protegerá suas mudas da geada e das oscilações de temperatura.
Construir seu próprio abrigo reduzirá significativamente o seu orçamento doméstico, já que as opções pré-fabricadas são bastante caras. Somente construindo você mesmo uma estufa você poderá criar uma estrutura com as dimensões necessárias e levar em conta todas as nuances e desafios inerentes ao seu terreno específico. Os tomates prosperam em ambientes quentes, portanto, a produtividade dos tomates cultivados em ambientes fechados será significativamente maior do que em campo aberto.

As principais vantagens do design
Uma estufa de tomate é uma estrutura pequena e extremamente simples de construir que protege as futuras plantações dos efeitos negativos do meio ambiente.
Sua principal vantagem é que, apesar do seu tamanho relativamente pequeno (uma estrutura de 150 cm de altura é suficiente para tomates), proporciona aquecimento natural para mudas ou plantas de tomate maduras colocadas temporariamente em uma estufa no início da primavera, utilizando apenas a energia da luz solar e o calor gerado pela oxidação de fertilizantes. Estufas, que frequentemente utilizam aquecimento, exigem custos adicionais de aquecimento. Uma estufa de tomate, no entanto, elimina essas desvantagens.
<span data-mce-type=”bookmark” style=”display: inline-block; largura: 0px; overflow: oculto; altura da linha: 0;" class="mce_SELRES_start"></span>
Muitos jardineiros acreditam que uma estufa de tomate caseira é mais eficiente do que uma estufa caseira. É difícil concordar com isso, pois as principais vantagens desta última são seu tamanho compacto, independência energética, facilidade de construção e custo relativamente baixo. As estufas são significativamente mais altas e maiores. Além disso, exigem manutenção constante.
Materiais necessários
Antes de construir você mesmo uma estufa de tomates, vale a pena se familiarizar com a lista de materiais de construção necessários usados em sua construção.
Os principais critérios para escolhê-los são o preço acessível e a facilidade de uso, por isso é aconselhável usar ferramentas facilmente disponíveis. A diferença entre designs caseiros confiáveis e os chamados "caseiros" reside tanto na qualidade do acabamento quanto nos materiais utilizados.

Pranchas ou vigas de madeira, bem como vários tipos de tubos (plástico, metal e compósito) podem ser usados para construir a estrutura. Vários tipos de vergalhões, incluindo metal e fibra de vidro, também são adequados. Jardineiros experientes conseguem até mesmo reaproveitar molduras de janelas antigas.
Vários materiais também podem ser usados como cobertura de telhado para uma estufa: filme (tanto de polietileno quanto reforçado), policarbonato (não é barato, mas em termos de características e condutividade térmica, é uma das melhores opções), qualquer material não tecido e vidro.
Escolha do formulário
Antes de construir uma estufa de tomates, você deve decidir o formato da estrutura. Ela pode assumir uma grande variedade de formas, já que um abrigo para tomates é essencialmente uma casa em miniatura, e o telhado pode ser simples, de duas águas, de quatro águas ou de quatro águas, semicircular ou arqueado.

Estufas de tomate retangulares e combinadas estão disponíveis. Os modelos de empena simples e semicircular são os mais comumente utilizados devido à facilidade de instalação.
O processo de construção de uma estufa a partir de caixilhos de janelas
Vamos analisar diversas opções de construção de abrigos. Vamos começar com uma estufa feita com caixilhos de janelas velhas. Este projeto é bastante simples de construir e funciona bem.

Antes de começar, você precisará reunir algumas molduras de janelas antigas, sem vidros quebrados, tábuas e vigas de madeira resistentes com pelo menos 1 m de altura. Você precisará de parafusos ou pregos como materiais.
O tamanho da estufa de tomates dependerá em grande parte do tamanho das janelas utilizadas em sua construção. É uma boa ideia obter várias janelas idênticas. Você também precisará de algumas menores ou uma maior.
Você deve começar construindo a estrutura. As tábuas de madeira devem ser pintadas ou tratadas com conservantes especiais para madeira previamente.

As tábuas devem ser fixadas às vigas. Elas devem ter o mesmo comprimento das esquadrias antigas. Fixe-as com parafusos ou pregos.
Depois que a estrutura estiver pronta, ela precisa ser enterrada no solo a uma profundidade de pelo menos 15 cm. As molduras das janelas são fixadas na parte superior com dobradiças. As laterais da estufa também são feitas de molduras menores e vigas de madeira. A estufa de tomates feita com molduras de janelas antigas está pronta.
O vidro transmite bem a luz solar, muito melhor do que o polietileno comum. Portanto, esta estufa será mais eficiente do que uma com revestimento de filme.
Estrutura arqueada
Agora, vamos ver como fazer um abrigo para tomates, usando uma estrutura semicircular ou arqueada como exemplo. Segundo jardineiros e moradores de verão, esse tipo de estufa é a opção mais acessível e não requer habilidades especiais.

Vergalhões de plástico são utilizados em sua construção. Tubos curvados também funcionam. As extremidades dos arcos são fixadas no solo a aproximadamente meio metro de distância uma da outra. A altura é de 80 a 160 cm.
A estrutura assim construída é revestida com filme de polietileno. Pode ser usado plástico comum ou reforçado. As bordas do filme são fixadas ao chão. Diversos materiais improvisados, como tijolos, podem ser usados. Esta estrutura caseira de tomate durará uma temporada de jardinagem. Para um uso mais duradouro, é melhor escolher uma estrutura mais resistente.
Em forma de telhado de duas águas
Uma estufa mais confiável e durável é aquela com telhado de duas águas. Ela lembra uma casa pequena.

Você não precisará de ajuda profissional para construir tal estrutura. O segredo é saber usar ferramentas básicas, como um martelo ou uma serra.
Materiais necessários: uma viga de madeira de 1 a 1,5 m de altura para o suporte e várias tábuas de madeira.
Todas as partes de madeira da estufa, como no caso de uma estrutura feita de caixilhos de janelas antigas, devem ser pintadas ou tratadas com preservativos de madeira especiais com antecedência.
O processo de construção de um abrigo para tomates começa com a cravação de uma viga no solo. Duas tábuas são fixadas no topo da viga em ângulo. Uma das bordas das tábuas repousa no solo de forma que a seção transversal forme um triângulo isósceles. Várias dessas estruturas são construídas, espaçadas aproximadamente 1 metro uma da outra.

A parte superior da estufa é coberta com filme plástico. Suas bordas são fixadas ao solo, como na versão anterior, por meios improvisados. Tijolos ou halteres antigos são adequados para esse fim. A estufa está pronta para uso.
Construir uma estufa você mesmo usando utensílios domésticos e custos mínimos de material é uma tarefa totalmente factível, ao alcance de qualquer jardineiro, mesmo aqueles sem experiência em construção. O segredo é desejo e persistência.











