Hoje, o mercado oferece uma grande variedade de fungicidas — produtos usados para proteger e tratar plantas contra diversas doenças. A maioria deles não se destina ao uso em hortas, mas sim à proteção de grandes plantações contra diversas doenças. Por exemplo, o fungicida "Karamba" é usado para o tratamento preventivo e curativo da colza, uma oleaginosa valiosa para uso alimentar e industrial.
O que está incluído na composição e forma de dosagem
Karamba é um fungicida sistêmico. É um concentrado emulsionável com efeitos protetores e terapêuticos. Pertence à classe de produtos químicos triazólicos. O ingrediente ativo deste fungicida é o metconazol, que está presente no produto na concentração de 60 gramas por litro.
É fornecido aos varejistas em latas plásticas de 5 litros. Cada embalagem vem com instruções detalhadas do fabricante, incluindo ingredientes, instruções de uso, dosagem e precauções de segurança.
Mecanismo de operação e finalidade
O produto é usado no tratamento de culturas de colza de primavera e inverno e tem uma série de vantagens:
- protege as plantações de fomoses e alternárias;
- aumenta o rendimento das colheitas;
- tem um efeito estimulante do crescimento;
- ajuda a melhorar a resistência das plantas ao inverno;
- melhora o desenvolvimento do sistema radicular;
Seu uso é seguro para os consumidores e não afeta a qualidade da colheita. O ingrediente ativo, metconazol, proporciona efeitos fungicidas e pesticidas. Ao penetrar no tecido vegetal, o metconazol protege-o da infecção fúngica. Quando aplicado em culturas infectadas, o produto rompe as membranas intercelulares do fungo e inibe a biossíntese de substâncias necessárias para o desenvolvimento do patógeno.

Além disso, o produto melhora o desenvolvimento das raízes, previne o espigamento precoce das plantas e o crescimento excessivo da folhagem, otimizando o desenvolvimento da cultura. Garante floração e maturação uniformes e previne o acamamento das plantas.
Cálculo do consumo de pesticidas e regras de utilização
A solução de trabalho do medicamento é preparada estritamente de acordo com as instruções do fabricante.
Importante: Não aumente a concentração da solução por conta própria. Não a armazene por mais de 24 horas; dilua o concentrado com água antes de usar.

Para preparar a solução de trabalho, 1/3 da quantidade calculada de água é despejada no tanque com o misturador ligado, em seguida, a emulsão concentrada é adicionada, sem parar de mexer, a água é adicionada ao volume necessário.
| Espécies de plantas | Consumo de concentrado | Contra quais doenças ele protege? | Características de processamento, consumo de solução de trabalho em litros/hectare | Número de pulverizações |
| Estupro de primavera | 0,75-1 | Alternaria, Phoma | Na primavera, quando aparecem sinais de infecção, na fase de alongamento do caule, quando as vagens começam a se formar na camada inferior. 200-400 | 1-2 tratamentos |
| colza de inverno | 0,75-1 | Alternaria, Phoma | No outono, quando aparecem 6 a 8 folhas, na primavera, quando são detectados sinais de infecção, na fase de alongamento do caule, quando as vagens começam a se formar na camada inferior. 200-400 | 1-2 tratamentos |
O produto adere perfeitamente às partes da planta e não é levado pela chuva ou pelo vento. A aplicação deve ser realizada em tempo seco e nublado.

Medidas de precaução
Esta substância é classificada como classe de perigo 2 para humanos (altamente tóxica) e classe 3 para abelhas. Não utilize perto de corpos d'água. O trabalho com a emulsão concentrada (preparação da solução de trabalho) deve ser realizado em áreas especialmente equipadas.
Pulverize as plantas usando trajes de proteção, respiradores, luvas e botas de borracha. É proibido comer e fumar durante o trabalho. Depois, tome um banho e troque de roupa.
Em caso de intoxicação acidental com fungicida (inalação ou ingestão), procure atendimento médico imediatamente. Informe ao seu médico o nome do produto; é melhor levar o rótulo ou as instruções.

Como e por quanto tempo deve ser armazenado?
Os agroquímicos são armazenados em armazéns especialmente equipados, em embalagens de fábrica hermeticamente fechadas, com informações claramente visíveis sobre o nome e a finalidade do produto. O armazém deve ser seco, fresco e ventilado. O acesso às instalações é restrito, e um responsável pelo armazenamento é designado entre a equipe de engenharia e técnica. O produto tem prazo de validade de 5 anos.
Análogos
Produtos à base de metconazol: além do “Karamba”, é apresentado o “Osiris”, que contém dois componentes, metconazol e epoxiconazol.









