Cultivar tomates ao ar livre na região de Moscou apresenta muitos desafios específicos. Primeiro, devido ao clima, já que esta região desfruta de temperaturas relativamente baixas em comparação com a parte sul do nosso país. No entanto, mesmo na parte central do país (que inclui a região de Moscou), é possível cultivar uma boa colheita de tomates ao ar livre sem o uso de cobertura.
Jardineiros estão interessados em como fazer isso corretamente. Afinal, a temperatura média para o cultivo de tomates deve estar entre 22 e 25 °C. Vale a pena discutir essa questão e encontrar a solução certa.
Como cultivar tomates ao ar livre
Para garantir que os tomates prosperem em campo aberto na região de Moscou, é preciso seguir uma série de regras. Essas etapas criam as condições para o cultivo bem-sucedido do tomate.

Escolhendo um local para plantar tomates.
Neste caso, é necessário levar em consideração uma série de fatores:
- Os tomateiros precisam ser expostos à luz solar constante ao longo do dia. Isso acelera o amadurecimento, mantendo os frutos macios e deliciosos.
- Culturas de solanáceas, como batatas, devem ser as primeiras a serem cultivadas na horta. Outras plantas precursoras benéficas para o crescimento do tomate incluem tubérculos (cenoura, beterraba, nabo) e leguminosas (feijão, ervilha, soja). Você pode plantar tomates em solo previamente ocupado por milho. No entanto, se você decidir plantar tomates no mesmo local por dois anos consecutivos, os resultados serão decepcionantes.
- Não plante mudas em solo onde o esterco foi espalhado recentemente.
- Ao escolher um local para plantar tomates, evite áreas baixas, onde a neve derretida e a água da chuva podem escoar. Escolha canteiros elevados.
Solo e sua preparação
O solo para o plantio é preparado no outono. Adiciona-se folhagem ou esterco bovino. Durante esse período, as bactérias do solo se decompõem e liberam nutrientes no substrato.
Cultivo de tomates em campo aberto O pH do solo deve ser determinado pelo menos aproximadamente, pois os tomates não crescerão adequadamente em um ambiente ácido e também terão crescimento deficiente.

Plantas como azedinha, cavalinha e azedinha-de-cabeça-vermelha atuam como indicadores de substrato. Elas determinam a acidez do solo. Para reduzir a acidez, adicione carvão ou giz ao solo, cavando-o bem e regando-o generosamente. Isso deve ser feito pelo menos duas semanas antes do plantio das mudas ao ar livre, de preferência no outono.
Ao cultivar, lembre-se de que o solo também requer diversos fertilizantes; estes também são recomendados para aplicação no outono. Entre eles estão:
- fósforo;
- potássio;
- superfosfato;
- ortofosfato;
- amofos;
- fosfato diamônio;
- sulfeto de potássio;
- nitrato de potássio;
- azoto.
Existem fertilizantes que se desprendem rapidamente do solo. Estes devem ser aplicados no início da primavera. O nitrato de amônio é um desses fertilizantes. No entanto, tome cuidado para não exagerar, pois o excesso de fertilizante afeta os brotos generativos (floração), reduzindo sua produção. Isso é especialmente verdadeiro para o nitrogênio, que deve ser aplicado em pequenas quantidades.
Plantando tomates no estilo "fazenda coletiva"
É melhor plantar tomates em uma área pequena, não mais que 0,5 hectare. Esta será a solução mais adequada para esta região.
São selecionadas variedades de baixo crescimento e determinadas, cultivadas especificamente para climas do norte. Os canteiros são preparados com antecedência; os tomates são plantados em duas fileiras, em padrão escalonado. A distância entre as mudas deve ser de 40 cm.
Não há necessidade de amarrar os tomates; todo o canteiro é coberto com uma camada de feno ou palha. À medida que as plantas crescem, elas se deitam sobre essa esteira, protegendo-as dos efeitos de temperaturas extremas e de diversos insetos.
Variedades de baixo crescimento não precisam de modelagem, mas é melhor remover todos os brotos laterais antes do primeiro cacho de flores. O processo de plantio requer cuidados mínimos e é adequado para jardineiros com tempo limitado para plantar.

Preparando o solo para o plantio de tomates na região de Moscou
É melhor comprar terra para o plantio de tomates com antecedência. Isso não é necessário, mas é recomendado. Se você optar por preparar a terra você mesmo, precisará do seguinte:
- turfa;
- húmus;
- solo de turfa.
Misture todos os ingredientes em quantidades iguais. Agora você pode transferir a terra para os vasos de mudas e compactá-la. Evite vasos fundos; a profundidade deve ser de no máximo 10 cm. Antes de plantar as sementes, regue bem a terra. Em seguida, faça um buraco de 5 mm de profundidade em cada vaso.
Para maior comodidade, você pode usar uma caixa. Nesse caso, plante as sementes com 3 cm de distância entre si. Depois de colocar as sementes nos buracos, cubra-as com terra. O plantio está concluído; agora borrife o solo com água. Um borrifador é adequado para isso. Ao plantar sementes em caixas, lembre-se de não plantar sementes de variedades diferentes de tomate no mesmo recipiente.

Após o plantio, cubra os recipientes de sementes com filme plástico. Isso manterá o solo úmido por muito tempo. Em seguida, coloque os vasos com as mudas em um local aquecido para estimular a germinação o mais rápido possível.
A temperatura ambiente deve ser monitorada constantemente. Isso porque a temperatura noturna não deve cair abaixo de 12 °C e, durante o dia, não deve cair abaixo de 20 °C. Isso determinará a rapidez com que as mudas emergirão.
As sementes germinarão mais rápido se a temperatura do ar estiver mais quente. A 28 °C (82 °F), os primeiros brotos aparecerão em 4 a 5 dias. A 23 °C (73 °F) ou menos, a germinação levará uma semana. Você também pode usar iluminação suplementar, como uma lâmpada fluorescente.
Regue as plantas com água morna da chuva; se não tiver, água fervida serve.
Enquanto a planta estiver fraca, use um borrifador para evitar danos às mudas de tomate. A cada 10 dias, adicione fertilizante ao solo, como esterco composto diluído em água. Cuidar de tomates é uma tarefa complexa e trabalhosa.
Plantando tomates em campo aberto
O plantio na região de Moscou começa em meados de maio. No entanto, isso dependerá das condições climáticas. Se você já plantou as mudas e a temperatura cair, é melhor cobri-las com plástico.

Antes de plantar, cave bem o solo. Faça covas de 30 cm de largura, espaçadas em 50 cm. A distância entre as fileiras é aproximadamente a mesma ou um pouco menor. É uma boa ideia adicionar uma solução fraca de permanganato de potássio em cada cova. Quando as mudas atingirem 35-40 cm de altura, podem ser plantadas ao ar livre.
A primeira rega após o plantio ocorre após 1,5 semana. Este período pode ser encurtado se o tempo permanecer seco. Evite regar durante o tempo frio, pois isso favorece o surgimento de doenças fúngicas.
Se o clima desfavorável persistir por muito tempo, é importante considerar um sistema de irrigação. Evite regar as folhas e flores dos tomateiros. Fertilizante pode ser adicionado ao solo após o início da floração. Assim que os frutos amadurecerem, regue com frequência. É melhor regar à noite com água morna. Evite regar demais o solo e as plantas quando o sol estiver no zênite — isso só vai ressecar o solo e queimar as folhas.
Os arbustos são amontoados de tempos em tempos. As variedades de tomate destinadas à região de Moscou, devido às suas características, exigem cuidados muito cuidadosos.
Você também pode colocar cobertura morta no solo. Isso reterá a umidade do solo e você precisará regar os tomates com menos frequência. Isso também reduzirá o crescimento de ervas daninhas. Ao regar os tomates, remova a cobertura morta e reaplique-a. Feno ou palha são boas opções para cobertura morta.
Cultivar tomates na região de Moscou é desafiador para iniciantes, mas bastante gratificante. Assim que os resultados do seu esforço forem reconhecidos, você sentirá verdadeira satisfação. No entanto, cuidar de tomates destinados ao plantio em climas temperados não é tão fácil quanto parece, então seja paciente.











