Descrição da variedade de rosa Santana e instruções de plantio e cuidados para uso externo

As rosas trepadeiras são usadas em jardins para paisagismo vertical. Seus caules longos podem ser cultivados sobre arcos, pérgolas e treliças. Também podem ser usadas para esconder estruturas inestéticas. A rosa-de-santana é uma planta linda com flores vermelhas marcantes. Continue lendo para obter informações sobre suas características de floração, os benefícios de usar esta variedade em paisagismo e como cultivá-la em seu quintal.

Rosa Santana: seleção e descrição da variedade

A cultivar foi desenvolvida pelo especialista alemão Hans Jürgen Evenson no viveiro Matjes Tantau. Ele cruzou dois híbridos: Max Graf e Vishurana. A nova variedade foi registrada em 1985.

Os brotos desta planta atingem 2,5 a 3 metros de comprimento. O arbusto se espalha até 2 metros de largura. Os galhos são densamente cobertos por folhas verde-escuras brilhantes. Os brotos formam inflorescências compostas por 3 a 7 botões vermelho-sangue. Esta roseira trepadeira é linda, fácil de cuidar e resistente a doenças. Por essas qualidades, ela é popular entre os jardineiros há muito tempo.

Características da floração – período de atividade e repouso

Os botões com pétalas semidobradas abrem em junho. A floração dura de 1 a 1,5 mês. Inicialmente, os botões têm formato de cálice, posteriormente adquirindo formato de taça. O diâmetro da flor quando totalmente aberta é de 8 a 10 centímetros.

Após a floração inicial, há uma breve pausa. No início de agosto, a roseira-de-Santana está novamente coberta de botões vermelhos. Vários cachos de flores aparecem em um único broto. A fragrância é muito leve ou ausente. A floração continua até a geada.

Rosa Santana

Vantagens do uso em paisagismo

As rosas-de-santana são usadas em terrenos abertos como espécimes solitários, em conjunto com variedades de baixo crescimento. Os arbustos são usados ​​para criar cercas vivas e são plantados perto de gazebos. Trepadeiras longas são usadas para escalar arcos e pérgolas.

As vantagens de usar rosas em uma paisagem são as seguintes:

  • dá à área uma aparência bonita;
  • a floração dura quase toda a estação;
  • brotos longos são usados ​​em jardinagem vertical;
  • arbustos escondem construções externas feias;
  • a rosa é despretensiosa no cuidado;
  • A variedade é resistente à geada.

Rosa Santana

Uma pequena desvantagem é a falta de fragrância na rosa.

Pousar

As mudas são compradas de vendedores confiáveis. Antes da compra, os arbustos são cuidadosamente inspecionados. As plantas devem estar livres de amassados, manchas ou fragmentos ressecados. Raízes saudáveis ​​parecem frescas, livres de torções e crescimento de fungos.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Atenção! A muda deve ter de 2 a 4 brotos fortes e um sistema radicular bem desenvolvido.

Preparação do material de plantio

Após uma longa jornada, o sistema radicular da rosa precisa ser umedecido. Para isso, coloque-a em um recipiente com água. Alguns cristais de permanganato de potássio também podem ser adicionados para desinfetar a planta. Se os brotos estiverem muito longos, corte-os até ficarem com 2 a 4 brotos. Polvilhe os cortes com carvão.

Rosa Santana

Escolhendo um local

Com os devidos cuidados, a planta pode crescer no mesmo local por muitos anos, portanto, o local deve ser escolhido com cuidado. As rosas-de-santana preferem locais bem iluminados, protegidos de ventos frios. O nível do lençol freático na área de plantio escolhida deve ser baixo. Caso contrário, o sistema radicular pode ser atacado por fungos.

Por esse motivo, é melhor plantar a cultura em uma plataforma elevada e colocar drenagem no fundo do buraco.

Datas e padrões de plantio

As rosas Santana são plantadas na primavera, após o início do clima quente. Geadas recorrentes devem ser evitadas. Em regiões mais quentes, o plantio é permitido no outono, até meados de outubro. Plantar mais tarde pode causar congelamento dos brotos e do sistema radicular. O enraizamento ocorre em cerca de um mês.

O plantio de mudas é realizado da seguinte forma:

  • cavar um buraco de 60 centímetros de profundidade e diâmetro;
  • uma camada de 10 centímetros composta de argila expandida e pequenas pedras é despejada no fundo;
  • encher com solo fértil;
  • faça um buraco, coloque uma muda no meio e endireite as raízes;
  • encher com terra, compactar levemente e regar.

plantando flores

A área ao redor da rosa pode ser coberta com cobertura morta. Isso ajudará a reter a umidade do solo e retardará o crescimento de ervas daninhas.

Cuidados adicionais

Cuidar da rosa Santana envolve regar, fertilizar e aplicar cobertura morta. Além disso, os brotos murchos são removidos. Após esse procedimento, novos brotos e flores começarão a crescer.

Regime de rega

A frequência da rega depende da qualidade do solo e da quantidade de chuva. Se o solo for moderadamente solto, regue cerca de uma vez por semana. Despeje de 15 a 20 litros de água sob o arbusto. Se a roseira for plantada em solo arenoso, regue-a duas vezes por semana. Regue de manhã ou à noite, antes do pôr do sol.

regando flores

Importante! Regar em excesso pode causar doenças.

O que e quando alimentar a planta

Na primavera, as rosas são alimentadas com ureia ou carbamida. Essas substâncias promovem o rápido crescimento dos brotos. Durante a brotação, potássio e fósforo são adicionados para promover uma floração abundante. No verão, um fertilizante mineral complexo é adicionado. A fertilização foliar é aplicada periodicamente pela manhã ou à noite. A aplicação diurna pode causar queimaduras nas folhas. Realize o procedimento em tempo claro e sem vento.

Corte de inflorescências secas

Para dar forma à planta, os brotos são podados na primavera. A poda sanitária também é realizada ao longo da estação, removendo galhos danificados, secos e doentes. Após a primeira floração, os caules com brotos murchos são cortados. Esse processo desperta os brotos laterais. A partir deles, crescem os galhos, que formarão novas inflorescências. Se os brotos murchos não forem removidos, uma segunda floração em agosto pode não ocorrer.

poda de flores

Transferir

Às vezes, uma roseira não cria raízes no local pretendido, recusando-se a crescer e florescer. Ou o jardineiro percebe que a planta não se encaixa no projeto paisagístico. Nesses casos, o arbusto é desenterrado com um torrão de terra e replantado. Esse procedimento é realizado na primavera ou no outono. É preciso ter cuidado para garantir que o local do enxerto não fique muito profundo.

Preparando-se para o período de inverno

Pare de aplicar fertilizantes nitrogenados no verão. Se a roseira continuar a produzir novos brotos até o final do outono, ela pode não sobreviver ao inverno rigoroso. Para aumentar a resistência ao inverno, regue a roseira em outubro para repor a umidade.

Quando a geada se instala, os arbustos são cobertos com terra. Eles podem ser cobertos com ramos de abeto. Em regiões frias, uma estrutura é erguida sobre as roseiras. Esta é coberta com lutrasil, spunbond ou agrofibra. Quando o tempo esquenta, o material de cobertura é removido.

Rosa Santana

Doenças e pragas da variedade

A Rosa Santana pode ser suscetível às seguintes doenças e pragas:

  1. Oídio. Uma camada branca aparece nas folhas e brotos. Para evitar isso, borrife os arbustos com uma solução de sulfato de cobre na primavera.
  2. Mancha preta. Microrganismos patogênicos causam a formação de manchas pretas nas lâminas foliares. Para prevenir a doença, as plantas devem ser alimentadas com potássio e fósforo.
  3. Cancro bacteriano. Manifesta-se como crescimentos no sistema radicular. A doença é prevenida pelo tratamento com preparações à base de cobre.
  4. Pulgões. Esses insetos aparecem em brotos jovens. Alimentam-se da seiva da planta, enfraquecendo-a. São controlados por pulverização com uma solução inseticida.
  5. Os ácaros aparecem em climas quentes e secos. Eles cobrem a planta com teias, interferindo no crescimento e na floração. Eles são removidos com água corrente. Se isso não ajudar, um inseticida é usado.

linda rosa

Importante! Os tratamentos químicos devem ser realizados em clima seco e sem vento.

Métodos de reprodução

As rosas Santana são propagadas vegetativamente, por meio de estacas ou mergulhia. Isso é feito após a primeira floração. No primeiro método, as estacas são cortadas em pedaços de 15 a 20 cm de comprimento e plantadas no solo ou em um vaso. Elas são mantidas sob filme plástico, que é removido após os brotos criarem raízes.

Como a rosa-de-Santana tem caules longos, é fácil propagá-la por mergulhia. Para isso, os galhos são desfolhados, colocados em sulcos preparados e cobertos com terra. Após cerca de um ano, eles são separados da planta-mãe e plantados separadamente.

propagação de rosas

Erros e dificuldades encontrados no cultivo de Santana

Plantar e cuidar da planta é simples. Problemas podem surgir apenas para cultivadores de rosas iniciantes, sem experiência suficiente. Os erros e dificuldades mais comuns que jardineiros inexperientes enfrentam são:

  1. Os arbustos estão plantados muito profundamente. Este erro resulta em crescimento e floração deficientes. Ao plantar, certifique-se de que o colo da raiz não esteja enterrado a mais de 5 a 6 centímetros de profundidade.
  2. Rega frequente. O excesso de umidade pode expor o sistema radicular a doenças fúngicas. As rosas geralmente são regadas uma vez por semana.
  3. O nitrogênio é aplicado não apenas na primavera, mas também no outono. Como resultado, os brotos em crescimento abundante não têm tempo de amadurecer e podem congelar no inverno rigoroso. No verão e no outono, a ênfase é no potássio e no fósforo.
  4. Após a primeira floração, não remova os brotos. Quando as flores secas permanecem na planta, é difícil formar novos brotos. Esse erro pode impedir que a planta floresça novamente.
  5. O fertilizante é aplicado em solo seco. Isso queima o sistema radicular, impedindo o crescimento da planta. O fertilizante é adicionado ao solo após a rega.

A Rosa Santana chama a atenção com seus caules longos e botões marcantes. Ao estudar as informações sobre o cultivo desta planta e seguir as dicas e recomendações, os jardineiros admirarão suas flores vermelho-sangue por muitos anos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata