Fungicidas são aplicados aos morangos ao primeiro sinal de doença. Tratamentos químicos são recomendados. Biofungicidas podem ser usados como medida preventiva contra doenças fúngicas. A resistência do morango a doenças depende de medidas preventivas e cuidados adequados com a planta (fertilização, rega).
Para que são usados os fungicidas e quais são os seus tipos?
Fungicidas são usados para tratar e prevenir doenças fúngicas em plantas. Dependendo de seus componentes, podem ser químicos ou biológicos. Esses produtos são usados no tratamento de sementes, desinfecção do solo e pulverização de culturas durante a estação de crescimento.
Biofungicidas são normalmente usados nos estágios iniciais da infecção ou para prevenir doenças fúngicas. Produtos biológicos consistem em esporos de bactérias e fungos benéficos.
Os fungicidas (biológicos e químicos) podem ser de contato, ou seja, agem sobre o patógeno por contato direto, ou sistêmicos, ou seja, penetram na planta. Os fungicidas vêm em diversas formas de embalagem. São vendidos como pó seco, suspensão ou concentrado. Antes do uso, são diluídos em água de acordo com a dosagem especificada nas instruções.

Como funcionam e suas funções
A atividade de um fungicida depende de sua composição. Fungicidas químicos agem por meio do contato direto com as células fúngicas, eliminando o patógeno. Esses agentes matam fungos, inibem o crescimento micelial e a germinação de esporos.
Ao penetrar no interior, os produtos químicos fungicidas destroem patógenos, previnem infecções fúngicas e estimulam as propriedades protetoras das plantas.
Os biofungicidas competem com cepas patogênicas, imunizam as culturas, aumentam sua resistência a patógenos e liberam toxinas que matam fungos. As principais funções dos fungicidas são o tratamento, a prevenção e a imunização das plantas.
Lista das melhores preparações para morangos
Lista dos melhores fungicidas:
- enxofre coloidal (enxofre) - contra oídio;
- Calda bordalesa (cal e sulfato de cobre) - contra manchas e podridão;
- "Hom", "Oxyhom" (oxicloreto de cobre) - de mancha marrom, oídio, podridão;
- "Abiga Peak" (oxicloreto de cobre) - contra manchas e oídio;
- "Fitosporina" (produto biológico) - contra podridão, requeima;
- "Horus" (ciprodinil) - contra oídio, podridão;
- "Euparen" (tolilfluanida) - contra podridão, manchas;
- "Fundazol" (benomil) - contra fusarium, requeima, podridão;
- "Alirin B" (produto biológico) - contra fusarium, podridão;
- "Quadris" (azoxistrobina) - contra manchas, oídio;
- "Gliokladin" (biofungicida) - contra a podridão das raízes;
- "Maxim" (fludioxonil) - contra fusarium, podridão, oídio.

Qual produto é melhor escolher?
Os fungicidas são aplicados aos primeiros sinais de danos em morangos e morangos silvestres. Essas frutas silvestres podem ser suscetíveis a doenças fúngicas, como oídio (uma camada branca nas folhas), podridão preta ou branca dos frutos ou raízes, manchas foliares marrons, vermelhas, brancas ou pretas, requeima tardia e murcha de fusarium.
Como medida preventiva contra doenças, recomenda-se pulverizar as plantas com biofungicidas na primavera. Se uma infestação fúngica grave foi observada no verão passado, é aconselhável regar os canteiros com calda bordalesa e enxofre coloidal no início da nova estação. Se os fungos aparecerem durante a estação de crescimento, um tratamento químico adequado é selecionado. Recomenda-se tratar não apenas os arbustos de frutas vermelhas, mas também o solo em que crescem.
Regras e termos para tratamento de plantas
Os morangos são tratados com fungicidas de 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento. Recomenda-se tratar não apenas as plantas, mas também o solo em que são cultivadas. Os patógenos que causam a maioria das doenças fúngicas são encontrados no solo, bem como em folhas velhas e ervas daninhas. Muitos fatores influenciam a saúde dos morangos e sua suscetibilidade a doenças. A imunidade das plantas depende da qualidade do solo em que são cultivadas, bem como da fertilização e irrigação adequadas.

Procedimentos de primavera
No início da primavera, recomenda-se limpar as plantações de morangos e morangos, removendo folhas do ano passado, hastes de flores velhas, ervas daninhas e estolhos. Arbustos fracos ou doentes devem ser desenterrados. O solo ao redor das plantas deve ser solto.
Recomenda-se regar os canteiros de morango com uma solução de calda bordalesa, enxofre coloidal ou um fungicida que contenha cobre.
Os arbustos são pulverizados novamente antes da floração (em maio). Biofungicidas são usados para esse tratamento. Durante a floração, é melhor evitar pulverizar morangos. No início do verão, os arbustos são tratados com fungicidas químicos se surgirem sinais de danos. A pulverização final é feita 30 dias antes da colheita.
Para prevenir doenças fúngicas, morangos e morangos silvestres são bem fertilizados na primavera (com esterco bem curtido ou nitrogênio, potássio e fósforo). A fertilização fortalece o sistema imunológico das plantas. As medidas preventivas incluem a soltura periódica do solo, remoção de ervas daninhas, rega pontual e evitar o excesso de água.
Processamento de outono
No outono, após a colheita, é melhor cortar as folhas infectadas por fungos, removê-las do canteiro e plantar plantas fitoncidas (cebola, alho) entre as fileiras para repelir pragas e atuar como antibióticos naturais. É melhor podar completamente as plantas velhas. As folhas novas crescerão na primavera. As plantas jovens podem ser deixadas no local.
Em caso de danos graves causados por oídio, manchas ou podridão, regue as plantações de morango e morango silvestre com uma solução de calda bordalesa ou enxofre coloidal. Após o tratamento com fungicidas, recomenda-se fertilizar os canteiros e cobri-los com uma fina camada de cobertura morta (turfa, esterco, serragem, agulhas de pinheiro secas ou folhas). A cobertura morta ajudará as plantas a sobreviver a geadas severas.















Como e com o que devo desinfetar as mudas de morango antes de plantá-las hidroponicamente?
O preparo das mudas é uma etapa importante que requer a devida atenção. Antes do processamento, selecione cuidadosamente os morangos, removendo quaisquer plantas fracas, danificadas ou doentes com sinais de infestação de pragas. Essas mudas são inadequadas.
Após a seleção das mudas, iniciamos o tratamento. Produtos adequados incluem Epin-Extra e Zircon. Detalhes sobre como realizar o tratamento podem ser encontrados nas instruções do produto.