Como amarrar pepinos em terreno aberto: instruções passo a passo

Os produtores de hortaliças precisam saber como amarrar pepinos corretamente em campo aberto. Este procedimento é recomendado por diversos motivos. O tutoramento reduz a exposição das plantas a infecções, reduz o risco de danos às videiras e aumenta a produtividade. Existem diversos métodos de tutoramento, cada um exigindo diretrizes específicas e o uso de equipamentos diferentes.

Por que os pepinos precisam ser sustentados em terreno aberto?

Jardineiros experientes recomendam fortemente o uso de estacas para estaquear os pepinos. As videiras se entrelaçam por longas distâncias, agarrando-se a qualquer suporte ao longo do caminho. Isso aumenta o risco de danos às plantas, resultando em produtividade reduzida.

O procedimento da liga é caracterizado pelos seguintes aspectos positivos:

  • as videiras que crescem ao longo de um suporte ocupam pouco espaço no terreno, o que permite plantar outra cultura nas proximidades;
  • pepinos pendurados são mais fáceis de coletar, eles ficam todos à vista;
  • folhas e caules não tocam o solo, portanto o risco de infecção é reduzido;
  • mais brotos com ovários são formados, o que leva a um aumento no rendimento;
  • Canteiros com vegetais que crescem verticalmente são mais fáceis de cuidar (é mais fácil regar, soltar o solo e aplicar fertilizante);
  • é mais fácil para os insetos polinizadores chegarem a cada flor;
  • o ar e a luz penetram livremente em todas as partes da planta.

Se as videiras de pepino forem deixadas no solo, elas crescem rapidamente. Isso aumenta o risco de infecção fúngica. A qualidade dos frutos diminui, pois ficam deformados, enrugados e encharcados.

videiras de pepino

Regras gerais para amarrar pepinos

Algumas recomendações ajudarão você a realizar o procedimento da liga sem erros:

  • O suporte para amarração deve ser instalado com antecedência, assim que surgirem os primeiros brotos.
  • Não é recomendado amarrar o caule com cordas finas. Elas podem cortar o tecido da planta e causar ferimentos. É melhor usar tiras de tecido de 4,5 cm de largura.
  • É melhor enrolar a corda sob o primeiro par de folhas.
  • É melhor amarrar os galhos laterais crescidos demais aos suportes instalados adicionalmente para que eles não subam junto com o caule central.
  • Quando o caule atingir 2 metros, corte a parte superior. Caso contrário, o caule continuará a crescer, inibindo o crescimento dos ramos laterais.

Seguindo todas essas regras, você poderá evitar erros e colher uma colheita abundante de deliciosos pepinos.

Quando o procedimento deve ser realizado?

O tutoramento só começa quando o caule atinge 33 cm de altura. Isso ocorre 21 dias após o plantio. Durante esse período, 5 a 6 folhas terão aparecido. O procedimento pode ser realizado mais tarde, mas isso aumenta o risco de danos ao caule. O tutoramento é melhor feito no início da manhã.

Pepinos no jardim

De que maneira os pepinos devem ser torcidos ao amarrá-los?

À medida que as videiras de pepino se esticam, a planta precisa receber ajuda para subir no suporte. O caule é enrolado no suporte no sentido horário. A videira não consegue se enrolar sozinha, pois está presa ao suporte por gavinhas, não pelo caule. Se não for cuidada, a parte superior da planta pode quebrar.

Equipamento necessário

Para tornar o trabalho fácil e rápido, e garantir que os materiais não danifiquem a planta, você precisa se preparar e descobrir tudo com antecedência.

Quadro

Os suportes utilizados para amarrar os pepinos são feitos de metal ou madeira. A altura dos postes da estrutura deve ser de pelo menos 220 cm. Além disso, são necessárias estacas; em algumas opções de amarração, estas devem ser instaladas perto de cada pé de pepino.

Ganchos

O dispositivo ajudará a ajustar o comprimento da corda. Ganchos de metal são selecionados para amarrar o barbante e prender a rede ao canteiro.

Pepinos amarrados

Cordas

Fixadores plásticos especiais estão disponíveis em lojas, mas tiras de tecido de algodão de 5,5 cm de largura e até 17 cm de comprimento também são uma boa opção. Nylon ou outros materiais escorregadios não são recomendados.

Métodos e tecnologia para amarrar pepinos em área aberta

Existem métodos clássicos e incomuns para amarrar pepinos. O principal é seguir todas as recomendações nas instruções do procedimento.

Liga vertical de pepinos

A versão vertical da liga é conveniente:

  • Dois postes longos são instalados perto do canteiro.
  • Uma corda ou arame é esticado entre os postes no topo, ou uma barra transversal de madeira pode ser feita.
  • O resultado é uma estrutura em forma de U.
  • Em seguida, uma estaca é fincada perto de cada arbusto, uma corda é amarrada a ela e puxada até a barra transversal instalada anteriormente.

Com o método de cultivo vertical, é possível obter uma grande colheita de pepinos, desde que a planta receba bastante luz e ar.

pepinos em liga

Liga horizontal de pepinos

Basta criar um suporte horizontal. Instale suportes altos a uma certa distância de cada canteiro de pepino. Estique cordas entre eles em intervalos de 27 cm. As videiras em crescimento se enrolarão nas novas fileiras horizontais. Cordas verticais também podem fornecer suporte adicional.

Ao cultivar horizontalmente, é importante monitorar a ponta do caule. Assim que ela começar a crescer além do suporte, puxe-a para fora. Caso contrário, a videira se curvará para baixo e causará sombra à planta.

Rede de ligas e outros métodos

Uma rede de malha grossa pode ser fixada aos dois suportes instalados. Os brotos em crescimento se agarrarão à rede com suas gavinhas, movendo-se para cima.

A malha pode ser feita de vários materiais:

  • A tela plástica é durável. O material é resistente à chuva e a mudanças bruscas de temperatura. Não esquenta com o sol, portanto não danifica as partes verdes da planta.
  • A construção em arame é considerada durável e forte, mas o material está sujeito à corrosão.
  • Redes de corda são fáceis de montar e armazenar e ocupam pouco espaço. A fibra sintética é a melhor opção.

Rede de ligasDica: Evite usar telas de malha fina para estaqueamento, pois esse tipo de suporte interfere no desenvolvimento normal das folhas e frutos.

Outro método de tutoramento é o cegamento. O caule central é fixado ao suporte e os ramos laterais com mais de 50 cm são removidos. Se a planta for pinçada e os brotos laterais removidos simultaneamente, todos os nutrientes serão direcionados para o desenvolvimento do caule principal e a formação dos frutos.

Pirâmide

Estacar pepinos em forma de pirâmide economiza espaço e cria canteiros com vários níveis. A estrutura é construída com estacas de madeira ou hastes de metal.

Estacas são instaladas ao redor do canteiro e amarradas em um ponto no topo. Pepinos são plantados ao redor delas. Outra opção é instalar um suporte de pelo menos 310 cm de altura no centro do canteiro. Estacas são cravadas no solo perto de cada broto e amarradas com corda. As cordas são conectadas em um ponto no poste central.

Liga vertical

Barris

Uma opção interessante pepinos são cultivados em barrisO recipiente deve ser alto e espaçoso (pelo menos 200 litros). O solo fértil preparado é despejado nos barris e os pepinos são plantados. À medida que as videiras crescem, elas pendem livremente pelas laterais do recipiente. Um vaso grande pode ser usado em vez de um barril. Este arranjo fica lindo em um jardim.

Liga simples em treliça natural

Uma cerca pode ser usada como suporte. Pepinos são plantados ao longo da cerca e amarrados com cordas. Milho plantado em um canteiro, em uma árvore próxima ou na parede de um prédio pode servir de suporte para os caules de pepino.

Liga de arco

Arcos de plástico ou metal são instalados sobre o canteiro de pepinos. Estacas são cravadas no solo em ambos os lados do canteiro. Em seguida, cordas horizontais são esticadas entre os arcos em várias fileiras, e suas pontas são amarradas às estacas.

Liga de arco

liga em forma de V

Uma estrutura em forma de U é instalada em ambos os lados do canteiro. Duas cordas são descidas da barra transversal superior até cada arbusto e fixadas na base. O arbusto é então dividido em duas seções, prendendo-se um caule a uma corda e um broto lateral à outra.

Qual método escolher dependendo da variedade

Ao escolher um método de liga, é importante considerar a variedade cultivada no canteiro:

  • A amarração vertical a uma treliça é adequada para híbridos e variedades de pepinos de frutos pequenos polinizados por abelhas.
  • Para variedades de pepino que não produzem brotos laterais, instalar suportes verticais é impraticável. O esforço, o tempo e os materiais gastos na instalação não afetarão o rendimento.
  • Para pepinos que trepam muito, a opção de amarração horizontal é bem adequada.
  • Ligas em arcos, redes e treliças verticais são adequadas para pepinos com formação de ovários em cachos.

Antes de instalar os suportes, estude as características da sua variedade. Considere o padrão de crescimento do caule, o tamanho das folhas e dos frutos, entre outras características.

Novo método "nó deslizante" e "laço solto"

À medida que a videira de pepino cresce, torna-se necessário encurtar a corda de suporte. Usar um nó corrediço elimina a necessidade de cortar a corda restante e amarrá-la novamente à estrutura. Enrole a ponta ao redor da treliça, dê várias voltas na corda e dê um nó em forma de oito. Isso cria um nó que desliza facilmente pela base, e o comprimento pode ser ajustado.

nó deslizante

Um método mais difícil é o laço solto. Um fio é esticado entre dois suportes. Um barbante ou corda é preso a ele. A ponta do barbante deve atingir o chão. Ele é enrolado em volta da planta, dando dois nós entre as folhas a cada volta. É melhor amarrar o laço solto sob o primeiro par de folhas verdadeiras.

A parte superior do pepino em crescimento é pinçada novamente. Este procedimento geralmente é realizado a cada duas semanas. Se a videira do pepino não for pinçada o suficiente, ela ficará pendurada e quebrará na próxima vez que for pinçada.

Erros comuns ao fazer ligas

Ao usar ligas, você deve evitar erros comuns:

  • Caules muito crescidos não devem ser tocados, pois há alto risco de danos e redução da produtividade. Nesse caso, os pepinos são deixados crescer sem suporte.
  • Evite amarrar o caule ao suporte com muita força. À medida que o caule cresce, ele engrossa, o número de folhas aumenta e o suprimento de nutrientes da planta é interrompido no local onde ele é amarrado.
  • Evite usar corda fina, barbante rígido ou abraçadeiras de plástico para amarrar. Esses dispositivos podem danificar a planta e causar seu ressecamento.
  • Se não girar a tampa a tempo, ela poderá cair e até quebrar.

Se você organizar os cuidados corretamente, seguir as regras gerais e recomendações de jardineiros experientes, poderá evitar muitos erros.

liga de treliça

É possível cultivar pepinos sem ligas?

É possível cultivar pepinos sem amarrá-los a um suporte, mas neste caso, os jardineiros enfrentarão muitos inconvenientes e problemas:

  • Os brotos que crescem gradualmente cobrirão as raízes do arbusto, o que complicará o procedimento de rega e fertilização.
  • A luz e o ar não chegam às camadas inferiores das plantas em quantidades suficientes, reduzindo o rendimento e aumentando o risco de infecção.
  • Nem todas as frutas ficam visíveis, então elas costumam crescer demais no jardim. Os pepinos costumam ficar sujos e suscetíveis a pragas.

Para colher uma boa safra de pepinos deliciosos e crocantes, você precisa seguir práticas agrícolas adequadas. Uma técnica recomendada é amarrar a planta a um suporte.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata