- Qual a profundidade que as sementes de tomate devem ser semeadas para garantir que as mudas surjam?
- Consequências do plantio inadequado de sementes de tomate
- Em que profundidade as sementes devem ser plantadas se precisarem ser plantadas no solo?
- Qual a profundidade que as mudas de tomate devem ser plantadas?
- Profundidade de plantio de mudas crescidas demais
- Dependência da profundidade do solo
A que profundidade as sementes de tomate devem ser plantadas para garantir mudas fortes e saudáveis, mesmo nos estágios iniciais de crescimento? Afinal, o rendimento e a qualidade comercial dos frutos dependem dessa profundidade. Os jardineiros há muito tempo notaram que plantar sementes a uma certa profundidade pode produzir tomates mais saborosos e atraentes no verão. A escolha incorreta dessa profundidade pode, às vezes, fazer com que as mudas não emerjam ou produzam uma colheita escassa.
Qual a profundidade que as sementes de tomate devem ser semeadas para garantir que as mudas surjam?
Depois de selecionar um recipiente e preparar a mistura de solo para semear as sementes de tomate, comece a fazer sulcos ou buracos usando um marcador, as costas de uma colher de chá ou outras ferramentas disponíveis. A profundidade média de um buraco desse tipo é de 1 cm.
A profundidade do sulco é determinada pelas características individuais de cada variedade de tomate. Variedades de frutos pequenos e de baixo crescimento (como tomates-cereja) são semeadas a uma profundidade de 0,8 cm, enquanto tomates mais altos são semeados a uma profundidade de 1,5 cm. Em caso de dúvida sobre a variedade da cultivar escolhida, faça uma cova de 1 cm. Essa profundidade é universal e permite cultivar mudas de tomate saudáveis e de alta qualidade.
Consequências do plantio inadequado de sementes de tomate
Plantar tomates incorretamente na profundidade errada afeta negativamente o desenvolvimento da planta e a colheita futura. Segundo os jardineiros, os erros mais comuns são:
- plantio muito profundo;
- plantando tomates perto da superfície do solo.
No primeiro caso, o risco de apodrecimento das sementes e germinação lenta aumenta. Mesmo que as mudas brotem, os tomates se desenvolverão mal e não produzirão uma boa colheita. Além disso, as mudas podem não ter força suficiente para romper a espessa camada de solo. A germinação tardia significa que as mudas não têm tempo de atingir o tamanho desejado no momento do plantio na horta. Como resultado, todas as etapas da estação de crescimento são atrasadas e a colheita é tardia.
Se as sementes forem semeadas perto da superfície do solo, a germinação ocorre mais rapidamente, mas o sistema radicular dos tomates se desenvolve mal. Isso pode ser corrigido transplantando os tomates, enterrando os caules mais profundamente.

Em que profundidade as sementes devem ser plantadas se precisarem ser plantadas no solo?
Às vezes, as sementes são semeadas diretamente nos canteiros. Nesse caso, não se semeiam mais do que duas sementes por centímetro quadrado. A profundidade de plantio depende não apenas da variedade, mas também da grossura da semente e do uso de inibidores de crescimento. Normalmente, a profundidade é de no mínimo 0,5 cm e no máximo 1 cm. Se a semente já tiver brotado, a cova é cavada com base na altura da raiz.
Se as sementes forem semeadas perto da superfície do solo, elas podem ficar expostas durante a irrigação e não serem incorporadas ao solo. Adicione imediatamente cerca de 1,5 cm de solo e, em vez da rega padrão, use um borrifador.

Qual a profundidade que as mudas de tomate devem ser plantadas?
Mudas prontas para o plantio também precisam ser plantadas a uma profundidade específica para garantir que se desenvolvam adequadamente e produzam colheitas abundantes e de alta qualidade. Isso depende não apenas da condição dos tomates em si, mas também do solo em que são plantados. Leva-se em conta que após a rega o solo irá assentar um pouco, e irá formar-se uma pequena depressão em volta do tomate, na qual a água ficará retida.
Profundidade de plantio de mudas crescidas demais
Plantar mudas crescidas demais não é uma tarefa fácil. Os tomates são plantas bastante frágeis, por isso é importante não danificar os caules durante o processo. A profundidade da vala de plantio é de cerca de 10 cm. Fertilizante e húmus são adicionados à vala e misturados ao solo. Os buracos preparados são preenchidos com água e deixados até que sejam completamente absorvidos.
Retire as folhas inferiores das mudas e coloque-as horizontalmente no buraco, cobrindo-as com terra e deixando no máximo 30 cm da parte superior. Deixe pelo menos 20 cm entre as plantas de tomate adjacentes. A parte aérea da planta é amarrada a estacas e fixada na posição vertical.
Com este método de plantio, mesmo tomates muito crescidos desenvolvem um sistema radicular forte e produzem uma boa colheita. No início, evite afofar o solo para não danificar as raízes próximas à superfície. Se a profundidade de plantio não ultrapassar 15 cm, os tomates entrarão em contato com microrganismos que alimentam ativamente o sistema radicular. Esta regra também se aplica a tomates cultivados em condições de pouca luz e àqueles com caules muito finos.

Dependência da profundidade do solo
A qualidade do solo influencia diretamente a profundidade do plantio dos tomates. Em solos rochosos, as plantas são plantadas mais profundamente do que o normal, pois o solo será bem drenado e permitirá que a água penetre mais profundamente.
Solos densos e argilosos não drenam bem. Se você plantar tomates muito fundo, eles não receberão a umidade e os nutrientes necessários e morrerão em breve. Uma desvantagem dos solos leves e arenosos é que a camada superficial do solo é rapidamente levada pelo vento ou pela água da chuva. Para evitar que as raízes dos tomateiros fiquem expostas, eles devem ser plantados mais profundamente do que o normal nessas áreas.
Se os tomates forem plantados muito fundo, não remova o solo do buraco nem remova o excesso. O caule logo se reconstruirá e os brotos laterais produzirão raízes adicionais que fornecerão nutrientes à planta. No entanto, se a cobertura do solo for perturbada, as raízes serão danificadas e o tomateiro terá seu crescimento e desenvolvimento retardados.










