- Por que a cerejeira brota?
- Causas do crescimento excessivo dos brotos
- Vantagens e desvantagens do crescimento excessivo no local
- Livrar-se de brotos de raiz
- Método mecânico
- Uso de herbicidas
- Destruição em tocos
- Instalando uma "cerca"
- Cuidando de uma árvore após a remoção dos brotos
- Prevenção
- Variedades de cereja sem rebentos
As cerejas são muito populares entre os jardineiros. São saborosas e saudáveis, sendo usadas em compotas, geleias e doces. Uma vez plantadas no jardim, as cerejas começam a dar frutos rapidamente. A única desvantagem pode ser o crescimento constante dos brotos, que impedem a árvore de produzir uma colheita abundante. Abaixo, você encontrará informações sobre como se livrar dos brotos de cerejeira no jardim, quais medidas preventivas tomar e quais variedades não produzem brotos de raiz.
Por que a cerejeira brota?
Uma abundância de brotos ao redor de uma árvore não é incomum. Todas as árvores frutíferas com caroço formam raízes horizontais, das quais emergem brotos. Ao desenvolver novos brotos, a cerejeira se esforça para produzir numerosos descendentes.
Por sua vez, os brotos de raiz recebem nutrição da planta-mãe e podem enfraquecê-la e matá-la. Se não for tratada, a cerejeira pode sobrepujar não apenas a árvore-mãe, mas também outras árvores próximas.
Atenção! Somente plantas maduras que desenvolveram raízes horizontais produzem numerosos brotos.
Causas do crescimento excessivo dos brotos
Os brotos de cerejeira aparecem no jardim por vários motivos, sendo os mais comuns os seguintes:
- A cerejeira não foi plantada a uma profundidade suficiente. Isso pode ser corrigido adicionando terra ao sistema radicular.
- Incompatibilidade entre o enxerto e o porta-enxerto. Se o enxerto não criar raízes, a planta dedica toda a sua energia ao desenvolvimento da parte subterrânea.
- Muitos galhos foram podados durante a formação da copa. Como resultado desse desequilíbrio entre as partes aéreas e subterrâneas, o sistema radicular começa a formar novos brotos.
- Devido à exposição às condições climáticas (calor, frio, granizo), a cerejeira foi danificada.
- Ao cavar ao redor da árvore com uma pá, as raízes foram danificadas. Brotos estão começando a crescer vigorosamente a partir do sistema radicular danificado.

Ao identificar e eliminar a causa que contribui para o aparecimento dos brotos, o jardineiro reduzirá a capacidade da cerejeira de formá-los.
Vantagens e desvantagens do crescimento excessivo no local
É importante remover os brotos de cerejeira do seu jardim, mas não todos. Mudas jovens podem ser usadas para propagar a árvore. Isso é especialmente importante se a árvore-mãe estiver doente. Replantar os brotos ajudará você a estabelecer um pomar de cerejeiras em seu jardim sem gastar uma fortuna.
Mas se propagação de cerejas O jardineiro não precisa remover os brotos, pois eles podem tomar conta de toda a área. As plantas competem por luz solar e nutrientes, resultando em uma produção reduzida da árvore-mãe. Além disso, as plantas jovens podem abrigar pragas.
Livrar-se de brotos de raiz
Quanto mais cedo o jardineiro começar a remover os brotos, mais fácil será o processo. Isso pode ser feito estimulando mecanicamente o sistema radicular ou usando herbicidas químicos.

Método mecânico
Este é o método mais comum para remover vegetação rasteira de um jardim. Não basta simplesmente arrancar as plantas jovens à mão ou usar tesouras de poda: a raiz permanece no subsolo, permitindo o surgimento de novos brotos.
Para eliminar permanentemente os brotos de cerejeira, cave ao redor deles, corte os rizomas o mais próximo possível da planta-mãe e arranque-os. Após esse procedimento, aplique piche de jardim nas áreas cortadas para evitar infecções.
Uso de herbicidas
Este método de se livrar de plantas indesejadas tem defensores e oponentes. A pulverização química deve ser feita com cuidado para remover apenas os brotos jovens da área, deixando a árvore-mãe ilesa. A pulverização apenas nos brotos jovens é direcionada, para que não haja danos à árvore adulta.

Herbicidas que atingem o solo se decompõem rapidamente sem afetar negativamente o meio ambiente. Se o procedimento for realizado corretamente, os brotos indesejados de cerejeira desaparecerão do jardim para sempre.
Importante! Ao utilizar produtos químicos, observe as precauções de segurança. A pulverização deve ser feita em clima calmo.
Destruição em tocos
Normalmente, após o corte de uma árvore, brotos começam a crescer no toco. Removê-los não resolve o problema: eles crescem novamente e novamente. A melhor maneira de se livrar dos brotos é arrancar o toco, mas nem todos os jardineiros têm tempo ou energia para isso. Existe um método para removê-los sem arrancá-los. Isso envolve o uso de ureia, nitrato de potássio ou nitrato de sódio.
Para se livrar de um toco, faça o seguinte:
- cortar o crescimento resultante;
- São feitos 13 a 15 furos no toco da cerejeira;
- um dos fertilizantes é despejado neles e preenchido com água;
- O toco é coberto com filme por 6 meses para evitar que a precipitação entre nele.

O controle dos brotos nos tocos começa no final de agosto ou início de setembro. Seis meses depois, o toco da cerejeira é incendiado e queima completamente imediatamente.
Instalando uma "cerca"
Você pode reduzir a quantidade de brotos usando qualquer tipo de barreira, como telhas, que são resistentes à umidade, não apodrecem e não emitem substâncias tóxicas. As telhas são enterradas a 60-70 centímetros de profundidade em um raio de 1,5-2 metros do tronco da árvore. Quanto mais cedo a barreira for instalada, menor a probabilidade de formação de brotos. Quando as raízes horizontais encontram a barreira, elas mudam de direção e começam a crescer para baixo.
Cuidando de uma árvore após a remoção dos brotos
Após a remoção mecânica ou com herbicidas dos brotos de cerejeira, instale uma cerca ao redor da árvore. Isso limitará a área de crescimento dos brotos, facilitando a remoção de novos brotos, se necessário. Trate os cortes nos rizomas com piche de jardim. Isso impedirá o crescimento de microrganismos patogênicos.

Prevenção
Jardineiros devem considerar medidas para prevenir o crescimento de rebentos de raiz antes mesmo de plantar uma cerejeira. Antes de mais nada, é importante seguir as práticas agrícolas adequadas ao plantar e cuidar da árvore. Quaisquer erros podem levar ao crescimento excessivo das raízes. Ao cultivar uma cerejeira, preste atenção aos seguintes fatores:
- Você precisa comprar variedades de cereja enxertadas em porta-enxertos de sementes.
- As árvores são plantadas em locais elevados, bem iluminados pelo sol e com águas subterrâneas profundas.
- Ao plantar, você precisa garantir que o colo da raiz da cerejeira não fique muito alto acima do solo.
- Durante os verões secos, regue a planta regularmente; caso contrário, o solo rachado pode danificar as raízes. Esses danos podem levar ao surgimento de novos brotos.
- Ao plantar uma árvore, uma cerca é imediatamente construída para impedir o desenvolvimento de brotos de raízes.
- É importante garantir que a planta não seja afetada por doenças ou pragas. Para isso, pulverize-a profilaticamente com os produtos necessários. Se a planta morrer devido a doenças ou pragas, ela produzirá um grande número de novos brotos.
Além disso, os frutos caídos precisam ser removidos, caso contrário, quando brotarem, formarão novos brotos.
Dica! É melhor remover os brotos de cerejeira que estão surgindo imediatamente: quanto mais velhos, mais difíceis de remover.

Variedades de cereja sem rebentos
Variedades com raízes próprias, aquelas propagadas por estacas, produzem mais brotos. Cerejeiras cultivadas em porta-enxertos clonais produzem menos brotos (algumas variedades não produzem nenhum). Árvores cultivadas em porta-enxertos de sementes produzem poucos ou nenhum broto.
Variedades de cereja que não produzem rebentos de raiz:
- Izmailovskaya.
- AVCH-2.
- VSP-2.
- Vladimirskaya.
- Liubskaya.
- Carmesim.
- Shubinka.
Ao comprar mudas de cerejeira de vendedores desconhecidos, os jardineiros correm o risco de adquirir uma variedade que produz porta-enxertos abundantes. Portanto, é melhor comprar plantas em centros de jardinagem ou viveiros.











