Instruções de uso e composição do fungicida Abiga-Peak, dosagem e análogos

O fungicida "Abiga-Peak" é usado conforme as instruções para proteger jardins e hortas das doenças mais perigosas que causam o apodrecimento dos frutos. Este produto é um excelente fertilizante, enriquecendo o solo com cobre. No entanto, recomenda-se usá-lo nas doses prescritas. O fungicida é usado no máximo 3 a 4 vezes por temporada. Após cada aplicação, faça uma pausa de 3 a 4 semanas.

Descrição geral e características do produto

Abiga-Peak é um fungicida fácil de usar que protege jardins e hortas contra diversas doenças fúngicas e bacterianas. Este produto químico está disponível em suspensão, que deve ser diluída em água antes do uso, na dosagem prescrita. O produto é acondicionado em garrafas plásticas e latas com capacidades que variam de 50 ml a 5 a 10 litros. Está disponível a um preço relativamente baixo.

Composição e como funciona

Abiga-Peak é um produto químico à base de oxicloreto de cobre (cloróxido). Este ingrediente ativo possui propriedades fungicidas e bactericidas. Afeta patógenos somente por contato direto. As partículas de cobre permanecem na superfície da planta após a secagem da solução e são ativadas em ambiente úmido.

O ingrediente ativo inibe a germinação e a esporulação dos conídios. O oxicloreto de cobre tem efeito tóxico sobre microrganismos nocivos a nível celular (desnaturando proteínas e destruindo enzimas).

O ingrediente ativo não penetra nas plantas e não consegue matar fungos que possam ter se instalado nelas. O oxicloreto de cobre atua apenas na superfície e é eficaz apenas nos estágios iniciais da infecção.

As plantas tratadas com o produto ficam protegidas por 10 a 12 dias. A duração da proteção geralmente depende das condições climáticas. O produto é resistente a flutuações de temperatura, mas é levado pela chuva e destruído por álcalis (não recomendado para uso com sabões).

Instruções Abiga-Peak

Seu propósito

O Abiga-Peak é usado principalmente para prevenir e tratar doenças fúngicas em hortas e hortaliças. É eficaz nos estágios iniciais da infecção. Este fungicida combate a requeima tardia, a requeima precoce, a mancha foliar, a cercosporiose, o míldio, a antracnose, o oídio, o míldio, a sarna, a moniliose e outras doenças.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
O Abiga-Peak é usado para proteger batatas, tomates, pepinos, cebolas, árvores frutíferas e uvas. O fungicida é usado durante a estação de crescimento. Pode ser aplicado até quatro vezes por estação (em intervalos de 3 a 4 semanas).

Abiga-Peak é um produto que contém cobre e também funciona como fertilizante. Este produto previne a clorose, estimula o crescimento e o desenvolvimento pleno das plantas e previne o murchamento e a queda das folhas. No entanto, é importante sempre seguir as instruções e aplicar o produto na concentração indicada. O excesso de cobre pode ser prejudicial a jardins e hortas. É mais indicado para solos arenosos, turfosos e sod-podzólicos. Esses solos são deficientes em cobre, e o fungicida que contém cobre compensa essa deficiência.

Prós e contras

Instruções de uso e composição do fungicida Abiga-Peak, dosagem e análogos

Prós e contras
contém um adesivo que permite que a solução permaneça na superfície das plantas;
diluído em água comum;
combate fungos e nutre as plantas ao mesmo tempo;
igualmente ativo em baixas ou altas temperaturas do ar;
É permitido o armazenamento da solução não utilizada.
não penetra nas plantas, atua localmente na superfície;
levado pelas chuvas frequentes;
em grandes doses pode levar a consequências negativas (queimaduras de plantas, destruição da microflora do solo, aumento do teor de cobre em frutas maduras).

Qual é a compatibilidade do produto com outros medicamentos?

O Abiga-Peak pode ser usado em combinação com outros fungicidas. A suspensão não inibe a atividade de produtos biológicos para proteção de plantas. Para reduzir o risco de danos às culturas, recomenda-se o uso do Abiga-Peak em combinação com produtos à base de ditiocarbamato (Mancozeb, Thiram).

Ao diluir o fungicida, recomenda-se prestar atenção à acidez da água. Uma solução preparada com Abiga-Peak torna-se mais fitotóxica se utilizada em uma solução altamente ácida.

Indicadores de desempenho

O Abiga-Peak protege contra a maioria dos fungos causadores de doenças nas culturas. No entanto, o produto atua localmente. Quanto maior a superfície da planta coberta com a solução, melhor a proteção. Partes não tratadas de hortas e hortaliças são vulneráveis ​​a fungos. O produto aumenta a produtividade em 30% e reduz a incidência de doenças nas plantas em 50%.

Instruções Abiga-Peak

Este fungicida é eficaz contra doenças de tomates, uvas e macieiras. O cobre contido na solução (na concentração recomendada) não se acumula no solo e penetra em bagas, frutas e vegetais em quantidades mínimas.

Métodos de preparação da solução

O Abiga-Peak é uma suspensão que deve ser diluída em água antes do uso, nas doses recomendadas. A solução é preparada em um recipiente de plástico (não de metal) imediatamente antes da pulverização. O primeiro tratamento geralmente é realizado no final da primavera, logo no início da estação de crescimento da planta.

A quantidade de solução depende da área a ser tratada. Para cem metros quadrados (100 metros quadrados), 10 litros de água são suficientes. Normalmente, não mais do que cinquenta gramas de Abiga-Peak são dissolvidos nessa quantidade de líquido. Um pulverizador comum com atomizador fino é usado para irrigar a horta.

Primeiro, prepare uma solução-mãe dissolvendo toda a dose de fungicida em 1 litro de água. Em seguida, adicione a quantidade de líquido especificada nas instruções. O tratamento é realizado em tempo seco (mas não chuvoso), sem vento e claro. O ideal é que seja aplicado à noite.

solução abiga-pik

Regras e prazos importantes para processamento

Tabela de consumo Abiga-Peak:

Culturas Doenças Taxa de consumo do agente fungicida Regras de processamento Número de pulverizações por estação (intervalo)
Batata Alternaria, requeima tardia 25 gramas por 5 litros de água A primeira aplicação é feita no início da estação de crescimento (antes da floração) 5 vezes (20 dias)
Tomates Requeima tardia, mancha marrom, alternaria 25 gramas por 5 litros de água Pode ser processado antes da floração, depois e durante o amadurecimento dos frutos. 4 vezes (20 dias)
Pepinos Míldio, bacteriose, antracnose 25 gramas por 5 litros de água Durante a estação de crescimento (quando aparecem sinais de doença) 3 vezes (20 dias)
Cebola Peronosporose 25 g por 5 litros de água Durante a estação de crescimento (quando as lesões aparecem) 3 vezes (20 dias)
Beterraba Mancha foliar de Cercospora 25 gramas por 5 litros de água Durante a estação de crescimento 3 vezes (20 dias)
Uva Oídio, mofo 20 g por 5 litros de água Durante a estação de crescimento, quando aparecem sinais de doença 6 vezes (30 dias)
Morango Podridão de Phytophthora, oídio 20 g por 5 litros de água Antes e depois da floração, durante o período de amadurecimento dos frutos (a última pulverização é 15 dias antes da colheita) 3 vezes (20 dias)
Flores Manchas, ferrugem 20 g por 5 litros de água Durante a estação de crescimento 2 vezes (20 dias)
Árvores coníferas Alternaria,

shute, ferrugem

20 g por 5 litros de água Durante a estação de crescimento (quando aparecem sinais de danos) 3 vezes (20 dias)
Árvores frutíferas (macieira, cerejeira, pereira, ameixeira) Moniliose, sarna, clusterosporíase, enrugamento, coccomicose 20-25 g por 5 litros de água Da primavera ao outono (último tratamento 18-20 dias antes da colheita) 4 vezes (20 dias)

Instruções Abiga-Peak

Quais são as precauções?

Antes do uso, fungicidas contendo cobre devem ser diluídos em água nas doses recomendadas nas instruções. Recomenda-se pulverizar as plantas em tempo seco. Chuvas frequentes reduzem sua eficácia. O fungicida é facilmente removido com água, mas isso não significa que possa ser usado com muita frequência. Aguarde pelo menos três semanas antes de reaplicar. Caso contrário, o excesso de cobre pode causar queimaduras e vasinhos nos frutos.

Ao manusear este fungicida, recomenda-se o uso de traje de proteção, máscara e luvas. Não inale os vapores da solução nem a ingira. Em caso de ingestão da suspensão, beba dois copos de água, induza o vômito e tome vários comprimidos de carvão ativado.

É proibido pulverizar seu jardim ou horta durante o período de voo ativo das abelhas. É melhor pulverizar à noite. Esta solução estará completamente segura para as abelhas em apenas 10 horas. O restante da solução pode ser usado para tratamentos repetidos.

Instruções Abiga-Peak

Meios semelhantes

Além do Abiga-Peak, existem outros fungicidas que contêm cobre. Produtos com composições semelhantes incluem Oxychom, Hom, Kuprolux e outros. Fungicidas que contêm cobre são normalmente usados ​​para tratar doenças fúngicas em jardins e hortas.

Avaliações de jardineiros

Antonina Vyacheslavovna: "Eu uso Abiga-Peak para evitar o apodrecimento de vegetais, frutas e bagas logo no início do verão. Uma ou duas aplicações são suficientes."

Sergey, 66: "Eu uso este produto no outono (rego o solo após a colheita). Na primavera e no verão, trato apenas as plantas que apresentam sinais de doenças."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata