Como podar corretamente macieiras colunares no verão e no outono

A poda de macieiras colunares desempenha um papel fundamental na formação da copa e no desenvolvimento da planta. O procedimento é realizado de acordo com um cronograma e um padrão específico. A poda melhora a condição da árvore, aumenta a produtividade e cria uma bela aparência.

Devo aparar?

A poda dos brotos anuais desempenha um papel importante no desenvolvimento das árvores. Eles são removidos na primavera e no outono. O desbaste da copa melhora o desenvolvimento da macieira e estimula a produção de frutos. Os brotos anuais extraem nutrientes do tronco. Esses nutrientes são insuficientes para o desenvolvimento dos frutos, resultando em produtividade reduzida.

Importante! A poda é contraindicada quando os brotos começam a se formar. Nesse caso, é melhor adiá-la para o outono.

Com que idade as árvores começam a formar uma copa?

A formação da copa começa no primeiro ano de vida. Se não for podada, uma macieira colunar desenvolverá uma copa extensa. Após o plantio, pode-se o broto central em 1/3. No segundo ano, pode-se metade de cada broto novo. Esse processo se repete todos os anos. No final da estação, os galhos mortos e danificados são removidos. Se não for tratada, a árvore naturalmente se ramificará em diferentes direções.

Como a poda afeta o crescimento e a formação da copa?

A poda e o desbaste dos galhos permitem o surgimento de novos brotos frutíferos, aumentando assim a produtividade. Também evita que os galhos fiquem emaranhados, aumentando a exposição da folhagem à luz solar.

poda de macieira

A modelagem da copa melhora a aparência da macieira, conferindo-lhe um aspecto mais organizado. Os galhos começam a crescer para cima em vez de para os lados, evitando que se enrosquem nas árvores vizinhas.

Sanitário e formativo - qual a diferença?

A poda sanitária é realizada após a colheita. Ela envolve a remoção de brotos com um ano de idade que não trazem nenhum benefício à planta.

Todos os brotos danificados, quebrados, aqueles com casca de cor irregular ou atípica e aqueles afetados por doenças são aparados.

A poda formativa é realizada durante os primeiros seis anos da estação de crescimento. Após o plantio, o ramo central é cortado. Nos anos seguintes, os ramos restantes são encurtados, exceto o ramo central. Este procedimento é realizado para dar à árvore jovem a aparência desejada.

podando uma macieira colunarImportante! Ao cortar um pedaço grande de uma árvore, vede a área com piche de jardim.

Cronograma sazonal para a formação de macieiras colunares

Cada estação tem seu próprio tipo de desbaste e modelagem de copa para macieiras colunares.

Inverno

Durante o inverno, a macieira fica dormente. Evite cortar ou quebrar galhos, pois isso pode causar doenças e danos causados ​​pela geada. Quaisquer tratamentos devem ser realizados no início da primavera, quando a macieira desperta e começa a formar brotos.

poda de macieira

Primavera

Os brotos são pinçados, cada um em 25-30 cm. Isso estimula a formação de novos ramos com novas gemas, aumentando a produtividade. O objetivo principal é aumentar o crescimento verde.

Verão

Os brotos verdes desnecessários do ano corrente são podados. Geralmente, eles crescem a partir do condutor central. Este procedimento de verão é realizado com extremo cuidado para não danificar a casca da macieira. Os rebentos das raízes são removidos.

Outono

Isso é feito após a colheita. Todos os galhos secos, quebrados, doentes, danificados e cruzados são removidos.

macieira e tesouras de poda

Esquemas de formação de árvores

Ao podar uma macieira colunar, use um dos seguintes métodos. Para obter o resultado desejado, siga rigorosamente o diagrama.

Em um barril

Para formar uma macieira de tronco único, após o plantio, pode-se o tronco central, mas não em dois terços, mas em um terço. Em seguida, a cada ano, apare os brotos laterais para que fiquem nivelados.

Em vários troncos

A formação de múltiplos troncos envolve a criação de dois troncos separados após a primeira poda, cada um ramificando-se do tronco principal inferior. Para isso, os galhos são removidos anualmente de cada ramo principal, visando o mesmo nível.

macieiras colunares

Piramidal

No primeiro ano, parte do tronco é removida. Nos anos seguintes, os brotos laterais são removidos, certificando-se de que sejam mais longos na parte inferior do que na parte superior. Isso permite que a copa adquira um formato piramidal.

Com um tronco principal quebrado

Se o tronco estiver quebrado, a macieira é apoiada e amarrada. A área danificada é coberta com piche de jardim. A coroa é moldada no formato desejado. Se brotos surgirem da fratura após o tratamento, eles são removidos e selados novamente.

Poda de brotos laterais

Os brotos são removidos com tesoura de poda, faca ou tesoura. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar a casca da macieira. O corte deve ser feito em ângulo para cima. O formato da copa depende inteiramente dessa manipulação.

macieiras colunares

Poda do broto apical

Até o sexto ano da estação de crescimento, a copa da árvore é preservada e não removida. Sua poda indica a conclusão da formação do tronco.

Ferramentas necessárias

Os seguintes instrumentos são utilizados para realizar a manipulação:

  • uma faca fina para remover galhos finos e rebarbas;
  • tesouras de poda;
  • tesouras de poda de cabo longo para brotos superiores;
  • escada;
  • tesoura afiada.

Após o corte, aplica-se no local piche de jardim ou outras misturas desinfetantes.

tesouras de poda

Técnica para execução de trabalho

Uma macieira leva pelo menos cinco anos para desenvolver uma copa colunar. A cada estação, brotos diferentes são removidos para dar forma à árvore. Com este método de poda, o caule central é deixado intacto, removendo apenas os ramos laterais. Há duas opções de poda: parcial ou completa. Esta técnica possui diversas regras que devem ser seguidas para sua execução correta. A sequência de ações envolve:

  • Após o transplante da muda para o solo, o broto apical é removido. Isso é feito na primavera, antes que a seiva comece a fluir pelo tronco.
  • No segundo ano, os ramos laterais são cortados, mas o central é deixado intacto para que sirva de base para a formação da coluna.
  • No terceiro ano, os galhos fracos são cortados completamente, e os galhos laterais são encurtados até um comprimento de 30 cm.
  • No quarto ano, todos os brotos enfraquecidos são removidos e os brotos laterais são encurtados para 40 cm.
  • No quinto ano, a parte superior do tronco é cortada para limitar o crescimento para cima.

Importante! Todos os anos, no início da temporada e após a colheita, as macieiras são higienizadas.

poda de macieira

Cuidados com as árvores após a poda

Após a poda, a área é tratada com piche. Novos brotos se formarão na área em 2 a 3 semanas. Após o tratamento de primavera, a macieira é alimentada com fertilizante orgânico e, ao longo da estação, são realizadas regas regulares e monitoramento de pragas e infecções.

Após o tratamento de inverno, a macieira é coberta para o inverno e o tronco é revestido com cal para protegê-lo de roedores nocivos.

Erros comuns de jardineiros iniciantes

Alguns jardineiros iniciantes cometem erros ao podar árvores colunares:

  • Muitos brotos foram podados. Se a árvore ficar muito nua, ela precisará gastar muita energia para se recuperar.
  • Danos à casca causados ​​pelo instrumento facilitam a penetração da infecção e a diminuição da imunidade.
  • Se você cortar muito do topo no primeiro ano, a planta pode morrer.
  • O comprimento dos brotos laterais é mantido no mesmo comprimento para que a “coluna” seja mais pronunciada.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata