Descrição do tomate superexótico e regras para o cultivo de tomates listrados

Os amantes de vegetais com cores incomuns certamente vão adorar o tomate Superexotic: esta variedade é classificada como bicolor. Apesar de sua coloração não convencional, estes tomates foram desenvolvidos por um criador amador russo. Eles são adaptados à Rússia central, podem ser cultivados em estufas e abrigos de plástico e são adequados para cultivo em campo aberto.

Características gerais da planta

A variedade de tomate Superexotic é classificada como uma planta indeterminada. Isso significa que os caules continuam a crescer até o final da estação de crescimento. As plantas continuam a formar novos cachos com ovários até o outono, proporcionando aos jardineiros uma colheita abundante de vegetais deliciosos e saudáveis.

As plantas apresentam produtividade máxima quando conduzidas em 2 a 3 hastes. Isso evita que o arbusto fique denso, e as hastes adicionais produzem cachos completos de frutos. Em uma estufa, é mais conveniente conduzir a planta em uma única haste, amarrando-a a uma treliça. Em campo aberto, um suporte de treliça pode ser usado para sustentar várias hastes de tomateiro.

A descrição da variedade Superexótica destaca a natureza multicelular de seus cachos. Cada cacho pode produzir até 20 tomates idênticos, de tamanho médio. O fruto pesa aproximadamente 80 g, mas devido ao grande número de tomates e à capacidade de produzir de 4 a 5 cachos por safra, a produção total por arbusto, com os devidos cuidados, pode chegar a 5 kg ou mais. Uma produção de 15 a 20 kg de produtos comercializáveis ​​pode ser obtida por unidade de área.

Escova de tomate

Outra vantagem desta variedade é o seu amadurecimento relativamente precoce. Quando cultivados em estufa com mudas, os primeiros tomates maduros podem ser colhidos já no início de julho. Em campo aberto, os tomates começam a amadurecer 100 a 120 dias após a germinação.

Frutas exóticas

A variedade amadora Superexotic se distingue não apenas pela sua abundante produção de frutos. A cor dos tomates maduros é incrivelmente decorativa: o fundo vermelho-escuro geral é lindamente complementado por largas faixas verde-escuras. Os frutos verdes apresentam tons de verde mais claros e mais escuros.

Frutos de tomate

A casca do tomate é espessa e durável, resistindo a rachaduras durante o amadurecimento e a maturação, mesmo em clima instável e dias quentes e chuvosos frequentes. Ela mantém os tomates intactos durante o cozimento e o enlatamento. Os tomates são fáceis de transportar e permanecem frescos por muito tempo em temperaturas em torno de 10 °C.

A polpa é bastante densa e de um vermelho intenso. O fruto contém duas câmaras de sementes e é suculento. Os tomates têm alto teor de açúcar, o que lhes confere um sabor adocicado, semelhante ao de uma sobremesa. Quando cultivados ao ar livre em verões frios, desenvolvem uma leve acidez.

Os tomates listrados são versáteis. Ficam decorativos em saladas e fatiados. Podem ser usados ​​para fazer aperitivos requintados, e esta variedade exótica também vai embelezar uma mesa festiva. Mas são especialmente adequados para conservas de inverno. Estes pequenos tomates decorativos com uma casca densa e listrada decoram potes de vegetais mistos e têm um visual impressionante quando servidos.

Frutos de tomate

A cor intensa da polpa, a doçura marcante e o aroma rico tornam esses tomates ideais para processamento em sucos ou molhos. Os pequenos frutos também são ideais para desidratação.

Como cultivar um tomate exótico?

Cultivar tomates listrados não é particularmente difícil, mas os tomates mais doces só podem ser cultivados em locais ensolarados. Para garantir boas mudas, semeie os tomates no máximo 60 a 70 dias antes de transplantá-los para a estufa. O solo deve ser composto por uma parte de terra de jardim e uma parte de areia.

Antes de semear, é aconselhável desinfetar o solo regando-o generosamente com uma solução quente de permanganato de potássio diretamente na bandeja de sementes. Você pode semear assim que o solo esfriar.

Espalhe as sementes em solo úmido e polvilhe areia seca (0,5 cm) por cima. Cubra o recipiente com vidro e coloque-o em local aquecido (+25 °C). Nessas condições, os primeiros brotos aparecerão em 4 a 5 dias.

Tomates superexóticos

Quando os tomates desenvolverem 1 a 2 folhas verdadeiras, transplante as mudas para vasos individuais. Regue os tomates Super Exotic sempre que 1 a 2 cm da superfície do solo secarem.

O transplante para a estufa ocorre em meados de maio. As plantas são espaçadas em 4 por metro quadrado se forem conduzidas em um único caule. Quando cultivadas ao ar livre, o arbusto é conduzido em 2 a 3 caules, o que torna o plantio menos frequente, com 3 plantas por metro quadrado. O tutoramento pode ser feito quando o primeiro cacho de flores aparecer.

Tomates superexóticos

Durante a época de plantio do tomate, alimente as plantas com um fertilizante mineral complexo desenvolvido especificamente para tomates (Kemira, Signor Pomidor e outros). Essas misturas contêm uma mistura bem balanceada de todos os nutrientes de que a planta necessita. Não é possível fertilizar tomates com fertilizantes orgânicos frescos (infusão de verbasco, excrementos de pássaros).

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata