O tomate híbrido Taimyr, cujas características e descrição são um dos temas mais discutidos entre os jardineiros das regiões do norte do país, é um verdadeiro presente para aqueles que são obrigados a cultivar em climas frios e com poucas horas de luz do dia.
Os tomates Taimyr resistem com sucesso às ondas de frio da primavera e do verão, recuperando-se rapidamente e continuando a produzir frutos. Esta variedade é recomendada para cultivo em estufas e canteiros. O período de colheita continua até a primeira geada, o que agrada aos apreciadores de vegetais frescos.
Propriedades e características gerais
O tomateiro Taimyr forma arbustos robustos e baixos, de até 40 cm de altura. Seu sistema radicular bem desenvolvido penetra profundamente no solo, onde é protegido de forma confiável contra temperaturas congelantes. A copa é esparsa, formada por grandes folhas verde-escuras. Esse formato de arbusto garante boa luminosidade e ventilação para os frutos em fase de maturação.

Os tomates formam cachos de 5 a 7 tomates cada. Até quatro cachos podem amadurecer simultaneamente em uma única planta.
As principais propriedades da variedade de tomate Taimyr são:
- peso médio - 80 g;
- forma - esférica regular;
- cor - vermelho brilhante;
- a polpa é densa e açucarada;
- sabor - tomate distinto;
- prazo de validade - longo;
- o rendimento mínimo é de 3-4 kg por arbusto.
Os tomates têm forte imunidade a doenças que afetam as culturas de solanáceas. Os arbustos resistem com sucesso à podridão apical e à requeima, desde que sejam pulverizados regularmente e bem ventilados durante os períodos de calor.

Os frutos são versáteis no uso culinário. A primeira colheita é servida crua, fatiada e em saladas. À medida que amadurecem, os frutos são conservados em potes, salgados em barris e armazenados. O excedente da produção é vendido com sucesso no atacado e no varejo.
Prós e contras da variedade
A principal vantagem dos tomates Taimyr é sua resistência a baixas temperaturas. Essa capacidade permite que eles produzam uma colheita decente até o outono, sem se preocupar com mudanças climáticas repentinas.

Além disso, a variedade apresenta as seguintes vantagens:
- arbustos compactos, resistentes ao vento, suportando bem o peso dos frutos;
- a capacidade de regular a carga de frutas nos arbustos removendo brotos laterais;
- o amadurecimento precoce permite evitar infecções que se tornam ativas em meados do verão;
- há estufas baixas suficientes, incluindo as dobráveis, para cultivo;
- bom amadurecimento dos frutos colhidos verdes e marrons;
- Tolerância do tomate ao transporte e armazenamento.
Jardineiros não encontraram desvantagens significativas nos tomates. Recomenda-se amarrar os arbustos para evitar que a folhagem densa das plantas plantadas próximas bloqueie o suprimento de ar para o solo. Além disso, a variedade é sensível a fertilizantes nitrogenados. O uso excessivo causa o crescimento do caule, prejudicando a produtividade.
Cultivo e cuidado
Os tomates podem ser cultivados com igual sucesso a partir de mudas ou plantando sementes diretamente nos canteiros de estufas e viveiros.

A preparação das sementes deve ser realizada na seguinte sequência:
- pré-imersão em uma solução morna de peróxido de hidrogênio;
- colocando entre guardanapos embebidos em uma composição nutritiva;
- Coloque em local aquecido até a germinação.
As sementes são plantadas em pellets de turfa ou vasos preenchidos com uma mistura de nutrientes. A drenagem é colocada no fundo dos vasos para evitar mofo, bolor e excesso de umidade. O fabricante recomenda uma profundidade de plantio de até 20 mm. As sementes são então cobertas com terra solta, que é imediatamente umedecida com água de um borrifador.
Após o surgimento dos primeiros brotos, os vasos devem ser movidos para um local aquecido e iluminado. As mudas precisam de 8 horas de luz por dia para o crescimento normal. Após a formação das primeiras folhas, reduza gradualmente a temperatura ambiente, chegando a 17 °C em uma semana.
O transplante de mudas para os canteiros geralmente ocorre nos primeiros dez dias de junho.

As seguintes atividades são realizadas no terreno com antecedência:
- as camas estão bem soltas;
- os locais de plantio são tratados com sulfato de cobre;
- composto, areia e cinzas de madeira são adicionados aos canteiros;
- buracos são feitos para plantas.
As mudas são transplantadas para os buracos como uma planta inteira, com o solo ainda nas raízes. 10 a 15 plantas são plantadas por metro quadrado, dependendo da fertilidade do solo. Estacas são imediatamente inseridas nas proximidades para suporte.
O cuidado com esta variedade envolve rega, fertilização e capina semanalmente. Para evitar o excesso de água, solte e cubra regularmente o solo ao redor das raízes. O controle de pragas é feito pulverizando as plantas com inseticidas e regando a área ao redor dos arbustos.










