- Histórico de seleção
- Prós e contras
- Regiões em crescimento
- Características e descrição da macieira Elena
- Dimensões da árvore
- Crescimento anual
- Sistema radicular
- Vida útil de uma árvore
- Frutificação
- Floração e polinizadores
- Período de maturação e colheita dos frutos
- Avaliação de rendimento e degustação de maçãs
- Resistência ao inverno
- Resistência a doenças
- Especificidades do trabalho de plantio
- Prazos
- Selecionando um site
- Cultivo e fertilização do solo
- Esquema de plantio de macieiras
- Cuidando da variedade
- Modo de rega
- Formação da coroa
- Fertilização
- Processamento sazonal
- Abrigo para o inverno
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros
Elena é uma das variedades de maçã de verão mais populares dos últimos tempos. É uma das primeiras a dar frutos, mas requer um clima ameno para isso. Produz frutos grandes e suculentos, com aroma delicado e sabor maravilhoso, o que a torna popular entre os jardineiros. É amplamente cultivada em jardins e hortas. O híbrido é resistente a temperaturas abaixo de zero. Antes do plantio, é importante considerar todos os prós e contras desta variedade, suas características técnicas e tudo o que um jardineiro precisa saber sobre esta planta.
Histórico de seleção
A fruta foi desenvolvida por cientistas bielorrussos no século XXI. Z. A. Kozlovskaya, E. V. Semashko e G. M. Marudo participaram da criação desta variedade de maçã. A macieira foi criada a partir do cruzamento da variedade de maçã Ranniy Sladkiy com a variedade Discovery.
O método utilizado pelos criadores russos foi tomado como exemplo. Como ambas as variedades possuem características valiosas, o híbrido herdou seu sabor e aroma, suculência e amadurecimento precoce.
Em 2001, a variedade de maçã Elena foi aprovada para cultivo na região de Mogilev (leste da Bielorrússia) e posteriormente distribuída por toda a Europa. O híbrido foi cultivado usando o método mentor em condições adversas.
Prós e contras
As principais vantagens desta variedade são:
- Tamanho pequeno da árvore.
- Amadurecimento precoce e maturidade precoce dos frutos.
- Não requer polinização adicional e pode ser plantada em pequenas quantidades.
- Excelente sabor e aparência.
- Frutificação anual.

Uma desvantagem da variedade Elena é sua curta vida útil (2 a 3 semanas). Os frutos não devem ser deixados na árvore por muito tempo, caso contrário, perdem o sabor, amadurecem demais e caem rapidamente. A melhor solução para usar frutas é processá-las durante o inverno em sucos, compotas, frutas secas e geleias.
Regiões em crescimento
A macieira prospera em climas continentais de latitudes temperadas e pode crescer no frio das regiões do norte. É amplamente distribuída por toda a Europa, norte da Rússia e regiões orientais da Bielorrússia.
Características e descrição da macieira Elena
Esta variedade precoce produz seus primeiros frutos na segunda quinzena de julho (perto do final de julho), com pico de colheita em agosto. Caracteriza-se pela alta produtividade, frutificando do terceiro ao quinto ano de crescimento. Outra vantagem desta macieira é sua resistência estável a doenças dos frutos, especialmente a sarna, e sua boa tolerância a temperaturas abaixo de zero.

Dimensões da árvore
Árvores de médio porte com copa piramidal arredondada, moderadamente densa e ligeiramente elevada. Frutificam em anéis simples e compostos. As folhas são pequenas, elípticas, verde-escuras, com uma tonalidade acinzentada na face inferior.
Crescimento anual
A árvore cresce rapidamente graças às características de seus "pais". Os galhos têm formato arredondado e ereto. A variedade é propensa à produção excessiva de frutos, por isso é necessário um monitoramento cuidadoso e podas frequentes.
Sistema radicular
Para cultivar uma macieira com sucesso, seu sistema radicular deve ser fechado, mas o híbrido pode ser plantado no outono, do final de setembro a meados de outubro, com o sistema radicular exposto. Além disso, se a macieira estiver crescendo em um clima frio, ela precisa ser isolada.

A variedade Elena tem maiores exigências de solo úmido; se a planta for cultivada em regiões quentes, ela deve receber água.
Vida útil de uma árvore
A vida útil máxima de uma árvore frutífera é de aproximadamente 50 a 60 anos. Esse número é influenciado por fatores como local de cultivo, clima, doenças e cuidados agrícolas adequados.
Frutificação
A flor da Elena ocorre no final de abril ou início de maio. As flores são brancas e cobrem densamente a árvore. Os frutos deste híbrido não são muito grandes, achatados e redondos, com peso médio de 120 a 150 g por fruto. As maçãs são verde-claras, com um tom rosado em algumas áreas, e apresentam grandes manchas subcutâneas, tornando-as altamente visíveis.
A polpa, de cor clara e firmeza média, tem aroma agradável, é doce e ácida e bastante suculenta. A fruta contém 11% de açúcar e sua pontuação de sabor é de 4,8 em 5. A casca da maçã é lisa e firme, mas isso não afeta seu sabor. O primeiro ano produz aproximadamente 15 maçãs, e esse número aumentará com os devidos cuidados.

Floração e polinizadores
Elena é uma planta bissexual, o que significa que não requer polinizadores especiais. As abelhas geralmente polinizam a macieira, assim como outros pequenos insetos. Esta variedade também serve como polinizadora para outras frutíferas.
Período de maturação e colheita dos frutos
Os frutos amadurecem já no segundo ano de desenvolvimento da árvore, mas o pico de produtividade ocorre no quinto ou sexto ano. Geralmente, os frutos estão prontos para consumo 7 dias antes da variedade White Naliv. Evite deixar os frutos nos galhos por muito tempo devido à sua curta vida útil. Caso contrário, as maçãs perdem o sabor, apodrecem e caem rapidamente. São adequadas para transporte de longa distância.
Avaliação de rendimento e degustação de maçãs
A variedade de maçã Elena é conhecida por sua alta fertilidade e sabor incrível. Especialistas avaliam a fruta com 4,8 de 5 em sabor.
Resistência ao inverno
Esta variedade de maçã foi criada para cultivo em climas temperados, mas, graças à sua resistência ao frio, a Elena adapta-se facilmente a regiões mais frias. No entanto, para crescer e prosperar em solo pobre e pobre em nutrientes essenciais, a árvore precisará de fertilização e cuidados constantes.
Sem fertilizantes, essa terra não é adequada para o cultivo.

Resistência a doenças
Esta variedade é resistente a doenças, mas tem suas fraquezas. Às vezes, a macieira pode sofrer de oídio, sarna e brilho leitoso. Infecções fúngicas podem ser prevenidas com cuidados sazonais. Queimar folhas caídas a cada outono matará os esporos dos fungos e impedirá sua propagação.
Se for tarde demais e a doença já tiver progredido, corte as partes danificadas da planta e queime-as. Em seguida, desinfete as áreas cortadas. Na primavera, antes da brotação da árvore, trate com uma solução de ureia; durante ataques de insetos, trate com uma solução de soda com sabão. Não toque nos ovários, pois isso matará os frutos.
Uma praga perigosa para a variedade Elena é considerada traça da maçã, que não é fácil de eliminar. Uma vez detectada a praga, é necessário primeiro remover a casca — a área onde todos os insetos se escondem — podando os galhos, destruindo os brotos infectados e tratando a macieira com uma solução fungicida.
Especificidades do trabalho de plantio
A planta é fácil de cultivar, por isso não requer cuidados especiais nem isolamento radicular. Sua principal necessidade é solo preto levemente ácido.

Prazos
Depois disso Como será escolhido o local para plantar uma macieira?, prossiga com o plantio do espécime jovem. No entanto, para isso, é necessário preparar o local; então, após 7 a 10 dias, você pode iniciar o procedimento de plantio.
Selecionando um site
Mudas de macieira desta variedade prosperam em solo argiloso. Lá, a árvore poderá obter todos os nutrientes necessários. O fertilizante também ajudará as raízes a respirar. O nível do lençol freático não deve ultrapassar 2 a 3 metros. Plantas de baixo crescimento devem ser espaçadas a pelo menos 3 metros de distância.
Cultivo e fertilização do solo
A planta precisa de condições adequadas de crescimento. Cuidados adicionais ajudarão a atrair insetos e estabilizar a floração abundante. Fertilizantes à base de nitrogênio são adequados para esta variedade. Recomenda-se aplicá-lo na primavera, quando a muda está apenas começando a emergir. Durante os três primeiros anos de vida, a árvore requer rega moderada e manutenção da área livre de ervas daninhas.

Esquema de plantio de macieiras
Primeiro, cave um buraco grande o suficiente para acomodar as raízes. Cubra o fundo com uma camada de terra. Em seguida, inspecione cuidadosamente o sistema radicular em busca de áreas danificadas. Se encontrar alguma, remova-a.
A muda é posicionada de forma que a estaca fique voltada para o sul e o colo da raiz fique acima do solo. Sacuda a macieira jovem ocasionalmente para garantir que o espaço entre as raízes seja preenchido uniformemente. Caso contrário, a muda pode não criar raízes.
A árvore é firmemente fixada a uma estaca, que a sustentará durante os primeiros anos de vida. Em seguida, 3 a 4 litros de água são despejados no buraco e cobertos com terra para reter a umidade por mais tempo.
Cuidando da variedade
A macieira Elena é regada regularmente após o amadurecimento dos frutos para garantir que a árvore retenha umidade e que os frutos permaneçam suculentos e doces. Os galhos também devem ser aparados periodicamente. Isso permitirá que a árvore produza novos brotos.

Modo de rega
Regue regularmente (a cada 7-8 dias). Em climas quentes, dobre a dose. Regar também é recomendado após a colheita para restaurar o crescimento de novos brotos.
Formação da coroa
Se uma árvore tiver um número excessivo de flores, alguns dos brotos excedentes são removidos. Os brotos internos também são removidos para criar uma coroa com o formato adequado.
Fertilização
Neste caso, composições adequadas seriam fertilizantes à base de turfa.
Processamento sazonal
As macieiras requerem tratamento preventivo regular com preparações fungicidas, inseticidas e soluções de composição biológica. Particularmente útil nesse sentido para jardineiros será um bactericida moderno e eficaz chamado "Entobacterin", que recebeu avaliações positivas de jardineiros e agricultores profissionais.

Abrigo para o inverno
Após a remoção das folhas, quando o inverno chegar, isole o tronco da árvore ou cubra-o com neve. A cobertura morta do solo também ajudará a macieira a sobreviver ao inverno. Isso protegerá as raízes do congelamento durante geadas severas.
Métodos de reprodução
Jardineiros experientes recomendam propagar esta variedade das seguintes maneiras:
- Sementes.
- Estacas.
- Sugadores de raiz.
Cada jardineiro escolhe o método ideal para si.

Avaliações de jardineiros
Maria Ivanova, 54: "Meu marido plantou uma macieira há quatro anos. Já temos uma colheita de frutas deliciosas que agradam a toda a família. As maçãs são de tamanho uniforme, doces e suculentas. Tudo o que não comemos é enlatado para o inverno."
Dmitry Kapitanov, 57: "Tenho três variedades de maçãs no meu jardim, e a macieira Elena é a mais precoce. Já estamos aproveitando os frutos da árvore em meados de julho. Praticamente nunca usamos produtos químicos para tratar a variedade; o principal é tomar medidas preventivas usando métodos tradicionais."









