- História do melhoramento genético da cereja Lyubskaya
- Habitat
- Vantagens e desvantagens
- Características da variedade
- Tamanho da árvore e crescimento anual
- Sistema radicular
- Polinizadores, período de floração e tempo de maturação
- Coleta e processamento de frutas
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Imunidade a doenças e pragas
- Algoritmo de pouso passo a passo
- Prazos
- Selecionando e preparando uma muda
- Preparando a cova de plantio
- Tecnologia de pouso
- Cuidando de plantações em campo aberto
- Irrigação
- Fertilização
- Afrouxamento e cuidados com o círculo do tronco da árvore
- Tratamentos sazonais
- Abrigo para o inverno
- Avaliação da cereja Lyubskaya
A variedade de cerejeira Lyubskaya é autofértil. É muito apreciada pelos produtores de árvores frutíferas, pois a maioria das árvores precisa de um polinizador próximo. Esta cerejeira é cultivada há décadas, produzindo altos rendimentos e exigindo pouca manutenção.
História do melhoramento genético da cereja Lyubskaya
A origem exata desta variedade é desconhecida. Ela é cultivada desde o século XIX. Um pedido para adicionar a cereja ao registro estadual só foi apresentado em 1947. Acredita-se que a cereja Lyubskaya seja o resultado de uma seleção popular.
Habitat
Esta variedade cresce bem em qualquer região. É cultivada principalmente nas regiões sul e central da Rússia. A variedade é propensa a mutações aleatórias, que podem causar variações no rendimento, na cor e no tamanho dos frutos.
Vantagens e desvantagens
As seguintes são observadas como qualidades positivas da variedade Lyubsky:
- alto rendimento;
- transportabilidade;
- baixo crescimento de árvores;
- autopolinização;
- alto teor de vitamina C;
- resistência à seca;
- fácil cuidado.
As desvantagens incluem baixa imunidade a fungos e resistência média à geada.

Características da variedade
A descrição da variedade inclui tamanho da árvore, crescimento, polinizadores, raízes, frutos, resistência à seca, geada e doenças.
Tamanho da árvore e crescimento anual
A altura máxima da árvore é de 3 metros. Muitos jardineiros preferem cultivar a árvore para que ela tenha uma copa espessa. Isso facilitará a colheita. O crescimento anual dos brotos é de aproximadamente 1 metro. Sem poda de formação, a árvore desenvolverá uma copa ampla.
Sistema radicular
As raízes da árvore são bem desenvolvidas e penetram profundamente no solo, permitindo que extraiam umidade das camadas mais profundas do solo. Isso permite que a cerejeira resista bem à seca.
Polinizadores, período de floração e tempo de maturação
A variedade Lyubsky é autofértil. Não requer polinizador para crescer. A cerejeira produz sozinha mais de 50% do seu potencial produtivo. Para aumentar a produtividade, árvores com período de floração semelhante são plantadas ao lado da variedade Lyubsky.

Coleta e processamento de frutas
Após a maturação, a colheita é feita de uma só vez. Se os frutos forem armazenados por mais de 24 horas, eles são colhidos com os talos presos. Com os talos presos, podem ser armazenados por 10 dias. Sem os talos, devem ser processados em até 24 horas.
As cerejas são muito ácidas para serem consumidas frescas. Por isso, são usadas em conservas: vinho, geleias e compotas.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
A planta apresenta resistência moderada à geada. É adequada para cultivo em climas temperados ou do sul. Não suporta geadas do norte e morre.
Graças ao seu sistema radicular robusto, as cerejeiras resistem bem à seca. A árvore extrai seus nutrientes das águas subterrâneas.
Imunidade a doenças e pragas
A Lyubskaya não possui forte imunidade a doenças fúngicas. É mais comumente afetada por coccomicose e oídio. Fungicidas são usados para combatê-los. Em caso de ataques de insetos, inseticidas são pulverizados.
Importante! Interrompa o controle de pragas e doenças 20 dias antes da colheita.
Algoritmo de pouso passo a passo
Para plantar mudas, o momento é observado, as cerejas jovens são selecionadas e preparadas, e um algoritmo claro de manipulação é seguido.
Prazos
As cerejeiras podem ser plantadas ao ar livre na primavera ou no outono. Nas regiões do sul, o plantio começa em meados de abril e, em climas temperados, no final de abril. As cerejeiras prosperam melhor após o plantio na primavera. Durante o verão, as árvores ganham força e se aclimatam ao novo local.
Selecionando e preparando uma muda
As mudas são compradas em lojas e viveiros. Para comprar uma muda saudável, preste atenção a alguns sinais:
- a planta deve ser anual ou bienal;
- ausência de podridão radicular;
- A árvore deve estar saudável, sem danos na casca ou nos brotos.

Preparando a cova de plantio
Para cultivar cerejas, escolha um local bem iluminado. Em seguida, cave um buraco com cerca de 1 metro de diâmetro e 1 metro de profundidade. Misture o solo escavado com 10 kg de húmus ou outra matéria orgânica. Adicione superfosfato, nitrato de potássio e fertilizante nitrogenado. Retorne um pouco da mistura ao buraco.
Importante! Prepare a cova de plantio no outono para o transplante na primavera. Ao plantar no outono, comece o trabalho preparatório duas semanas antes do plantio.
Tecnologia de pouso
O plantio é realizado de acordo com uma determinada tecnologia:
- A muda é deixada de molho em água por várias horas;
- Eles colocam em um buraco;
- Alise as raízes;
- Polvilhe com terra em camadas, compactando cada uma delas;
- Deixe um círculo no tronco da árvore com 8–10 cm de profundidade;
- Água com 40 litros de água;
- O círculo do tronco da árvore é coberto com musgo, palha e grama picada.
Para fixar a árvore à estaca, ela é fixada antes do plantio. Isso ajuda a evitar que o tronco se quebre com ventos fortes.
Cuidando de plantações em campo aberto
Para um cultivo bem-sucedido e alto rendimento, é recomendável seguir as regras de cuidado com as plantas.

Irrigação
As cerejeiras toleram bem a seca. Regue três vezes por estação. A primeira vez é antes da formação dos brotos. A segunda vez é durante a floração. A terceira vez é após a colheita, no inverno. Cerejeiras jovens precisam de 4 a 6 litros de água; cerejas frutíferas precisam de 3 a 4 litros a mais. Despeje a água no tronco da árvore.
Fertilização
As cerejeiras não precisam de adubação adicional nos três primeiros anos. Elas se nutrem do fertilizante aplicado no plantio. Nos anos seguintes, um fertilizante complexo contendo nitrogênio, fósforo e potássio é aplicado na primavera. Assim que a seiva começa a fluir pelo tronco, o nitrogênio não é adicionado.
Afrouxamento e cuidados com o círculo do tronco da árvore
Soltar e remover ervas daninhas melhora a aeração do sistema radicular da árvore. Esses dois procedimentos são combinados e realizados conforme necessário.
Os brotos de raiz estão crescendo ao redor dos troncos das árvores e precisam ser podados. Eles estão roubando nutrientes da planta e reduzindo a produtividade.

Importante! Aplicar cobertura morta ao redor do tronco retém umidade e nutrientes e previne o crescimento de ervas daninhas. Isso facilita muito o cuidado com a cerejeira.
Tratamentos sazonais
A cerejeira Lyubskaya é propensa a doenças fúngicas. Para evitar isso, medidas preventivas são tomadas no início da temporada. A árvore é polvilhada com sulfato de cobre. Isso mata as pragas que vivem nas raízes e sob a casca, além de enriquecer a cerejeira com minerais.
Antes que a seiva comece a fluir, a árvore é pulverizada com uma solução antifúngica. Seu efeito dura de 10 a 20 dias. A pulverização é repetida nesse intervalo. Vinte dias antes da colheita, a pulverização é removida.
Abrigo para o inverno
Lyubskaya tem resistência média à geada. Para acelerar a recuperação da planta após o inverno, ela precisa ser bem coberta durante o inverno. Este é um processo de várias etapas:
- Cobrir o círculo do tronco da árvore com palha, musgo e grama cortada.
- Os galhos das árvores jovens são cobertos durante o inverno com tecidos respiráveis, presos ao tronco da cerejeira com cordas.
- O tronco é tratado com cal até a primeira ramificação; isso o protegerá de roedores que se alimentam da casca.
Avaliação da cereja Lyubskaya
Valentina, 34 anos, Krasnodar
Tenho a cerejeira Lyubskaya crescendo no meu terreno há oito anos. Todos os anos, ela produz uma colheita abundante. Os frutos são bastante azedos, então os usamos para compotas e geleias. Comprei duas mudas para que pudessem atuar como polinizadoras adicionais uma da outra.
Anton, 32 anos, Tchekhov
Este ano, comprei uma muda de cerejeira Lyubskaya de um viveiro. Plantei-a no outono. Na primavera, a árvore já estava alta e começou a produzir seus primeiros brotos. Plantei outra cerejeira nas proximidades, que floresce na mesma época. Meus vizinhos cultivam essa variedade há muito tempo. Cada árvore produz quase 30 kg de cerejas.
Elena, 53 anos, Sóchi
Cultivo a variedade de cerejeira Lyubsky comercialmente. Temos 15 árvores em nosso terreno, cinco em cada fileira. As árvores produzem uma boa colheita. Colhemos os frutos deixando as mudas na árvore. Ela se adapta bem ao transporte e vende rápido. É uma árvore fácil de cuidar. Para evitar o ataque de fungos, tratamos as plantas com fungicidas de duas a três vezes por estação.











