Uma estufa caseira para pepinos tem uma série de vantagens. Existem muitos tipos diferentes de projetos. Uma estufa ajuda a manter a umidade e a temperatura do solo e do ar estáveis, essenciais para o crescimento dos vegetais. As estruturas podem variar em material, tipo de construção e tamanho. Também é importante escolher um bom local para a estufa e garantir a manutenção adequada.
Finalidade e tipos de estruturas
Uma estufa é um pequeno dispositivo projetado para cultivar não apenas pepinos, mas também outras culturas que gostam de calor. Ao contrário de uma estufa, ela ocupa pouco espaço no local, a altura é pequena e, em alguns cômodos, toda a área do terreno é destinada a canteiros.
Existem vários tipos de estufas que são fáceis de fazer você mesmo:
- As variedades arqueadas apresentam um telhado semicircular. A estrutura é temporária, construída com arcos revestidos de plástico. Os pepinos são mantidos sob cobertura até que a ameaça de geada da primavera passe. Uma estrutura permanente também está disponível, composta por tubos perfilados e policarbonato. Este último tipo de estufa pode ser usado por vários anos.
- É feita uma distinção entre telhados de uma ou duas águas. Este tipo de estufa pode ser construído em madeira ou metal. Policarbonato, vidro ou filme de polietileno são os materiais de cobertura preferidos.
- Se o clima da região for frio, uma versão rebaixada é adequada. As paredes da estrutura são feitas de tábuas ou vigas de madeira. O cômodo é fechado com caixilhos de vidro duplo.
Existem outros tipos de estufas caseiras para pepinos. Cada tipo de estrutura deve atender aos seguintes requisitos:
- o ar dentro da sala deve estar a uma temperatura constante: +25 graus durante o dia e +16 graus à noite;
- temperatura do solo a +20 graus;
- umidade em 75%;
- não deve haver rascunho;
- É importante garantir acesso suficiente de luz às plantas;
- É necessário pensar em acesso conveniente para insetos durante a polinização;
- Certifique-se de equipar o ambiente com suportes para amarrar os pés de pepino.

Você pode criar um espaço fechado para plantações de vegetais usando qualquer material disponível:
- A estrutura é montada rapidamente a partir de caixilhos de janelas descartados. Eles são assentados e fixados a uma estrutura de madeira preparada.
- É fácil construir uma estufa triangular com tábuas de madeira. Crie uma caixa, instale postes de viga no centro e conecte-os com um cano. Fixe as vigas laterais às tábuas laterais compridas e, em seguida, fixe duas tábuas inclinadas.
Cada estrutura deve ter uma corda esticada da base ao topo. Isso é necessário para manter os pepinos na vertical.
Borboleta
A estufa de borboletas é única por apresentar dois painéis de teto que se abrem. Quando ambos os lados são levantados para ventilação, a estrutura lembra as asas abertas de uma borboleta.

Este tipo de estufa é prático de usar. Como cada lado abre, é fácil trabalhar com o canteiro de qualquer ângulo. Todo o cômodo é usado para os canteiros. A estufa para borboletas ocupa pouco espaço. O comprimento padrão é de 260 cm, a largura é de 140 cm e a altura é de 100 cm. Antes da montagem, é feito um desenho detalhado:
- Primeiro, comece a montar a estrutura de madeira. As paredes laterais consistem em três vigas conectadas. Elas serão fixadas com suportes e parafusos às duas tábuas laterais longas.
- No centro das tábuas laterais longas são feitos entalhes de 26 mm de profundidade e 5 mm de largura. Esses entalhes são necessários para a instalação da estrutura.
- Uma placa de cumeeira é instalada entre as paredes laterais.
- Os suportes para as asas são feitos de tábuas estreitas, que são instaladas nas ranhuras das tábuas laterais longas.
- É melhor fazer barras de suporte adicionais sob os suportes.
- Depois disso, eles começam a fazer as próprias asas. Fazem uma moldura com as dimensões apropriadas e inserem o vidro.

Como a estufa é pequena, ela aquece rapidamente ao sol, retém bem o calor e resiste a ventos fortes. Laterais largas e articuladas permitem que o ar chegue a todos os cantos do ambiente.
Lesma
Uma mini estufa em formato de caracol é uma estrutura portátil com uma metade articulada em um dos lados. É mais frequentemente usada para germinar sementes. A estrutura da estufa é feita de tubos perfilados e o material de cobertura é policarbonato. Uma porta articulada é instalada em ambos os lados. Vigas de madeira ou tijolos são usados como fundação.
Belga
A estufa belga é considerada uma estufa interna prática e conveniente. Este tipo apresenta um telhado articulado de uma só água. A estrutura é feita de metal ou madeira. A cobertura é feita de vidro, policarbonato ou filme. A única desvantagem é a lateral alta da estrutura, que exige que você se incline sobre ela para cuidar das plantas.

Materiais necessários para fabricação
Antes de fazer uma horta de pepinos em sua dacha com suas próprias mãos, você deve decidir sobre o material apropriado.
A estrutura pode ser feita dos seguintes materiais:
- A madeira é um material durável e não deixa entrar frio, mas ao mesmo tempo a estrutura é suscetível ao apodrecimento e requer tratamento com antissépticos;
- É fácil e rápido instalar canos de plástico que não apodrecem, são fáceis de limpar e retêm calor, mas não são usados se o ambiente for coberto com vidro;
- O perfil metálico é caracterizado pela alta resistência, pode ser lavado e tratado com desinfetantes, mas o material não retém bem o calor.
Como cobertura que protegerá os pepinos do frio, você pode considerar os seguintes materiais:
- filme de polietileno ou reforçado é instalado e removido rapidamente, mas rasga rapidamente e não retém bem o calor;
- O policarbonato tem alta resistência, bom isolamento térmico e transmitância de luz, além de ser fácil de instalar;
- O vidro tem bom isolamento térmico e boa transmissão de luz, além de suportar mudanças de temperatura, mas o material deve ser manuseado com cuidado para evitar quebras; é necessária uma estrutura forte.

Para construir uma estufa, você pode combinar diversos tipos de materiais. Isso criará uma estrutura confiável e fácil de usar.
Dica: Se for utilizada madeira na construção da estufa, trate-a previamente com um antisséptico. Estruturas metálicas devem ser tratadas com compostos anticorrosivos.
Calculando o tamanho de uma estufa
Cada pessoa determina o tamanho da estufa individualmente. O número de mudas de pepino a serem cultivadas na estufa é levado em consideração. Para garantir que cada planta receba ar e luz suficientes, o espaçamento é importante. São plantadas três plantas por metro quadrado.

O tamanho da estrutura é influenciado pelo tipo de material escolhido. Por exemplo, uma única folha de policarbonato tem 210 cm de largura. Uma estufa precisará de pelo menos duas folhas, então a estrutura terá pelo menos quatro metros de comprimento. A altura da estufa deve ser de pelo menos 80 cm. Com essas dimensões, a estufa ocupará pouco espaço no jardim e aquecerá rapidamente. Os vegetais também prosperarão.
Selecionando e preparando um local
Para garantir que entre luz natural suficiente no ambiente, a estufa deve ser posicionada de leste a oeste ou de norte a sul. Com esse arranjo, os raios solares entrarão livremente pela manhã e à noite, e as paredes laterais protegerão do calor do meio-dia.

O local para a estrutura é escolhido de forma plana, com uma ligeira inclinação para o sul. O solo é primeiramente cavado e fertilizado. Uma mistura popular é húmus, turfa e serragem apodrecida. Para garantir que o solo aqueça o suficiente, uma mistura de palha e esterco é adicionada sob a camada de fertilizante. Recomenda-se aplicar a camada isolante 20 dias antes do plantio dos pepinos.
Como fazer uma estufa você mesmo
A opção mais simples para construção "faça você mesmo" é uma estufa em arco. Você precisará de arcos de 3 ou 6 metros de comprimento. Os arcos são espaçados a 80 cm de distância e conectados por tirantes longitudinais. A película de cobertura é três metros mais longa que a própria estufa.

A construção de uma estufa deve incluir as seguintes etapas sequenciais:
- Eles cavam um buraco de 65 cm de profundidade.
- Areia, brita ou cascalho são despejados no fundo do poço.
- Uma base de madeira é feita de acordo com um padrão pré-desenhado. A estrutura resultante deve ser um retângulo de vigas de madeira, unidas com suportes e parafusos.
- Tubos e vergalhões são cortados. O comprimento do vergalhão para fixar os arcos deve ser de aproximadamente 50 cm. Se os tubos tiverem três metros de comprimento, a estufa será alta o suficiente para o cultivo de pepinos.
- O próximo passo envolve cravar vergalhões no solo (a uma profundidade de 26 cm) onde os arcos serão instalados. Os vergalhões devem estar no mesmo nível em ambos os lados da estrutura de madeira.
- Os arcos são instalados dobrando-os e posicionando-os sobre pedaços de vergalhão. Os arcos devem ser dispostos em uma única fileira uniforme.
- Os arcos são fixados com uma abraçadeira de tubo com comprimento igual ao da estufa. A abraçadeira é fixada aos arcos com arame. Para garantir a resistência da estrutura e a resistência da película, abraçadeiras adicionais são instaladas nas laterais da estufa.
- Eles prosseguem com o acabamento da parte final do dispositivo. A película é esticada sobre os arcos e fixada firmemente com fechos.

A estrutura pode ser feita de metal ou madeira, com policarbonato como revestimento. No entanto, a construção levará mais tempo.
Sutilezas da estrutura interna
Para garantir que a estufa seja o mais funcional possível, vários equipamentos adicionais são instalados:
- Recomenda-se organizar um sistema de aquecimento interno;
- instalar lâmpadas para iluminar o espaço interno (fitolâmpadas ou lâmpadas fluorescentes são adequadas);
- Para maior comodidade, foi instalado um sistema de irrigação.
Se o espaço permitir, um ou dois caminhos são colocados entre os canteiros para garantir acesso conveniente a cada arbusto de pepino.

Regras para operação de estufas para pepinos
Para obter uma boa colheita em ambientes fechados, você precisa cuidar adequadamente não apenas dos pepinos, mas também da própria estufa:
- Depois que a estrutura é montada e instalada, ela é deixada por vários dias para permitir que o ambiente e o solo aqueçam.
- Se for usado filme como material de cobertura, ele será cuidadosamente dobrado para o inverno e guardado até o ano seguinte.
- Uma estufa de policarbonato não deve ser limpa com produtos de limpeza abrasivos; basta passar um pano úmido. É melhor guardar as folhas dentro de casa durante o inverno.
- Antes do plantio dos pepinos, a estrutura e o solo são desinfetados com soluções especiais para evitar a propagação de infecções e pragas. A desinfecção é realizada com soluções à base de produtos como Farmayod, Climate, Actellic e Bayleton.
Cuidar de pepinos em estufa não é diferente de cuidar de pepinos em canteiros abertos. É essencial organizar adequadamente o plantio, estabelecer um cronograma de irrigação e fertilização e afofar e remover ervas daninhas regularmente. O tutoramento em estufas geralmente é feito verticalmente.











