- Por que é necessário amarrar os tomates?
- Regras gerais e recomendações para amarrar tomates
- Dispositivo para amarrar tomates
- Abertura de pernas
- varas
- Prendedores de roupa
- Laço
- Métodos de amarrar tomates
- Montagem em estrutura de arame
- Montagem linear
- Fixação de treliça
- Fixação na malha
- Em pinos de madeira
- Características de amarrar tomates em estufa e em campo aberto
- Erros de jardineiros
A questão de como amarrar tomates adequadamente surge naturalmente com a aproximação da primavera. Nessa época, o desejo de cultivar tomates na horta aumenta significativamente. Isso se deve às condições climáticas e ao sonho de uma colheita abundante. Existem vários métodos de amarração para cultivar lindos tomates; vamos dar uma olhada nos mais populares e procurados entre os entusiastas da jardinagem.
Por que é necessário amarrar os tomates?
A planta busca naturalmente a luz solar, pois sua luz promove a fotossíntese e o amadurecimento dos frutos. Se os frutos forem deixados no chão, é improvável que cresçam e amadureçam nessas condições. Além disso, esses tomates são presas fáceis para lesmas e minhocas.
Então, para que propósito as ligas devem ser usadas?
- Eles ajudam as frutas a crescer e amadurecer.
- Eles protegem o tronco da planta de ferimentos e fraturas.
- Eles protegem as frutas de ervas daninhas e umidade.
Se o peso do fruto quebrar o tronco da planta durante o crescimento (o que acontece com frequência), ela morrerá. Para evitar isso, os jardineiros amarram rapidamente seus pés de tomate.
Mas isso deve ser feito com cuidado para não danificar os frutos ou o tronco da planta ao espremê-los.
Jardineiros experientes sabem que os tomates devem ser capinados pela raiz, sem deixar ervas daninhas para trás. Isso pode ser difícil se os tomates já estiverem plantados no solo. Em alguns países, onde o clima é quente e flexível e o sol é forte, não é recomendado estaquear os tomates. Isso é evitado porque os raios solares simplesmente queimarão os frutos. No entanto, deixá-los no canteiro fornecerá a umidade e o calor necessários, permitindo que amadureçam.

Regras gerais e recomendações para amarrar tomates
Para fazer tudo certo, você precisa se preparar com antecedência. Jardineiros gostam de usar "material velho" para amarrar, mas isso é relativamente inseguro.
O que deve ser levado em consideração ao realizar tais procedimentos:
- É aconselhável utilizar um material que não danifique os troncos das plantas;
- As amarras seguram os tomates com firmeza, mas com delicadeza, sem aplicar muita pressão. Isso é importante para evitar danos à integridade do tronco;
- o material deve estar “limpo”, não contaminado, caso contrário pode levar à morte das plantas;
- As fixações não devem interferir ou limitar o crescimento dos tomates, caso contrário você não conseguirá colher nenhuma fruta.
Não restrinja o sol e o espaço dos seus tomates; proporcione-lhes condições confortáveis e substitua os suportes periodicamente. As estruturas são modernizadas para evitar danos graves aos tomates.

Danificar o tronco da planta fará com que ela seque, os tomates morrerão e não haverá colheita.
Dispositivo para amarrar tomates
Ao escolher uma "ferramenta" para segurar os frutos da planta, considere diversos acessórios. Não se prenda a cordas ou fios de náilon. Uma avaliação adequada ajudará você a fazer a escolha certa.
Vejamos as principais desvantagens desses dispositivos:
- Arame – exerce forte pressão, pode danificar o tronco da planta, não proporciona fixação adequada.
- A linha de pesca é perigosa porque pode cortar o tronco da planta se for puxada com muita força ou muito apertada.
- Cordas para amarrar tomates são bastante adequadas, mas você não deve usar aquelas que já foram usadas.
- Os trapos não inspiram confiança e podem não suportar o estresse, fazendo com que a planta se quebre sob o peso da fruta.

Abertura de pernas
Duas cordas de linho presas a estacas ou treliças evitarão que os tomates caiam. As cordas podem ser colocadas horizontalmente e verticalmente ao lado de cada planta. Para evitar ter que lidar com problemas semelhantes várias vezes ao longo da estação, prenda as cordas no teto da estufa. Mesmo que a planta se curve com o peso dos frutos, o suporte do barbante evitará que eles caiam e não interromperá o fluxo da seiva.
varas
São utilizadas hastes de madeira ou metal; são ideais para estufas, pois evitam que o tomate tombe em caso de ventos fortes. No entanto, hastes de madeira costumam danificar as raízes do tomateiro.
Como é o design:
- As hastes são enterradas a 30-40 centímetros de profundidade, tendo primeiro preparado o solo - não deve ser muito macio;
- Em seguida, os troncos das plantas são presos às hastes; as amarras podem ser trocadas conforme os troncos crescem e os tomates amadurecem.

Prendedores de roupa
Grampos ou prendedores de roupa podem ser feitos de madeira ou plástico. Grampos com mecanismo de anel ou fecho circular são ideais para iniciantes no cultivo de tomates e para quem tem pouca experiência em jardinagem.
Esses dispositivos versáteis ajudam a fixar os talos de tomate em diversas estruturas. Usando prendedores de roupa, você pode:
- Prenda o caule do tomate em uma planta maior e mais estável.
- Prenda-o a uma corda pendurada no teto da estufa ou na parede.
Usando clipes, você pode segurar a planta na posição desejada, ajustando a altura periodicamente. Conveniente e prático.

Laço
Um laço solto é adequado para uma estufa; requer a construção de uma estrutura. Consiste em um laço feito de corda ou outro material, amarrado a uma estaca longa. Vários arbustos são colocados no laço e fixados a estacas, hastes ou outros suportes horizontais. Suportes metálicos para o teto da estufa também são adequados.
À medida que a planta cresce, a alça a sustentará sem exercer pressão sobre o tronco. Variedades altas costumam ser amarradas com alças.
O que você precisa fazer:
- corte o barbante em pedaços de 100 centímetros;
- Use um laço livre para agarrar dois arbustos próximos um do outro, enquanto o comprimento das pontas da corda deve ser diferente;
- a ponta mais curta do barbante é colocada atrás das alças principais;
- então aperte o nó inserindo a ponta do barbante no laço.

Métodos de amarrar tomates
Ao escolher o melhor método, avalie parâmetros gerais, como tamanho do fruto e taxa de crescimento. Isso ajudará você a fazer sua escolha. Ideias criativas e experiência pessoal ajudarão você a resolver seu problema atual.
Montagem em estrutura de arame
Uma estrutura de arame em formato de cone é feita e usada para cobrir a planta. Você pode enrolar o arame ao redor do tomateiro, criando círculos e conectando-os para que os tomates possam ficar pendurados na estrutura. A estrutura é instalada uma vez, com o lado do cone para cima, para que a planta possa alcançar o sol sem que a estrutura interfira em seu crescimento.

Montagem linear
Este design simples e incomum é perfeito para iniciantes. A amarração é feita com vários pinos de madeira e corda. Vamos dar uma olhada mais de perto no design:
- Três estacas de comprimento médio são cravadas no solo.
- Uma corda é presa a eles em várias fileiras (2-4), horizontalmente.
- Os tomates crescerão e dependerão dessa estrutura.
Fixação de treliça
Este método exclusivo é adequado para quem cultiva variedades altas de tomate ao ar livre. O dispositivo pode ser construído da seguinte forma:
- coloque uma estaca de 3 a 5 metros de altura no chão;
- então prenda a tábua aos pinos; você precisará de 3 pinos no total;
- eles estarão localizados nas bordas e no meio;
- Você também precisará de uma corda, ela é presa aos pinos e ao dorminhoco, que fica na horizontal;
- Os tomates são amarrados a esta corda; ela segurará as plantas e evitará que elas caiam ou quebrem.

Fixação na malha
Uma estrutura simples sustentará os tomateiros sem estacas. A rede é enterrada de 10 a 15 centímetros no solo. À medida que as plantas crescem e se desenvolvem, elas usarão a rede como suporte. Você pode fixá-la em um dos lados ou circundá-la com a rede.
No segundo caso, é mais prático cercar várias plantas de tomate com uma estrutura. Por exemplo, plante de 2 a 4 plantas de tomate juntas, envolva-as com uma rede, e a estrutura servirá de suporte à medida que crescem e se desenvolvem.
Cuidado! É preferível que a malha seja grossa em vez de fina, caso contrário, este "suporte" não servirá para nada.
Em pinos de madeira
O método mais simples e relativamente bom. Crave estacas de madeira ou metal no chão e prenda os tomates a elas com fio de náilon. Você também pode amarrar os tomates com outros materiais, mas não com linha de pesca ou arame.À medida que as plantas crescem, a liga deve ser elevada, desde que a estaca tenha o comprimento adequado.

Características de amarrar tomates em estufa e em campo aberto
Seja em uma estufa de policarbonato ou qualquer outro tipo, em campo aberto ou em quaisquer outras condições, é importante determinar se a planta está pronta para esses procedimentos. Os jardineiros conhecem as regras para determinar se os tomates estão prontos para o tutoramento.
Padrões geralmente aceitos, ou quando vale a pena amarrar tomates:
- Se 8 a 10 folhas bem formadas aparecerem no tronco.
- Se os tomates crescerem rapidamente, devido às características da variedade, os procedimentos serão realizados no 40º dia.
- Se a variedade amadurece lentamente, recomenda-se amarrá-la no 70º dia.
- Para tomates comuns – no 60º dia.
Para variedades altas, é importante manter as cordas longe do chão e longe dele. Essas variedades requerem rega nas raízes; se as cordas ficarem expostas ao solo, elas apodrecerão com o tempo ou, pelo menos, perderão a resistência.

Em uma estufa, é melhor fixar variedades altas em estruturas de teto. Em terreno aberto, use estacas altas para evitar que a planta se curve com o próprio peso.
Necessidades básicas dos tomates:
- elas precisam de solo solto e úmido - você terá que cultivar o solo regularmente para “saturar” com umidade e oxigênio;
- É mais fácil instalar e fixar a estrutura em uma estufa, por isso você pode escolher uma opção conveniente;
- Em terreno aberto, é melhor dar preferência a pinos e prendedores de roupa - isso facilitará o trabalho principal.
Ao plantar tomates em estufa ou no solo, lembre-se de que seu crescimento será gradual, o que significa que as fixações terão que ser trocadas.

Erros de jardineiros
Há uma série de erros que jardineiros amadores cometem por inexperiência ou descuido. O que os jardineiros fazem de errado:
- Os tomates estão sendo amarrados com material inadequado. O uso de arames e cordas é inaceitável – eles danificarão a planta e causarão sua morte.
- Eles estão usando material antigo, o que é inaceitável, pois pode não suportar tamanho impacto.
- Não trate o material da liga - ele pode ficar contaminado, o que levará à morte da planta.
- Amarrar os arbustos muito baixo sem alterar a estrutura traz consigo certas consequências e pode afetar a qualidade e a quantidade da colheita.
Ao escolher um método de tutoramento, considere a variedade do tomate e outras características. O tutoramento de tomates, apesar de simples, é bastante eficaz se feito corretamente. Como fazê-lo e quais ferramentas usar são uma escolha pessoal de cada jardineiro, mas não negligencie estas dicas; elas ajudarão a otimizar o processo e a produzir uma boa colheita.











