Horus e Skor são produtos populares que protegem diversas árvores frutíferas contra doenças fúngicas. Muitos jardineiros os confundem ou os consideram intercambiáveis. Detalhes sobre a composição desses produtos, seus ingredientes ativos, suas semelhanças e diferenças e as nuances de seu uso ajudarão os jardineiros a fazer a escolha certa.
Características comparativas
Ambos os produtos são fungicidas sistêmicos com propriedades terapêuticas. Podem ser usados profilaticamente e proporcionam proteção duradoura contra diversos tipos de infecções fúngicas. O Skor está disponível em emulsão concentrada, enquanto o Horus está disponível em grânulos hidrossolúveis.
Skor e Horus contêm ingredientes ativos diferentes. Skor pertence à classe dos triazóis e contém difenoconazol na concentração de 250 gramas por litro. Horus contém ciprodinil na concentração de 750 gramas por quilograma.
Esses produtos são usados para tratar árvores frutíferas (macieiras, pereiras, marmeleiras, cerejeiras, ameixeiras e cerejeiras-doces). Eles também protegem uvas, groselhas e groselhas pretas e vermelhas contra infecções fúngicas.
Os preparados têm um efeito semelhante nas plantas; quando pulverizados, destroem rapidamente:
- vários tipos de podridão de frutas;
- crosta;
- coccomicose;
- Alternaria;
- oídio;
- Clusterosporiose.
"Skor" é mais ativo contra o oídio do que "Horus". É usado para tratamento e prevenção contra manchas foliares e sarna, melhorando o crescimento de árvores e arbustos tratados e o acúmulo de massa verde. Também pode ser usado como adubo para sementes. Após o tratamento, as mudas brotam de forma mais uniforme, resistem à doença e se desenvolvem melhor.
"Skor" protege eficazmente as plantas durante períodos quentes e de alta umidade, quando as infecções fúngicas se espalham mais rapidamente. "Horus" oferece melhor proteção contra a ferrugem monilial, combate a sarna e é eficaz nos estágios iniciais de doenças fúngicas. É usado antes da floração, durante a fase de cone verde, como uma medida preventiva eficaz.
Conclusão: o que é melhor comprar?
Ambos os produtos são eficazes e proporcionam excelente proteção às plantas. Ao escolher, lembre-se de que o "Horus" é eficaz em temperaturas a partir de +5 °C, enquanto o "Skor" é eficaz em temperaturas a partir de +12 °C.
Para evitar que a infecção fúngica desenvolva resistência ao medicamento utilizado após o tratamento, é melhor usá-los alternadamente.
Importante: Não misture os produtos. Nos estágios iniciais de crescimento, é mais eficaz tratar árvores frutíferas e arbustos com Horus, seguido de Skor. Isso garantirá proteção completa contra infecções.
Use os produtos de acordo com as instruções do fabricante; exceder a dosagem prejudicará as plantas. Pulverize as plantas em clima seco e sem vento. Os produtos penetram no sistema da planta e a precipitação subsequente não reduz sua eficácia. São adequados para mistura em tanque com inseticidas, fertilizantes e pesticidas.
O uso dos produtos Horus e Skor em seu jardim permite proteger eficazmente as plantas durante a estação de crescimento dos tipos mais comuns e perigosos de infecções fúngicas.


















