- Composição, formulação e fabricante
- Mecanismo de operação e para que serve
- Vantagens e desvantagens
- Regras de uso e preparação da solução de trabalho, dosagem
- Arbustos de bagas
- Tratamento de sementes
- Flores
- Uva
- Vegetais
- Árvores frutíferas
- Rosas
- Medidas de precaução
- A compatibilidade é possível?
- Como e por quanto tempo pode ser armazenado?
- Com o que substituí-lo
Sem pesticidas, as plantações ficarão doentes, o que não só reduzirá a produtividade, como também levará à contaminação do solo, o que, por sua vez, levará à disseminação de doenças fúngicas. Produtos modernos à base de triazóis são particularmente eficazes. No entanto, é essencial seguir as instruções de uso do fungicida "SKOR" — um dos melhores produtos para o controle de doenças de plantas.
Composição, formulação e fabricante
SKOR, um fungicida sistêmico produzido pela empresa suíça Syngenta, é um concentrado emulsionável. Contém 250 gramas de difenoconazol por litro.
Fornecido em latas de 1 litro (12 latas por pacote, contendo um litro de concentrado de emulsão).
Mecanismo de operação e para que serve
Este produto é utilizado contra uma ampla gama de doenças, incluindo oídio, sarna, Alternaria e outras doenças de fruteiras, uvas, batatas, tomates e cenouras. SKOR pode ser combinado e alternado com produtos de controle de pragas, podendo também ser utilizado em misturas compatíveis.
O "SKOR" tem ação rápida, penetrando nas células vegetais através do sistema vascular em até 2 horas após o tratamento. O ingrediente ativo inibe o crescimento do micélio fúngico, com efeito mínimo no número de esporos produzidos. Quando aplicado na semente, o produto penetra no tegumento, persiste durante todo o armazenamento e, em seguida, se espalha pelos tecidos dos brotos que emergem após serem colocados no solo.

O medicamento "SKOR" é eficaz contra os agentes causadores das seguintes infecções fúngicas:
- Sarna.
- Oídio.
- Podridão cinzenta.
- Mancha.
- Enrolamento de folhas.
- Clusterosporíase.
- Coccomicose.
- Alternaria.
- Requeima tardia.
- Septoria.
- Ferrugem marrom.
- Cercosporiose foliar da beterraba.
- Podridão radicular.
- Mofo de semente.
Na uva, o produto é indicado contra as seguintes doenças:
- Oídio.
- Fomopsis.
- Rubéola.
- Podridão negra.
"SKOR" pode ser usado em jardins particulares e no tratamento de flores e mudas de interior. Alternar o fungicida com inseticidas e fertilizantes ajudará a manter a saúde das suas plantas, tornando-as mais fortes e robustas, e produzindo uma colheita completa.

Vantagens e desvantagens
O pesticida "SKOR" tem as seguintes vantagens:
- Penetração rápida nas células vegetais. O efeito terapêutico dura até 96 horas e o efeito profilático, até 8 a 10 dias.
- A solução EC estimula a imunidade natural das plantas. As plantas desenvolvem brotos, aumentam a área foliar e o número de brotos é aproximadamente uma vez e meia maior do que em plantas não tratadas.
- O rendimento das safras de frutas e bagas, e uvas, aumenta, pois a massa verde permanece nos arbustos por mais tempo após o tratamento com SKOR.
- Em média, acelera a germinação das sementes em dois dias.
- Ao processar o material da semente, aumenta-se a vida útil das sementes.
O produto não apresenta desvantagens óbvias. A única ressalva é que, embora não seja sensível às intempéries, o SKOR apresenta desempenho significativamente pior em temperaturas abaixo de 12 graus Celsius. A faixa de temperatura ideal para este fungicida é de 14 a 25 graus Celsius.

Regras de uso e preparação da solução de trabalho, dosagem
Recomenda-se diluir o produto em um recipiente separado com água limpa e morna a aproximadamente 25 graus Celsius. Primeiro, encha o recipiente até um quarto da capacidade e, em seguida, adicione o fungicida, previamente misturado na embalagem.
Despeje a quantidade necessária da solução em um recipiente e mexa. Adicione água até atingir a consistência desejada. A solução de trabalho preparada deve ser usada dentro de 1 a 2 horas após o preparo.

Arbustos de bagas
Para prevenir doenças fúngicas, borrife brotos dormentes e brotos verdes com o produto. Também é recomendado tratar os troncos das árvores. Groselhas, framboesas, groselhas, amoras e outras plantas de frutas vermelhas são severamente afetadas pelo oídio e por diversas doenças de manchas.
O tratamento pode ser repetido antes e depois da floração. É proibida a pulverização de fungicida em arbustos de frutos em flor. O número máximo de tratamentos é de três, com um intervalo de no máximo duas semanas entre eles.

Tratamento de sementes
Antes da semeadura, deixe as sementes de molho em uma solução de pesticida por 6 a 36 horas. A solução é preparada imediatamente antes do tratamento, usando 1,6 mililitros da solução para cada 1 litro de água.
Após o tratamento, as sementes são lavadas, levemente secas até que fluam livremente e imediatamente semeadas no solo ou nas mudas. Como o tratamento permanece no tecido da semente, previne doenças em plantas jovens, mesmo durante a fase de muda.
Flores
Para proteger o jardim do oídio, são utilizados dois tratamentos, com a taxa de aplicação de 2 mililitros para cada 10 litros de água. Para proteger contra o mofo cinzento, utiliza-se uma solução duas vezes mais concentrada.
Para prevenir e tratar manchas, tome 5 mililitros de concentrado para cada quantidade igual de líquido.

Uva
Para combater o oídio e outras doenças da uva, use uma solução de 5 ml de emulsão diluída em um balde de 10 litros de água. Aplique quatro pulverizações: durante a formação dos botões ou durante a primeira fase de floração, antes que as bagas formem cachos, e depois mais duas, com 10 dias de intervalo. Recomenda-se alternar com outros fungicidas, como o Topaz.
Vegetais
O "SKOR" é usado em hortaliças como tomate e batata, beterraba e cenoura, contra a requeima tardia e a requeima precoce. Três tratamentos são usados em tomates e dois em batatas e outras hortaliças. O período de espera após a pulverização é de 14 dias. A taxa de aplicação em ambos os casos é de 0,5 kg por hectare.
Para 10 metros quadrados de plantio, você precisará preparar 10 litros de solução de trabalho.

Árvores frutíferas
O "SKOR" é usado em jardinagem na primavera, duas vezes antes e duas vezes depois da floração. Ajuda a combater a sarna e o oídio em macieiras e pereiras, bem como o enrolamento das folhas em pessegueiros. A taxa de aplicação é de 0,5 a 2 kg por hectare.
Rosas
A rainha das flores é especialmente suscetível a doenças fúngicas em climas frios e úmidos. Durante esses períodos, o tratamento é essencial para proteger essas belezas de jardim.
Aplique de 2 a 4 pulverizações por estação aos primeiros sinais de infestação, com intervalos de duas semanas. Aplique na folhagem, evitando flores abertas. Isso pode deixar manchas em pétalas claras, o que pode prejudicar a beleza da planta.

Medidas de precaução
"SKOR" é classificado como classe de perigo 3, com classificação de estabilidade do solo 2. É pouco tóxico para humanos, pássaros e minhocas benéficas. O uso em zonas de proteção de peixes é proibido.
Ao utilizar um pesticida, os seguintes equipamentos de proteção individual devem ser utilizados:
- Roupas e calçados fechados.
- Máscara ou respirador.
- Óculos especiais.
- Luvas de borracha.
- É recomendável cobrir a cabeça com um chapéu ou bandagem.
Em caso de contato da solução com a pele ou mucosas, lave com bastante água corrente. Em caso de ingestão, induza o vômito bebendo água limpa e procure atendimento médico.

A compatibilidade é possível?
O produto é compatível com a maioria dos pesticidas existentes e pode ser usado em misturas de tanque, desde que não haja reações adversas. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade, recomenda-se realizar um teste de mistura em pequenas quantidades.
Como e por quanto tempo pode ser armazenado?
O prazo de validade do concentrado em emulsão é de 36 meses. Não é recomendado o uso do produto após esse período ou se ele tiver sido armazenado em condições inadequadas.

A solução preparada não pode ser armazenada; deve ser usada em até 2 horas. Isso se aplica tanto à solução fungicida EC "pura" quanto às misturas de tanque preparadas com ela.
Com o que substituí-lo
Os seguintes fungicidas operam com princípios semelhantes ao SKOR:
- "Discor".
- "Encouraçado".
- Buxo.
- "Strobie".
- Dividir.
- "Guardião".
- "Revus Top" e muitos outros.

Ao usar substitutos, é necessário estudar cuidadosamente as instruções de um fungicida específico, porque as proporções de diluição, a frequência do tratamento e os períodos de espera podem ser diferentes daqueles do SKOR.
O pesticida é amplamente utilizado na agricultura, jardinagem doméstica e floricultura de interior. Suas vantagens incluem preço acessível, ausência de fitotoxicidade e baixo risco para humanos, abelhas, peixes e outros animais.











