- Quais doenças e pragas causam teias de aranha?
- Pulgão-aranha
- Ácaro-aranha
- Cigarrinha-da-maçã
- Bicho-da-seda anelado
- Mariposa cigana
- Mariposa de inverno
- Traça da maçã
- Enrolador de folhas
- Cigarrinha
- Como salvar macieiras
- Com o que pulverizar
- Bitoxibacilina
- Dendrobacilina
- Entobacterina
- Verticilina
- Bicol
- Os melhores medicamentos biológicos
- Técnicas mecânicas e agrotécnicas
- Remédios populares
- Quando a madeira deve ser tratada?
- Antes e depois da brotação
- Durante o período de floração
- Durante a frutificação
- Processamento final
- Métodos de prevenção
O aparecimento de teias de aranha em macieiras está associado ao ataque de insetos nocivos. Este sintoma é causado por pulgões, ácaros, traças-das-folhas e outras pragas. Para combater as pragas, recomenda-se escolher o tratamento adequado. Produtos inseticidas são os mais eficazes. No entanto, não devem ser usados após a frutificação. Produtos biológicos e remédios populares têm um efeito mais suave.
Quais doenças e pragas causam teias de aranha?
Existem muitas pragas que causam a formação de teias. Para lidar com esses parasitas, você precisa identificar suas espécies.
Pulgão-aranha
Este parasita ataca as partes jovens e suculentas da planta. Ele absorve a seiva das folhas. Como resultado, elas incham, mudam de cor e depois murcham.
Ácaro-aranha
Este pequeno inseto pertence à família dos aracnídeos. Os indivíduos atingem 1 milímetro de comprimento e são esverdeados. Com o tempo, adquirem uma tonalidade marrom ou vermelha. Os parasitas absorvem a seiva das plantas. Reproduzem-se especialmente ativamente em climas secos e quentes. Essas pragas podem cobrir árvores e arbustos inteiros no jardim com teias.
Cigarrinha-da-maçã
O inseto tem coloração esverdeada e asas transparentes. Atinge 3 milímetros de comprimento. No final do verão, os indivíduos adquirem uma tonalidade mais escura. Os parasitas depositam ovos na casca e na base dos brotos. Na primavera, as larvas emergem. À medida que se desenvolvem, podem destruir todas as partes da macieira.
Bicho-da-seda anelado
Essas borboletas também são conhecidas como mariposas-corredoras-aneladas. Os indivíduos são marrons. As fêmeas são significativamente maiores que os machos. Elas escolhem galhos jovens e finos para depositar seus ovos, formando um anel perfeito.

As lagartas são grandes, atingindo 5,5 centímetros de comprimento. Caracterizam-se por listras coloridas e vibrantes. As pragas aparecem durante o inchaço dos brotos e danificam as folhas jovens, causando o surgimento de grandes aglomerados de teias.
Mariposa cigana
Essas borboletas pertencem à família das mariposas-ondas. As fêmeas têm abdômen cilíndrico e asas brancas. Os machos são marrom-claros, com manchas escuras e abdômen fino.
As fêmeas depositam numerosos ovos na casca. Na primavera, as lagartas emergem, causando danos às folhas, brotos e flores. As folhas se enrolam e ficam cobertas por teias.
Mariposa de inverno
Esta mariposa tem coloração cinza-amarronzada e asas pouco desenvolvidas. Este parasita pode danificar até metade das folhas de uma macieira. As mariposas aparecem no jardim quando o calor diminui. Elas podem botar ovos até dezembro e toleram facilmente temperaturas de até -15 graus Celsius. As pragas são ativas ao entardecer e à noite. Os ovos eclodem em lagartas verde-amareladas, que atacam rapidamente as folhas e brotos novos.
Traça da maçã
As macieiras são ameaçadas por lagartas. Elas sobrevivem facilmente às geadas, mas com a chegada do tempo quente, começam a infestar as árvores. As lagartas consomem a folhagem ao longo de 1,5 mês. As folhas afetadas enrolam e secam.

Se as plantações não forem tratadas prontamente, os parasitas podem destruir plantas jovens e até adultas. Árvores sem folhas podem não sobreviver ao inverno.
Enrolador de folhas
Esses parasitas fazem com que as folhas se enrolem em tubos. Os rolos foliares são caracterizados por asas posicionadas horizontalmente. A borboleta é cinza ou branca. Em média, suas asas atingem 20 milímetros.
Caso apareça uma lagarta enroladora de folhas no jardim, recomenda-se remover os casulos imediatamente.
As lagartas devem ser sacudidas e queimadas. Em seguida, a macieira é tratada com produtos químicos.
Cigarrinha
Esta praga raramente produz teias densas, mas pode causar danos significativos às folhas. Os psilídeos são pequenos, medindo no máximo 3 milímetros de comprimento. Depositam ovos amarelos na casca e nos brotos. As larvas que eclodem desses ovos consomem a seiva da árvore.
Quando os psilídeos estão ativos, manchas brancas aparecem nas macieiras, que são seus excrementos. Se não for tratada, há risco de desenvolver uma infecção fúngica.

Como salvar macieiras
Para combater pragas, é importante tratar a árvore imediatamente. Recomenda-se fazer isso várias vezes.
Com o que pulverizar
Produtos químicos especiais ajudam a combater parasitas que causam o aparecimento de teias de aranha nas macieiras.
Bitoxibacilina
Este produto tem uma ampla gama de aplicações. Controla pulgões, traças-do-espinheiro e bichos-da-seda. Também pode ser usado contra lagartas-do-mato, ácaros e traças-geometras.
Para melhores resultados, misture 40 a 80 gramas do produto em um balde de água. Use 1 litro de produto para cada 10 metros quadrados. Aplique os tratamentos em intervalos semanais.

Dendrobacilina
Este produto é um bioinseticida. Apresenta-se na forma de um pó seco, de coloração rosa-acinzentada. É inofensivo para humanos e animais. Controla traças, lagartas e bichos-da-seda. Também mata traças-geometrídeas e lagartas-do-mato.
Para melhores resultados, adicione 30 a 50 gramas de pó a um balde de água. Use 0,5 gramas por metro quadrado. O produto pode ser usado mesmo durante a floração. Borrife a árvore no máximo duas vezes por semana.
Entobacterina
Para tratar uma macieira, misture 10 gramas do produto com 1 litro de água. Para combater pulgões, 5 gramas são suficientes. O produto também controla traças, bichos-da-seda e outras pragas.
O produto contém esporos da bactéria Cereus. Elimina 97% dos parasitas e não prejudica os insetos benéficos. Seu efeito dura 1,5 semana. Sua eficácia diminui gradualmente. São permitidos no máximo dois tratamentos por estação.

A eficiência máxima é alcançada a uma temperatura de +20-30 graus.
Se a temperatura cair para +14 graus e houver tempo chuvoso, é melhor não usar o produto.
Verticilina
Este produto ajuda a controlar pulgões, moscas-brancas e ácaros. O produto é à base de esporos do fungo Verticillium lecanii. Esses esporos penetram no corpo do parasita, infectando-o. Recomenda-se regar bem a árvore antes de usar o produto. Deixe o produto de molho em água por 24 horas antes de usar. Isso estimulará o crescimento dos esporos.
Bicol
Este produto controla eficazmente ácaros, pulgões e traças. Também ajuda a eliminar traças da maçã e traças brancas americanas.
O produto é aplicado durante a estação de crescimento. Recomenda-se um total de dois tratamentos, com intervalo de uma semana. São utilizados 700 gramas do produto por hectare. É eficaz contra 80 espécies de pragas.

Os melhores medicamentos biológicos
Produtos biológicos devem ser usados em clima seco e quente. É importante seguir rigorosamente as instruções da embalagem. Para evitar alergias, use equipamentos de proteção.
Técnicas mecânicas e agrotécnicas
Os métodos mecânicos de controle de pragas incluem o seguinte:
- uso de casas para pássaros – os pássaros ajudam a lidar com insetos nocivos;
- uso de armadilhas - elas contêm feromônios que atraem pragas machos;
- uso de cintos de captura.
As medidas agronômicas incluem controle de ervas daninhas, afrouxamento do solo ao redor dos troncos das árvores e caiação. Se necessário, a cultura pode ser tratada com piche de jardim.
Remédios populares
A escolha dos remédios caseiros depende do tipo de praga. O método mais simples para matar pragas é um jato forte de água. Isso ajuda a remover os insetos da árvore. Eles devem então ser coletados e destruídos.

Você também pode tratar a madeira com os seguintes compostos:
- Misture 200 gramas de cinza de madeira, 5 a 6 colheres de sopa de sabão em pó e 5 litros de água. Borrife a madeira com a mistura.
- Pegue um frasco de 1 litro e encha-o com cascas de cebola. Encha-o até a borda com água fervente e deixe em infusão por 24 horas. Em seguida, coe a mistura e adicione 1 litro de água fria.
- Pegue 2 a 3 cebolas, pique-as e adicione 1 litro de água. Deixe em infusão por 1 a 2 dias e coe.
- Adicione 1 litro de água a 100 gramas de folhas de dente-de-leão. Deixe descansar por 2 a 3 horas e coe.
- Pegue 1 quilo de urtiga, adicione 5 litros de água morna e deixe em infusão por várias horas. Coe.
- Adicione 2 a 3 litros de água fervente a 800 gramas de mil-folhas seca e deixe em infusão por meia hora. Em seguida, adicione mais 2 a 3 litros de água morna e deixe em infusão por 24 horas.
Quando a madeira deve ser tratada?
Para combater pragas e melhorar o desenvolvimento da macieira, é importante respeitar o momento das práticas agrícolas e da pulverização das culturas.
Antes e depois da brotação
Recomenda-se tratar sua macieira pela primeira vez na primavera. Isso deve ser feito em clima seco, com temperaturas acima de 10-15 graus Celsius. Isso ajuda a controlar as larvas de lagarta que atacam os brotos jovens.

Após a abertura dos brotos, outro tratamento é aceitável. Para isso, deve-se usar sulfato de cobre ou calda bordalesa.
Durante o período de floração
Durante o período de floração, o uso de inseticidas não é recomendado. É melhor remover as teias manualmente.
Durante a frutificação
Se necessário, são utilizados agentes biológicos. Recomenda-se que sejam utilizados pelo menos três semanas antes da colheita.
Processamento final
O tratamento final é realizado no outono, após a queda das folhas. A pulverização é realizada em clima seco e sem vento. A temperatura deve estar entre 8 e 10 graus Celsius. Recomenda-se a calda bordalesa para esse fim.

Métodos de prevenção
Para evitar o aparecimento de parasitas, você deve fazer o seguinte:
- Remova as ervas daninhas imediatamente. Isso ajuda a minimizar o número de larvas.
- Remova os brotos de raiz em tempo hábil.
- Evite plantar flores perto de macieiras.
- Aplique fertilizante.
- Realizar poda de árvores.
- Trate os fragmentos de casca afetados com desinfetantes.
- Descarte imediatamente quaisquer folhas secas ou enroladas.
O aparecimento de teias de aranha em uma macieira indica uma infestação por insetos nocivos. Para combater as pragas, é importante primeiro identificar suas espécies. Depois disso, é recomendável escolher o produto de controle de pragas certo. Inseticidas, agentes biológicos e remédios populares podem ser usados para esse fim.











