O tomate Qingdao não é adequado para conservas de inverno. Ele só pode ser usado para processamento em sucos, ketchups e extrato de tomate. Uma característica positiva desta variedade é sua capacidade de amadurecer tanto na videira quanto quando armazenado em local fresco. No entanto, o sabor do tomate permanece praticamente inalterado.
Dados técnicos da cultura
As características e a descrição da variedade Qingdao são as seguintes:
- A colheita pode ser obtida 110-120 dias após o plantio das mudas no solo.
- A altura da planta varia de 120 a 130 cm. Por isso, é necessário amarrar os caules aos suportes e modelar os arbustos.
- As folhas da planta são padrão, coloridas em tons escuros de verde.
- Um pincel pode produzir de 7 a 9 tomates.
- O fruto tem o formato de uma esfera ligeiramente achatada. Os frutos apresentam tons escuros de marrom. O tomate é bastante denso, apesar de conter de 6 a 7 câmaras de sementes.
- As bagas pesam entre 0,2 e 0,4 kg e têm sabor doce.

Avaliações de agricultores que cultivam este tomate indicam que o tomate Qingdao rende aproximadamente 9 a 10 kg de frutos por arbusto. Como é recomendado plantar no máximo 3 arbustos por 1 m² de canteiro, um jardineiro pode colher de 20 a 30 kg de frutos na área especificada.
As vantagens da variedade incluem baixa manutenção e alto rendimento. Os jardineiros observam que os frutos amadurecem uniformemente, facilitando a colheita. A casca densa dos frutos evita que eles se quebrem.

Jardineiros destacam as desvantagens da variedade. Os arbustos de Qingdao são praticamente imunes a doenças, exigindo tratamento com preparações especiais para prevenir infecções fúngicas e bacterianas. Sem medidas preventivas, a colheita será perdida.
Os frutos não devem ser armazenados por mais de 3 a 4 dias. Bagas desta variedade são praticamente impossíveis de transportar. Portanto, é melhor cultivá-las em áreas próximas a fábricas de processamento de vegetais, incluindo fábricas de processamento de tomate.

Na Rússia, os tomates Qingdao podem ser cultivados ao ar livre nas regiões sul do país. Nas regiões centro e norte, estufas de plástico e blocos de estufa bem aquecidos são os mais adequados para o cultivo deste tomate.
Cultivando o tomate descrito em uma horta
Para garantir um alto rendimento, recomenda-se tratar as sementes destinadas ao plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso fortalecerá a imunidade das futuras mudas e evitará o desenvolvimento de infecções fúngicas. Após a emergência das mudas, recomenda-se transplantá-las quando apresentarem duas folhas. Fertilize as mudas com fertilizantes orgânicos, como esterco ou turfa.

Quando as mudas atingem 60 dias de idade, são plantadas em solo permanente. Antes do plantio, as mudas são endurecidas por duas semanas. Fertilizante nitrogenado é adicionado ao solo. O padrão de plantio é de 0,6 x 0,6 m. O arbusto é conduzido em 2 a 3 hastes.
Para aumentar a produtividade, remova o ponto de crescimento da planta. Isso permite frutos maiores. Regue os tomates após o pôr do sol, usando água morna. Fertilize as plantas com fertilizantes minerais complexos duas vezes durante a estação de crescimento. A primeira aplicação deve ser feita quando os arbustos estiverem floridos e a segunda aplicação deve ser feita quando os frutos aparecerem.

A proteção contra pragas de jardim (besouro da batata do Colorado, pulgões, lagartas de vários insetos) é obtida pulverizando folhas de tomate com venenos químicos. Para eliminar os parasitas que danificam as raízes das plantas, recomenda-se soltar o solo sob os arbustos duas vezes por semana.
Se aparecerem lesmas no jardim, elas podem ser eliminadas tratando o solo sob os arbustos com pó de cinzas. Recomenda-se capinar regularmente. A não observância dessa recomendação pode resultar em perdas de até 40% da colheita.










Só encontrei sementes desta variedade à venda uma vez. É um tomate realmente incrível. Os frutos não são tão grandes, mas são, em sua maioria, bem grandes, e o sabor é rico e doce. Vou tentar encontrar algumas sementes e plantá-las este ano.