- Seleção e descrição da variedade
- Características da floração
- Vantagens e desvantagens em comparação com outras variedades
- Exemplos de uso em paisagismo
- Cultivo de rosas Rosarium Uetersen ao ar livre
- Preparando a muda e o local de plantio
- Época e tecnologia de plantio
- Regar e fertilizar
- Formação e remoção de inflorescências secas
- Tratamentos preventivos
- Proteção de inverno
- Reprodução
- Estacas
- Estacas de enraizamento
- Dificuldades enfrentadas por jardineiros iniciantes
As rosas trepadeiras são plantas ornamentais com flores usadas em paisagismo vertical. Os arbustos são plantados perto de gazebos e podem ser usados para trepar arcos, pérgolas e treliças. Também podem ser usadas para cobrir dependências. Uma dessas trepadeiras é a variedade Rosarium Uetersen. Aqui estão informações sobre como cultivá-la no seu quintal.
Seleção e descrição da variedade
A rosa Rosarium Uetersen foi cultivada por especialistas alemães na década de 1970. Na época, não era muito apreciada. Só ganhou reconhecimento em 2000. Os cultivadores de rosas finalmente apreciaram esta variedade com suas flores densamente dobradas crescendo em hastes longas.
Dependendo das condições de crescimento, os arbustos atingem uma altura de 1,2 a 3,5 metros. A planta se espalha até 1,5 metro de largura. Os brotos fortes são espinhosos. No topo dos caules, formam-se inflorescências, compostas por 3 a 7 botões rosa-vivo. Cada flor contém até 100 pétalas. Quando totalmente aberto, o botão atinge um diâmetro de 12 centímetros.
Características da floração
Em junho, a rosa trepadeira floresce em grande número. Ao longo do seu ciclo de vida, cada broto muda de cor, de rosa suave a vermelho vivo. Após o florescimento inicial, ocorre uma pausa. Após esse breve descanso, a rosa trepadeira começa a produzir novamente videiras com brotos densamente dobrados. Com os devidos cuidados, a floração continua até a geada. Nessa época, os arbustos exalam um sutil aroma de maçã.
Vantagens e desvantagens em comparação com outras variedades
A principal vantagem da rosa Rosarium Uetersen é sua floração abundante e duradoura. Outra vantagem em relação a outras variedades é que seus botões densos contêm até 100 pétalas. Além disso, as rosas trepadeiras são resistentes e raramente afetadas por doenças e pragas. Uma desvantagem é a presença de espinhos nos brotos.

Exemplos de uso em paisagismo
Como os arbustos da planta podem atingir até 1,5 metro de altura, é melhor plantá-la em um espaço maior. O Rosarium Uetersen fica espetacular quando plantado sozinho, em um gramado. Gypsophila, sálvia e lavanda podem ser plantadas ao redor dele.
Coníferas de baixo crescimento e arbustos decíduos ornamentais são bons vizinhos para rosas. O Rosarium Uetersen também é usado como meio de divisão vertical de um espaço. Para isso, os brotos são conduzidos para cima de uma treliça ou treliça. A planta também é plantada perto de um gazebo ou terraço. Brotos longos podem ser usados para camuflar dependências.
Cultivo de rosas Rosarium Uetersen ao ar livre
Ao comprar mudas, certifique-se de que os brotos estejam fortes, livres de doenças e que o sistema radicular tenha coloração uniforme. Plantas de um a dois anos de idade criarão raízes com mais facilidade.

Preparando a muda e o local de plantio
As rosas crescem melhor em encostas voltadas para o sul ou sudoeste. O local deve ser protegido de ventos frios. Prepare a área de plantio com antecedência. Cave um buraco e preencha-o com uma mistura de terra de jardim, composto, turfa e areia. Se o solo estiver muito solto, adicione argila.
As mudas são inspecionadas e, se necessário, caules e raízes quebrados são aparados. Para garantir a hidratação dos arbustos, eles são colocados em um balde com água por 2 a 3 horas. Uma pequena quantidade de permanganato de potássio pode ser adicionada para desinfecção. Se os brotos forem muito longos, eles são encurtados para 3 a 4 brotos inferiores.
Importante! Cave o buraco 2 a 3 semanas antes de plantar as rosas. Caso contrário, o colo da raiz pode ficar muito profundo nos anos seguintes.
Época e tecnologia de plantio
As rosas Rosarium Uetersen são plantadas na primavera ou no outono. O plantio na primeira metade do ano é preferível em regiões com climas frios. Isso permite que o sistema radicular se estabeleça durante o verão e que a parte aérea do arbusto desenvolva novos brotos. Em regiões mais quentes, a rosa pode ser plantada no início do outono.

A cultura é plantada em campo aberto da seguinte forma:
- cavar um buraco medindo 70x70 centímetros;
- se o solo for pesado, coloca-se no fundo uma drenagem feita de argila expandida, pequenas pedras e areia;
- preencha o buraco com substrato fértil;
- as mudas são colocadas no meio e o sistema radicular é cuidadosamente endireitado;
- preencha com substrato e regue generosamente.
O círculo da raiz é polvilhado com material de cobertura morta para reter a umidade.
Regar e fertilizar
As rosas se caracterizam pelo fato de que regas fracas e superficiais impedem o desenvolvimento normal do sistema radicular. As plantas param de crescer e florescer. Portanto, pelo menos 15 litros de água devem ser adicionados semanalmente à zona radicular. A água deve estar morna e estável. A rega deve ser feita pela manhã ou à noite.
Cuidar da planta também inclui fertilização. As roseiras trepadeiras precisam de um suplemento de nitrogênio na primavera. Para isso, dissolva 30 gramas de ureia em água e polvilhe o solo sob os arbustos. Durante a brotação, aplique potássio e fósforo. Após a floração, aplique uma solução de esterco bovino. Para garantir uma hibernação bem-sucedida, use suplementos de potássio, como cinzas de madeira, no outono.

Formação e remoção de inflorescências secas
Na primavera, o arbusto é moldado. Para isso, os brotos são cortados em um ângulo de 45° com tesouras de poda afiadas e desinfetadas. A poda ajuda o jardineiro a moldar o arbusto e evita que ele cresça demais. Galhos quebrados, doentes e mortos também devem ser podados durante toda a estação.
Após a primeira floração, apare os brotos com botões secos. Depois de um tempo, novos brotos com flores rosa-choque na parte superior se formarão a partir dos botões laterais. No outono, após a segunda floração, pode os galhos finos e imaturos.
Tratamentos preventivos
As rosas podem se tornar suscetíveis a doenças devido a erros de cuidado. Isso pode ser evitado regando apenas as raízes, desbastando a copa e removendo os restos vegetais da área ao redor do tronco. Além disso, é importante podar galhos secos e doentes, que podem abrigar patógenos e pragas.

Para prevenir e tratar doenças, os arbustos são tratados com fungicidas. Pulgões podem infestar brotos jovens, e o tempo excessivamente seco pode levar ao aparecimento de ácaros. Essas pragas, alimentando-se da seiva celular, enfraquecem a roseira. Inseticidas são usados para combater esses problemas.
Atenção! O tratamento com preparações especiais deve ser realizado em tempo calmo.
Proteção de inverno
No outono, as videiras são removidas de seus suportes e levemente podadas. Em seguida, são colocadas sobre galhos de abeto no chão. Uma estrutura é instalada por cima. Quando a geada se instala, a estrutura é coberta com spunbond. Na primavera, assim que o sol esquenta, o material de cobertura é removido.
Reprodução
Você pode propagar a rosa Rosarium Uetersen no jardim usando estacas ou camadas.

Estacas
O procedimento começa após a primeira floração. O enraizamento das estacas é realizado da seguinte forma:
- do meio dos brotos, corte em pedaços de cerca de 15 centímetros de comprimento;
- Deixe apenas as folhas na parte superior e retire o restante;
- os cortes inferiores são polvilhados com pó intensificador de crescimento;
- plantada em local preparado no local ou em recipiente;
- cubra com filme plástico para que não encoste nas mudas.
Quando as mudas criam raízes e as folhas aparecem, elas são plantadas em um local permanente.
Estacas de enraizamento
A rosa Rosarium Uetersen possui brotos longos e fáceis de propagar. Para isso, cave sulcos ao redor do arbusto. Os brotos mais externos, sem folhagem, são colocados nesses sulcos e fixados ao solo com grampos. Os galhos são cobertos com terra e regados. Após um ano, as mudas começarão a enraizar. Elas são separadas da planta-mãe e plantadas separadamente.

Dificuldades enfrentadas por jardineiros iniciantes
É difícil para iniciantes obterem crescimento rápido e flores abundantes em rosas imediatamente. Devido à falta de experiência, eles cometem erros nos cuidados. Os principais desafios que os cultivadores de rosas enfrentam são os seguintes:
- Os arbustos estão se desenvolvendo mal. Isso acontece quando o solo é regado com pouca água e com frequência. As rosas precisam de 15 a 20 litros de água por semana.
- Os arbustos estão se desenvolvendo bem, mas as flores estão fracas. É possível que o jardineiro esteja fertilizando as rosas com nitrogênio em excesso. Isso está fazendo com que a folhagem se desenvolva em detrimento das flores.
- A segunda floração é fraca. Os brotos murchos devem ser cortados após a primeira floração. Então, numerosos ramos com belas inflorescências se desenvolverão a partir dos brotos laterais.
- Com o tempo, os arbustos se aprofundaram. Isso pode retardar seu crescimento. Para evitar isso, prepare o buraco 2 a 3 semanas antes do plantio. Isso permitirá que o solo se assente, evitando que o colo da raiz fique muito profundo.
- A ponta de um broto jovem está murchando. A planta provavelmente está sendo atacada pela mosca-serra das rosas. Para se livrar da praga, use um inseticida de contato com o estômago.
Rosarium Uetersen é uma roseira trepadeira com flores rosa-vivo e marcantes. Com os devidos cuidados, pode produzir botões até o final do outono.











