O tomate Kirzhach foi desenvolvido por criadores russos. É um híbrido de primeira geração com frutos grandes e atraentes. Os tomates Kirzhach apresentam maior imunidade à fusarium, cladosporiose e vírus do mosaico do tabaco. Seus frutos são resistentes à podridão apical. Os tomates Kirzhach são consumidos crus, em conserva e marinados. Também são usados para fazer ketchup e extrato de tomate.
Dados técnicos do híbrido
As características e a descrição da variedade Kirzhach F1 são as seguintes:
- A primeira colheita de frutos é obtida 110 dias após o desenvolvimento das mudas.
- O caule da planta cresce até 140-150 cm. O arbusto não é propenso a danos devido ao grande número de bagas em seus galhos.
- O caule produz inúmeras folhas grandes. A raiz produz numerosos ramos adventícios, o que ajuda o híbrido a absorver nutrientes mais rapidamente.
- Cada ovário produz até 5 bagas.
- Os frutos têm formato esférico e são cobertos por uma casca grossa e vermelha.
- Os frutos pesam entre 0,15 e 0,25 kg e contêm de 5 a 7 câmaras de sementes.
Avaliações de agricultores que cultivam este híbrido indicam que seu rendimento é de 6 kg de frutas por arbusto.
A fruta pode ser transportada por longas distâncias porque a casca impede que os frutos se quebrem em caso de danos mecânicos. Os tomates podem ser armazenados em local fresco por 15 dias.

Este híbrido é cultivado em toda a Rússia. No Cáucaso do Norte e na região do Volga, esta variedade cresce em campos abertos. Na zona temperada, os tomates são cultivados em estufas de plástico sem aquecimento. Nas regiões do norte, recomenda-se o cultivo em estufas e canteiros.
Como obter mudas
As sementes são plantadas em solo especial para tomate de 55 a 60 dias antes da data prevista para o transplante das plantas para a estufa. Na maioria das vezes, a semeadura ocorre nos últimos dez dias de fevereiro. Se as sementes forem semeadas antes, o rendimento diminuirá em 30%.

Você pode fazer seu próprio solo misturando partes iguais de turfa, areia e terra. Adicione fertilizantes orgânicos, como esterco, ao solo resultante e preencha as caixas com a terra. Plante as sementes a uma profundidade de 10 a 15 mm. Após o surgimento de 2 a 3 folhas, transplante as mudas. Um segundo transplante é realizado quando as mudas atingem 8 a 10 cm.
Fertilize com fertilizantes complexos 15 dias após o primeiro transplante. Cerca de duas semanas antes do plantio nos canteiros permanentes, endureça as mudas colocando-as ao ar livre.
Transplante as mudas para a estufa nos últimos dez dias de maio. O solo dos canteiros deve estar bem aquecido. Os arbustos são plantados em um padrão de 0,4 x 0,6 m, com 3 a 4 plantas por metro quadrado de canteiro. Os tomates são conduzidos para formar um arbusto de caule único, por isso precisam ser amarrados a uma estaca ou treliça.

Como moldar um pé de tomate e cuidar das plantas?
Todos os ramos laterais são removidos dos caules dos tomates. Isso é necessário para aumentar a circulação de ar ao redor das plantas. Isso evita infecções fúngicas e reduz a umidade, que atrai lesmas que destroem os tomates.
Enquanto o arbusto cresce, remova todas as folhas inferiores e brotos laterais. Isso deve ser feito durante o dia, em dias ensolarados.

No início de agosto, belisque a parte superior dos caules do híbrido. Este procedimento impede que os arbustos cresçam para cima. O tomateiro direciona todos os seus nutrientes para a produção de frutos.
Os canteiros sob os tomateiros devem ser soltos três vezes por semana, um dia após a rega. Soltar o solo permite que o oxigênio chegue às raízes do tomateiro, o que melhora a imunidade das plantas.
Regue com água morna e deixe descansar ao sol, antes do nascer do sol ou após o pôr do sol. Recomenda-se regar os arbustos três vezes por semana. Capinar os canteiros elimina o risco de requeima. Este procedimento é realizado uma vez por semana.

Fertilize os arbustos três vezes por estação. Inicialmente, à medida que as mudas crescem, nitrogênio e fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo. Após a frutificação, a fertilização continua com misturas ricas em potássio. Quando os frutos começam a aparecer nos arbustos, as plantas são alimentadas com misturas complexas e fertilizantes orgânicos.
Para prevenir doenças, recomenda-se tratar os arbustos com preparações medicinais ou sulfato de cobre. Se o jardineiro notar uma planta de tomate doente, ela deve ser destruída para evitar a infecção de outros arbustos.
Pragas de jardim (pulgões, besouros da batata do Colorado e outros insetos, suas larvas e lagartas) podem destruir as plantações se as medidas necessárias não forem tomadasPara combater pragas, recomenda-se o uso de pesticidas químicos ou remédios populares (solução com sabão, sulfato de cobre). Para matar pragas que danificam as raízes do tomateiro, adicione cinzas de madeira ao solo.









