O tomate Elisey, cujas características e descrição são apresentadas a seguir, é uma variedade de maturação muito precoce. Sua cor laranja característica e seu excelente sabor o tornam uma variedade única. Esses tomates se adaptam perfeitamente a pequenos recipientes para conserva.
Indicadores biológicos da cultura
O tomate Elisey tem excelente potencial para conserva. Seus pequenos frutos podem ser conservados inteiros, em saladas ou em pratos variados. A planta é muito fácil de cuidar, pois a altura máxima dos arbustos é de apenas 80-100 cm. Em média, a primeira colheita ocorre 100 dias após a germinação.

A planta é resistente à murcha de fusarium e verticillium e não exige muito clima ou condições de estufa. Sua tolerância ao frio permite o plantio precoce em campo aberto e um período de crescimento prolongado.
O tipo de arbusto determinado resulta na formação de numerosos brotos laterais. Portanto, os brotos laterais devem ser podados com frequência. Caso contrário, eles formam cachos com ovários que, sem desbaste, produzem tomates muito pequenos e de qualidade inferior. Como a superfície foliar é pequena, ela não fornece muita sombra. É exatamente disso que os tomates maduros precisam, pois quanto mais luz solar recebem, mais brilhante é sua cor.

Estes tomates têm um formato oval alongado e polpa firme. Além disso, o tomate Yelisey se caracteriza por:
- um pequeno número de câmaras de sementes - 2-3 peças;
- peso da fruta - 50-60 g;
- número de colheitas durante a estação de crescimento - 4-5;
- rendimento - até 3 kg por planta.
A grande quantidade de carotenoides presentes na composição permite que esta variedade seja classificada como um produto dietético.
O plantio das sementes em bandejas deve ser feito bem cedo, no máximo até o final de fevereiro, ou melhor ainda, em meados de fevereiro. O tomateiro Elisey prospera em solos pesados e altamente produtivos. Semeie as sementes a uma profundidade de 2 a 3 cm. A repicagem pode ser feita quando uma ou duas folhas verdadeiras aparecerem.

Após a emergência das mudas, desbaste-as, removendo os brotos mais fracos e inviáveis. Durante o crescimento, as plantas precisam ser protegidas, ventilando o ambiente em que estão. Esse procedimento de proteção deve ser realizado de uma semana a uma semana e meia antes do plantio ao ar livre.
A temperatura ideal para o cultivo de mudas é de +18°C, mas não abaixo de +16°C. Março é caracterizado por um grande número de dias nublados. Portanto, a falta de luz natural é facilmente compensada por luzes especiais para plantas. Para aumentar a produtividade, os tomates são regados com fertilizante húmico líquido a cada duas semanas.

Transplante de brotos jovens
Na Rússia central, o primeiro aquecimento consistente com risco mínimo de geadas noturnas recorrentes começa no início de maio. Nessa época, os jardineiros começam a transferir as mudas para coberturas plásticas. Isso permite que as coberturas sejam abertas em dias bons e quentes e que a plantação seja protegida das intempéries em dias frios. Ao cultivar tomates sem mudas, a área onde as sementes foram semeadas é coberta com plástico.

As vantagens deste método são as seguintes:
- redução da intensidade do trabalho;
- formação de arbustos maiores com sistema radicular poderoso e parte aérea;
- o aparecimento de frutos com formato uniforme e valores de peso próximos;
- amadurecendo até 60 frutos em 1 planta.
Avaliações de jardineiros indicam alto rendimento da variedade, mesmo em condições climáticas desfavoráveis, desde que todas as práticas agrícolas sejam seguidas.
O padrão de posicionamento dos arbustos corresponde a uma distância de 40 a 50 cm entre eles. A mesma distância deve ser mantida entre as fileiras.

Um fertilizante ideal é uma infusão de verbasco, usando a seguinte proporção: 2 kg de fertilizante fresco para cada balde de 10 litros de água. A mistura é deixada em infusão por uma semana. Após esse período, pode ser diluída em até sete vezes.
Para 1 arbusto, 1,5-2 litros e 3-4 alimentações em intervalos de 2 semanas são suficientes. Para regar, utilize somente água morna e sedimentada, se for da torneira.
Graças às suas qualidades nutricionais, os tomates são adequados para pessoas com diagnóstico de acidez estomacal elevada, quando consumidos frescos. Os carotenoides presentes na polpa reduzem naturalmente as secreções digestivas. O alto teor de açúcares simples garante boas propriedades de conservação. Portanto, os tomates permanecem livres de mofo por muito tempo quando conservados em barris.










