- Razões para o aparecimento de brotos
- Local escolhido incorretamente para o plantio do arbusto
- O sistema radicular não é muito profundo
- Certos tipos de danos causados por arbustos
- Isso pode ser prejudicial?
- Instruções para se livrar da vegetação rasteira
- Métodos químicos
- Método manual
- Métodos tradicionais e as melhores receitas
- Prevenção de ocorrência
- Existe alguma variedade de lilás que não produz brotos?
Muitas pessoas adoram lilases por suas flores lindas e perfumadas. Mas, para os jardineiros, o crescimento excessivo pode ser um problema real. A planta pode se reproduzir não apenas por sementes, mas também por brotos, espalhando-se por uma grande área. Vale a pena analisar mais detalhadamente como se livrar dos brotos de lilases para ajudar os jardineiros a lidar com esse problema.
Razões para o aparecimento de brotos
O lilás é uma planta de vida longa. Um arbusto pode crescer por cerca de 100 anos, razão pela qual possui uma capacidade única de sobrevivência. Qualquer variedade de lilás produz brotos, mas algumas crescem particularmente vigorosamente em um jardim.
Local escolhido incorretamente para o plantio do arbusto
Se um local desfavorável for escolhido para uma planta (o arbusto for plantado na sombra, em uma planície ou em uma área pantanosa), ela, na tentativa de sobreviver, se esforçará para ocupar áreas melhores, produzindo brotos abundantes.
O sistema radicular não é muito profundo
Quando o buraco para o arbusto é feito raso, as raízes ficam do lado de fora e sofrem com geadas ou falta de umidade, o lilás começa a crescer intensamente.
Certos tipos de danos causados por arbustos
Remover um broto próximo à raiz para eliminar a planta resulta em um crescimento mais vigoroso. Vários novos brotos surgem de uma só vez no lugar dos galhos quebrados.

Isso pode ser prejudicial?
Se deixado sem cuidados, o arbusto cresce rapidamente, ocupando uma grande área, impedindo o crescimento de outras plantas e arruinando a aparência da propriedade. Por isso, os jardineiros hoje preferem outras plantas. Aqueles que ainda desejam um ramo de lilás tentam limitar seu crescimento reservando um local específico para o arbusto.
Instruções para se livrar da vegetação rasteira
Livrar-se de lilases crescidos demais é difícil; requer paciência e tempo. Existem várias opções para remover brotos do seu jardim:
- uso de agroquímicos;
- arrancamento manual de arbustos;
- métodos populares, testados pelo tempo.
Vale a pena contar cada uma delas em detalhes.

Métodos químicos
Eles são eficazes tanto para erradicar completamente as plantas de um local quanto para limpar uma área específica. O uso de herbicidas modernos é uma maneira simples e confiável de controlar a vegetação rasteira. Roundup (as variedades "Maximum" e "Extra" têm maior concentração do ingrediente ativo), Tornado, Total e Fakel são usados para controlar a vegetação rasteira. O tronco de uma planta adulta é cortado até o toco, o produto concentrado é aplicado nos brotos com um pincel e a planta é então coberta com plástico escuro para evitar a exposição à luz solar. Este procedimento é repetido de 3 a 4 vezes. O tratamento deve começar no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve.
Evite cultivar o solo ao redor da planta. Em vez de um pincel, você pode usar uma seringa especial para injetar o produto nos galhos jovens. Outro método de aplicação é usar uma pá para fazer entalhes no tronco de um arbusto adulto e em qualquer vegetação rasteira e, em seguida, aplicar o herbicida.

Outra maneira de se livrar de um arbusto de lilases: corte-o, divida o toco com uma pá ou um machado, despeje nitrato de amônio nos entalhes e amarre-o em cima com um saco preto grosso.
Método manual
Isso envolve o arrancamento dos arbustos. As plantas são cortadas rente ao chão, a vegetação rasteira é removida e, em seguida, as raízes restantes são arrancadas com uma pá ou pé-de-cabra. Quaisquer partes pequenas restantes são removidas durante escavações repetidas.
Qualquer veículo pode ser usado para facilitar o trabalho. As raízes do arbusto são amarradas com uma corda de reboque e a planta é arrancada do solo. A área é então escavada. O crescimento dos brotos é reduzido com cobertura morta (cobrindo-os com uma camada espessa de terra ou serragem) para bloquear a luz solar.

Métodos tradicionais e as melhores receitas
Para se livrar dos lilases, polvilhe a área com sal de cozinha na proporção de 1.000 gramas por metro quadrado. Em seguida, despeje água fervente sobre a área e cubra com um material opaco (pedaços de madeira compensada, ardósia ou filme plástico).
Se houver abundância de lilases, há risco de “salinização” do solo; outras plantas não sobreviverão nesses solos.
Cobrir os brotos com esterco fresco e não decomposto cria um efeito estufa e queima os brotos. Cubra a área com filme plástico escuro ou um agrotecido especial para herbicidas. A falta de luz e o efeito estufa matam os brotos.
Prevenção de ocorrência
Para evitar que os lilases se espalhem pelo jardim, use uma tela de proteção ao plantar o arbusto. Para isso, cave uma vala de 50 a 60 centímetros de profundidade ao redor da muda, a 40 a 50 centímetros de distância, e instale placas de ardósia, metal, compensado (pré-revestido com um composto protetor antiapodrecimento) ou policarbonato ao redor do perímetro. A vala é então preenchida. Essa tela impedirá que os brotos cresçam além da barreira.

Imediatamente após a floração, corte as flores restantes para evitar que as sementes de lilás se espalhem pela área. Cubra o solo ao redor das plantas com uma camada espessa de serragem e corte a grama ao redor delas periodicamente.
Existe alguma variedade de lilás que não produz brotos?
Existem variedades da planta que quase não produzem brotos, entre elas: Dream, Moscow Beauty, Bellicent.
Com a variedade certa e os cuidados adequados, os lilases não causarão problemas para seus donos. Ao mesmo tempo, o arbusto encantará você com flores exuberantes e uma fragrância única a cada primavera.











