Uma análise e descrição dos 8 principais herbicidas para proteção do girassol: qual escolher?

O cultivo de girassóis sempre envolve o controle de ervas daninhas, que interferem no crescimento da planta nos estágios iniciais. Vejamos uma lista de herbicidas para girassóis, seus tipos e descrições de produtos comuns. Qual produto você deve escolher para o controle de ervas daninhas? Como aplicar herbicidas de acordo com as instruções.

Tipos de herbicidas

Os herbicidas usados ​​em girassóis são divididos em dois grupos com base na época de aplicação: pré-emergência e pós-emergência. A cultura é mais vulnerável durante a emergência das mudas, pois as ervas daninhas surgem ao mesmo tempo, roubando nutrientes e umidade das plantas, bloqueando a luz solar e inibindo seu desenvolvimento.

Pós-emergência

A vantagem dos herbicidas deste grupo é que eles permitem identificar as espécies e a quantidade de plantas daninhas quando elas aparecem, permitindo a seleção do produto adequado para cada situação. Os tratamentos com herbicidas podem ser combinados com fertilizantes para girassol, estimulantes de crescimento e produtos para controle de pragas e doenças. Ao aplicar produtos agrícolas, é importante considerar a resistência da cultura ao ingrediente ativo, o estágio de desenvolvimento da planta daninha e as condições climáticas, além de respeitar as taxas de aplicação.

Pré-emergência

Herbicidas pré-emergentes ou aplicados no solo formam uma camada protetora ou tela que impede a germinação de ervas daninhas. São aplicados uma única vez e têm efeito duradouro (1 a 3 meses). São aplicados antes e depois da semeadura de sementes de girassol, mas sempre antes da emergência. Herbicidas aplicados no solo interrompem os processos metabólicos nas células das ervas daninhas, causando sua morte. A eficácia desses agentes depende do tipo de solo, seu teor de umidade, propriedades estruturais e temperatura do ar. Após a aplicação de herbicidas pré-emergentes, o solo não deve ser revolvido para evitar a remoção da camada protetora e a diminuição da eficácia dos herbicidas.

campo de girassóis

Análise de produtos populares de girassol

Hoje, uma ampla gama de produtos pode ser utilizada na agricultura para essa cultura. Eles contêm diferentes ingredientes ativos em concentrações variadas, permitindo o controle de diversos tipos de ervas daninhas.

Alvo Hiper

Contém quizalofop-P-etil. Controla ervas daninhas gramíneas anuais e perenes, suas partes aéreas e raízes. Pode ser aplicado em uma ampla faixa de tempo e combinado com herbicidas contra ervas daninhas bipartidas. Apresenta baixo índice de consumo.

girassol grande

Fusilade Forte

Contém fluazifop-P-butil. Eficaz contra espécies anuais e perenes, tem ação rápida, requer baixas taxas de aplicação e não é tóxico para futuras culturas.

Fusilade Forte

"Gambito"

Contém prometrina. É usado contra ervas daninhas do primeiro ano. Tem efeito rápido, proteção duradoura, é seletivo para culturas, não tóxico para culturas subsequentes e fácil de usar.

"Gambito"

Total 360

Contém glifosato na concentração de 360 ​​g por litro. Controla ervas daninhas anuais e perenes, incluindo as nocivas. Sua eficácia dura de 1 a 1,5 semanas, mas permanece até o final da estação de crescimento.

Total 360

Sprut Extra

Contém glifosato e demonstrou ser o herbicida mais eficaz entre os produtos que contêm essa substância. Sua alta concentração de glifosato permite baixas taxas de aplicação. Não afeta o solo e não há consequências negativas para as culturas futuras. É usado no cultivo de plantas com tecnologias de proteção do solo que economizam energia.

Sprut Extra

Gezagard

Contém prometrina. Considerado um herbicida básico para culturas hortícolas e industriais, controla muitas ervas daninhas em girassóis, incluindo aquelas de difícil erradicação. Não apresenta efeitos adversos nas culturas subsequentes e pode ser aplicado em uma ampla gama de períodos. É econômico e eficaz durante toda a temporada.

Gezagard

Tornado-500

Contém glifosato na concentração de 500 g por litro. Essa concentração permite menores taxas de aplicação e mata não apenas a maioria das ervas daninhas, mas também arbustos e árvores. Não afeta a rotação de culturas.

Tornado-500

Ouro Duplo

Contém s-metacloro. Possui excelente seletividade, protegendo os girassóis de forma confiável antes da emergência e proporcionando proteção duradoura contra ervas daninhas. Não é fitotóxico em caso de overdose.

Ouro Duplo

Qual medicamento devo comprar?

A escolha depende do tipo e das características do solo, do seu teor de umidade e do grau de cultivo, das espécies de plantas daninhas predominantes e da sua abundância por unidade de área, e da sensibilidade das diferentes variedades e híbridos de girassol aos ingredientes ativos do produto. É importante prestar atenção às taxas de aplicação, às taxas de consumo recomendadas e ao custo do produto — esses fatores determinam sua relação custo-benefício.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
O uso prolongado dos mesmos herbicidas em girassóis leva ao desenvolvimento de resistência em ervas daninhas, por isso os produtos precisam ser trocados de tempos em tempos.

Herbicidas concentrados podem ser usados ​​para tratar campos de girassol se eles forem arados e deixados em pousio após a colheita, pois altas doses de substâncias podem ter efeitos negativos nas plantações.

CAMPO E TRATOR

Instruções de uso para plantio de girassol

Herbicidas de solo são aplicados em campos de girassol onde predominam ervas daninhas anuais. O controle de ervas daninhas perenes deve começar cedo, na estação anterior. Se for necessário um controle de ervas daninhas a longo prazo, deve-se usar uma abordagem combinada, misturando herbicidas com diferentes ingredientes ativos em misturas de tanque.

A presença e a sobrevivência do herbicida em diferentes tipos de solo dependem da composição do solo, pH, teor de húmus e teor de umidade, bem como da solubilidade, volatilidade e meia-vida do herbicida. A eficácia da proteção do girassol após a aplicação dependerá da granulometria do solo e da integridade da tela herbicida. Um pré-requisito para o sucesso da aplicação do herbicida é sua ligação à umidade do solo, portanto, a camada superior deve estar úmida. Em solo seco, o herbicida deve ser incorporado a 2-3 cm de profundidade.

Ao aplicar, leve em consideração a temperatura do ar e as condições do vento. A pulverização deve ser feita em clima seco e quente, sem vento, para evitar que o produto seja levado pelo vento e garantir que a solução seja distribuída uniformemente pelo solo.

O preparo adequado do solo, as condições e a tecnologia de aplicação adequadas, além da concentração e vazão da solução, garantem a máxima eficácia dos herbicidas. Ao eliminar ervas daninhas das culturas de girassol, a produtividade pode aumentar em dezenas de por cento.

Verifique a eficácia do tratamento de 2 a 4 semanas após a aplicação. Se feito corretamente, não será necessária nenhuma pulverização adicional.

O cultivo comercial de girassol em grandes áreas requer o uso de herbicidas de solo ou pós-emergentes. A destruição de plantas nocivas na fase de muda ou nos estágios iniciais, quando atingem 5 a 10 cm, previne o crescimento excessivo, proporciona condições ideais para o desenvolvimento do girassol, reduz a perda de produtividade e melhora a quantidade e a qualidade das sementes e do óleo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata