- É possível cultivar uma manga a partir de uma semente?
- O que você vai precisar
- Recipiente e solo
- Material de plantio
- Preparação e germinação da semente
- Plantando uma muda germinada: momento e profundidade de plantio
- Método fechado
- Método aberto
- Condições e cuidados necessários
- Temperatura e umidade
- Iluminação do local
- Irrigação e fertilização
- Formação de plantas
- Transferir
- Como cuidar no inverno
- Doenças e pragas: controle e prevenção
- Ácaros-aranha
- Antracnose
- Bacteriose
- A planta florescerá e dará frutos?
- Enxertia de manga
Como cultivar uma mangueira a partir de uma semente comum? Essa pergunta é frequentemente feita por jardineiros que gostam de experimentar plantas exóticas. Acontece que é possível cultivar uma árvore perene a partir de uma semente de manga. No entanto, essa planta que gosta de calor só cresce em ambientes internos; não floresce nem dá frutos. É melhor comprar uma muda enxertada em um viveiro — essa planta produzirá uma pequena colheita de frutos já três anos após o plantio.
É possível cultivar uma manga a partir de uma semente?
Antes de tentar cultivar uma manga a partir de sementes, é importante se familiarizar com esta cultura. A planta é nativa do sul da Ásia (Índia e Birmânia), onde prospera em climas tropicais úmidos. Na Rússia, cultivar mangas ao ar livre é irreal, mas é perfeitamente possível em ambientes fechados ou em estufas.
Na natureza, a mangueira é uma árvore alta, vigorosa e perene, com uma copa densa, exuberante e extensa, e folhas oblongo-lanceoladas, rígidas e brilhantes. A frutificação ocorre de 3 a 5 anos após o plantio, e a árvore pode viver até 200 anos.
Esta cultura, que exige calor e umidade, pode morrer em temperaturas tão baixas quanto 5 °C (41 °F). Não tolera geadas leves nem secas de curta duração e prospera em solos levemente ácidos. As mangas são cultivadas por seus frutos doces, de coloração laranja-avermelhada ou esverdeada.
A árvore se propaga por sementes, vegetativamente e por enxertia. A semente é semeada imediatamente após a retirada do fruto, pois perde rapidamente a viabilidade. No entanto, uma árvore cultivada a partir de uma semente provavelmente não produzirá uma colheita, especialmente se a semente for de uma variedade seletiva ou híbrida. No entanto, ela pode ser enxertada em uma estaca de uma árvore frutífera. Recomenda-se cultivar mangas em casa a partir de estacas enxertadas compradas. A muda tolera bem o transplante e se tornará uma árvore frutífera.
Em viveiros comerciais, as mangas são propagadas por enxertia. Esse método ajuda a preservar todas as características genéticas da planta-mãe.

O que você vai precisar
Para o plantio, você precisa de uma fruta grande, firme e ligeiramente madura. A semente de uma fruta verde pode não germinar. Mangas podem ser compradas em qualquer loja. A semente de manga extraída é primeiro germinada e depois plantada no solo. Antes do plantio, você precisa escolher o recipiente ou vaso certo e preparar a mistura de solo.
Recipiente e solo
O solo deve ser fértil, leve e neutro a ligeiramente ácido. Um substrato adequado para azaleias, hortênsias ou gardênias é adequado para mangas. Você também pode preparar sua própria mistura de solo com terra de jardim, turfa, areia e composto bem curtido. Todos os ingredientes devem ser usados em proporções iguais. Antes do plantio, o solo deve ser calcinado e tratado com sulfato de cobre, calda bordalesa ou um fungicida.

Para mangas, use um vaso de cerâmica alto e espaçoso, com fundo grosso e furo de drenagem. É melhor plantar a semente primeiro em um recipiente maior, para não precisar replantar a planta depois. Recomenda-se adicionar cascalho fino ao fundo do vaso de cerâmica para drenagem.
Material de plantio
Tudo o que você precisa para plantar é a semente, que se encontra dentro do fruto. A semente é removida do fruto, juntamente com a polpa e a casca. A semente pode ser plantada sem remover o caroço. Primeiro, a semente é embebida em uma solução fungicida e germinada em uma mistura de nutrientes contendo um estimulante de crescimento. A semente é plantada com o embrião voltado para baixo ou de lado.
Preparação e germinação da semente
Como germinar sementes de manga:
- O caroço retirado do fruto é imediatamente colocado em água, à qual podem ser adicionadas algumas gotas de fungicida biológico.
- Após alguns dias (1-3), o caroço é removido. Cuidadosamente, usando uma faca afiada, a casca externa é aberta e o miolo interno é extraído.
- Coloque a semente em serragem úmida ou musgo. Como alternativa, coloque o grão em um copo com um pouco de água. O líquido deve cobrir metade da semente. Troque a água periodicamente; você pode adicionar algumas gotas de estimulante de crescimento ao líquido.
- As sementes germinam em 15 a 25 dias. Durante esse período, o recipiente com as mudas deve ser mantido em um ambiente com temperatura ambiente de 20 a 25 graus Celsius. A parte superior do vaso ou do vidro pode ser coberta com filme plástico ou uma tampa transparente.
- A semente germinada é plantada em um vaso cheio de solo fértil. A semente é enterrada até três quartos da profundidade do solo. A muda germinada deve ficar acima do solo, com a raiz abaixo. Cubra-a com uma garrafa plástica sem fundo ou filme plástico transparente. Mantenha o recipiente em um ambiente com temperatura de 20 a 25 graus Celsius (68 a 77 graus Fahrenheit) e receba de 12 a 14 horas de luz natural. Você pode colocar o vaso no parapeito de uma janela. Remova o filme plástico ou o filme plástico uma vez por dia e regue e areje o solo.
- As mudas brotam em 2 a 3 semanas. Elas são regadas regularmente e, após seis meses, alimentadas com fertilizante nitrogenado.

Plantando uma muda germinada: momento e profundidade de plantio
Antes de plantar a semente, é melhor retirá-la da casca dura e deixá-la germinar. Este método resultará em brotos em 2 a 3 semanas. Como alternativa, você pode deixar o caroço no local e plantar a semente inteira. Os brotos aparecerão em 1,5 a 2 meses. É melhor plantar mangas na primavera ou no início do verão.
Método fechado
Com este método, a semente é deixada de molho em água por vários dias (1 a 5) antes do plantio. Algumas gotas de fungicida são adicionadas à água. A água deve ser trocada periodicamente. A semente deve rachar levemente. Em seguida, ela é plantada (virada de lado) em um vaso com solo umedecido e coberta com terra. Após o plantio, o solo é regado generosamente com água morna.

Método aberto
No método aberto, o caroço deve ser removido da semente. A semente deve ser germinada por várias semanas em substrato úmido. Somente após a brotação, a semente pode ser plantada em um recipiente com mistura de solo fértil.
Condições e cuidados necessários
Recomenda-se proporcionar à muda em crescimento condições o mais próximas possível do natural, bem como cuidados devidamente organizados.
Temperatura e umidade
A mangueira reage negativamente ao ar seco e à umidade insuficiente. Recomenda-se regar regularmente (em dias alternados), mas o solo não deve ficar muito úmido, caso contrário, as raízes apodrecerão. A umidade do ambiente deve estar entre 72% e 82%. Borrife as folhas com um borrifador uma vez ao dia. Uma tigela com água pode ser colocada perto da planta.

As mangas não gostam de choques. A planta deve ser mantida sempre em ambientes fechados, com temperatura entre 20 e 25 graus Celsius. Não é recomendado colocar o vaso da mangueira na varanda ou no jardim, mesmo no verão.
Iluminação do local
A planta requer de 12 a 14 horas de luz solar por dia. É melhor colocar o vaso no parapeito de uma janela. Durante o outono e o inverno, a planta precisará de iluminação noturna adicional com lâmpadas fluorescentes. As folhas começarão a cair se colocadas em um canto escuro do cômodo.
Irrigação e fertilização
Para melhor desenvolvimento, as folhas de mangueira podem ser irrigadas com uma solução (1 grama por litro de líquido) de ácido bórico. Como um vermicomposto é adequado como fertilizante, matéria orgânica (composto podre, húmus), substâncias minerais, fertilizantes complexos adquiridos para frutas cítricas ou palmeiras.

Durante os primeiros anos de crescimento, a planta precisa ser fertilizada com fertilizantes nitrogenados. Você pode regar a mangueira com uma solução de nitrato de amônio, nitrato de sódio ou ureia. Cinzas de madeira podem ser adicionadas uma vez por ano. A planta precisa de potássio e fósforo para o crescimento normal. Fertilize a cada 10 a 14 dias na primavera e no verão. No outono, a mangueira pode ser fertilizada uma vez por mês. Use 2 gramas de fertilizante por litro de líquido.
Formação de plantas
Em seu habitat natural, a árvore pode atingir de 25 a 40 metros de altura. Uma muda cultivada em ambientes internos pode ser adaptada para se parecer com uma árvore pequena (até 1,45 metro) ou um arbusto compacto. A planta tolera bem a poda. Quando a árvore atingir 0,90 metro de altura, corte a parte superior. Os galhos são podados dois anos após o plantio. A poda é feita na primavera. Os cortes podem ser tratados com sulfato de cobre e massa de vidraceiro.
Transferir
Uma mangueira cultivada em um vaso apertado pode ser transplantada para um recipiente maior. Isso é feito no segundo ou terceiro ano de vida da planta. A árvore, juntamente com o torrão, é cuidadosamente removida do vaso antigo e apertado e replantada no novo recipiente. Adicione terra nas bordas e regue a planta.

Como cuidar no inverno
No inverno, a planta precisa de iluminação adicional à noite. Mesmo no inverno, a temperatura do ar deve estar entre 20 e 25 graus Celsius. Regue o solo regularmente (a cada três dias) e borrife as folhas uma vez ao dia. Não fertilize a mangueira no inverno.
Doenças e pragas: controle e prevenção
Mangas cultivadas em ambientes fechados raramente adoecem. Se o solo não for desinfetado antes do plantio, fungos e bactérias podem se tornar ativos no ambiente úmido e quente. É aconselhável pré-tratar o solo e as mudas ou sementes com medidas preventivas antes do plantio. Além dos fungos, o solo pode abrigar pragas de insetos. O pré-tratamento com inseticidas pode preveni-las.
Ácaros-aranha
Um pequeno inseto avermelhado ou amarelado que tece uma teia sob uma folha ou no topo de uma árvore. Alimenta-se da seiva das plantas. Borrifar as folhas com água fria e tratá-las com um inseticida (Apollo, Vertimec, Neoron) pode ajudar a prevenir ácaros.

Antracnose
Trata-se de uma infecção fúngica que afeta plantas com sistema imunológico fraco. Manchas amarronzadas, que posteriormente evoluem para buracos, aparecem nas folhas afetadas. Úlceras amarronzadas no tronco indicam a atividade do fungo.
Para evitar a infecção, antes do plantio, o solo é calcinado, regado com água fervente, uma solução fraca de permanganato de potássio, sulfato de cobre ou calda bordalesa.
Fungicidas como Gamair, Trichodermin e Fitosporin-M são eficazes contra fungos. As opções de tratamento incluem Kuprozan, Skor e Previkur. Para eliminar fungos, recomenda-se aplicar de 2 a 3 tratamentos com agentes diferentes, com intervalo de 15 a 20 dias.
Bacteriose
Doença causada por bactérias. Uma grande área danificada aparece na superfície da folha, escurecendo gradualmente e, por fim, secando. A folha parece queimada pelo sol. Sulfato de cobre e calda bordalesa são usados como tratamento preventivo do solo. Antes do plantio, as sementes são tratadas com uma solução de Fitolavin ou Planriz. Plantas de interior podem ser regadas com uma solução de Trichopolum.

A planta florescerá e dará frutos?
Uma árvore cultivada a partir de uma cultivar ou semente híbrida só se deliciará com uma folhagem perene e exuberante. Tal planta não florescerá nem dará frutos. Para colher uma manga, você precisa comprar uma planta enxertada em um viveiro especializado. Você mesmo pode enxertar a planta, mas isso exigirá uma muda ou broto de crescimento de uma árvore frutífera.
Enxertia de manga
A enxertia é um método de propagação da mangueira. Este método permite a preservação de absolutamente todas as características varietais da planta doadora. Uma estaca ou broto de uma árvore frutífera é usado para enxertia.
É melhor enxertar uma muda de manga cultivada a partir de sementes no segundo ano. Nesse ponto, o tronco do porta-enxerto tem 2 centímetros de diâmetro. Um rebento da cultivar é unido ao porta-enxerto e firmemente fixado. Uma gema de crescimento de uma árvore frutífera é inserida em um corte na casca do porta-enxerto usando enxertia.
Uma árvore enxertada começa a dar frutos após três anos. Durante as duas primeiras estações, é melhor remover as flores que aparecem na primavera para permitir que a árvore desenvolva uma coroa. No terceiro ano, alguns ovários podem ser deixados. Os frutos amadurecem três meses após o surgimento das flores.











