- Descrição biológica
- Variedades resistentes à geada
- Yalita
- Tsukerkovy
- Sinite
- Plodivsky
- Koktebel
- Benefícios das tâmaras para a saúde
- Requisitos para condições
- Clima e área de cultivo de tâmaras chinesas
- Iluminação da área
- Composição de solo adequada para jujuba
- Métodos de cultivo
- Enxerto
- Estacas de raiz
- Camadas
- vegetação rasteira
- Semente
- Tecnologia e época de plantio
- Cuidando da colheita
- Formação da coroa
- Rega
- Cobertura superior
- Afrouxamento, cobertura morta
- Regras de poda
- Doenças e pragas: tratamento e prevenção
- Preparando-se para o inverno
- Coleta e preparação de frutas
- Propagação de árvores frutíferas
Propriedades úteis das datas A humanidade conhece a jujuba há séculos. Infelizmente, até recentemente, acreditava-se que esta árvore subtropical não poderia ser cultivada em climas temperados. Mas, graças ao desenvolvimento de variedades desta fruta resistentes à geada, a jujuba, ou ziziphus, começou a aparecer nos jardins. Esta planta que gosta de calor também é conhecida como jujuba, ou unabi.
Descrição biológica
Acredita-se que a unabi, ou tâmara chinesa, tenha se originado no norte da China. É lá que as árvores frutíferas crescem em seu habitat natural.
A tamareira chinesa é um arbusto ou árvore grande e frondosa. Dependendo das condições climáticas, cresce de 5 a 10 metros. Em climas temperados, as tamareiras chinesas raramente ultrapassam 3 metros, mas esse tamanho não afeta a produtividade das árvores frutíferas.
A copa da planta é esférica ou alongada, espalhando-se. Brotos jovens crescem a partir da base da planta. Uma das características da planta é a queda dos brotos anuais. Na estação seguinte, novos ramos frutíferos crescem em seu lugar.
As folhas da tamareira são pequenas, ovais, com bordas serrilhadas e tons verdes intensos.
A estação de cultivo das tâmaras chinesas começa no final da primavera, o que ajuda a evitar a ameaça de geadas na primavera.

A árvore floresce no início do verão. Pequenas flores amarelo-esverdeadas em forma de estrela (até 5 mm) florescem na planta, produzindo um aroma agradável e rico.
A Unabi é capaz de autopolinização. No entanto, para produzir uma grande colheita de frutos saudáveis e saborosos, baixa umidade e altas temperaturas são essenciais. Caso contrário, o pólen fica pesado e não pode ser transferido de flor para flor. Portanto, recomenda-se plantar várias plantas desta variedade de uma só vez.
A tamareira chinesa é uma árvore longeva. Com os devidos cuidados, as árvores podem viver até 100 anos sem perder a capacidade de dar frutos.
Variedades resistentes à geada
Para cultivar jujuba em climas temperados e latitudes do norte, selecione variedades da fruta que sejam adaptadas a flutuações extremas de temperatura e geadas de primavera.
Yalita
Uma variedade de tâmara chinesa de alto rendimento e resistente à geada. Os frutos maduros são grandes, ovais, com casca firme e marrom-clara e polpa carnuda, agridoce e amarelada. O fruto amadurece em meados do outono.

Tsukerkovy
Esta variedade de jujuba de alto rendimento amadurece na segunda quinzena de setembro. Pequenas árvores com copa esférica e extensa produzem tantos frutos maduros que a folhagem e os galhos abaixo ficam ocultos. Os frutos são pequenos, pesando de 6 a 8 gramas, com casca densa e fina, de tons avermelhados, e polpa doce e carnuda.
Sinite
A cultivar Sinit, a tâmara chinesa, foi criada por botânicos do Jardim Botânico Nikitsky. Uma característica distintiva desta fruta é o seu amadurecimento precoce. Frutos pequenos e maduros são colhidos das árvores já na primeira quinzena de setembro. A planta é adequada para cultivo em regiões temperadas.
Plodivsky
Uma variedade popular de tâmara chinesa que amadurece no início de outubro foi desenvolvida por criadores ucranianos.
Os frutos são de tamanho médio, com polpa carnuda e doce, em tons de branco e verde. Esta variedade se caracteriza pela maior resistência à geada e à seca, além de alta produtividade.

Koktebel
Esta variedade foi desenvolvida por criadores da Crimeia no Jardim Botânico Nikitsky e é considerada a tamareira com os maiores frutos. Uma única árvore pode produzir até 80 kg de frutos maduros.
A maturação ocorre na segunda metade do outono. Os frutos são grandes, pesando até 50 g, redondos, com polpa carnuda, doce, branco-esverdeada. A casca é grossa, de cor laranja e marrom.
Benefícios das tâmaras para a saúde
As propriedades benéficas das tamareiras são apreciadas pela humanidade há séculos. Substâncias valiosas são encontradas não apenas nos frutos, mas também nas folhas e na madeira.
- Tâmaras reduzem a pressão arterial.
- Eles são usados no tratamento complexo de doenças de pele e alérgicas.
- Decocções de jujuba são usadas no tratamento de doenças brônquicas e pulmonares.
- Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.
- Infusões de tâmaras são usadas na odontologia.
- As frutas auxiliam no funcionamento do trato gastrointestinal.
- Os óleos essenciais contidos nas folhas da planta são usados nas indústrias de cosméticos e perfumes.
A casca e as raízes dessas árvores contêm substâncias usadas para tingir tecidos e couro. A madeira das tâmaras chinesas é usada para fazer instrumentos musicais de luxo e estatuetas esculpidas.
Importante! O óleo cosmético e perfumado conhecido como jojoba é extraído das sementes da tamareira chinesa.
Requisitos para condições
Para cultivar jujuba em seu jardim, é importante lembrar que as tamareiras e arbustos estão acostumados às condições quentes e confortáveis de um clima subtropical.
Nas regiões do sul da Crimeia e do Cáucaso, as plantações de frutas sobrevivem facilmente a geadas de curto prazo e quedas de temperatura e, mesmo que congelem, elas se recuperam rapidamente e dão frutos na primavera.
Em regiões de climas moderados e frios, recomenda-se cultivar pequenos arbustos frutíferos que possam ser facilmente isolados antes da dormência de inverno.
Também vale a pena calcular o tempo de amadurecimento da fruta e escolher uma variedade de tâmara chinesa adequada ao clima. Enquanto o clima quente nas latitudes do sul geralmente ocorre em novembro, nas regiões temperadas a colheita termina em setembro.
Clima e área de cultivo de tâmaras chinesas
Em seu ambiente natural, as tâmaras chinesas crescem em áreas montanhosas, em solos rochosos e pobres.
O Ziziphus é cultivado comercialmente na América do Sul, África, Ásia e sul da Europa. Também se estabeleceu no Cáucaso, Crimeia, Azerbaijão e Tajiquistão.
Clima quente e seco são as principais condições para o cultivo de uma planta subtropical.
Após anos tentando cultivar árvores frutíferas em climas temperados, jardineiros e horticultores chegaram à conclusão de que apenas variedades resistentes à geada prosperam e dão frutos. E agora, a tamareira chinesa se tornou uma planta comum em jardins de climas temperados.

Iluminação da área
A jujuba precisa de bastante luz solar para crescer e se desenvolver adequadamente. Mesmo uma área levemente sombreada impedirá a frutificação.
Para as datas de plantio, escolha a área mais ensolarada do jardim, protegida de rajadas de vento e correntes de ar.
Composição de solo adequada para jujuba
As tâmaras chinesas são pouco exigentes em relação às condições do solo, pois, em seu habitat natural, crescem em áreas montanhosas, em solo rochoso. No entanto, para aumentar a produção de frutos, são utilizados solos férteis com quantidades moderadas de fertilizantes e nutrientes.
Importante! O excesso de fertilizante no solo promoverá o rápido crescimento e desenvolvimento das plantas, mas reduzirá significativamente sua produtividade.
Métodos de cultivo
As tâmaras chinesas são cultivadas e propagadas de diversas maneiras. Até o jardineiro mais inexperiente pode encontrar uma maneira simples e rápida de cultivar essa planta exótica.

Enxerto
Para enxertar uma tâmara chinesa, uma variedade de árvore de frutos pequenos e resistente à geada é comprada ou cultivada a partir de sementes como porta-enxerto. A tamareira, de frutos grandes e amante do calor, é então enxertada nesse porta-enxerto.
Estacas de raiz
No início da primavera, raízes fortes são selecionadas da planta-mãe e podadas. As mudas preparadas são plantadas em recipientes com solo fértil, regadas generosamente e cobertas com filme plástico ou um vaso. Assim que novos brotos aparecem, o filme plástico é removido e os vasos com as mudas são deixados dentro de casa até a primavera. Na primavera, as mudas são plantadas ao ar livre.

Camadas
O Ziziphus se propaga por alporquia, apenas se a árvore frutífera for arbustiva. No outono, são cavadas valas no solo e os brotos são colocados nelas, deixando a parte superior dos galhos acima da superfície. As camadas são bem umedecidas e deixadas até a primavera. Quando a primavera chega, os galhos são cortados da planta-mãe, juntamente com as raízes emergentes, e plantados separadamente.
vegetação rasteira
Os brotos jovens do ficus são cuidadosamente separados do sistema radicular da planta mãe e plantados como mudas independentes.
Importante! Cultivar tâmaras chinesas a partir de estacas é considerado o método mais fácil e simples de cultivar esta planta de jardim.
Semente
Cultivar jujuba a partir de sementes é a maneira mais difícil e demorada de obter uma planta exótica em seu jardim.
No final do outono, as sementes recém-colhidas são semeadas em recipientes com solo fértil. Na primavera, as mudas são desbastadas, deixando apenas mudas fortes e viáveis. As árvores são plantadas em campo aberto após 3 a 4 anos de crescimento.

Tecnologia e época de plantio
Nas regiões do sul, a jujuba pode ser plantada no outono. Em climas temperados, as tâmaras são plantadas ao ar livre na primavera.
Antes do plantio, as mudas de frutas são embebidas em água e tratadas com estimulantes de crescimento especiais e agentes antibacterianos.
- Em um terreno preparado, cave um buraco de 50 cm de largura e profundidade.
- Húmus e solo fértil são despejados no fundo do buraco.
- Uma estaca de suporte é colocada no buraco.
- A muda é colocada no buraco, os rizomas são distribuídos uniformemente por todo o buraco e cobertos com terra.
- O colo da raiz da planta está localizado no nível do solo.
- A árvore plantada é regada generosamente.
Importante! Áreas com altos níveis de água subterrânea não são adequadas para o plantio de tâmaras chinesas.
Cuidando da colheita
Para obter uma colheita abundante e de alta qualidade, é necessário cuidar da tamareira de forma adequada e oportuna.
Formação da coroa
A formação da copa de uma árvore frutífera começa 2 a 3 anos após o plantio em terreno aberto.
- Todos os anos, camadas são formadas no tronco principal da árvore.
- Em cada camada, restam de 4 a 6 galhos fortes.
- O condutor é cortado em 15-20 cm.
- Os galhos não são cortados no sentido do comprimento, o que permite a formação de um arbusto denso.

Dica! Se a copa for muito densa, o sol não atinge a árvore e os frutos não amadurecem. Portanto, apare a copa da sua tamareira chinesa anualmente.
Rega
O zizifo é uma fruta despretensiosa e que se adapta a diferentes condições climáticas.
Plantas maduras toleram facilmente a seca e a falta de umidade. As árvores precisam apenas de uma rega intensa por mês. A rega também deve ser limitada durante o período de formação dos frutos e amadurecimento. As tâmaras cairão se a umidade estiver muito alta.
As plantas jovens, no entanto, requerem rega frequente. Durante o primeiro ano após o plantio ao ar livre, a muda deve ser regada semanalmente.
Cobertura superior
Se o solo foi preparado corretamente no momento do plantio das mudas, as árvores não precisarão mais ser alimentadas.
Solo com níveis mínimos de nutrientes é fertilizado com húmus e um complexo mineral uma vez por ano.
Afrouxamento, cobertura morta
As tâmaras chinesas não gostam de solo úmido.
A soltura e a cobertura morta do solo são realizadas apenas para mudas jovens. Posteriormente, tais procedimentos não são realizados.

Regras de poda
No outono e na primavera, as jujubas passam por podas sanitárias. Antes do inverno, brotos quebrados, fracos e doentes são podados. Para evitar a propagação de bactérias, as áreas podadas são tratadas com piche de jardim.
Na primavera, galhos congelados, quebrados e danificados são podados da árvore, e a copa densa é desbastada.
Doenças e pragas: tratamento e prevenção
Pragas e doenças afetam as plantações de frutas em casos muito raros, portanto, não é necessário tratamento preventivo adicional das árvores.
Frutas maduras são populares entre os pássaros, e esta é a única ameaça séria à plantação.
Preparando-se para o inverno
Nas regiões do sul, as árvores frutíferas não precisam de preparação adicional para a dormência de inverno. As árvores suportam facilmente geadas de curta duração de até -25 graus Celsius. Durante os dois primeiros anos de crescimento, antes do inverno, as mudas são regadas e cobertas com terra.
Em regiões de clima temperado, as tâmaras chinesas são preparadas cuidadosamente para o inverno.
- No outono, o círculo do tronco da árvore fica solto e completamente coberto com uma espessa camada de húmus.
- A copa da árvore é coberta com fibra especial ou estopa.
- Assim que a primeira neve cai, um grande monte de neve é criado, cobrindo não apenas o rizoma, mas também o tronco da árvore.
Na primavera, corte todos os brotos congelados da jujuba e a árvore se recuperará rapidamente.

Coleta e preparação de frutas
- As tamareiras começam a dar frutos no 3º ou 4º ano de crescimento em campo aberto.
- Os frutos amadurecem em meados do outono. São pequenos, brilhantes e marrons, com sabor adocicado e polpa densa e carnuda, com duas sementes.
- A árvore floresce por muito tempo, por isso o amadurecimento dos frutos é irregular.
- Os frutos, colhidos verdes da árvore, são usados crus ou processados.
- Os frutos que permanecem na árvore até o final do outono amadurecem completamente e ganham doçura.
- Para colher a tâmara, são utilizados pentes especiais para penteá-la sobre uma folha de plástico. Em seguida, ela é separada dos galhos e folhas.
- Tâmaras maduras são secas, curadas e transformadas em geleias e compotas.
Propagação de árvores frutíferas
O Ziziphus é propagado vegetativamente ou por sementes.
- Por meio de camadas a partir da planta mãe.
- Enxertando em um padrão resistente à geada.
- Um broto que é separado de uma árvore adulta junto com o rizoma.
- Por meio de estacas de raiz.
- Sementes.
Cultivar tâmaras chinesas no clima ameno do sul requer poucos cuidados extras. Em regiões temperadas, essas árvores que gostam de calor precisam de isolamento adicional durante o inverno.










