- Composição, formas de liberação existentes e finalidade
- Mecanismo de ação
- Prós e contras
- Cálculo do consumo para diferentes plantas
- Como preparar uma mistura de trabalho
- Instruções de uso
- Medidas de precaução
- Fitotoxicidade
- Possível compatibilidade
- Regras de armazenamento e prazo de validade
- Meios semelhantes
Pomares e vinhedos frequentemente sofrem com doenças fúngicas, que afetam negativamente a produtividade e a aparência dos frutos. Para proteger as plantas e eliminar patógenos, os jardineiros usam fungicidas. Estes não apenas tratam as plantas, mas também previnem a reinfecção. As instruções do fungicida "Medea" recomendam a compra do produto tanto para aplicações de uso único quanto para misturas em tanque.
Composição, formas de liberação existentes e finalidade
O fungicida sistêmico combinado "Medea" contém dois ingredientes ativos: difeconazol, 50 gramas por litro, e flutriafol, 30 gramas por litro. Essa combinação permite que o produto químico combata doenças rapidamente e ofereça proteção duradoura após o tratamento.
O fungicida está disponível comercialmente como microemulsão, acondicionado em latas de 5 e 10 litros. Este produto químico destina-se tanto ao tratamento quanto à prevenção das principais doenças de fruteiras, bem como de beterraba e girassol. A lista de doenças contra as quais o Medea é eficaz inclui:
- mancha preta;
- podridão cinzenta e branca;
- mofo;
- antracnose;
- oídio;
- oídio;
- mofo fuliginoso;
- crosta;
- mancha foliar;
- moniliose;
- ferrugem.
Além disso, após o tratamento com a preparação, as frutas têm menos probabilidade de serem afetadas por doenças de armazenamento, como moniliose e requeima.

Mecanismo de ação
Graças à sua composição bicomponente, este fungicida exerce efeitos de contato, sistêmicos e fumigantes nas culturas. O difeconazol rompe a permeabilidade da membrana celular do patógeno, o que inibe a reprodução celular e mata o fungo.
O flutriafol possui efeito fumigante, permitindo que o ingrediente ativo penetre instantaneamente nas células vegetais e destrua microrganismos patogênicos. Devido à sua composição única, o produto penetra profundamente no tecido vegetal e inicia sua ação em menos de uma hora. A solução fungicida reveste as folhas da planta tratada com uma película contínua e impermeável.
Prós e contras

Cálculo do consumo para diferentes plantas
Para que o fungicida tenha o efeito desejado nas plantas cultivadas, é necessário respeitar as taxas de aplicação da preparação Medea.
Usado por:
- Para plantações de uva, aplicar 3 ml do produto para cada 10 litros de água. O consumo de fluido de trabalho por hectare de plantio é de 10 litros.
- Para pomares de maçã: 2 ml para cada 10 litros de água. O consumo da solução de trabalho por árvore varia de 2 a 5 litros, dependendo da gravidade da infestação.
Como preparar uma mistura de trabalho
A solução de trabalho é preparada imediatamente antes da pulverização para garantir sua eficácia. Despeje 5 litros de água em um balde, adicione a quantidade adequada de fungicida e mexa com um palito de madeira até dissolver completamente. Em seguida, adicione o líquido restante e mexa novamente.

Instruções de uso
As plantas são tratadas em tempo seco, pela manhã ou à noite. É importante que a velocidade do vento não exceda 4 m/s, pois o produto pode se espalhar para plantações vizinhas.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com produtos químicos, preste atenção aos requisitos de segurança. Use roupas de proteção (macacão ou avental) e um lenço na cabeça. Use um respirador para evitar a inalação do fungicida.
Fitotoxicidade
Casos de fitotoxicidade só foram observados quando plantas sob estresse foram pulverizadas.

Possível compatibilidade
O fungicida "Medea" é frequentemente usado em misturas de aquário com outros produtos. No entanto, antes de preparar a solução, recomenda-se realizar um teste de compatibilidade com uma pequena quantidade de cada produto.
Regras de armazenamento e prazo de validade
Se armazenado corretamente e a embalagem não for violada, o fungicida tem validade de 2 anos. Mantenha o local onde o produto químico é armazenado fora do alcance de crianças e animais de estimação. A temperatura recomendada é de 15 a 30 graus Celsius.
Meios semelhantes
Você pode substituir o Medea por um produto químico como o Vintage, pois é o único análogo.










