Muitas árvores de jardim produzem uma grande quantidade de brotos em seus jardins. Esse problema é mais frequentemente causado por plantas mais velhas. As causas do excesso de brotos incluem cuidados inadequados, danos ao sistema radicular e formação inadequada da copa. Independentemente da causa, esses problemas têm consequências negativas para a planta. Por isso, muitos jardineiros estão interessados em como se livrar dos brotos em seus jardins.
Quais árvores são suscetíveis a esse problema?
Na maioria das vezes, os brotos aparecem em árvores enfraquecidas. As causas da imunidade enfraquecida incluem flutuações de temperatura e cuidados inadequados. Fatores relacionados à idade também podem contribuir para o problema.
Árvores frutíferas — cerejeiras e ameixeiras — são as mais afetadas por esse problema. Brotos de raízes também são comuns em arbustos de lilases, choupos e bétulas.
Por que isso aparece?
O surgimento de problemas é causado pela influência dos seguintes fatores:
- Técnica de plantio incorreta. Mudas podem surgir quando a árvore é plantada muito alta ou quando regada com jato d'água.
- Falha na enxertia adequada de um ramo varietal em um porta-enxerto. A incompatibilidade com o enxerto causa distúrbios metabólicos. Isso leva à depleção das raízes. A planta pode produzir brotos para compensar a nutrição inadequada.
- Não seguir os cuidados adequados após o plantio ou enxertia. A amarração inadequada do fragmento da planta enxertada pode ser um fator contribuinte. Se amarrada com muita força, a fita de amarração pode cortar a árvore. Como resultado, os nutrientes das folhas são transferidos para as raízes. O aparecimento de brotos é considerado uma resposta protetora da planta, pois fornece nutrição ao sistema radicular.
- Danos às raízes. Fatores que contribuem para isso incluem plantio alto, proximidade da superfície e traumas constantes. Rebentos de raiz geralmente se formam a partir de brotos adventícios na área danificada.
- Interrupção da formação da coroa. A poda severa reduz o fluxo de nutrientes para o sistema radicular. Como resultado, há risco de formação de brotos verdes ao redor das raízes.
- Condições climáticas adversas, como seca e congelamento.

Quando brotos aparecem na planta com raízes próprias, eles podem ser usados para propagação. No entanto, mudas selvagens enxertadas produzirão brotos selvagens que devem ser removidos imediatamente.
Razões para remover o crescimento excessivo
Na maioria das vezes, os brotos precisam ser removidos. Eles se conectam ao sistema radicular da árvore principal e compartilham nutrientes com ela. Isso retarda o desenvolvimento da árvore principal. O processo de floração e frutificação dessa árvore fica mais lento. Flores e frutos ficam menores e seu sabor muda. Além disso, os brotos ocupam muito espaço no canteiro.
Instruções para remover vegetação rasteira
Para se livrar dos rebentos de raiz, é permitido usar diferentes métodos: mecânico, químico, popular.

Produtos químicos
A remoção química da vegetação rasteira é considerada o método mais confiável, mas apresenta certos riscos. Para atingir o efeito desejado, são utilizados herbicidas contínuos ou gerais. Estes matam todas as plantas, portanto, a vegetação rasteira também pode destruir a árvore principal.
O broto da raiz absorve a mesma seiva que a planta-mãe. Portanto, se o herbicida penetrar na estrutura do broto da raiz, também danificará o caule principal. No entanto, a dosagem correta pode ajudar a evitar consequências negativas. As substâncias mais eficazes comumente usadas por jardineiros incluem:
- "Tornado";
- Glifos;
- Resumo.

O Roundup é adequado apenas para matar brotos jovens que ainda não desenvolveram a forma lenhosa. Sua ação atinge principalmente a vegetação herbácea. O Glyphos penetra perfeitamente na estrutura da planta, matando com eficácia tanto os brotos acima do solo quanto os subterrâneos. O Tornado contém uma dosagem maior do ingrediente ativo, tornando-o eficaz na destruição de brotos já estabelecidos.
Herbicidas potentes são adequados para a eliminação completa de plantas. Eles devem ser usados para limpar a área para o plantio de outras culturas.
Métodos mecânicos
A maioria dos jardineiros remove os brotos mecanicamente. Os brotos de raiz podem ser cortados. Cortá-los com tesouras de poda não é recomendado, pois isso tem o efeito oposto. Normalmente, dois ou três novos brotos aparecem no lugar do broto podado.

Outro método é considerado mais confiável. Para isso, desenterre os brotos na primavera, antes que a seiva comece a fluir, ou no final do outono. Isso é feito até a área onde eles se conectam com a raiz horizontal da planta principal. Nesse ponto, o broto deve ser cortado com um machado. É importante garantir que não sobre nem um pequeno toco. Em seguida, trate a área danificada com piche e preencha o buraco.
Métodos tradicionais
Remédios populares também podem ser usados para matar os brotos. Uma solução salina pode ser usada para esse fim. Para obter os resultados desejados, recomenda-se regar o solo com a solução até que ela seja absorvida. As proporções são ajustadas de acordo com o tamanho da árvore. Quanto maior a árvore, maior a concentração de sal.
Você também pode bloquear o fluxo de ar com cobertura morta. Para isso, coloque 15 centímetros de cobertura morta sob as raízes da árvore e espalhe sobre ela. Isso ajudará a bloquear parcialmente o fluxo de nutrientes e levará à morte lenta do novo crescimento.

Métodos de prevenção
Para evitar o surgimento de brotos, recomenda-se reduzir a rega e aplicar uma camada de cobertura morta. Isso evitará que eles cheguem à superfície. Além disso, para evitar o crescimento de brotos, siga as instruções de plantio. Mantenha as raízes das mudas cobertas com terra.
Também é importante evitar rachaduras no solo acima das raízes. A exposição à luz aumenta a probabilidade de crescimento de brotos.
O aparecimento de brotos de árvores frutíferas em uma propriedade pode levar a consequências negativas. Produtos químicos, remédios populares e métodos mecânicos podem ajudar a combater o problema.











