- História e descrição da variedade Tahiti
- Aplicação em paisagismo
- Prós e contras do cultivo
- Tecnologia agrícola e cuidados com as plantas
- Preparação do local
- Datas e padrões de plantio
- Regime de rega e fertilização
- Proteção contra insetos e doenças
- Poda e cuidados após a floração
- Peculiaridades do transplante de flores
- Técnica de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre narcisos
Os narcisos, plantas bulbosas perenes da família Amaryllis, estão entre as prímulas mais apreciadas pelos jardineiros. Suas condições de cultivo pouco exigentes e a ampla variedade de cultivares lhes renderam tanta popularidade. Entre as variedades cultivadas, cada jardineiro encontrará um exemplar que se adapte ao seu gosto. O narciso-do-taiti floresce precocemente e enfeita canteiros e jardins com a chegada dos primeiros dias quentes.
História e descrição da variedade Tahiti
O narciso-do-taiti, uma variedade dupla, foi desenvolvido por criadores holandeses. É usado não apenas como decoração de jardim, mas também como flor de corte — as flores duram muito tempo em um vaso sem perder o frescor. No entanto, é importante observar que os narcisos dessa variedade emitem um aroma bastante forte e doce, por isso pessoas com alergias não devem deixar as flores dentro de casa por muito tempo.
Os narcisos do Taiti atingem uma altura máxima de 40 cm e apresentam botões grandes — até 10 cm de diâmetro. Uma ou mais flores se formam em um único caule. As pétalas dos botões são amarelo-douradas com reflexos vermelhos, fazendo com que toda a área pareça banhada pela luz solar. A coroa do narciso é ondulada e mede aproximadamente 10 a 11 cm.
A variedade Tahiti floresce no final de abril e dura cerca de três semanas. Ao final da floração, as pétalas perdem a cor vibrante, mas o aroma agradável permanece. No lugar dos botões murchos, forma-se uma cápsula trivalvar, contendo inúmeras sementes.
Ao coletar sementes, os jardineiros devem lembrar que elas perdem rapidamente a viabilidade e devem ser usadas em até um ano. Armazene as sementes em sacos de gaze ou papelão, longe da luz solar direta e de alta umidade.
Aplicação em paisagismo
Graças às suas altas qualidades decorativas, o narciso do Taiti é amplamente utilizado para decorar terrenos, tanto por paisagistas profissionais quanto por jardineiros amadores.

Possíveis usos da planta:
- Para decorar jardins de pedras e jardins ornamentais, para criar bordaduras.
- Em plantios conjuntos com outras prímulas: jacintos roxos e flocos de neve brancos como a neve.
- Como pontos contrastantes em um gramado verde.
- Os narcisos do Taiti ficam espetaculares em combinação com hostas, gerânios e alquemila.
Prós e contras do cultivo
Antes de comprar bulbos de narciso-do-taiti, vale a pena considerar todas as suas vantagens e desvantagens. Estas últimas são poucas, mas existem.
As vantagens de cultivar essas flores incluem:
- Altas características decorativas dos narcisos.
- Botões grandes com cores brilhantes.
- Aroma agradável.
- Despretensão em relação ao local de cultivo.
- Possibilidade de propagação por sementes e bulbos.
- A expectativa de vida em um lugar é de até 7 anos.

Os jardineiros observam as seguintes desvantagens:
- Os narcisos requerem rega regular.
- Necessidade de uma área ensolarada.
- Sem prevenção, há risco de danos causados por pragas e doenças.
Tecnologia agrícola e cuidados com as plantas
Ao cultivar a variedade Tahiti, o segredo é escolher o local certo para o plantio, preparar o solo e os bulbos e cuidar adequadamente das plantas. Isso inclui regar, capinar, afofar o solo, preparar as flores para o inverno e tratamentos preventivos contra doenças e pragas.
Preparação do local
A variedade Tahiti requer pleno sol, portanto, locais sombreados não são adequados para seu cultivo. No mínimo, escolha um local com sombra leve à tarde. O local também deve ser protegido de correntes de ar, como arbustos próximos, cercas ou muros de construção.

Como todas as variedades de narcisos, o narciso-do-taiti não reage bem a solos encharcados, por isso a drenagem deve ser feita com antecedência. Solo fértil, de textura leve e neutro, com boa drenagem e aeração, é ideal para o cultivo de narcisos.
Pelo menos duas semanas antes de plantar os bulbos, cave o solo da área selecionada, adicionando húmus ou composto. Não é recomendado usar esterco fresco como cobertura, pois atrai pragas e promove doenças. Ao cavar, remova as raízes das ervas daninhas para evitar que elas sufoquem os canteiros.
Antes do plantio, os bulbos de narciso são deixados de molho por meia hora em uma solução de manganês ou em um estimulador de enraizamento, como o Epin.
Datas e padrões de plantio
O momento exato para plantar os bulbos ao ar livre depende do clima da região de cultivo. No sul, os jardineiros fazem isso do final de agosto a outubro. Antes que o frio chegue, os bulbos terão tempo de criar raízes no novo local e sobreviver ao inverno sem problemas. Se você estiver plantando em regiões do norte, é melhor fazê-lo em maio ou junho. Você não poderá admirar os botões nesta estação, mas na próxima primavera, os narcisos irão deliciá-lo com uma profusão de flores.

As operações de plantio são realizadas de acordo com as seguintes instruções:
- Os buracos são cavados a uma distância de 20 cm um do outro; sua profundidade depende do tamanho dos bulbos e varia de 10 a 20 cm.
- Adicione um pouco de areia de rio no fundo de cada buraco para absorver o excesso de umidade. Você também pode adicionar um pouco de cinza de madeira.
- Coloque os bulbos, pressione-os levemente e cubra com o restante da terra.
- Regue e coloque uma camada de cobertura orgânica, o que evitará o congelamento durante o inverno.
Regime de rega e fertilização
O narciso-do-taiti requer rega adequada e regular. Se as camadas superior e média do solo permanecerem secas por longos períodos, os brotos ficarão pequenos. Use água sedimentada para irrigação, regando as flores de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima. Cultivar brotos grandes é impossível sem fertilizantes, então aplique os nutrientes de acordo com o seguinte algoritmo:
- Assim que os primeiros brotos aparecerem, use fertilizante com alto teor de nitrogênio.
- Ao formar hastes florais, adicione fertilizante mineral completo.
- Assim que os brotos começarem a se formar, use fertilizantes que contenham fósforo e potássio.
- Durante o período de floração ativa, o fertilizante mineral para plantas com flores será útil.

Proteção contra insetos e doenças
Para proteger as plantas de patógenos, dos quais o mais perigoso é o fusarium, são realizados tratamentos preventivos com produtos que contêm cobre. A primeira pulverização é realizada assim que os primeiros brotos emergem do solo. O segundo tratamento é realizado nos narcisos, quando os pedúnculos estão se formando.
Para evitar atrair pragas de insetos, remova imediatamente as folhas caídas e capine regularmente. Se as pragas infestarem suas flores, use um inseticida, como Aktara.
Poda e cuidados após a floração
Após o murchamento dos brotos, eles são cuidadosamente cortados dos caules das flores. Os caules são encurtados para 10 cm acima do solo apenas no meio do verão, pois contêm os nutrientes necessários para que os bulbos sobrevivam ao inverno. A irrigação continua até o outono.

Peculiaridades do transplante de flores
Se, por algum motivo, o narciso não for adequado ao local atual, transplante-o para outro local. Desenterre os bulbos com cuidado, sacuda a terra, trate-os com um fungicida e transfira-os para outro canteiro.
Técnica de reprodução
Existem duas maneiras de propagar narcisos do Taiti: a partir de bulbos e de sementes. O primeiro método é o mais simples e prático. Os brotos são separados do bulbo-mãe e plantados em um novo local.
O segundo método raramente é usado porque leva tempo e não há garantia de que a nova muda terá as mesmas qualidades da planta-mãe. As sementes são semeadas em recipientes dentro de casa; assim que brotam e ficam fortes, são transplantadas para recipientes individuais.
Avaliações de jardineiros sobre narcisos
Galina Petrovna Potapova, 65 anos: "Cultivo a variedade Tahiti no meu jardim há três anos. Durante esse tempo, não tive nenhum problema específico; o principal é regar e fertilizar as plantas regularmente."











