- Histórico de seleção
- O que há de especial na variedade British Gamble?
- Aplicação em paisagismo
- Cultivo de narcisos: regras e nuances
- Estágio preparatório
- Época e esquemas para plantio de bulbos
- Regularidade da rega
- Cobertura superior
- Cuidados com o solo
- Poda e preparação para o inverno
- Prevenção e tratamento
- Doenças
- Insetos
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros
Os narcisos estão entre as espécies de floração precoce mais populares, encontradas em praticamente todos os jardins. Essa popularidade se deve à sua baixa manutenção, à aparência decorativa e à grande variedade, permitindo que você escolha a que mais se adapta ao seu gosto. O narciso Gamble britânico é uma variedade de floração precoce, encantando com seus primeiros botões já em abril.
Histórico de seleção
Jardineiros do mundo todo ouviram falar desta variedade de narciso pela primeira vez em 2013, em uma exposição na Holanda, mas o criador permanece desconhecido. Em 2017, a variedade foi registrada no registro de narcisos de jardim por uma empresa holandesa. Apesar de seu desenvolvimento relativamente recente, ela ganhou popularidade e é cultivada por jardineiros em muitos países.
O que há de especial na variedade British Gamble?
Este narciso de origem holandesa pertence ao grupo das variedades tubulares. Como a planta atinge uma altura máxima de 30 cm, é cultivada não apenas em ambientes externos, mas também em ambientes internos para corte. Um caule robusto produz uma única flor grande — de até 15 cm de diâmetro — e uma coroa grande e tubular, com 3 a 4 cm de altura.
As pétalas da variedade Gamble Britânica são brancas, com uma borda rosada ao redor da coroa grande. Este narciso prefere áreas bem iluminadas, portanto, considere isso ao escolher um local para um canteiro de flores. Graças à sua maior resistência ao inverno, esta variedade criada na Holanda tolera facilmente o frio sem precisar de abrigo especial.
Aplicação em paisagismo
O narciso Gamble britânico é versátil em paisagismo. Ele fica único no primeiro plano de um canteiro de flores quando combinado com outras prímulas. Narcisos de baixo crescimento são plantados ao longo de caminhos, ao redor de gazebos, em jardins de pedras e em bordaduras mistas.

No entanto, é importante lembrar que a floração termina em meados de maio, e você terá que plantar outras plantas neste local para que o canteiro não pareça vazio.
Cultivo de narcisos: regras e nuances
Antes de plantar narcisos, considere as exigências do local para a variedade. Isso, juntamente com a qualidade do material de plantio, determina não apenas a saúde das flores, mas também a beleza dos botões.
Estágio preparatório
Um local com pleno sol pela manhã e sombra leve à tarde é ideal para o plantio desta variedade de narcisos. Também é importante lembrar que o canteiro de narcisos não deve ser localizado em locais com correntes de ar, e as plantas não toleram ventos frios do norte, que podem prejudicar sua aparência decorativa. Solos férteis com pH neutro são considerados os melhores para o cultivo de narcisos. Se o solo for alcalino, adicione farinha de dolomita. Solos ácidos podem ser melhorados com cinzas de madeira.

A preparação do canteiro começa em junho. A área é escavada, as ervas daninhas são removidas e os nutrientes são adicionados. Composto ou húmus são os melhores fertilizantes. Esterco fresco não é recomendado, pois pode espalhar doenças nos bulbos.
O material de plantio é adquirido apenas em lojas especializadas; os bulbos em lojas de jardinagem correspondem à variedade e passam por tratamento preventivo contra doenças.
Ao comprar, certifique-se de que os bulbos não apresentem sinais de danos causados por pragas. Imediatamente antes do plantio, deixe os bulbos de molho em uma solução de qualquer fungicida por meia hora.
Época e esquemas para plantio de bulbos
As épocas específicas de plantio variam de acordo com a região. Normalmente, é do final de agosto ao início de novembro (para regiões do sul).
O processo de plantio em si é dividido em várias etapas:
- Cave buracos no canteiro preparado, mantendo uma distância de 20 cm entre eles. Se os narcisos forem plantados muito densamente, os bulbos não terão espaço suficiente para se desenvolver e crescer completamente.
- Uma pequena camada de areia é colocada no fundo de cada buraco, o que atuará como um sistema de drenagem e evitará que a umidade fique perto dos bulbos.
- Coloque os bulbos na areia e enterre-os um pouco, depois polvilhe terra fértil por cima.
- Regue as plantações generosamente e, se desejar, coloque uma camada de cobertura morta.

Regularidade da rega
A frequência da rega depende do clima e da estação de crescimento do narciso. As flores precisam de mais umidade durante a formação dos botões e a floração. No entanto, é importante não regar os narcisos em excesso, pois a umidade é prejudicial aos bulbos e pode causar doenças fúngicas.
Em média, os narcisos são regados uma vez por semana, consumindo até 20 litros de água morna e sedimentada por metro quadrado. Se chover com frequência, a frequência da rega é ajustada de acordo com o clima.

Cobertura superior
Os narcisos são fertilizados três vezes durante a estação de crescimento. É importante não negligenciar este procedimento, caso contrário, você não conseguirá cultivar flores com botões grandes. Fertilize as plantas de acordo com o seguinte cronograma:
- Assim que os primeiros brotos aparecem na primavera, um fertilizante mineral completo é aplicado.
- No momento da formação dos brotos e durante o período de floração, a mesma composição é usada.
- Depois que os brotos murcharem, use uma composição que contenha potássio e fósforo.
Cuidados com o solo
Se uma camada de cobertura morta for colocada ao redor dos narcisos, o cuidado com o solo será simplificado. Caso contrário, o solo deve ser solto após cada rega, mas não muito profundamente para evitar danos aos bulbos. A capina também deve ser feita simultaneamente ao afrouxamento.

Poda e preparação para o inverno
Após o murchamento dos brotos, eles são cuidadosamente cortados da planta. A folhagem também é aparada, deixando no máximo 5 cm acima da superfície do solo. Antes do início do tempo frio, aplica-se cobertura morta sobre os narcisos e, se os invernos na região forem frios, adiciona-se uma camada adicional de feno seco ou serragem.
Prevenção e tratamento
Com prevenção regular, doenças e insetos raramente afetam os narcisos.
Doenças
A murcha de fusarium e o mofo cinzento são considerados as doenças mais perigosas para as flores. No primeiro caso, a base do bulbo é inicialmente afetada e, em seguida, a murcha se espalha para os caules. No segundo caso, forma-se uma camada cinza com manchas pretas nas folhas. Para prevenir essas doenças, os bulbos são embebidos em fungicida antes do plantio e, na primavera, assim que os primeiros brotos aparecem, são tratados com calda bordalesa.

Insetos
Pragas que às vezes afetam os narcisos (mosca narciso, nematoide) são controladas usando compostos inseticidas.
Métodos de reprodução
Para propagar a variedade em seu próprio jardim, use os pequenos bulbos que se formam ao redor do bulbo principal. Eles são cuidadosamente separados e plantados em uma nova área.
Avaliações de jardineiros
Tatyana Semyonovna Orlova, 55: "Comprei recentemente bulbos dessa variedade. Gostei muito dos narcisos; os botões são exuberantes e ficam lindos em um canteiro de flores em contraste com a vegetação."
Lidiya Alekseevna Morozova, 35: "Uma variedade excelente; não tivemos nenhum problema durante todo o tempo em que a cultivamos. No entanto, tratei os bulbos com Maxim antes do plantio."











