O tomate Superpriz F1 pertence a um grupo de híbridos de maturação precoce. Esta variedade foi adicionada ao registro estatal russo em 2007, após extensos testes nas regiões do norte do país, tanto em campo aberto quanto em estufas. Frutos deste tipo não racham. São facilmente adquiridos por varejistas, pois suportam o transporte por qualquer distância.
Brevemente sobre a planta e seus frutos
As características e descrição da variedade de tomate Superprize são as seguintes:
- Os tomates produzem seus primeiros frutos 84 a 96 dias após o plantio. Se você seguir todas as recomendações dos produtores, a planta pode produzir uma colheita 2 a 3 dias antes.
- Os pés de tomate crescem até uma altura de 0,5-0,6 m. Portanto, não há necessidade de apoiar os galhos ou remover brotos laterais.
- O tronco apresenta um número moderado de folhas, que têm uma superfície ligeiramente ondulada.
- Uma das vantagens do Superprize é o desenvolvimento de um grande número de ovários nas inflorescências.
- O tomate é achatado e tem uma superfície brilhante. Os frutos verdes são verde-esmeralda claro, enquanto os frutos maduros são vermelhos.
- O pedúnculo não apresenta marcas e possui de 4 a 6 câmaras de sementes. As primeiras inflorescências se desenvolvem acima da 5ª ou 6ª folha, enquanto as demais surgem a cada 1 ou 2 folhas. Cada inflorescência produz até 5 a 6 frutos.
- As bagas Superprize pesam entre 0,14 e 0,15 kg cada. Sua polpa é firme e amadurecem quase simultaneamente.

Avaliações de jardineiros mostram que o rendimento da planta descrita é de até 12 kg por 1 m² de canteiro quando os arbustos são colocados em uma estufa e de até 8-9 kg em terreno aberto.
O tomateiro Superprize tolera bem condições climáticas adversas. Os agricultores observam a capacidade da planta de resistir a diversas doenças da erva-moura (vírus do mosaico do tabaco, podridão apical e radicular, etc.). O tomateiro é resistente ao ataque de pragas de jardim.
Na Rússia, esta variedade é recomendada para cultivo nos Krai de Altai e Khabarovsk. Também é cultivada por jardineiros em Kamchatka, Bashkortostan, Sakhalin e na região de Magadan. Os jardineiros devem estar cientes de que a planta prefere calor e luz, por isso é melhor cultivá-la em estufas.

A Superprize é consumida fresca e usada em diversas saladas. Esta variedade também é adequada para conservas no inverno e para fazer diversas pastas, ketchups, sucos e molhos.
Como cultivar tomates no seu jardim?
Recomenda-se plantar as sementes no solo nos primeiros dez dias de março. Quando os brotos desenvolverem 2 a 3 folhas, transplante as plantas. Alimente os caules jovens com fertilizantes orgânicos, como turfa ou esterco. Após 45 a 50 dias de idade, as mudas devem ser transferidas para o solo permanente. Antes do transplante, deixe as mudas endurecerem por 6 a 8 dias.

O padrão de plantio dos arbustos é de 0,4 x 0,7 m. As plantas são conduzidas em um único caule. Fertilize os tomates com fertilizantes minerais três vezes. Inicialmente, aplique nitrogênio e fertilizantes orgânicos. Depois que os arbustos começarem a crescer vigorosamente e as primeiras flores aparecerem, aplique fertilizantes potássicos. Assim que os primeiros frutos aparecerem, alimente os tomates com superfosfato.
É importante ressaltar que o híbrido pertence a um grupo de espécies resistentes à seca, capazes de suportar calor extremo. Ao mesmo tempo, o Superprize pode suportar mudanças bruscas de temperatura ambiente, como geadas repentinas.

Recomenda-se regar esta variedade com água morna e bem sedimentada. Isso deve ser feito à noite ou de manhã cedo. Se o tempo estiver quente, evite regar os arbustos, pois isso pode causar apodrecimento das raízes.
Embora a planta seja altamente resistente a doenças, os pés de tomate devem ser pulverizados com preparações que eliminem os sintomas de infestação fúngica ou microbiana como medida preventiva.

O tomateiro Superprize é suscetível a insetos como o besouro-da-batata-do-colorado. Se essa praga aparecer no jardim, recomenda-se eliminá-la com pesticidas químicos ou remédios caseiros. O sistema radicular deste tomateiro às vezes é atacado por lesmas e outras pragas. Para eliminá-las, trate o solo sob os arbustos com pó de cinzas.










