A composição e propriedades benéficas do sapropel, regras para seu uso como fertilizante

O cultivo de plantas requer solo rico em nutrientes. Os agricultores valorizam especialmente os fertilizantes naturais, que promovem o crescimento dos vegetais, mantendo sua sustentabilidade ambiental. O sapropel é amplamente utilizado como fertilizante natural não apenas por sua eficácia, mas também por sua disponibilidade e baixo custo de extração. A composição única da substância influencia positivamente a vegetação e restaura a fertilidade de solos pobres e esgotados.

Características do produto

O sapropel se forma naturalmente no fundo de lagos de água doce. Um pré-requisito fundamental para a formação dessa substância é a ausência de água corrente. Os restos de animais, peixes e algas do lago se depositam no fundo do reservatório e passam por todas as etapas da decomposição anaeróbica. Quando extraído, o sapropel apresenta uma consistência espessa, pois todos os seus componentes estão ligados. O processamento subsequente envolve a secagem e a prensagem do fertilizante.


A cor da substância é cinza, variando do claro ao quase preto, além de marrom com um tom avermelhado, verde-oliva escuro, amarelado e azulado. O lodo seco do lago não apresenta odor desagradável ou forte.

Composição química do sapropel

O teor de nutrientes do lodo lacustre depende de onde é extraído. Os fertilizantes mais ricos são encontrados nas seguintes regiões da Rússia:

  • Alto Volga;
  • região de Moscou;
  • região de Leningrado;
  • Região Noroeste;
  • Urais do Sul.

sapropel como fertilizante

A matéria orgânica no fertilizante é representada pelos seguintes componentes:

  • compostos de nitrogênio;
  • húmus de lingon;
  • carotenoides;
  • antibióticos naturais;
  • açúcar;
  • vitaminas;
  • estimulantes de crescimento;
  • betume;
  • ácido húmico.

Sais minerais importantes no sapropel:

  • fosfatos;
  • sulfatos;
  • carbonatos.

sapropel como fertilizanteO sapropel, predominantemente orgânico, é o fertilizante mais valioso para os agricultores. Grandes quantidades de minerais, incluindo silício, ferro e alumínio, reduzem a qualidade do fertilizante, enquanto o teor de potássio, magnésio, manganês, cobre e sódio a aumenta.

Formulário de liberação de fertilizantes

O Sapropel é um fertilizante bastante comum, produzido em diversas formas adaptadas ao tipo de uso:

  1. De granulação fina e fluidez. A substância é um pó cinza com uma tonalidade azulada. As embalagens variam de 1 a 10 litros.
  2. Granular. O sapropel seco é moldado em grânulos de vários formatos. Os tamanhos das embalagens variam, mas a estrutura do fertilizante em seu interior é sempre uniforme.
  3. Em tabletes. O lodo seco do lago é prensado em tabletes de até 3 cm de diâmetro, que devem ser triturados antes do uso.
  4. Semilíquido. O produto está disponível em forma de pasta, ideal para aplicação tópica.
  5. Líquido. É uma mistura pronta para uso para fertilizar certas culturas.

sapropel diferente

Mecanismo de influência sobre as culturas vegetais

Além de sua rica composição, o sapropel converte esses nutrientes em uma forma mais adequada para as raízes das plantas. Bactérias especiais presentes no lodo dos lagos decompõem compostos complexos em compostos mais simples, permitindo que as hortaliças cresçam com mais vigor. A fertilização com sapropel ajuda a restaurar a microflora de solos pobres e degradados. A fertilização com sapropel acelera o crescimento e a floração das plantas, aumenta a produtividade futura e aumenta o tamanho dos frutos.

Benefícios do uso do produto no jardim

A aplicação de sapropel melhora significativamente a qualidade do solo e tem um efeito positivo nas culturas vegetais:

  • os solos pesados ​​tornam-se mais soltos;
  • arenitos ganham maior viscosidade;
  • o impacto negativo dos pesticidas é reduzido;
  • a quantidade de húmus no solo aumenta;
  • aumenta a capacidade de umidade do solo;
  • o sistema radicular das plantas é fortalecido;
  • obtenção de minerais em forma acessível;
  • boa taxa de sobrevivência de mudas;
  • ativação da floração;
  • estimulação da frutificação;
  • efeito antibacteriano.

sapropel como fertilizante

Eficiência

O sapropel afeta as culturas agrícolas de diferentes maneiras:

  1. Cereais, gramíneas, leguminosas e culturas industriais plantadas em grandes áreas aumentam a produtividade. Além disso, seu teor de proteína aumenta.
  2. O rendimento das raízes e outras culturas em fileiras aumenta devido ao alargamento da parte subterrânea e ao aumento do número de tubérculos.
  3. Árvores e arbustos de jardim produzem frutos maiores e mais numerosos, e as próprias plantas toleram melhor influências externas negativas.

Período de exposição

Ao contrário de outros fertilizantes, o sapropel pode ser aplicado a qualquer momento, independentemente da estação ou da qualidade do solo. A restauração de solos empobrecidos requer de 2 a 3 anos de decomposição ativa do lodo do lago. A estrutura da camada de solo é mantida por mais 5 anos.

sapropel nas mãos

Como usar corretamente: taxas de aplicação

As regras gerais para o uso do sapropel incluem:

  1. Adicionar fertilizante ao composto ou diretamente ao solo.
  2. É necessário monitorar a acidez do solo devido às propriedades de lixiviação do lodo do lago.
  3. A maioria das culturas recebe nutrição máxima quando o produto é misturado ao solo na proporção de 1 para 3.
  4. No outono, o fertilizante é adicionado ao solo antes da escavação, 2 a 3 litros por metro quadrado do terreno.

sapropel como fertilizante nas mãos

Ao cultivar mudas

Para fertilizar as mudas, use fertilizante seco de qualquer tipo. Existem várias receitas diferentes para preparar o solo para a semeadura:

  1. Para repolho, misture solo com sapropel e areia na proporção de 2:3:4.
  2. Mudas de pimentão, berinjela e tomate são semeadas em uma mistura de 7 baldes de terra, 2 baldes de areia e 1 balde de lodo de lago.
  3. Pepinos e melões são semeados em um substrato de sapropel, areia e solo na proporção de 3:4:6.
  4. Em outros casos, parte do fertilizante triturado é misturada com 3 partes de grama.

sapropel como fertilizante

Processamento de plantações em campo aberto

Ao semear hortaliças em terreno aberto, você pode adicionar sapropel diretamente ao solo:

  1. Antes do plantio de cenouras, beterrabas, rabanetes e verduras, o fertilizante seco triturado é distribuído uniformemente sobre os canteiros e enterrado a uma profundidade de 10 cm.
  2. Para batatas, tomates, pimentões e abóboras, 250 ml de lodo de lago são adicionados a cada buraco.
  3. Sapropel misturado com três partes de solo é colocado no buraco de plantio para mudas de arbustos e árvores.

Utilizamos a preparação para a preparação da compostagem

A compostagem do sapropel aumenta significativamente seu valor nutricional. Além do lodo de lago, o composto inclui esterco líquido e seco, turfa, resíduos alimentares e vegetais, ervas daninhas e palha. Todos os componentes são colocados em covas ou caixas em camadas, começando pelo sapropel. Após três meses de maturação, o composto torna-se rico em compostos nitrogenados de fácil digestão.

sapropel como fertilizante

Compatibilidade com outros medicamentos

O Sapropel combina bem com outros fertilizantes. Dependendo da quantidade de fósforo e potássio, o lodo do lago pode ser misturado com esterco ou fertilizantes minerais. No entanto, usá-los juntos nem sempre é eficaz, pois pode levar à sobrecarga de nitrogênio.

Toxicidade da substância

O sapropel industrial, vendido como fertilizante, é seguro. É classificado como uma substância de baixo risco, correspondendo à classe de risco 4.

Ao extrair por conta própria, é necessário verificar a toxicidade do lodo do lago, que está relacionada às condições ambientais do local de extração.

A presença de poluentes químicos e biológicos, incluindo metais pesados, em um reservatório pode tornar o sapropel inadequado para a agricultura.

sapropel em uma bandeja

Medidas de precaução

Ao armazenar grandes quantidades de sapropel por longos períodos, é importante evitar a contaminação das águas subterrâneas. Para isso, armazene o fertilizante em plataformas de concreto com laterais altas e teto. O excesso de umidade deve ser removido por meio de drenagem; serragem seca também pode ser usada para absorver o líquido.

Substitutos

Não há substituto completo para o sapropel, pois ele combina substâncias orgânicas e minerais que não interferem na absorção uma da outra. O componente mineral do lodo pode ser substituído por nitrogênio e fertilizantes húmicos. O componente orgânico pode ser substituído por esterco, turfa, fezes de pássaros, vermicomposto e adubo verde.

Avaliações de produtores de vegetais sobre sapropel

Igor: "Uso lodo de lago nos meus canteiros há vários anos. Ele substituiu completamente o esterco e os fertilizantes minerais. O jardim não sofre mais com requeima e oídio, e a acidez do solo está sempre dentro da faixa normal."

Anna: "Uso sapropel há alguns anos e os resultados já são muito bons. O solo ficou bem macio, absorve bem a água e permanece solto. Além disso, há significativamente menos ervas daninhas."

Victor: "Ao longo de duas temporadas de uso de lodo de lago, a produção de vegetais aumentou significativamente. Tomates, abóboras e tubérculos ficaram visivelmente maiores. Vegetais para salada e ervas mais que dobraram de tamanho em comparação aos anos anteriores."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata