Descrição do tomate Yaki F1, suas características, vantagens e técnicas de cultivo

O tomate Yaki F1 é uma variedade híbrida destinada ao cultivo ao ar livre. É cultivado comercialmente e em hortas caseiras. Esses tomates ovais com polpa firme são usados ​​frescos, para conservas e para a produção de pastas e sucos.

Vantagens de um híbrido

As características e a descrição deste híbrido de primeira geração o colocam entre os tomates de meia-estação. A maturação ocorre de 75 a 80 dias após o transplante. A variedade de tomate Yaki F1 combina alta produtividade com adaptabilidade a uma ampla gama de condições de cultivo.

Esta planta determinada atinge 0,6–0,8 m de altura. Os arbustos são caracterizados por um crescimento lateral limitado. Os pecíolos florais são dispostos alternadamente ou em fileiras. A planta não requer pinçamento. O caule robusto não requer suporte adicional.

Para garantir uma planta produtiva, você precisa criar as condições ideais para o cultivo. Os tomates crescem e frutificam bem em solos com alta umidade e umidade do ar ideal.

Tomates Yaki

A planta requer luz adequada em todas as fases da estação de crescimento. Níveis baixos de luz estimulam a planta a se alongar e desenvolver folhagens pequenas.

Os frutos vermelhos e redondos desta variedade, mostrados na foto, lembram ameixas na aparência. Os tomates firmes, pesando até 140-150 g, descascam facilmente do talo.

O híbrido é resistente à mancha cinzenta das folhas, à mancha bacteriana dos frutos e a nematoides. Os frutos são usados ​​frescos e enlatados na culinária e na indústria alimentícia para a produção de extrato e suco de tomate.

Frutos de tomate

Tecnologia agrícola de cultivo

Os melhores predecessores para o cultivo do híbrido são culturas de grãos de inverno, leguminosas anuais, pepinos e repolho. Ao optar pelo cultivo em local permanente sem pré-cultivo das mudas, o solo deve aquecer até 12 °C a uma profundidade de 5 a 6 cm.

Cultivo de tomates

As sementes das mudas são semeadas em meados de março. Para isso, as sementes são colocadas em recipientes especiais com solo preparado e umedecido, coberto com uma camada de terra e filme plástico até que os brotos emerjam.

O material de plantio é transferido para o campo aberto após o fim das geadas da primavera. A densidade de plantio recomendada depende das condições de cultivo e varia de 2 a 7 plantas por 1 m².

Ao utilizar a tecnologia de colheita de tomate em campo aberto, na segunda rotação de culturas após as culturas precoces (cebola, repolho, batata), mudas de 35 a 45 dias são plantadas no final de junho. A colheita ocorre no final de setembro.

Plantando tomates

A variedade rende de 10 a 12 kg por metro quadrado. Para maximizar o rendimento, aplique de 40 a 50 kg de fertilizante orgânico e 700 g de nitroammofoska por 10 metros quadrados antes do plantio.

A maior parte dos nutrientes é aplicada no outono, com o restante aplicado periodicamente ao longo da estação de crescimento. Para melhorar a qualidade dos frutos, nitrato de potássio (200 g) e nitrato de amônio (100 g) são adicionados por 10 m² à medida que os frutos amadurecem.

Durante a estação de crescimento, regue as plantas de 5 a 10 vezes por gotejamento para manter o equilíbrio de umidade e ar ao redor do sistema radicular. Recomenda-se adicionar fertilizantes minerais solúveis a cada rega.

As pragas biológicas do tomate incluem o besouro da batata-do-colorado, pulgões e lagartas-cortadeiras. No cultivo de mudas, as plantas são tratadas com soluções de preparações especiais antes do plantio.

As doenças mais prejudiciais à cultura são a requeima e a mancha bacteriana preta do tomate. Em alguns anos, a planta pode ser afetada pelo Stolbur. Os insetos transmissores da doença (cigarrinhas) são controlados com inseticidas.

tomates maduros

Opiniões e recomendações de produtores de vegetais

A variedade de tomate Yaki F1, de crescimento baixo e meia estação, elogiada por seu alto rendimento e adequada para cultivo ao ar livre, destina-se à produção comercial. Este híbrido é popular entre os produtores de vegetais.

Natalia Medvedkova, 49 anos, Gubkin:

Ano passado, os vizinhos estavam elogiando o híbrido Yaki. Decidi tentar cultivá-lo no meu jardim. Não amarrei os tomates; eles cresceram espalhados. Parecia que alguém tinha coberto a camada vermelha da fruta. Os tomates são firmes e têm um sabor incrível. Ficam em conserva maravilhosamente bem, e o purê que eles produzem retém o aroma de tomates frescos.

Anatoly Kozhevnikov, 61 anos, Stary Oskol:

"Há muito tempo me interesso pelo cultivo de variedades de tomate de baixo crescimento, então o híbrido Yaki me chamou a atenção. Um alto rendimento é garantido com os devidos cuidados. Para isso, é preciso preparar o solo e aplicar fertilizantes orgânicos e complexos. O resultado é como na foto com as sementes: uma colheita abundante de tomates ovais."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata