Instruções de uso e composição do fungicida Shirlan, taxas de aplicação e análogos

Quase todos os proprietários reservam canteiros para o plantio de batatas. Esta cultura é fácil de cuidar e requer pouco tempo. No entanto, em alguns casos, em condições climáticas desfavoráveis, pode ser atacada por uma doença chamada requeima. Para salvar a plantação, os jardineiros recorrem a produtos químicos. O fungicida "Shirlan" é um agente de contato e se caracteriza por altas propriedades protetoras.

Composição, formas de liberação existentes e finalidade

Este fungicida de contato contém apenas um ingrediente ativo: fluazinam, um composto desenvolvido recentemente. O Shirlan está disponível comercialmente como um concentrado em suspensão, embalado em latas plásticas de 5 litros.

Jardineiros e agricultores compram o fungicida principalmente para proteger plantações de batata da requeima, mas o "Shirlan" também trata eficazmente plantações como berinjela, cebola, uva, pimentão e tomate.

Modo de ação

O novo ingrediente ativo atua sobre microrganismos patogênicos de duas maneiras. Primeiro, o fluazinam bloqueia a respiração dos patógenos. Segundo, o componente ativo inibe o metabolismo energético nas células patogênicas, o que, por fim, bloqueia a motilidade e a germinação dos esporos.

O medicamento trata eficazmente doenças existentes nas plantações e tem efeito preventivo.

Prós e contras

Aqueles que já utilizaram o fungicida de contato para proteger e tratar batatas e outras culturas destacaram diversas vantagens do produto.

Fungicida Shirlan

Prós e contras
Velocidade de ação sobre microrganismos patogênicos.
Longo período de ação protetora após o tratamento.
Sem fitotoxicidade.
Forte efeito preventivo para batatas após tratamento.
Saúde das mudas emergentes.
Nenhuma resistência ao seguir as recomendações de uso.
É possível plantar qualquer cultura neste campo na estação seguinte; o fungicida não afeta a rotação de culturas.
Preservação dos tubérculos durante o armazenamento até a primavera.
Resistência da preparação à precipitação atmosférica.

As únicas desvantagens que podem ser destacadas são a necessidade de realizar um teste antes do uso em misturas de tanque e a impossibilidade de uso com outros agentes de proteção química concentrados.

Como preparar uma mistura para diferentes plantas

O princípio de preparação da solução de trabalho para o tratamento de diferentes plantas é o mesmo; apenas a taxa de aplicação do fungicida de contato varia. A solução é preparada imediatamente antes da pulverização para garantir sua eficácia.

Adicione metade da quantidade recomendada de água ao pulverizador. Limpe a água primeiro para remover quaisquer impurezas mecânicas, para que não obstruam a tela do pulverizador. Adicione a quantidade recomendada de fungicida e ligue o misturador. Assim que o produto estiver completamente dissolvido, adicione o líquido restante e misture novamente.

Regras de aplicação e cálculo do consumo de fungicidas

As plantações devem ser tratadas em tempo seco e claro, garantindo que a temperatura não exceda 27 graus Celsius. Após o tratamento, qualquer solução restante deve ser descartada de acordo com as instruções de segurança.

pulverizando batatas

A taxa de consumo das plantas é apresentada na tabela.

Planta cultivada Patologias Taxa de fungicida Quando pulverizar
Batatas, berinjelas e tomates Requeima tardia e alternária 10 ml por cem metros quadrados de jardim Ao longo da estação de crescimento, são realizados no máximo 4 tratamentos por estação.
Feijões e ervilhas Oídio e antracnose 10 ml por 100 metros quadrados de campo Durante toda a estação de crescimento, no máximo uma vez por estação
Cebola Peronosporose 10 ml por 100 metros quadrados Durante toda a estação de crescimento, no máximo 3 vezes por estação
Pereiras e macieiras Oídio e sarna 8 ml por 100 metros quadrados Durante toda a estação de crescimento, no máximo 3 vezes por estação

Fitotoxicidade e precauções

Jardineiros não relataram nenhum caso de fitotoxicidade ao usar fungicida de contato corretamente. Evite tratar plantas fracas ou congeladas.

Fungicida Shirlan

Ao trabalhar com produtos químicos, certifique-se de usar roupas de proteção e um respirador para evitar a inalação dos vapores do fungicida. Após a pulverização, tome um banho e lave as roupas.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Se a solução for engolida acidentalmente, tome vários comprimidos de carvão ativado e procure atendimento médico.

Possível compatibilidade

O fungicida "Shirlan" pode ser usado em misturas de aquário com outros produtos químicos, sujeito a um teste prévio de compatibilidade. A única coisa com a qual este fungicida de contato não é recomendado é com produtos químicos concentrados.

Regras de armazenamento e prazo de validade

Se o produto for armazenado em condições adequadas, sua validade é de três anos a partir da data de produção. O ambiente onde o fungicida é armazenado deve ser protegido da luz e a temperatura não deve exceder 30 graus Celsius.

Meios semelhantes

O fungicida "Shirlan" pode ser substituído por preparações como "Altima", "Jeep" ou "Banjo".

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata