- Histórico de seleção
- Descrição e Características
- Características da variedade
- Resistência à seca
- Polinização
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Polinizadores
- Ciúme
- Eu coloquei
- Briansk
- Como plantar
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local
- Preparação do local
- Como escolher e preparar uma muda
- Requisitos para vizinhos
- Plantas de mel
- Árvores e arbustos com frutas de caroço
- Não é adequado para crescer junto
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Capina e afrouxamento
- Poda sanitária
- Formação da coroa
- Cobertura superior
- Primavera
- Outono
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas
- Pulgão
- Mosca-cereja
- Mariposa geométrica
- Coccomicose
- Moniliose
- Colheita e armazenamento
A variedade de cereja Fatezh pode suportar temperaturas de até -35 °C, o que significa que pode ser plantada no centro e noroeste da Rússia, embora as cerejas sejam tipicamente consideradas uma cultura do sul. Os frutos amadurecem em junho e julho, tornando-os adequados para o plantio em regiões do norte com verões curtos. Outra grande vantagem desta variedade é a sua imunidade a doenças fúngicas. Os frutos da variedade de cereja Fatezh não têm a cor cereja escura usual, mas sim um tom amarelo-escarlate.
Histórico de seleção
A cereja Fatezh foi cultivada por A. I. Evstratov e H. K. Yenikeev no Instituto Russo de Pesquisa Científica de Horticultura e Fruticultura em 1999, após pesquisas com a variedade Leningradskaya Zheltaya. A variedade foi adicionada ao Registro Estadual de Plantas em 2011. Devido à sua resistência à geada, pode ser plantada em qualquer lugar da Rússia.
Descrição e Características
As árvores têm altura média, atingindo de 3 a 5 m. Possuem uma copa densa e extensa. A copa é esférica, com os brotos maduros curvando-se em direção ao solo. A casca é lisa e acastanhada. Os brotos são de cor acastanhada e eretos. A folhagem é compactada. As folhas são longas e largas, brilhantes e brilhantes na face superior e mais claras na face inferior, com bordas serrilhadas.
Características da variedade
Os frutos são esferas achatadas, amarelo-avermelhadas. Pesam de 4 a 6 g. A polpa é firme, porém suculenta. A casca é grossa, tornando-os adequados para transporte e armazenamento de longa distância. O caroço é pequeno e facilmente removido quando maduro.
Resistência à seca
A árvore tolera bem o calor e a seca, mas suas raízes começam a apodrecer quando a umidade estagna.Isso significa que ela não pode ser plantada em áreas com altos níveis de água subterrânea.
Apenas mudas jovens precisam de rega durante os primeiros 1 a 2 anos após o plantio. Regue generosamente, 2 a 3 vezes durante o verão. Despeje dois baldes de água sob cada árvore. Posteriormente, regas adicionais só serão necessárias durante períodos de seca severa.

Polinização
A variedade de cerejeira Fatezh é autoestéril. Para polinização, deve ser plantada junto com outras cerejeiras. As variedades Iput, Revna e Bryanskaya são boas escolhas.
Período de floração
As cerejeiras florescem pela primeira vez 4 a 5 anos após o plantio. Os botões abrem ao mesmo tempo que as folhas. As flores são brancas como a neve e bem grandes.
Tempo de maturação
O período de maturação é meio-precoce. Os frutos amadurecem de 10 de junho a 10 de julho, dependendo da latitude de cultivo.
Produtividade e frutificação
A produção de cerejas atinge seu máximo após 10 anos de crescimento.
As cerejeiras dessa idade produzem de 30 a 50 kg de frutos.

Aplicações de bagas
Os frutos são doces, com alguma acidez. Nota de degustação: 4,7. Os frutos são adequados para consumo, além de fazer geleias, conservas e compotas.
Composição das frutas vermelhas:
- matéria seca – 18%;
- açúcares – 12%;
- ácido ascórbico – 29 mg.
Resistência a doenças e pragas
As árvores são imunes à moniliose e à coccomicose.
Cuidado! As cerejeiras são suscetíveis a ataques de moscas-das-cerejas, lagartas-medideiras e pulgões. A árvore também é suscetível à gomose.
Vantagens e desvantagens da variedade
Vantagens:
- As cerejeiras podem suportar geadas severas;
- as frutas vermelhas têm um sabor maravilhoso para sobremesa e excelente prazo de validade;
- frutas podem ser transportadas por longas distâncias;
- A árvore é resistente a doenças fúngicas.

Imperfeições:
- a árvore precisa de variedades polinizadoras;
- É suscetível à gomose.
Polinizadores
Como a variedade de cereja Fatezh é autoestéril, é necessário plantar vizinhas polinizadoras com ela.
Ciúme
A cultura é resistente à geada. As cerejas desta variedade são imunes à coccomicose. São parcialmente autoférteis. A árvore tem altura média. Os frutos pesam 4,7 g. A casca é quase preta. Os frutos amadurecem de meio a tarde.
Eu coloquei
Esta variedade é considerada precoce. As árvores são vigorosas. A frutificação começa no quarto ou quinto ano de crescimento. Os frutos pesam 6,3 g, têm formato de coração e são vermelho-escuros. A variedade é resistente à geada, doenças e pragas.

Briansk
A árvore é altamente resistente à geada e imune à coccomicose. A árvore tem altura média. Os frutos amadurecem tarde. Pesam de 4 a 5 g. A casca é rosada.
Como plantar
É importante considerar se as mudas têm raízes nuas ou não. Mudas em vasos com raízes fechadas podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono. Mudas com raízes nuas, por outro lado, só podem ser plantadas na primavera.
Prazos recomendados
No centro e noroeste da Rússia, é melhor plantar mudas de abril ao início de maio. Se plantadas no outono, correm o risco de serem danificadas pela geada. No sul, é melhor plantá-las em outubro, pelo menos 20 dias antes da primeira geada.
Escolhendo um local
A árvore não prospera em áreas com lençol freático raso; o lençol freático deve ter 2 metros ou mais. Ela não tolera correntes de ar e não deve ser plantada em áreas baixas. O plantio em áreas baixas também pode fazer com que as flores congelem durante as geadas subsequentes da primavera.

É melhor escolher um local na encosta sul, no lado sul do edifício. A árvore deve ser plantada a 3 metros do edifício para evitar danos à fundação à medida que cresce. As cerejeiras também preferem um local ensolarado. Elas preferem solo argiloso leve e com boa drenagem. Lembre-se de que o solo deve ter pH neutro. Se o solo for ácido, recomenda-se adicionar dolomita ou cal.
Preparação do local
No outono, cave o solo e faça covas de plantio com 70 cm de largura e profundidade. Deixe 3 m entre as covas. Adicione uma camada de 7 cm de cascalho fino ou argila expandida no fundo da cova. Isso garante a drenagem e evita a estagnação da água. Fertilize a planta com 100 g de sulfato de sódio, 400 g de superfosfato e 1 kg de cinzas por cova. Em seguida, adicione 10 cm de solo.
Como escolher e preparar uma muda
Uma boa muda pode ser comprada em um viveiro especializado. O ideal é comprar uma muda com 1 m de altura e raízes de até 0,25 m de comprimento. Antes de comprar, inspecione cuidadosamente a planta. Ela deve estar livre de danos e sinais de doenças. Inspecione cuidadosamente a parte inferior das folhas em busca de insetos. Se as raízes estiverem pretas, a planta está doente.

Procure uma pequena curvatura no tronco a uma altura de 5 a 15 cm do solo; este é o ponto de enxertia.
Requisitos para vizinhos
O posicionamento correto das plantas no jardim as protegerá de doenças e pragas. Você também pode plantar culturas próximas que enriquecem o solo.
Plantas de mel
Como a árvore não é autopolinizadora, recomenda-se semear plantas melíferas perto dela para atrair abelhas e evitar o crescimento de ervas daninhas. Entre elas, estão a mostarda, o trevo e a phacelia. Estas também são plantas de adubo verde. Podem ser cortadas e misturadas ao solo para enriquecê-lo.
Árvores e arbustos com frutas de caroço
Você pode colocar cerejas, ameixas, uvas e damascos perto das cerejas com segurança.

Não é adequado para crescer junto
É importante lembrar que não é aconselhável plantar certas plantas perto de cerejeiras, pois elas podem ter as mesmas doenças ou exigir os mesmos nutrientes.
Beladona
A família inclui tomates, pimentões, batatas e berinjelas. Eles compartilham as mesmas doenças que as cerejas.
Groselhas, framboesas, groselhas
Essas plantas requerem uma grande quantidade de nutrientes, que elas retiram do solo. Como resultado, a cerejeira não terá nutrientes suficientes.
Espinheiro-marinho
O espinheiro-marítimo não permite que as raízes da cerejeira cresçam livremente. O espinheiro-marítimo produz brotos constantemente a partir de suas raízes. A cerejeira, por sua vez, suprime o espinheiro-marítimo.

Diagrama de plantio
Antes do plantio, deixe as mudas de molho em água com estimulantes de crescimento por duas horas. Coloque uma muda em cada buraco, espalhando cuidadosamente as raízes. Insira uma estaca no centro do buraco e amarre a muda a ela.
Em seguida, cubra a muda com terra de modo que o colo da raiz fique acima da superfície do solo.
O colo da raiz é a área 4 cm acima do ramo da raiz mais alta. Em seguida, compacte levemente o solo e despeje 3 baldes de água sob cada árvore. Em seguida, adicione uma camada de 3 a 5 cm de turfa ou húmus por cima.
Instruções de cuidado
As cerejeiras precisam de rega, mas não gostam de água parada. É melhor soltar o solo após a rega e adicionar cobertura morta para evitar o crescimento de ervas daninhas.
Modo de rega
A cerejeira Fatezh precisa ser regada de 3 a 5 vezes durante a estação de crescimento. Durante períodos de seca, a frequência de rega é aumentada. Uma árvore jovem precisa de 3 a 4 baldes de água, enquanto uma árvore adulta precisa de 6 a 8 baldes. Você pode regar com um regador ou despejar a água em valas.
Por volta de 15 de outubro, é feita uma rega para repor a umidade, o que ajuda a árvore a sobreviver ao inverno.
Capina e afrouxamento
Após a rega, certifique-se de soltar o solo superficialmente e remover as ervas daninhas. Caso contrário, uma crosta de solo se formará sob a árvore. Soltar o solo também ajuda a melhorar o acesso de oxigênio às raízes. Solte o solo a uma profundidade de 15 a 20 cm perto do tronco da árvore e de 8 a 10 cm perto do tronco. Em seguida, é melhor aplicar uma camada de 10 cm de cobertura morta de turfa ou serragem.
Quando a cerejeira atingir 6 a 7 anos de idade, você pode começar a semear grama ao redor do tronco, a 40 a 50 cm de distância. A grama precisa ser aparada regularmente. O trevo, se plantado, enriquecerá o solo com nitrogênio.
Poda sanitária
Trata-se da remoção de madeira doente. Pode ser feita em qualquer época, exceto no inverno, pois a poda não deve ser feita quando as temperaturas estiverem abaixo de zero.
A árvore é podada se o jardineiro notar que ela está doente. Em seguida, as feridas são tratadas com piche de jardim.

Formação da coroa
Se você plantar uma muda perto de uma cerca, ela deve ser conduzida em forma de leque. Isso significa que, nos primeiros dois anos após o plantio, os brotos principais que crescem na camada inferior são formados. No terceiro ano de crescimento, os brotos secundários são formados. Posteriormente, os galhos são simplesmente desbastados, removendo os excedentes. Para aqueles que não gostam de galhos caídos, recomendamos podar os galhos acima dos brotos voltados para cima. Isso mudará o formato da copa.
A árvore desenvolve galhos vigorosamente. Portanto, o crescimento anual é podado em 1/5 do seu comprimento a cada ano. Além disso, quaisquer galhos que estejam crescendo irregularmente precisam ser aparados. Após cinco anos de crescimento, a intensidade do crescimento dos galhos diminui e a poda anual não é mais necessária.
Cobertura superior
O fertilizante é normalmente aplicado ao redor do tronco da árvore, pois é onde crescem as raízes principais. Nos primeiros dois anos após o plantio, as mudas não precisam de fertilização adicional; o fertilizante aplicado no plantio é suficiente.
No terceiro ano, no outono, após a colheita de todos os frutos, espalhe 0,2 kg de superfosfato e 0,1 kg de sulfato de potássio ao redor do tronco da árvore. Em seguida, regue generosamente. Na primavera ou no outono, espalhe de 3 a 5 baldes de húmus ao redor do tronco e cave o solo superficialmente.

Primavera
Todos os anos, no início da primavera, antes que os brotos comecem a abrir, despeje dois baldes de solução fertilizante sob as cerejeiras. Adicione 25 gramas de ureia e 25 gramas de sulfato de potássio a um balde de água.
Outono
No outono, você pode adicionar 2 colheres de sopa de Agrícola a um balde de água. Em seguida, alimente a planta com esta solução.
Abrigo para o inverno
Como as cerejeiras toleram bem a geada, não precisam ser cobertas durante o inverno. Uma camada de 10 cm de serragem deve ser adicionada ao redor do tronco. Se a árvore estiver madura, certifique-se de caiar o tronco e os brotos grossos durante o inverno para protegê-la contra pragas.
Você pode fazer a seguinte mistura: despeje 400 g de sulfato de cobre, 2 kg de cal apagada e 100 g de cola de caseína em um balde e adicione 10 litros de água quente. Adicione a água aos poucos até que a mistura atinja a consistência de creme azedo. Mexa até ficar homogêneo. Deixe a mistura descansar por uma hora antes de usar.
Se a árvore ainda for jovem, caie-a com giz para evitar que rachaduras causadas pela geada e queimaduras solares apareçam no tronco.Para evitar que o tronco seja roído por lebres e outros roedores no inverno, ele deve ser envolto em uma tela de metal ou em um tubo de plástico cortado.

Doenças e pragas
A árvore é resistente a doenças fúngicas. No entanto, pode desenvolver gomose.
Pulgão
Pulgões pretos que atacaram uma árvore podem ser controlados por meios biológicos. Existe o Nemabact, uma bactéria que se alimenta de ovos de pulgões. Este produto pode eliminar completamente os pulgões sem a necessidade de inseticidas. Este produto pode ser usado mesmo que a cerejeira ainda esteja com frutos maduros. Fitoverm também pode ser usado.
Você também pode pulverizar com os seguintes inseticidas:
- Actara. É absorvido muito rapidamente e dura duas semanas. O ingrediente ativo do Actara é o tiametoxam. Meia hora após a aplicação, os pulgões param de se alimentar e morrem em 24 horas.
- Actélico. Pulgões que vivem na parte inferior das folhas morrem.
- Inta virom. Paralisa pulgões.
- Confidor. Pode ser usado em qualquer clima e dura um mês.

Mosca-cereja
A mosca-das-cerejas se assemelha à mosca-das-frutas comum, mas suas larvas podem consumir metade de todos os frutos. Bicol e Lepidocida são excelentes remédios contra moscas-das-cerejas; podem ser usados mesmo durante a floração. Para eliminar as moscas, você pode instalar armadilhas. Isso deve ser feito imediatamente após a temperatura do ar subir acima de 0 graus Celsius.
Você pode cortar garrafas plásticas e enchê-las com kvass, mel e água. Em seguida, pendure as armadilhas em cerejeiras. Escorra o líquido periodicamente e encha novamente. Você também pode fazer armadilhas com cola. Compre papelão amarelo e aplique um adesivo de secagem lenta.
Mariposa geométrica
As lagartas se alimentam de folhas e brotos no início da primavera e, durante a floração, de pistilos contendo ovários. A pulverização com Fitoverm é eficaz contra pragas.

Coccomicose
A cerejeira é resistente à coccomicose.
Moniliose
A árvore é resistente à moniliose.
Colheita e armazenamento
Os frutos amadurecem até 15 de julho. É melhor colher os frutos pela manhã, quando não há chuva. Para processamento imediato, os frutos podem ser colhidos sem os talos; eles não apodrecem. Se você planeja armazenar ou transportar os frutos, colha-os com os talos e coloque-os em um recipiente seco para que os talos não os danifiquem.
Armazene as cerejas em um recipiente fresco e ventilado. Não as cubra com filme plástico, pois a condensação pode estragá-las. Para transporte de longa distância, não remova os cabinhos.











